Fractura metatarso

Bracaro

New Member
Apesar de já visitar este fórum há bastante tempo, só hoje me registei, porque gostaria de saber se alguém me pode dar uma ajuda sobre um assunto.
Sou praticante de BTT há cerca de dez anos e também faço estrada há quase dois anos; sou completamente bici-dependente, a bicicleta é parte essencial da minha vida.
Acontece que há duas semanas fracturei um pé a jogar futebol. Fui ao hospital e fiz um raio-x, tendo-me sido diagnosticada uma fractura do quinto metatarso do pé esquerdo. Gesso até ao joelho durante cinco semanas, altura em que terei nova consulta para avaliar a situação.
O problema é que, durante este tempo, estou imobilizado e, além de perder a forma física, tenho a perna esquerda imobilizada com o consequente atrofiamento e perda de massa muscular.
Não sei se alguém já passou por uma situação semelhante, mas o que eu gostaria de saber é se, após retirar o gesso, poderei recomeçar a pedalar. Decerto terei que fazer fisioterapia para recuperar a mobilidade na perna e isto partindo do princípio que o osso esteja consolidado.
Estou inscrito para a maratona de Serpa em Abril, mas parece-me que o tempo para recuperar vai ser muito curto. Além disso, vou fazer a Via da Prata em Maio e queria estar a 100% nessa altura.
Se alguém do fórum me puder dar algum conselho, agradecia imenso, pois nem quero imaginar ter que abdicar da bicicleta durante um período mais prolongado.
Já pensei em consultar um ortopedista para saber se há alguma hipótese de acelerar o processo de recuperação e já pesquisei vários sites na internet que até nem aconselham tanto tempo com gesso, sobretudo por causa das consequências que acarretam para os músculos.
Ficaria muito grato se alguém me pudesse ajudar.
 

Macm

New Member
Boa tarde, em Junho 2004 tive um acidente de viação do qual resultou numa fractura do 2 metartarso do pé esquerdo. Fui operdado, andei com um ferro (chamado linha) cravado no pé de maneira o osso ganhar calo osseo e soldar direito. Andei de canadianas até setembro sem nunca usar gesso, usava sim umas ligaduras de imobilização. Entretanto em setembro quando vou tirar a tal linha, o sapateiro que me operou diz-me "agora é andar gradualmente" como é que eu podia andar se tinha perdido muita massa muscular e a minha perna mais parecia uma cana (magra)?!
A partir da aí, comecei umas sessões de fisioterapia com agua quente, choques e massagem e ia a piscina fazer reforço muscular só com a perna que tinha magoado, mais natação para por o corpo a mexer.
A minha recuperação foi tardia, mas eu tive um acidente e tinha o corpo mal tratado. Na minha opinião não acredito que esteja pronto para competetir nestes meses que falou, até porque pode andar bem mas com o esforço o pé dá logo sinal.
Informe-se no seu médico se há algum metodo que acelere a recuperação, a unica coisa que lhe digo é que tenha calma e não force o corpo.
As melhoras.
 

Bracaro

New Member
Obrigado pela resposta, mas de facto são situações diferentes, porque eu não fui operado. A minha principal preocupação é o tempo de recuperação após retirar o gesso e saber se poderei de imediato pegar na bicicleta.
 

Aracnideo

New Member
Boas!

Pois é... eu encontro-me nessa mesma situação neste momento... tenho gesso até ao joelho da perna direita...

A minha dúvida, e de alguma forma preocupação, é se as 4 semanas de imobilização serão suficientes para a fractura consolidar-se totalmente? Nos vossos casos foi suficiente?

Fizeram algum tipo de alimentação ou reforço alimentar para que a união da fractura se desse mais rápido?

Obrigado!

Abraço,

Fernando Mota
 

Patitos

Active Member
No início da imobilização, o osso demora para iniciar a consolidação, pois precisa do aumento da atividade de células ósseas locais. Este processo demora um pouco. Dai gesso durante 5 semanas para evitar o agravamento da fratura.
Os controlos radiologicos são normais para se poder visualizar a evolução do calo osseo, podem variar desde a 2 semana ou á 4 semana, no ultimo dia do gesso é feito novo controlo para se poder ter a certeza que está tudo consolidado
Pelo que me apercebi o tipo de fratura será facil consolidação, porque senão teriam-te colocado fios de Kirschner
O gesso serve para imobilização completa, para a recuperação ser feita da forma correcta não dando "ideias" ao doente. Como recuperação podes fazer electroestimulação nos musculos da coxa, isto durante a imobilização. Muito cuidado com a alimentação, pois está terá que ser cuidada do ponto de vista recuperaçional e de maneira a não engordares.
Após a imobilização não precisas de reabilitação, pois não houve lesão muscular, e a parte ossea afectada ficara com o seu angulo normal .
Para acelarares o processo , sempre podes fazer extensões dos musculos da coxa, flexão parte posterior coxa, e rolos.
Atenção todos os processo terão que ser acompanhados, e autorizados pelo teu médico.
Abraço e boa sorte
 

Bracaro

New Member
Como fui eu que abri este tópico e agora que já estou práticamente a 100%, posso-te dizer como foi a minha recuperação.
Estive trinta dias com gesso até ao joelho, ou seja, perna imobilizada. Quando fui à consulta no hospital, o médico disse-me que não precisava de reabilitação, apenas teria que recomeçar tudo devagar. Dois dias depois de retirar o gesso, abandonei uma muleta e comecei a pousar o pé no chão. É horrível, a sensação que tinha era que nunca mais conseguiria andar direito. No entanto, passada uma semana e ainda dependente duma muleta, peguei na bike e fui dar uma pequena volta (o vício é terrível).
Larguei a muleta ao fim de duas semanas e comecei a caminhar, devagar e com muito cuidado e a coxear, claro.
Só deixei de coxear passado cerca de um mês. Comecei a fazer estrada, ao princípio voltas curtas (30/35 km) e aos poucos fui aumentando as distâncias. BTT só passados quase dois meses, porque sentia o pé frágil.
Agora que já passaram mais de quatro meses desde que fracturei o metatarso, não posso dizer que já esteja completamente recuperado, mas ando de bike sem qualquer problema. Tive algum cuidado com a alimentação e é claro que a forma custa a recuperar.
Ainda bem que tenho uma bike de estrada, porque foi o que me valeu para recomeçar, já que o BTT é muito violento para um pé partido. Todas as pancadas se sentem.
Ainda hoje tenho bastante cuidado quando vou para o monte, sobretudo em trilhos técnicos e quando é preciso por o pé no chão.

Espero que recuperes rápido. Acima de tudo é preciso ter paciência... e muita força de vontade.
 

Aracnideo

New Member
Meus caros Patitos e Bracaro!

Muito obrigado pelas vossas respostas e respectivas opiniões...

Tenho tido o cuidado possivel com a alimentação, precisamente para não engordar muito e também para "acelelar" o processo de recuperação, por isso tenho bebido bastante leite magro e iogurtes para obter mais cálcio do que o normal e alguns alimentos ricos em vitamina D que fixa o cálcio nos ossos, mas vale o que vale... ;)

Tenho também movimentado a perna de forma a que a coxa (quadricepes) se movam com regularidade para que não atrofiem como o gémeo, porque esse vai ser inevitável... :(

Digo-vos que não tem sido fácil estar "parado" é como quem "me mata", mas vou ter a paciência de que falaram para a que a recuperação se dê totalmente nestas 4 semanas de imobilização...

Enquanto isso, e tem me ajudado bastante a passar o tempo, vou vendo as etapas do Tour de França na integra... :D

Mais uma vez... obrigado pelas vossas opiniões e testemunhos pessoais!

Eu vou informando-vos da minha evolução... conforme for ocorrendo...

Abraço,

Fernando Mota
 
2

20galar

Guest
V matatarso

Olá a todos,

Parti o 5 metatartaso, em fins de Outubro, e retirei o gesso que tinha até ao joelho ao fim de 4 semanas.

Senti dores ao colocar o pé no chão, e que vai ser dificil a voltar normalmente a andar. Fui fazer o raio X, e ainda tenho metado do metatarso partido, encontrando-se na posição correcta não sendo necessário gesso.

Não sei como partiu no vosso, mas o meu, foi por pouco mesmo que não se separou. Na altura chegaram-me a falar em ser operado, colocar esse tal fio.

O médico pediu-me para durante uma semana não pousar o pé no chão, e depois então ir pousando com o calcanhar sempre, e só com uma muleta. Estou a ver que até Janeiro, vou andar nisto.

Pratico futebol com amigos, bicicleta, e não sei quando poderei voltar a praticar. Acho que cada um reage de maneiras diferentes e com tempos diferentes de recuperação. Uma coisa que me disserem é para não esforçar mesmo nada, porque tenho amigos que não ficaram bem, por esforçar demasiado. As vezes é preferivel aguardar mais uma semana ou duas e recuperar perfeitamente.

Não me falaram em fisioterapia, e se calhar não me foi colocado gesso para conseguir mover o tornezelo de modo a ir habituando o pé a mexer e evitar a fisioterapia.

As melhoras para todos o que estão a passar por isto. A alimentação, não me foi dito nada também, por isso até que ponto o leite, calcio, etc fara o seu efeito.

Cumprimentos,
 
Boas

Eu acho que nos casos que aqui falaram tinha sido muito benéfico fazer fisioterapia. Eu em Outubro fiz uma rotura de ligamentos no pé e segundo o ortopedista do SNS também não precisava de nada mas o que é certo é que quando consultei um especialista privado ele no mesmo dia me mandou começar a fazer fisioterapia, e só lhe posso agradecer que neste momento já estou recuperado, e se fosse com os conselhos que me deram no hospital provavelmente nunca mais ficava a 100%.
Digo também que tive duas semanas sem por o pé no chão e passei de estar numa forma espectacular para ter caimbras no gémeo só de andar.

Boas recuperações com calma
 

cagaréu

New Member
Olá pessoal!

desta vez aconteceu-me a mim dar cabo do 5º metatarso do pé esquerdo,um pé em falso enquanto dava uma corridinha foi o suficiente, não tenho gesso, tenho uma tala e canadianas durante seis semanas,segundo o relatório foi o tendão que esticou demasiado e o osso cedeu abrindo um pouco, agora é descanso a ver se aquilo solda bem,não é nada facil estar parado nem ao menos poder conduzir, esta inactividade atrofia-me, enfim tenham cuidado com os metatarsos :)

Bons treinos
 

cagaréu

New Member
Após seis semanas com o pé imobilizado e quatro de fisioterapia a recuperação vai no bom caminho,já posso pedalar e até já corro embora alterne corrida/marcha para não forçar demasiado e tambem pk a forma física não é a melhor.Continuo a trabalhar na fisioterapia e no ginasio,aumentei bastante a força nos gémeos e peroniais mas tenho falta de força ao longo dos tendões tibiais o que provoca alguma disfunção no padrão de marcha, mas está muito melhor.Desta já quase me safei, espero estar a 100% no maximo dentro de um mês.

Bons treinos
 
@

@clovixjunior

Guest
Bom gente, fraturei o 1° metatarso do pe esquerdo em acidente de moto ! Estou ate assustado em ler seus depoimentos, pois meu ortopedista nao engessou meu pe ate a canela e sim somente a area fraturada ate meu calcanhar. Hoje fazem 22 dias que estou com o gesso e com 18 dias de gesso no pe resolvi tirar o geso eu mesmo pra eu ver se conseguia pisar normalmente (a previsao do medico é de 35 dias de repouso), porem nao consegui, tinha a sensação de que meu 1º metatarso iria se partir ao meio, entao coloquei o gesso novamente no mesmo dia.
No meu caso o problema nao é ficar com o gesso, porque trabalho fichado e o INSS fica submetido a me pagar durante minha recuperação e o DPVAT cobre minhas despesas medicas, mas o problema é se vou recuperar ate o 36º dia, pois ate hoje nao vejo melhoras a nao ser o desinchasso do pe, e se eu nao me recuperar vou ter que novamente mexer com esses órgãos burocraticos para que eu nao fique prejudicado com recebimento de salario. Se alguem se encontrou ou se encontra nesse caso que eu, por favor comunique comigo. (clovisjunior@email.com)
 
Top