festival bike Santarém

peanuts

New Member
não me vou alargar muito mas para mim os 84 km estavam muito bem marcados com o percurso bem escolhido. Também havia uma zona espectáculo por volta do km 28 mas como os participantes não eram tantos como na meia e a taça partiu dez minutos antes fez-se bem. De resto tudo 5 estrelas, espero voltar para o ano.
 

José Rodrigues

New Member
Boas tardes a todos os que já postaram e para os que o ainda vão fazer.
Quanto à prova eu fiz eu fiz a meia maratona, e como já vou na terceira consecutiva, e não sou daqueles radicais, só tenho uma coisa a dizer à organização:
Futuramente se fizerem uma zona de espectáculo façam-no no final da prova, pois aí os concorrentes chegam mais a conta gotas e como já estão no final já não se importam de perder uns minutos ali, agora a meio da prova não obrigado.
Quanto ao resto, marcações, ZA, cruzamentos e tudo o resto estava bem, também um evento desta envergadura tem de estar ao seu melhor nível de bem acompanhado, pois já não é nenhuma criança|!!
Quanto aos radicais deixo aqui um palavra, criticar é fácil fornecer ideias ou fazer é um pouco mais dificil. Mas pronto não é por morrer uma andorinha que a primavera acaba.
À Organização deixo aqui o meu ponto vista e espero que aprendam com os erros.
Boas pedaladas e força para que para o ano possamos estar aqui só a dizer coisas boas.
Força Santarém.
 

Pedroccsilva

New Member
Boa tarde,

Aqui ficam as minhas opiniões da prova dos 40km.

1) boas acessibilidades e rapido estacionamento.

2) Boa ideia do abastecimento antes da prova começar.

3) Partida muito organizada 5* sem nada a apontar

4)A 1ª Zona de abasteciemnto foi infeliz devido ao estrangulamento que causou. Há bastantes BTTistas já com um andamento medio e penso que o objectivo era não criar fila nos single tracks seguintes. Objectivo falhado como se veio a verificar. Aproveitei para me abastecer do que foi providenciado na partida e nem aproveitei a zona de abastecimento tal era a confusão.

5) Prova pouco tecnica com altimetria baixa mas com a massa de gente inscrita penso que foi o precurso ideal que creio que agradou à maioria.

6) banhos 5*. Prova com quase 2mil participantes com pressão e agua quente é de louvar.

7) almoço 5*. Rapido, saboroso e boa confecção

Até para o ano

Cumpts
Pedro Silva
 

fragas

New Member
Amigos
Foi a minha primeira de Santarem e confesso nunca tinha assistido ao que se passou naquela palhaçada da zona espetaculo...alias foi um espetaculo para quem tinha menos andamento e aproveitou para passar á frente de todos os que ficaram retidos no "espetaculo", ali estive 20m a pensar na vida, o que levou obviamente ao sobrecarregar nas subidas e consequentemente nos singles que para mim seriam fantasticos de fazer se fosse em cima da bike e não em pelo cenário de IC19 em hora de ponta...Se para o ano mantiverem a "zona espectaculo" esqueçam que eu não farei parte...mas tenho esperança que não se volte a repetir tal má ideia.
De resto foi tudo bom, boa partida, bom almoço bem confecionado e sem cerveja racionada (pelo menos enquanto almocei) nos abastecimentos liquidos ainda tive direito a água muito embora achasse que o abastecimento solido seria um pouco fraco...
Por ultimo á Organização revejam este aspecto negativo para futuras edições...já que o preço pago por quem fez a meia maratona não é assim tão baixo que não mereça o respeito por parte de vós.
Com os melhores cumprimentos bbttistas.
 

n_reis

New Member
Foi a minha 4ª Presença naquela que é a Festa do BTT Nacional, derivado à Feira e a tudo o que a envolve, mas a meia-maratona deste ano deixou bastante a desejar. Acho que já deve ter ficado claro para todos que aquela dita de "zona espectáculo" foi um fíasco e apenas serviu para juntar a malta toda de novo e não acrescentou nada de positivo, e como se não bastasse toda esta confusão e passados alguns metros, uma parede em que apenas se podia circular em fila, dada a largura do trilho para juntar tudo de novo, resultado, cerca de 20m parado, tendo arrefecido e perdido o ritmo que trazia. Em relação aos abastecimentos, muito fracos, miseráveis até na minha opinião. O almoço este ano estava bom, mas bom mesmo estava a feira, havia lá belas bicicletas!!

Saudações Bttistas!!
 

@TNT@

New Member
Boas

Participei pela 1.ª vez neste evento e na meia maratona.
Posso dizer que gostei dos momentos que antecederam a partida, os quais deu para ver alguns amigos. :D
Depois quanto à prova e após chegar ao alto daquela subida inicial, dentro dos primeiros 15 atletas, o que previa uma grande prova, ficou gorada assim que saímos do alcatrão, pois parti o meu guiador :mad:.
Enfim........não fiquei triste, pois dou graças não me ter magoado e sinto que fui poupado a um "fiasco", a julgar pelos comentários.
Apesar de não ter cumprido o percurso, não posso deixar de assinalar dois aspectos negativos. Faço-o com o único intuito da organização tomar conhecimento dos mesmos e poder melhorar, se assim o entender.
Se os atletas tomaram banho de agua quente, eu tomei de agua fria, apesar de ter sido a 2 pessoa a tomar banho naqueles balneários, se assim se pode chamar como tal.....parece-me que a organização se esqueceu daqueles atletas que por motivos alheios e azarados, terminam mais cedo.
Outro aspecto que gostaria de salientar e apesar de ter a noção de que se trata de um festival, onde decorrem várias iniciativas em simultâneo, é o do existirem de forma desorganizada, várias pessoas a fazerem test drives no percurso da maratona/meia maratona, bem como, veículos a circularem a uma velocidade considerada. Estive cerca de 1H30m a ver a chegada dos atletas na parte inferior da chegada, onde se saia da picada e entravam na subida de alcatrão já dentro da área do festival e quase que observa algumas colisões entre estas pessoas e os atletas. Julgo ser oportuno definir uma zona especifica para os test drives e corredores próprios para os veículos da assistência.
Quanto à tão famosa zona de espectáculo, não vi nem passei por ela, mas pergunto-e a mim próprio, o significado ou finalidade de tal situação??? Sei no entanto, que teve grande influência nas classificações e inclusive, no "pódio".

Enfim.....já dizia o ditado "após a 1.ª vez, só cai quem quer".
Um abraço
 
Last edited:

Renato França

New Member
Caros Amigos:

Para mim foi uma estreia! as expectativas eram altas, até porque fui com um companheiro do pedal repetente, que falava maravilhas!

Cheguei cedo, estacionei sem dificuldade, equipei, fui para a linha de partida, assisti a todas as partidas...quando chegou a hora da meia-maratona, toca a pedalar! Logo à saida do recinto, primeira nota negativa... Passagem por uma zona rebaixada, delimitada por muretes...experimentem fazer isto num pelotão de 2000! Os quilómetros iniciais deram para separar o aglomerado, cruzamentos bem controlados pela organização e policia...entrada em terra com uma "gincana" entre separadores de betão. Segunda nota negativa. Percurso bastante agradável, com uma passagem pela praia (nunca tinha andado com tanta areia! ainda bem que não chuveu!), muito pó...

Até que chegamos à famosa zona espectáculo! À minha passagem a confusão não era muita. mas ainda deu para estar 15 min parado! Claro que assisti indignado à passagem dos artistas que "boicotaram" a zona espectáculo! Eu terminei em 680... E eles? 500, 590? Parabéns, são uns campeões! Tenham vergonha! Isto não é BTT! É BaToTice! Comigo a zona espectáculo funcionou, quando saí ia com espaço para o companheiro da frente e para o que seguia atrás, e a partir daqui rolei sem qualquer problema... pelo que li, com o passar do tempo a espera foi aumentando, a acomulação também, até que rebentou! ALGUÉM ESPERAVA QUE ESTA ZONA ESPECTÁCULO FUNCIONASSE COM MAIS DE 2000 ATLETAS? PERGUNTO À ORGANIZAÇÃO: ONDE ESTÃO OS DESCLASSIFICADOS QUE NÃO CUMPRIRAM O PERCURSO? NÃO TERIA SIDO INTELIGENTE DA VOSSA PARTE FAZEREM O CONROLO À SAIDA DA ZONA ESPECTÁCULO? Terceira nota negativa!

Seguindo, fui até à meta sem dificuldades de maior, a não ser a falta de água! Na parte final do percurso FALTAVAM ABASTECIMENTOS LIQUIDOS!

Cortei a meta, toca o telemóvel... eram os amigos e amigas que foram para assistir ao cortar da meta e dar uma voltinha por Santarém! Não podiam entrar, tinham que pagar 6 €... percebo que para entar na feira se tenha que pagar, mas as senhoras só queriam assistir ao cortar da meta! Elas não queriam ver bicicletas, mas sim os atletas! :p Para o ano, DEIXEM-NAS ENTRAR! Pagar, só para entrar na feira! Quanto à hidratação e reforço de meta, não faltou nada!

Banhos com água abundante e quente, sem filas! (já chegaram as do percurso!)

Almoço...estava a 10 min de Almeirim! Sopa sa pedra para retemperar as forças!

Resumindo: a meia-maratona ficou marcada pela zona espectáculo... mas será que isso chega para estragar todo o resto? o bom percurso, a partida a horas, o banho, os reforços... não contam nada?

Acredito que a organização vá rever os pontos negativos em futuras organizações... e como tal afirmo que estarei PRESENTE! E se tiver que esperar 15 min numa porcaria duma zona espectáculo, espero! Porque pior que isso é não esperar e fazer batotice! e ainda se gabam! vergonha!

Um abraço para todos aqueles que como eu reconhecem os pontos negativos, mas gostaram de participar e recomendam esta prova!

Já agora, andam por aí uns comentários de uns "artistas" que nem sequer participaram...não comentem o que desconhecem!
 
Last edited:

noel

New Member
Boas.
Pela primeira vez partecipei na meia-maratona , fiquei com a ideia que a organização não sabe realizar uma maratona com tanta gente ,
o percurço não era mau de todo se fosse menos de metade do pessoal ,para mim nota muito negativa .
ja partecipei na maratona em anos anteriores e adorei das melhores que já partecipei .
por isso não comprendo como se pode ir de bestial a besta .
outra coisa que não percebo é a dita zona de espetaculo , elas são para atrair o publico , não tinha ninguem a ver .
Para o ano volto mas para a maratona , levo um empeno mas vou satisfeito .
cmps.
 

a8822

New Member
Foi a minha primeira participação na meia maratona de Santarém, dou os parabéns à organização pela logística envolvida no evento! Estacionamento impecável, abastecimento antes da prova, marcações, cruzamentos e ainda banhos quentes no final para todos os atletas é de louvar.
Pela negativa destaco o percurso em nada adequado ao elevado numero de atletas envolvidos, pelos seguintes motivos:

  1. Os cerca de 3km de areia, felizmente da minha parte não houve quedas, mas vi muita gente cair e com correntes partidas.
  2. A zona espectáculo, quando lá cheguei tinha cerca de 300 atletas à minha frente. Depois de estar 15m na fila, e de chegar um pelotão de outros 300 atletas a organização finalmente reconheceu que a ideia foi estúpida (agradar a patrocinadores, enfim...), a partir de aqui deixou de ser maratona e passou a ser uma peregrinação.
  3. Single tracks apesar de porreiros, o elevado numero de atletas fez com que os mesmo tivessem de ser todos feitos a pé! Cheguei à zona espectáculo com +-1h de andamento (+-20km) e aos 24km tinhas 2h de prova!! (1h para fazer 4km). Cheguei a estar 30m numa fila para descer um single!!
Um abraço e para o ano corrijam algumas destas situações.
 
L

lagartinho

Guest
boas,

1 - single traks ...um desastre...ja foi mais q comentado
2 - ultimo abastecimento liquido...agua...so garrafas vazias...ainda um participante perguntou por agua...ao que um elemento da organização respondeu "...entao desista que a fonte é ja ali.."!!...boa resposta...
 

senaita

New Member
Bem ...parece que fiz uma aposta inteligente.....era para me ter inscrito na meia-maratona...mas quando vi o nº de participantes vi logo que ia dar confusão para alguns....por isso optei pela maratona que no meu GPS marcou 87Km do mais puro e duro que já fiz até hoje... a partida foi 5 estrelas e os primeiros 25 Km a rolar bem sem confusões...mas a partir dos 35 aos 70 é que foi o empeno total ......eu costumo sempre evitar sair de cima da bicicleta...mas nesta maratona houve lá duas subidas que me venceram e tive que fazer a pé....adorei o percurso e o companheirismo de alguns BTTistas...o único senão foi não haver água na zona A2 quando lá passei....enfim não eramos 2000 mas sim 300...por isso não percebi a falta de água ou outro liquido qualquer a meio da maratona ..... enfim ... foi a minha primeira participação e não foi a última de certeza...parabens á organização.....e como fui lá para passear com um amigo tambem estreante nestas andanças o nosso tempo foi de 6h 01m....com paragens e tudo o que tinhamos direito.....esta já ninguém me tira....LOL.
A zona de espectáculo...muito boa e ainda deu para rir um bocado de mim mesmo ...ia dando uma palhaça a subir aquela rampa de madeira hehehhe...enfim foi divertido mas dispenso...

Cumprimentos
E até para o ano.
 
Last edited:

EKTAR

New Member
Olá boa tarde

O rescaldo que faço da meia maratona do Bike Festival – Santarém 2011 é que o “passeio” foi uma vergonha.
Para começar barraram-me a entrada na zona de partida por falta da pulseira que supostamente seria para acesso à exposição. Tentei recorrer para a organização mas não havia ninguém disponível. Ainda voltei a trás para falar com o secretariado mas ninguém me resolveu o problema. Valeu a ajuda de um grupo de betetistas que tinha pulseiras a mais. Pergunto à organização qual o valor acrescentado de ter a pulseira no pulso para entrar na partida. Qual era a ideia?
Depois foi a “palhaçada” da zona de espectáculo!!! Quando o pelotão começava a estender lá arranjaram uma zona de “reagrupamento” !!!!!. Barraca total, mais de 30 minutos numa fila não sei para quê.
O resto do passeio é fácil de explicar: Com tudo reagrupado foi andar com a bicla à mão em subidas e descidas. Claro que para acabar com o passeio mais rapidamente o pessoal arranjou sempre alternativas ao percurso marcado quer a subir quer a descer.
Organizar uma maratona com 3000 atletas tem riscos e a organização tinha obrigação de saber isso (afinal nós pagamos para quê??) e tinha que ter pensado em tudo o que aconteceu.
Não voltarei mais a participar nesta maratona ….
 

filippus

New Member
Boas,

Já tudo aqui foi escrito.

Era para ter feito a maratona e assim estava inscrito, mas a recuperação de uma lesão impediu-me de forçar muito e optei pela meia.

Quanto a prova em si, para quem aqui anda a meia dúzia de dias (práctico BTT há 2 ano e meia) com alguns milhares de kms nas pernas e muitas maratonas feitas até hoje, esta prova foi uma das piores em que fui até hoje.

O ano passado fiz a maratona e gostei.

A meia maratona deve ter sido escolhida por 2 pessoas a 1ª não anda de bicicleta e nem deve ser o que é uma bike.

A 2ª anda de bike e gosta de andar.

Porquê que digo isto, até ao aqueducto o percurso era mau e chato, com alguns kms de areia, a zona de espectáculo nem comento, assim como a subida junto ao aqueducto, esta parte foi feita pelo 1º.

A 2ª parte do percurso foi muito boa, tirando o passar um pequeno ribeira que cheirava muito mal e obrigou a pissar a ***** que lá estava.

Se a areia era inevitável secalhar era, mas desde que fossem em pequenos troços e não kms.

Quanto a minha prestação arranquei praticamente na cauda do pelotão, foi passar pessoal do início ao fim da maratona fiquei em 290º, contabilizando as paragens que foram mais de 20min, dava para ter feito uma melhor classificação, mas esse também não era o meu objectivo.

Se volto para o ano, volto nem que seja a feira, se fôr para andar de bike optarei pela maratona.

Só uma última achega o ÚNICO abastecimento sólido na meia maratona era muito pobre, só fruta e água, pelo menos uns bolos secos.

Abraços e Beijinhos
 
Last edited:

mmestre

New Member
Boas pessoa,

Foi a minha 2ª participação em Santarém, na meia-maratona. Gostei do percurso, pois não tive os constrangimentos que grande parte do pessoal relata e assim sendo pude desfrutar dos trilhos na sua totalidade.

Espero que no próximo ano não repitam o erro, apesar de provavelmente grande parte do pessoal ponderar a sua participação devido ao que se passou. E pelo que sei a organização ainda não se pronunciou acerca do ocorrido.

Deixo o meu rescaldo pessoal:
http://marcomestre.lucridecimal.com/news/6-lugar-meiamaratona-festivalbike-orbita-santarem-22102011/309

Deixo a minha opinião relativamente à organização:
- Parque para estacionamento: Bom
- Levantamento de dorsais: -
- Briefing: Bom
- Partida: A horas e sem problemas
- Marcações: Muito boas e sempre pessoal da organização nas passagens
- Segurança: Esteve bem, salvo o erro a 7km do fim, em que tínhamos de atravessar a faixa contrária sem controlo por parte da organização ou Polícia.
- Abastecimentos: Não utilizei
- Banhos: Excelentes, água no ponto e espaço para todos
- Almoço: Muito bom, um dos ponto altos desta prova, muita comida e bem confeccionada

Mais tarde vou colocar link para as fotos que um colega de equipa tirou, são cerca de 1800 fotos.

Um abraço.
Marco Mestre
 

massaneiro

New Member
Ola boa tarde, começo por dar os parabéns a toda a equipa que organizou o Festival Bike Santarem e a todos os participantes, pois esta foi a minha primeira vez que participei. Relativamente ao percurso também gostei. Adorei as partes técnicas. Os abastecimentos tinham tudo em quantidade e qualidade, pessoas simpáticas. Estava tudo bem Sinalizado. O almoço estava uma dilicia.
Gostei de tudo, continuem assim.
Para o ano ka estarei.
 

Jogam

New Member
Boas, não participei na maratona, aliás já deixei de me meter em confusões à muito tempo, e pelos comentários que li parece que a coisa não correu lá muito bem, fui apenas ao outro evento, ver as novas máquinas e tudo o resto. Mas venho aqui perguntar à organização qual a piada de colocar os atletas a atravessar o pavilhão, cheio de visitantes, o que torna para os atletas mais um obstáculo até chegarem aos banhos? E os visitantes são obrigados a “levar” com os atletas no corredor da fama….
 
Top