Forqueta 29er com roda 26?

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Eu estou a pensar em adquirir uma forqueta Kona P2 29er com um axle-to-crown de 465mm, mas o problema é que a minha bicicleta é de roda 26:confused::confused:

Comparando com outras forquetas de roda 26, por exemplo a Surly 1x1, que mede 453(roda 26), a que eu pretendo mede mais 1.2cm de altura :/ e a minha duvida é se existe algum problema em adquirir essa forqueta sendo de fabrica para roda 29, e eu aplica-la numa roda 26..

Cumps :podio:
 

Jepas

Super Moderador
Não existe qualquer problema, a forqueta é mais alta, mas como a roda é mais pequena a altura ao solo deve ficar equilibrada.
A forqueta pode ser 1,2cm mais alta, mas a roda fá-la baixar 3,8cm, ou seja, no final a frente ficará mais baixa uns 2,6cm (com roda 26).
 

edununo

Well-Known Member
Vai subir a frente os tais 12mm.
A roda é a constante. Seria a mesma usando a forqueta 29 ou 26. Por isso a única diferença é mesmo esses 12mm
 

demorider

Active Member
Acho que o edununo está certo.. Esquecendo o tamanho das rodas, a forqueta rígida tem mais 12mm que a suspensão por isso vai subir os tais 12mm..

Temos uma suspensão com um axle-to-crow de 453 que adicionando a altura da roda (medida do solo ao eixo) vai dar X.. A forqueta tem 465mm, como a altura da roda é a mesma a distância do solo a coroa vai subir 12mm..
 

fabio viana

Well-Known Member
Ok, obrigado pelas respostas :)

Era essa a minha única duvida, porque como a forqueta era de roda 29, não tinha a certeza se podia ou não instalar.

Cumps :)
 

demorider

Active Member
Não deves ter problemas por causa desses 12mm.. Seria o mesmo que meter uma suspensão com mais 10mm de curso..

O único problema que vejo é ficar um pouco "feio" porque a distância do topo da roda/pneu a coroa vai ser bastante maior, fica ali um espaço "vazio" bastante grande..
 

fabio viana

Well-Known Member
Por acaso a Kona P2 em 29 não tem muito espaço entre a coroa e o pneu, por isso com roda 26 o espaço não deve ficar assim tanto espaço.

Kona P2 com roda 29:
35d6xro.jpg
 

demorider

Active Member
não esquecer que uma roda 26 é cerca de 3 polegadas mais pequena.. Ou seja tem menos 1.5 polegada (3.8cm) de raio.. A essa distância que vez na foto com roda 29 acrescenta mais 3.8cm a distância entre o pneu e a coroa.. Já fica uma distância bastante considerável..
 

fabio viana

Well-Known Member
Sim... sendo assim até fica um bocado xD

Mas assim fico com uma posição parecida a suspensão que tenho agora quando está com 70mm(sag de 1cm).
 
Top