Finalmente... Começou a grande festa!!!

JNR

New Member
NOP, no fundo a questão é apenas essa...
Mas temos 3 ou 4 jornais desportivos enquanto jornais diários de referência ou fecham (e não estou a falar do 24horas) ou vivem com dificuldades...
 

indy

Member
Ou estás distraído ou és mais um dos que só vê futebol à frente...

A importância que dei aqui ao futebol é uma importância que infelizmente muitos não vêm e não se fala em lado nenhum. E sei que ao expôr aqui a minha opinião, corria o risco de me caírem em cima todos os doentes do futebol...

Como gosta de dizer o admin deste fórum: "Assumption is the mother of all fuck ups"
E as deduções que tiraste sobre mim fizeram-me soltar uma gargalhada :)

Obviamente que não tenho de me justificar mas olha que pelo teu post inicial pareces ter visto bastante mais jogos do que eu. É que, só como exemplo, não troco a possibilidade de ir dar umas pedaladas ao fim do dia por um Portugal-Costa do Marfim ou outro jogo qualquer. Do que gosto mesmo de pedalar.

Mas, de há 5 anos para cá, há uma excepção em que troco a bicicleta pelo futebol. É que tenho um filho, actualmente com 13 anos, que, por vontade e gosto próprio, pratica futebol. E esses jogos acompanho, sempre que posso. E não, não sou dos que insultam árbitos e adversários. É verdade que há gente dessa mas a culpa não é do jogo, é da educação.

Graças a esse acompanhamento "forçado" comecei a dar valor ao trabalho desenvolvido por aqueles putos, pelos carolas que os orientam e que mantêm as estruturas dos clubes espalhados pelo país a funcionar. É que o futebol não é só as divisões principais e os mundiais. Nem toda a gente tem feitio para treinar várias vezes por semana, à noite, de Inverno, debaixo dum frio de rachar e depois levantar-se de madrugada, ao fim-de-semana, para ir jogar num lamaçal algures no cu-de-Judas, debaixo de vento e granizo, vir de lá com uma derrota de 10-0 e no dia seguinte estar outra vez com alegria para comparecer ao treino e voltar a repetir tudo de novo. Eu aprendi a respeitar esses putos e, consequentemente, todos os jogadores de futebol pois, de uma forma ou de outra, tiveram de passar por isso. E daí que agora me irrite (porque não admiti-lo) estar constantemente a ler, no fórum do desporto que gosto de praticar, xoraminguices de que os tipos do futebol são uns malandros que recebem tudo de mão beijada.

É claro que sei que isto não é exclusivo do futebol. Que, para se chegar a algum lado, as condições de treino para qualquer outro desporto são igualmente duras, nas suas especifidades. Mas não me venham dizer que no futebol tudo são rosas porque não são, bem pelo contrário.

Sobre o que eles ganham ou deixam de ganhar, é como naquelas discussões dos preços das maratonas: são as leis do mercado. Havendo quem esteja disposto a pagar bilhete para ir aos estádios, havendo quem esteja disposto a patrocinar porque acha que daí vai retirar algum proveito...
 

grade

New Member
Boas,

Começo por dizer que respeito o trabalho de todos os atletas amadores e profissionais, quer seja do futebol, quer seja do berlinde ou da sueca..!!
O exemplo que o Indy dá é igual para todas as modalidades onde muito se faz por carolice e amor à causa..!!
Mas julgo que não é bem isso que se discute aqui...! Porque o que se discute aqui é a representação do nosso país numa competição internacional..!! E aqui é que manifesto a minha discordância porque já não se trata somente de carolice e dedicação à causa...! Trata-se de desporto de alta competição, onde se reúnem os melhores e se dão todas as condições para se triunfar e, acima de tudo, se assumem ambições e resultados. Pois se esses mesmos resultados não correspondem ao anunciado, julgo que devem ser questionados..!!
Como já disse, tratando-se do futebol ou de outra modalidade qualquer, quando falamos em representar a selecção, falamos em representar-nos a nós todos, ao nosso país, à nossa história, etc. Quando a resposta não é aquela que vai ao encontro da expectativa criada e, muitas vezes assumida e constantemente alimentada, é natural que gere descontentamento!

Se eu hoje me dedicar à competição em BTT a expensas próprias, naturalmente que a exigência vai ser somente a que colocar a mim próprio. Agora, se uma equipa me der condições, equipamento e suporte financeiro para eu apresentar resultados, a exigência não vai ser colocada por apenas mim, mas por uma equipa que deposita legitimas expectativas nos meus resultados. E se eu no fim de uma época, perante resultados mediocres ou não correspondentes ao estabelecido, alegar que a culpa é da bicicleta que não presta ou do colega que não me deixou passar, naturalmente que não estou a assumir as responsabilidades que assumi no inicio do processo. E quem é que fica mal na fotografia?! Eu, claro está!
Ora, neste caso do futebol, considero que é a mesma coisa: se as expectativas que alimentaram e os compromissos que assumiram, enquanto selecção que representava Portugal, não corresponderam ao que estava assumido, não vejo qual é o problema de questionar o que se passou e criticar o que correu mal. Não acho correcto os jogadores virem dizer que o treinador é que tem a culpa e que ele é que tem de explicar o que correu mal! Mas então, agora já não uma equipa unida, capaz de assumirem que falharam?! Isto é que me irrita, porque enquanto ganharam sentiam-se os maiores e assim que perderam começaram todos a olhar para o lado à procura de culpados..!!
Se fosse na selecção nacional de BTT ou de remo ou outra coisa qualquer o problema seria exactamente o mesmo..!!
Indy, se o teu filho fizesse parte de uma equipa que lhe pagasse os treinos e os jogos, de certeza que a exigência que fariam dele seria muito maior, independentemente de o teu miúdo se continuar a divertir à brava a jogar à bola!! Percebes o que quero dizer?! Se ele agora fosse para o Sporting ou pra outro clube, de certeza que começaria a ser diferente a expectativa que teriam do seu desempenho, até porque acredito que não se trata de um mundo fácil. Por cada Cristiano Ronaldo, quantos milhares ficaram pelo caminho..!!
 
Last edited:

JFNeves

Member
Olá amigos do pedal!

Não é, de todo, minha intenção iniciar uma guerra com nenhum de vós sobre esta matéria. Eu encaro isto apenas como um debate de ideias.

Como diz o amigo grade, isto tem tudo a ver com a exposição mediática que se dá ao futebol em detrimento das restantes modalidades, porque é o futebol que vende e que move paixões e ódios. Mesmo dentro do próprio futebol só interessa o SLB, o FCP e o SCP, o resto é paisagem (mas isso é outra história).
A ideia que quiz fazer passar foi que o futebol aumenta a auto estima do povo quando se ganha, por outro lado quando se perde culpam-se jogadores, treinadores e arbitos pelas vicissitudes da vida, mesmo que isso nada tenha a ver com o próprio futebol.
Vibro ao ouvir a Portuguesa nuns Jogos Olímpicos, confesso, vem-me as lágrimas aos olhos, mas isso é tão raro. Só acontece em casos pontuais e o povo tem a memória curta.
Claro, podem perguntar: a selecção de futebol já ganhou alguma coisa? Não, mas e a de basket, e a de andebol, e a de rugby, e a de voley? Essas ninguém critica...

Amigo JFNeves, não devo ser teu vizinho, já que moro para os lados de Penacova.
Quanto ao que escreveste no teu post sobre o Frederico Gil.
Tenho a dizer: boa, parabéns pela vitória no Challenger de Milão. E o Estoril Open? E Roland garros?
Pois é, nos eventos onde estão os melhores torna-se mais díficil...
A Volta à Suiça é o quê comparada com as grandes voltas?
Infelizmente no confronto com os melhores nos grandes eventos, os nossos atletas falham. Essa é que é a verdade nua e crua.
Sim, não são profissionais, não tem as mesmas condições de treino dos atletas dos outros países. Mas e o tão apregoado orgulho nacironal, aqui não vale nada?
Exactamente o mesmo que muitos de vós criticam no futebol.

Amigo carlosdionisio, não me senti ofendido. É a tua opinião, respeito-a, eu tenho a minha, é diferente, temos pena.
Isto é somente um debate de ideias.

Abraço a todos e briosas pedaladas

Amigo Ferraz, é o seguinte... já vi que tens uma opinião bem diferente da minha, contudo não posso deichar de salientar algumas palavras tuas... Achas normal em tempos de crise jogadores ganharem 800 euros por dia???? Achas normal um capitão de equipa como a denominada "estrela" Ronaldo, cospir para a camara de tv e essa imagem dar em directo nos ecrás de todos os estadios???? DESCULPA LÁ...... estamos todos doidos, só pode.... lá pelo BTT e no basquete e volei não se ganhar nada como TU AFIRMAS , não passamos a imagem que algumas ditas "estrelas" passam cá para fora.... enfim é o pais que temos e que alguns gostam de manter e de cultivar...

PS: Sim, não somos vizinhos, mas num forum tão vasto como este, com tanta gente de diversos pontos, encontrar alguém da minha zona ( coimbra) considero vizinho... mas enfim....
 

JNR

New Member
E mai nada;)

Agora a sério: penso que a questão principal para onde escorregou este tópico é apenas essa, a de antes de embarcar são todos heróis e na derrota (apesar das condições) não serem capazes de assumir as própras decisões tomadas e respectivas consequências, pq para alguém ganhar os outros TODOS têm que perder, uns mais que os outros ;)
Pratiquei atletismo até aos meus 17 anos e foi ver ano após ano o diminuir de atletas, curiosamente coincidiu:confused: com a ascensão da geração de ouro, aidna sub-21, e com o queiroz como treinador, num clube de terrinha e portanto sei bem o que é treinar sem condições...mas a equipa de futebol da terrinha...bom, mas isto são outros quinhentos...por isso sei o que é a lama o frio e ...mas era feliz e isso é que importa(va).
Por isso penso que ninguem está contra o futebol, pelo menos nos posts que li, mas sim e apenas da mediatização e endeusamento de 20 e tal personagens que não são mais do que futebolistas, em que por vezes as coisas bem correm outras vezes nem por isso, mas que têm que assumir isso mesmo.

Quanto ao resto, façam favor de serem felizes, seja no btt, a correr feito parvo no meio de nada ou atrás de uma bola ou canela:cool:
 

STIG_73

New Member
Olá mais uma vez

Eu até determinado ponto concordo com a linha de pensamento do amigo grade.
Criou-se uma expectitiva demasiado alta em torno da selecção, foi alimentada ao longo da competição, quando a coisa correu mal é hora de cobrar e o povo português nesse particular é terrivel.
Claro, alguns jogadores reagem mal a essas situações a quente. Não, não é bonito, mas coloquem-se no lugar deles...
Agora o que não me convence é afirmarem que como ganham muito dinheiro tem obrigação de fazer melhor. Então eu pergunto: e os jogadores das selecções francesa, italiana e inglesa estavam lá de borla? Foram eliminados também. É um jogo e quem joga arrisca-se a perder ou ganhar.
Nós cumprimos bem num grupo dificil, perdemos só com a campeã da Europa. Tivemos azar, se calhar se tivessemos jogado com o Chile ou outra equipa mais acessível, possivelmente sábado estaríamos a jogar os quartos de final.

Amigo JFNeves, tanta raiva porquê?
Por ter dito que não sou teu vizinho. É um facto, mas se quizeres terei todo o prazer em combinar umas pedaladas contigo.
Já me disseram que há aí por Pereira do Campo uns trilhos fantásticos. É só combinar...
 

STIG_73

New Member
Off-topic!
Se vieres a Pereira, prova as queijadas!

Obrigado pela sugestão agirão:yeah:
Apesar de ficar fora de mão, passo em Pereira algumas vezes, mais de carro do que de bike.
Houve uma altura em que fazia muita estrada com o meu primo e todos os domingos de manhã fazíamos a estrada do campo junto ao canal. Comíamos um pastel em Tentúgal e voltávamos para trás. Curiosamente, no domingo passado participei num passeio organizado à Gala e lá paramos, na mesma senhora do costume, para comer o belo do pastel.

Abraço
 

Jazz

Member
Há pouco ia comentar, mas o Indy, no seu primeiro post, resumiu bem o meu pensamento.

Devo desde já dizer que adoro futebol. E também adoro ciclismo. Praticamente, são os únicos desportos que vejo. Sim, porque ver os jogos olímpicos de 4 em 4 anos, ou ver um campeonato do mundo (de qualquer modalidade) não significa que acompanhe esse desporto.

Tenho visto todos os jogos possíveis, alguns gravo para ver à noite, porque dão quando estou a trabalhar. Acompanho as pré-épocas, os programas desportivos, leio os jornais durante todo o ano, sobre futebol. Faço o mesmo com o ciclismo, gravo as etapas durante todo o ano (tour, giro, vuelta, volta à california, paris-roubaix, etc., etc.) para ir vendo quando tenho tempo. Tenho pena que o ciclismo não tenha a mesma mediatização que o futebol, que não tenha tantos adeptos, tantos subsídios, ordenados, prémios, etc., porque de certeza que tínhamos melhores atletas nacionais com melhores resultados internacionais. Mas isso não faz com que goste menos de futebol, que é, de facto, o desporto rei. Não o é devido à comunicação social, nem por causa de política nem guerras mundiais (O primeiro mundial de futebol data de 1930, excluindo logo a primeira guerra mundial. Durante a segunda guerra, obviamente não houve mundial, tendo o último antes da mesma sido realizado em França, em 1938, ganho pela Itália contra a Hungria. Depois só voltou a haver em 1950. Os jogos Olímpicos, sim, serviram de propaganda política). É o desporto-rei porque as pessoas assim o tornaram. É um desporto espectacular, muito mais complexo do que a maioria das pessoas pensa.

Em relação à nossa selecção, às bandeiras e às vuvuzelas, temos de ter em conta um facto: quem sopra nas vuvuzelas durante um jogo, não é o público habitual dos estádios. O público habitual dos estádios é o gajo que se está a passar porque o vizinho não pára de soprar na gaita e ele não consegue ver o jogo. O pessoal das gaitas não está lá para ver o jogo, está lá porque é a selecção e só vai ao futebol de 4 em 4 anos, e depois farta-se de falar mal da selecção porque não fomos campeões do mundo.

Mas alguma vez nós tínhamos hipóteses de ganhar o Mundial este ano?! Quem acompanha o jogo todo o ano sabe perfeitamente que não. Sabe que a selecção está em renovação, que saíram grandes referências da equipa e que neste momento peca por falta de liderança e identidade.

Quem vê futebol todo o ano, sabe que a Costa do Marfim é das selecções mais fortes de África, juntamente com mais uma ou duas (uma delas nem está no mundial). Sabe que o jogo com a Coreia foi daquelas coisas que acontecem de vez em quando e que não se repetem tão cedo (tal como o 6-2 contra o Brasil). Sabe que o empate contra o Brasil, embora a equipa mostrasse pouca ambição em ganhar (talvez na esperança que a Espanha não chegasse ao primeiro lugar do grupo), essa opção foi do treinador e não dos jogadores. Os jogadores estão a cumprir ordens do treinador, não estão lá a jogar à sorte. Se o treinador manda defender, eles obedecem, é assim o jogo.

O jogo com a Espanha foi o que se viu. Embora tendo uma equipa inferior, Portugal jogou bem durante a primeira parte e durante a segunda, até à substituição do Hugo Almeida. Podíamos até ter marcado. É claro que a Espanha também, mas o que nos interessa é a nossa equipa. A substituição desorientou a equipa e juntamente com a entrada do Llorente, a balança desiquilibrou e Portugal acabou por perder o jogo. Não foi por causa do fora de jogo de 22cm. Quem viu o jogo sabe isso.

Na minha opinião, embora a equipa seja mais fraca do que a de 2004 e de 2006 (ficamos em 4º lugar nesse mundial), não é tão má como se pinta. Para mim, o problema é da equipa técnica, pouco ambiciosa, insegura e frágil. Juntando isso a lesões antes do mundial (Bosingwa, Varela, Rúben Micael, Pepe) e a jogadores que não foram convocados e deviam ter sido (Carlos Martins, Rúben Amorim (na convocatória original), Quim, Hugo Viana, Moutinho), temos o resultado. Pouco futebol na fase de grupos e a eliminação contra a Espanha, uma das melhores equipas do torneio.

Não discuto que os jogadores ganham demasiado dinheiro e que alguns são uns armantes. Isso não tem discussão. Concordo que as outras modalidades mereciam mais apoio, e que se o tivessem, alcançariam melhores resultados. Não concordo é com análises levianas do género "o futebol é uma porcaria", "quem gosta de futebol é um inculto e nem sequer sabe ler", e por aí fora. Não generalizem, nem para um lado, nem para o outro, porque as generalizações nunca estão correctas.

O futebol é um desporto espectacular, complexo, apaixonante e emocionante. Como o ciclismo.
 

JFNeves

Member
Amigo VFerraz, podes aparecer em Pereira quando quiseres para a malta combinar e dar uma voltas... não vale a pena a malta n se chatear por causa da bola, pois estamos aqui é para pedalar e porque temos uma paixão unica que é o BTT... És benvindo... tal como o prof girão o disse... aproveitas e comes umas queijadas!

Boas pedaladas!
 
Epá, 1 dia sem vir a este tópico e já teve todo este desenvolvimento! :)

Quando se debatem ideias das nossas paixões, o modo de nos expressarmos fica sempre mais "aceso".


não vale a pena a malta n se chatear por causa da bola, pois estamos aqui é para pedalar e porque temos uma paixão unica que é o BTT

Boas pedaladas!

O amigo JFNeves focou o ponto essencial! :) Não diria paixão única, mas paixão partilhada! :)
 

Espigão

New Member
Obviamente que não tenho de me justificar mas olha que pelo teu post inicial pareces ter visto bastante mais jogos do que eu. É que, só como exemplo, não troco a possibilidade de ir dar umas pedaladas ao fim do dia por um Portugal-Costa do Marfim ou outro jogo qualquer. Do que gosto mesmo de pedalar.

Pois esta tua dedução não fez soltar uma mas várias gargalhadas...

Também não tenho que me justificar mas não tenho problemas em dizer que no 1º Jogo estava a trabalhar e apesar de ter televisão no serviço, continuei a cumprir as rotinas do mesmo sem ligar nada ao jogo. Nada! No 2º jogo nem me apercebi que Portugal tinha jogado. Só à noite quando a minha mulher chegou a casa é que me disse ao jantar: "Epá... os tugas passaram-se!" / "Então?" / "Deram 7 aos Coreanos" / "Ai sim... tomara..." No 3º jogo acho que estava a treinar e uma vez mais não vi nada do jogo. Também calculei que fossem jogar a feijões...

Confesso que o jogo com a Espanha foi o único que me agarrou por algum tempo à televisão. Fui apanhado pelo Hino Nacional e não deixei de o entoar e ao mesmo tempo emocionar-me com todo aquele ambiente (finalmente com as merdazelas caladas), com todos os jogadores igualmente a entoarem o hino (com a excepção do prodígio... coitado nem a letra do hino deve saber) mas pouco tempo depois e perante o que já se advinhava (total controlo do jogo pela Espanha), mudei de canal.

Este total desinteresse só tem uma explicação. É que fui tão bombardeado com os especiais diários da selecção a jogarem matraquilhos, a fazerem safaris, nos seus luxuosos locais de estágio, publicidades do mundial, telejornais a abrirem constantemente com a selecção, o simão e o hamburguer, a galp e as merdazelas, etc, etc, etc... que quando começou o Mundial, já estava farto do mesmo.

Peço desculpa por este sentimento mas pode-se dizer que fui uma vítima do sistema.

E como disse, nem foi preciso ver jogos para conhecer a prestação de Portugal. Era todos os dias, a todas as horas, a todos os minutos... e por incrível que pareça ainda se vê especias da Selecção pelos nossos canais...

Peço desculpa pela minha opinião mas continuo a não achar normal que:

- Em tempos de apertos, cortes, PEC´s, com IRS a aumentar, Iva a aumentar, cortes nos ordenados, um treinador de futebol (que ao que parece só fez m****) ganhe num mês o que o Presidente da República ganha num ano;

- Que os ordenados dos jogadores e prémios de jogo continuem a aumentar quando tudo resto sofre cortes e restrições;

- Que alguém seja capitão de equipa de uma Selecção (a imagem de Portugal) só por ser um às na bola (ninguém duvida) mas sem qualquer educação, sem quaisquer modos, sem saber estar perante a comunicação social, etc...

- Que se fale em patriotismo e que é Portugal que os escolhe, etc... com os ordenados e regalias que têm, até o Kim Jong-il era todo patriótico das Quinas...

- Que um treinador seja demitido e ainda leve uns bons milhões de euros atrás...

Não acho normal!

Um trabalhador que não cumpra, é-lhe retirado prémios, corte em regalias, etc?

Então e estes mimados??!!

Aguém os viu jogar para ganharem alguma coisa??!!

Derrotados com honra??? Que honra?? Chegou a hora do mata-mata e foi o que se viu! Onde pararam os melhores do Mundo?? Onde andaram as estrelas?? Nada!!

Acho tudo isto muito doentio e infelizmente não há ninguém que controle esta doença...

Eu só tenho agradecer aos meus pais, que nos meus 6/7 anos, nas idades em que dizemos inocentemente que queremos ser astronautas ou jogadores de futebol, de me terem dado a conhecer por exemplo o ténis (um belíssimo desporto que pratiquei durante 10 anos), ou mais tarde o andebol, voleibol, basketball, atletismo, natação pois hoje posso dizer que me sinto bastante realizado em termos desportivos. Apesar de ter um pai grande adepto de futebol.

Joguei também futebol mas com o tempo e talvez apercebendo-me das enormes dificuldades porque passam a outras modalidades, decidi não dar muita importância ao mesmo...

Desculpem a minha opinião mas é o que sinto.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
Last edited:

STIG_73

New Member
Amigo VFerraz, podes aparecer em Pereira quando quiseres para a malta combinar e dar uma voltas... não vale a pena a malta n se chatear por causa da bola, pois estamos aqui é para pedalar e porque temos uma paixão unica que é o BTT... És benvindo... tal como o prof girão o disse... aproveitas e comes umas queijadas!

Boas pedaladas!

Amigo JFNeves, esse é que é o espirito da coisa.
Como diz o amigo carlosdionisio, quando se debatem paixões, por vezes, ou somos mal entendidos por terceiros ou não sabemos passar correctamente a nossa mensagem. Acho que o que aqui se passou foi um pouco de ambas.

Aceito o teu convite com todo o gosto. Quando tiver oportunidade, concerteza que aparecerei por aí.

Abraço
 

esquilas

Member
FINALMENTE começou a grande festa

Que grande jogo este do Brasil com a Holanda, isto sim eh futebol e vale bem a pena ficar em frente ah tv a ver o jogo

Quanto as vacas bravas que foram pastar ateh as africas, nao estava ah espera de mais, depois de ver a qualificaçao e os jogos de preparaçao, passar a fase de grupos jah nao era mau.

Em relaçao ao dinheiro gasto com as princesas um abuso, mas isso eh um mal de muitas selecçoes, as outras com certeza nao foram para o parque de campismo para pouparem uns trocos, o mal estah no futebol em si e nao em Portugal

E ao Reinaldo ao como diz o ojogo CRzero eh uma pena ver um jogador daquele nivel passar ao lado do mundial e era meter uma vuvuzela atravessada no cuh de quem lhe deu a braçadeira de capitao, eh obvio que ele nao tem maturidade nem intelegencia para ser capitao do que quer que seja, nem sei se alguma vez terah

Agora eh preparar para o proximo jogo que tambem promete :D e para andar de bike tenho depois 47 meses para andar ;)
 

C.Leandro

Member
Boas !
Brasil vai ganhar o Hexa...só em 2014 ! hahah
Agora aqui volta a funcionar... e o TDFrance !!!!
Saudações !
 

C.Leandro

Member
Viva Argentina e" o peixe sempre morre pela boca..." hahaha !
Não tenham dúvidas, a rivalidade aqui é pior do que Portugal x Espanha.
"Una mirada" na tristeza de nossos hermanos guaranys:
http://br.especiais.esportes.yahoo.com/copa/fotos/sets/208/Choro-de-Larissa-Riquelme.html
Aquí o sentimento não é de tristeza e sim de revolta com a teimosia do técnico...pois foi falado há muito tempo atrás o que poderia acontecer e acabou ocorrendo...
Então ficamos até o mês que vem assim: 1 Dunga, 11 sonecas e 190.000.000 de zangados !
Saudações do Brasil !
 
Top