Fractura da mão, 5º metacarpo

GLopes

Member
Boas pessoal.
Fracturei o 5º metacarpo numa queda com o punho no chão, normalmente é a fractura que mais ocorre quando se dá um soco a alguém ou a algum objecto.



De seguida veio inchaço, fui ás urgências pagar a taxa moderadora de 25 euros e sai de lá com uma tala toda bonita.

Já passaram quase 2 semanas, o ortopedista diz que não há necessidade de cirurgia porque a cabeça do metacarpo não deslocou muito, apenas desceu um bocado, o que é normal nestas fracturas, diz que possivelmente vou ficar com os movimentos todo e a força que tinha na mão, mas quando cerrar o punho a cabeça do quinto dedo não se vai ver.

Alguém já passou pelo mesmo?
Bem agora é 1 mes sem andar de bicla nem treinar :(
 
Last edited:
D

Downset

Guest
Viva GLopes.
O que te posso dizer é que tenho o 4º e o 5º partidos (devia a minha brutidade em criança :) ).. ambos desceram um pouco, e posso dizer-te que foi o teu post que me lembrou disso, á anos que n me lembrava do grande soco que dei num rapazinho e das mazelas com que fiquei na mão. Não tenhas receio que isso não se notará em nada.. apenas no inicio es capaz de sentir algum desconforto a manobrar o dedo mas tudo acabará por passar, acontece o mesmo com outros ossos.
As melhoras.
 

RJ-45

New Member
Boas, também já fui contemplado com a bela da fractura do pugilista (mas não foi numa queda). Nas urgências conseguiram não ver que estava partido e só uma semana depois é que numa ida ao ortopedista este viu que tinha partido mas que já não era possível reposicioná-lo melhor. Apesar de tudo isto neste momento está como novo, nunca fiz fisio, mas durante uns tempos aconselho-te a ires obrigando o dedo para trás de modo a alongar o tendão para compensar a curvatura que o metacarpo passou a ter... em relação à força e todos os movimentos da mão tudo perfeito, em relação a cerrar o punho no meu caso continua-se a ver a cabeça (como lhe chamas) do quinto dedo, apenas está um pouco mais baixa que a da outra mão.

As melhoras...
 

GLopes

Member
Obrigado pelos vossos testemunhos, principalmente sendo os vossos primeiros posts neste forum :), fico mais descansado em saber que houve pessoal que passou por isto e voltou a ter a mão igual, é que ainda por cima foi logo a mão direita :(
 

Lukystar

New Member
Boas, também me aconteceu o mesmo há alguns anos atrás, isto dos nervos dá nestas coisas infelizmente, no entanto não foi nenhuma tentativa de agressão :) e foi também o 5º metacarpo da mão direita.
Andei cerca de um mês com uma tala e depois de a retirar fiz nova radiografia e la fiquei com o metacarpo mais descido.
É igualzinho como diz o teu ortopedista o metacarpo ficou um pouco mais descido não sendo tão notável como o da outra mão.
Em termo de sensibilidade e força ficou tudo mais ou menos igual, pelo menos não noto diferença e andar na bike é na boa :)
As melhoras.
 

GLopes

Member
Farto de estar com a mão parada, calhou mesmo numa má altura.
Nem vou á praia com os amigos, nem vou trabalhar porque estou de baixa, mal saio de casa com esta luva de boxe branca não dá para fazer nada, nem para conduzir, e um gajo hiperactivo como eu começa a dar em maluco assim, agora o ortopedista diz que sao mais 3 semanas com a tala, para fazer as 5 semanas certas e jogar pelo seguro.
Há necessidade de tanto tempo de imobilidade da mão só por causa de um osso fininho partido? vocês tambem foram 5 semanas?
 

Jota Bê

New Member
Olá, a mim também já me aconteceu há uns anos, ir a correr para apanhar o autocarro escorregar e apoiar-me com o punho cerrado no chão e fracturar o correspondente ao dedo mindinho da mão direita, ao principio após o gesso, queria articular e ficava preso, mas com o tempo melhorou e normalizou, fiquei com o nó ou cabeça ligeiramente mais para dentro, mas nada de especial. No dia 18/07 é que mandei uma queda na estrada de benfica, por causa de um peão(senhora), que decidiu descer do passeio para a estrada quando eu estava nas costas dela, escusado será dizer que deu tralho, de onde deu um rádio fraturado por compressão do polegar e umas valentes esfoladelas.

Abraço

Jota Bê
 

GLopes

Member
Bem, só para dizer que já estou bom, o osso da mão calcificou e ficou muito mais grosso, o nó do dedo, ficou mais para dentro.

Obrigado a todos pelos testemunhos, agora é voltar à bike. :D
 
A

Adore

Guest
Boas malta
Já tinha visto esta publicação neste fórum pois aconteceu-me o mesmo. No entanto após tirar a tala fiquei bem preocupado. O inchaço ainda continua e na minha opinião, o osso soldou na posição errada, ou seja, se olharem para o raio x parece que foi tirado logo após ter partido. Dêem-me por favor a vossa opinião como já passaram por isto.
 
A

Adore

Guest
raio_x0003.html
 

GLopes

Member
Desculpa a demora "Adore" só agora vi isto.
Quanto a mim, penso que o osso ficou na posição correcta, a unica diferença é que a "noz" do punho do dedo mindinho está mais baixa.
 
Top