festival bike Santarém

nelsoncota

New Member
É a minha segunda participação na meia maratona de Santarém, o ano passado adorei e arrastei pessoal comigo para participar este ano...fiquei envergonhado....já nem falo na zona de espectáculo que foi bem idealizada mas mal calculada...falo dos bancos de areia...subidas em single-track com filas de 10min...falta de água...filas filas e mais filas.
Positivo: tomei banho com água quente ao contrário do ano passado e o almoço tava porreiro.
Conclusão: para o ano vou á maratona dos 80km...parece que há mais cuidado por parte da organização no percurso que escolhe para estes atletas...arriscam-se é para o ano em vez de terem 2000pessoas..tenham lá 200. Enfim a pior maratona das 24 que fiz este ano.
 

pre_historico

New Member
ó marcio lopes, pá; eu falo como quiser.
o speaker foi claro «é obrigatório cumprir o percurso» quem não o fez só se engana a si próprio.
de qualquer maneira se não foste o 693, não interessa porque quem apanhou a confusão na zona espetáculo já estava dos 100 para baixo.
se quiseres ensino-te a pesquisar um nome em 2 segundos, numa tabela classificativa. 2 segundos é um luxo que me posso permitir, até 20 minutos numa zona espetáculo. tu é que deves ser muito atarefado (ao contrário de mim) porque até incumpriste as ordens da organização...para ficar em 700 ou lá o que foi...pffff

@kikasmarea: não há guerra nenhuma, é só o meu mau feitio quando vejo chico espertismo de fundo de tabela. de qualquer forma o xico esperto não é o 693.
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Da minha parte tenho de estar de acordo com o Mepim e com o Mlouro,

Se queriam fazer uma zona espetaculo, acho muito bem, mas que espetaculo foi aquele? Toda a gente parada! Pegavam numa máquina e faziam uns drops, umas subidas e descidas artificiais e tinham uma zona espetaculo divertida para todos os participantes e espetadores. O trabalho seria o mesmo e o espetaculo garantido.

Depois tivemos mais a estupidez de meter a malta logo a seguir a levar as bikes à mão naquela subida estúpida. Há estrada ao lado bem mais divertida e com espaço para todos.

Os singles de Almoster é sempre uma nota alta, mas o pessoal junta-se e depois não se anda.

Quanto à areia não achei mal, é um pouco perigoso mas a queda também é macia.
 

joks

New Member
Boas pessoal,

Participei na Martona (80Kms), não sei ao certo que se passou na meia-maratona, mas a chamada "zona de espectáculo" gostei muito, a imitar o conceito das pistas de XCO com subidas e descidas muito exigentes e alguns obstáculos como as rampas.
Tirando esse pormenor o trajecto da MARATONA estava engraçado, nomeadamente um single-track por volta dos 50 / 60 Kms.
Alguns senãos a deixar, nomeadamente à circulação de tractores em estradões, que provocaram alguns sustos...
Gostei do secretariado, gostei dos banhos e gostei dos percurso...
 

askmehow

New Member
Para mim este foi o momento mais ridículo:

festivalbike2011funilda.png
 

markpainel

New Member
èpa foi mesmo fui para fazer uma maratona e não para fazer malabarismos com a bike não têm cabimento .Os abastecimentos eram uma porcaria ,a unica coisa boa foi o banho de agua quente que este ano consegui tomar ,de resto muito mal empregue o meu dinheirinho.
 

Espigão

New Member
Por vezes (ao ler os comentários) parece que não participámos no mesmo evento. :lol: Mas as criticas são de respeitar e se são realmente unânimes, houve algo que não correu bem na meia-maratona.

Eu fiz a Maratona (89km/1890m acumulado) e se o ano passado esta Maratona foi para mim de alto nível, este ano foi altíssimo!

Participo desde 2005 e a mesma tem conseguido evoluir de ano para ano de forma incrível (com a excepção de 2006 que foi muito má).

O almoço, desde 2005 que não o compro na inscrição. Bastou-me o 1º ano para ver. É de loucos pensar-se que se pode ser bem servido no meio de milhares e milhares de participantes. Por isso, tenho optado pela restauração de Santarém.

Os balneários (piscinas) continuam com as boas condições de sempre. Desde 2007 que os uso.

Isto são apenas conselhos para os mais novatos e que vêm logo criticar (com razão).

O altíssimo nível deste ano deve-se sem dúvida ao desenho do percurso para o qual apenas tenho uma palavra: BRUTAL!!!

A tal zona espectáculo, para mim foi mesmo espectacular. Quando lá cheguei ía nos 20 primeiros da Maratona e deu para fazer todo o circuito montado. Muito fixe mesmo. Adorei. E o resto do percurso... sem palavras mesmo. Do melhor.

Secretariado (hoje de manhã) rapidíssimo e com muita simpatia, sistema de partida (por distâncias com dif. de tempos) muito bom, sinalização extraordinária, abastecimentos qb e bem situados, bom apoio... a minha maratona foi assim.

De 0 a 20, a nota é sem dúvida um 19. Atenção que não almoçei no evento e usei os balneários das piscinas. Este ano é que não consegui ir até à feira por motivos paternais... :lol:

O meus sinceros parabéns à FullSport e ao amigo Carlos Pereira.

Para ano lá estaremos para a 7ª Maratona e tenho a certeza que a meia-maratona será de outro nível. ;)

Cumprimentos

Hugo
 

Phaze

New Member
Bom foi a primeira vez que fiz esta maratona e até gostei bastante.

No então tenho 2 pontos negativos.

O 1º ponto foi a organização ter feito um controlo antes e não depois da zona espectáculo, onde não foi escolhido o melhor percurso (não devia de haver tanta espera pois estive 20 minutos) mas compreendia-se que devido ao caminho estreito que vinha a seguir, convinha as pessoas irem com alguma distância entre elas, o controlo deveria ter sido feito durante o período de espera da zona espectáculo.

O 2º ponto foram os "CHICOS ESPERTOS" que decidiram atalhar. Começou na zona espectáculo, pouco tempo depois havia uma parede em que tínhamos de levar a bicicleta à mão e novamente a cambada de "chicos espertos" a atalharem em volta no cerro. Terminou na subida seguinte em que se tinha de contornar umas árvores mais a cima antes de se subir e novamente os "chicos espertos" a se infiltrarem logo antes da subida.

Resumindo, além de terem criado um engarrafamento gigante a partir da zona espectáculo, e terem estragado o bom que havia na prova, há muita gente que não vai para ficar em primeiro mas que se esforça para fazer uma boa prova, não para uma cambada de "chicos espertos" os ultrapassarem de forma desonesta. Sei que não os vão desqualificar mas é o que a organização deveria fazer.


João Nunes
 

jose

New Member
Boas

Já vou à três anos mas este ano devido a uma lesão não me foi possível fazer a maratona por essa razão não posso nem devo opinar, só tenho a realçar o reencontro com alguns amigos, como também o contacto com alguns patrocinadores para o VIII Raid BTT "Por Terras de Mato" 4º Troféu João Bento a realizar dia 27 de Maio em Cabeça Gorda - Beja.
Um abraço e até para o ano.

Zé António

BTTFERROBICO
 

alupo

New Member
Eu nunca fui e fico um bocado só um bocado surpreendido com o mau resultado do percurso deste ano perante as opinião do pessoal do forum porque aquilo que eu tenho ouvido e visto em paginas e bloguers e´de opinião positivo e até de não perder para quem nunca la foi como é o meu caso, fica aqui o meu desejo que a organização tenha aprendido com o sucedido e que para o proximo ano mantenham o nivel pró e fantástico até aqui.
 

bruno69

New Member
Foi mau de mais!!
Não se admite uma maratona com esta maturidade tanto e com esta dimensão!!

Primeira e última participação em Santarém!
 

Jon Lord

New Member
Boas
Já se disse aqui quase tudo, quanto a mim que também estive no reagrupamento da ZA, e a coisa até ia andando, depois a parede também se fez devagar e a pé mas não se parou, singles feitos devagar porque havia muita gente no trilho, de resto achei a melhor dos quatros últimos anos, inclusive
os trilhos com a inclusão de alguns singles, banhos do melhor (fui às piscinas) almoço este ano com dois pratos diferentes, bem servido sem problemas
e um resto de tarde a apreciar as maquinas e toda a envolvente da feira, não foi prefeito mas esteve longe de estar mau, para o ano cá esterei.

CSilva
 

balsinha

Member
Concordo plenamente com o Hugo "Espigão" Carvalho, uma excelente maratona.
Sobre a zona espectaculo apenas posso dizer que na maratona (80 km) funcionou sem grandes problemas, já vi que não funcionou na meia.

Das várias edições da maratona de Santarém esta foi uma das mais durinhas, de resto a meu ver estava tudo bom como nos anos anteriores, algumas coisas foram mesmo melhoradas.

A repetir
 

Nunomlcs

New Member
Não entendo como é que uma organização profissinal e com a experiência e os meios desta comete erros de principiante, senão vejamos:

1-Meia maratona com cerca de 1600 participantes... 19 km iniciais para esticar o pelotão antes de se entrar nas zonas mais técnicas, é bem pensado certo?!! e então o que é que faz a organização? cria um obstáculo artificial que volta a juntar o pessoal todo outra vez!!!! O gajo que se lembrou disto devia estar a dormir....

2- Como se não bastasse 500km após a dita "zona espetáculo" a subida que dá acesso aos primeiros sigles, não era ciclável para 90% dos participantes, logo nova paragemmmmmm, e mais pessoal juntinho, quando ao lado existia um caminho alternativo perfeitamente ciclável para a maioria...não entendo.

Este km estragou todo o bom trabalho da organização, não é realmente admissivel!!!

3- Embora eu tivesse tido sempre água, o simples facto de existir pessoal a queixar-se também não é admissivel, água é o minimo que se pede à organização, além disso não vejo a lógica de existir um ponto de água ao km 11, abastecimento ao km 19 e depois apenas havia água ao km 38!!!!..... bastava eliminar o ponto de água ao km 11 e situá-lo a meio caminho entre o abastecimento e o ponto do km 38, e claro ter água suficiente para todos....

Quanto ao atalhos... Quando cheguei à zona espetáculo fui barrado pela organização e obrigado a entrar na fila, estive parado 15 minutos e comecei a ferver....quando vejo pessoal a romper as fitas e começar a atalhar, ai a minha paciência acabou, e desculpem se prejudiquei alguém, não tive essa intensão, mas ATALHEI também...não para ganhar posições ou ser chico esperto, mas simplesmente porque vou para me divertir e estava farto de estar a secar parado ao sol.... 500 metros mais à frente mais um aglomerado gigantesco...já não havia pachorra e segui atrás da maioria das pessoas que ia à minha frente,pelo caminho alternativo. Repito não tive qualquer intensão de prejudicar alguem ou ser chico esperto...terminei em 892 e como devem calcular é me completamente indiferente terminarem mais cem ou menos cem à minha frente, agora fui para pedalar e não para estar a secar, por isso perdoem-me mas voltava a fazer o mesmo e se a organização quiser desclassificar-me está à vontadinha para o fazer.

Para o ano em principio estarei presente outra vez, acredito que uma organização desta dimensão aprende com os erros e estes não se voltaram a repetir. Abraços a todos.
 

jo4o

Member
Fiz a maratona, a mais exigente das que já participei em Santarém.
Organização profissional que tem vindo a melhorar a cada ano e atingiu um bom nível. Boas marcações, bons abastecimentos com bebidas isotónicas, gel e barras energéticas, assistência mecânica (os meus sinceros agradecimentos à assistência Scott no 3º abastecimento que me permitiu terminar a prova) e bom acompanhamento do percurso.
O que me desagradou é apenas um detalhe: o aroma de alguns locais por onde passei.
Tudo somado, esta é, sem dúvida, uma das maratonas com melhor relação entre o preço e o que é fornecido pela organização.

Dito isto, não podem ser ignoradas as críticas de alguns participantes da meia-maratona, para os quais a zona dita de "espectáculo" representou um enorme engarrafamento. Foi uma ideia da organização, certamente com a melhor das intenções, mas que não resultou, e que deverá ser corrigida de futuro. Falhas nos abastecimentos, se sucederam, são uma questão mais grave.
Outras críticas expressas por participantes com pouca experiência são questionáveis, como por exemplo a circulação de veículos no percurso ou a obrigatoriedade de ter que atravessar o pavilhão para regressar aos veículos. A primeira situação é absolutamente normal em qualquer maratona e relativamente à segunda, existia pelo menos um percurso por fora do pavilhão, porventura não assinalado pela organização.
Não me parece razoável pôr em causa toda a organização por algumas falhas, quando a mesma revelou que tem capacidade para proporcionar um evento de qualidade.
 

tiagofernandex

New Member
Bem, tenho de discordar com q maior parte das opiniões. Pois ha aqui muito boa gente a queixar se de coisas sem jeito! É como se eu fosse pro deserto e tar me a queixar do calor! Se sao assim tão comichosos comprassem uma bike de estrada! Vão andar pro alcatrao que ai não ha areia, não ha engarrafamentos, andar com a bike à mão e coisas do género. Fiz a meia maratona, a 1a em Santarém e a 2a da minha vida, e foi EXCELENTE! E carreguei no excelente, porque ha pessoal que só vem é dizer mal de tudo e mais alguma coisa e depois cria se os mitos! Pra quem não foi, tá a ler alguns posts e a pensar que isto foi uma granda banhada! O que não foi! Os percursos e os engarrafamentos sao sempre criticados, mas agora digam me por exemplo, preferiam que fosse estradao o percurso inteiro e só nos últimos 10km é que havia singles ou coisas do género?! Se fosse o caso vinham logo dizer que era um percurso chato e que devia ser mais variado e isto e aquilo! O pessoal queixa se de tudo e mais alguma coisa! Pra mim foi EXCELENTE! Não me queixo nem tive qualquer problema desde a chegada a Santarém à ida pra casa! (tirando as dores de pernas lol)

Pro ano volto de certeza!!

Cumps pessoal!
 
Top