Falta de respeito e de civismo

Xuixo

New Member
Boas pessoal,

Infelizmente eu há duas semanas tb ia sendo "passado a ferro" por um animal na rotunda do Alvito em Monsanto.
Estava eu já a meio da saída quando um desgraçado qualquer sai disparado de trás de mim, da via do meio e se atravessa à minha frente para sair para a A5. Só tive tempo de travar a fundo com o da frente e o de trás e mesmo assim ainda raspei com a roda na lateral do carro. O Animal nem parou... Fiquei tão estupefacto que nem me lembrei de anotar a matricula para no minimo fazer queixa dele. Eu ia encostado à direita da faixa de rodagem da via da direita.
A partir daí tenho andado a testar várias formas de fazer as rotundas e agora parece-me que a maneira mais segura de as fazer é ir pelo centro da faixa de rodagem, rápido, a fazer sinal com o braço para a esquerda e, sempre que possivel, a manter contacto visual com os carros que vem atrás.

Outra coisa que me deu uma ajudinha foi este PDF. Não sei se já tinha sido postado ou não.
Créditos para a autora original Ana Pereira, http://cenasapedal.com

Cumprimentos e boas pedaladas (em terra que pelo menos aí não há carros)
Rui
 

petiagos

New Member
Xuixo - Nas rotundas do Monsanto é sempre a mesma coisa. Não me lembro de uma vez que passe por elas que não veja os condutores a fazerem asneira.
 

MrOverclock

New Member
Rotundas tem mesmo que ser a fundo para lá estar o menor tempo possível. O Contacto visual com condutores é algo que tento também ter enquanto não estou na zona antes da minha saída.

Quanto maior a rotunda mais complicado é... a menos que a intensão seja sair logo na primeira... Nesse caso até uso a berma, se tiver...
 

mataburacos

New Member
hoje houve uma prova desportiva qq em belem
claro que manda a logica que se corte a estrada, ciclovia e passeios para esta se poder realizar

obrigando-me a circular na estrada entre a torre de belem e o padrão dos descobrimentos e apenas com uma fila de transito no sentido belem - cais sodre lá vou eu encostadinho ao passeio enquanto à minha frente 3 artistas, 2 deles lado a lado na conversa, enquanto atras de nós os carros aguardavam hipotese de passar.

assim que pude saltei para a ciclovia logo depois do padrão enquanto os artistas seguiram até ao cais de belem em amena cavaqueira com os carros pacientemente a 20km/h atras das donzelas.
gabo a paciencia dos condutores para com esta gente
 

MrOverclock

New Member
Mete-me uma certa impressão pessoas que não pensam nos outros e não conseguem dar conta do que se está a passar a volta deles...

Eu também gosto muito de ir na cavaqueira lado a lado com quem me acompanha, mas logo que sinto um carro a apoximar (e vou constantemente a olha para tras) ou acelero ou abrando para voltar a ficar em fila... Ou então só me deixo ficar se a berma for grande o suficiente para os 2. As vezs penso que sou das poucas pessoas que fazem isto, pelo que tenho lido e tenho visto!
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Rotundas tem mesmo que ser a fundo para lá estar o menor tempo possível. O Contacto visual com condutores é algo que tento também ter enquanto não estou na zona antes da minha saída.

Quanto maior a rotunda mais complicado é... a menos que a intensão seja sair logo na primeira... Nesse caso até uso a berma, se tiver...​

Rotundas, sempre que posso evito-as, mas quando tem mesmo de ser faço exactamente como tu descreves no teu post. Isto porque está provado que os condutores não sabem andar nas rotundas.
Quanto a este teu ultimo post sobre civismo a pedalar também concordo. Há tipos que parece que levam umas palas nos olhos...ou então são autistas.
 
Last edited:

jackyl

New Member
Boas.
em relação a este assunto.
Por norma, os portugueses são um povo com muita falta de civismo.
Alias, na minha opinião, a maior razão para a alta sinistralidade que temos, é a falta de civismo.
É a malta que entra nos cruzamentos e não quer saber, é a malta que muda de faixa e nem quer saber quem vem lá nem a que velocidade vem.
É a forma selvagem de estacionamento que existe. não existe respeito pelo proximo.

Infelizmente, em portugal, quem tem o veiculo maior, tem prioridade.
Acho que, mesmo com prioridade, ninguem se vai meter à frente de um camião.

Não existe respeito por parte dos motorista pelos ciclista, nem vice versa.
E o mais parvo, é a forma veemente como alguns ciclista se comportam quando vão em grupo (deve ser tipo as crianças, em grupo são os maiores), contra enlatados.
se me fizessem algumas coisas como já vi aqui relatadas, o mais certo era terem levado com um toque do enlatado para ver se da proxima vez teriam mais civismo e respeito.
Infelizmente o Tuga só aprende com reprimendas.

eu pessoalmente, tento sempre respeitar os outros, mas quando me lixam...
ninguem gosta de ser lixado.

Quando vou de carro, passo-me quando vão 3 e 4 lado a lado na estrada, e em especial quando existe ciclovia ao lado e a malta vai na estrada.
Não é seguro para quem circula de bike.
Depois é o peões que andam na ciclovia quando tem passeio para andar (quando não é na ciclovia, é na estrada... por norma faço razias para ver se as pessoas ganham juizo e vão para o passeio)
Quando vou de bike, vou sempre com muito cuidado e dou sempre prioridade aos outros. (o elo mais fraco é sempre o ciclista)

Infelizmente é o pais onde vivemos.

não se preocupem que se formos atropelados por um enlatado, o condutor do enlatado, não é punido...
nem quando atropela peoes nas passadeiras, quanto mais um ciclista.

Its Portugal...
 

dragoneye

New Member
mais uma prova da falta de civismo de alguns condutores de fim de semana prejudicando um atleta de alta competiçao
podendo ate acabar com a sua carreira

Rui Sousa e César Fonte, ciclistas da Efapel/Glassdrive foram atropelados hoje, dia 28, ao início da tarde, na rotunda de Darque. Rui Sousa sofreu uma fratura no sacro e está impedido de treinar por tempo indeterminado. César Fonte encontra-se
bem, embora com hematomas e escoriações. Os dois ciclistas sofreram o acidente conjuntamente com Sandro Pinto (Efapel-Glassdrive) e Rui Costa (Saertex Portugal|Bicicletas Lavarinhas), que impediram o condutor de fugir.


Rui Sousa, pouco depois de conhecer o seu diagnóstico, publicou uma mensagem no seu perfil no facebook com o título:
"É DIFÍCIL SER CICLISTA". Na declaração o ciclista começa por revelar toda a sua tristeza e raiva. "Hoje sinto que a morte esteve realmente perto (...) Onde está o respeito, onde está o civismo, até onde vai a loucura das pessoas", questiona o ciclista, contando depois o sucedido.


"Hoje, fui literalmente esmagado entre um carro e uma carrinha, porque o senhor condutor do carro, em plena rotunda, fez marcha atrás, de propósito e não me assassinou por milagre...". O ciclista que faz cerca de 30 mil quilómetros por ano nas estradas portuguesas escreveu ainda angustiado: "Sinto que um assassino me estragou a preparação. Agora derramo lágrimas por ter de estar inactivo durante um período indeterminado. E ELE VAI CONTINUAR A SUA VIDINHA... Eu terei de estar deitado a recuperar e a alucinar porque a bicicleta e a estrada é a minha vida", escreveu.

Apesar do infortúnio, Rui Sousa promete voltar ainda mais forte, apelando ainda que os condutores respeitem os ciclistas e a velocidade.

fonte:
http://desportoemviana.blogspot.pt/2012/12/ciclista-rui-sousa-atropelado-sofre.html
 

kuhn

New Member
Nestes casos é fazer queixa-crime, pedir indeminização e no fim prisão com ele, se não tem aptidão para conduzir fica em casa em vez de por a vida em risco dos restantes utilizadores da via.

Se isto fosse um país de verdade era assim que funcionava…
 

miguelcarromeu

Active Member
in Correio da Manhã Online

"Um colega nosso que estava a treinar connosco entrou à nossa frente numa rotunda. Um carro que veio da direita quase o levou à frente. Depois de uma pequena discussão, o homem do carro tentou fugir, fez marcha atrás e acabou por me esmagar contra uma carrinha que vinha atrás"
 

commendatore

New Member
É nestas alguras que as nossas bicicletas deviam ter motor. Motor e uma soqueira...para ir atrás desse gajo e desfazê-lo à porrada.
isto não é falta de civismo...isto é atitude criminosa o que é bastante diferente.
 

Override

Member
Para quê the_bike_guy, mesmo que haja crime, em portugal essas imagens de nada servem.
Ja tive uma situação desse genero nessa rotunda e outra em cima da ponte eiffel em que o gajo travou a fundo e o meu colega bateu na traseira do carro... foi pra tribunal com queixa crime
Nesta situação eu iria ate ás ultimas consequencias no tribunal, sem acordo monetario... ultimas consequencias para estes gajos.
Renault Laguna de jun de 2001, 91-54-RT é a matricula do Animal...
 

abelha2

Active Member
734515_500434313342633_799288454_n.jpg


Foto da revista B -cultura da bicicleta, publicada no facebook. É em Portugal, penso que lisboa
 

Miguel79

New Member
É uma tristeza e mais triste ainda é ninguém fazer nada em relação a isto (multazinha no vidro não fazia mal a ninguém...).
 

abelha2

Active Member
Exactamente Miguel, tanto por causa da ciclovia como pelo passeio.

Na minha zona acho que é quase impossível ser multado por estacionar mal. Vejo situações aberrantes mesmo, em que a GNR passa e não faz nada. Por vezes nas cidades ainda "percebo" que não há lugar para por o carro. Agora na terrinha onde vivo, é puro iguismo e falta de respeito. Para não caminhar mais 100 metros, deixam o carro mal estacionado, a estorvar toda a gente que quer passar.

Da mesma forma que querem por as pessoas a virarem fiscais das finanças (dedução de IVA no IRS) deviam permitir que as pessoas fiscalizassem estas situações. Ou seja estas fotos enviadas para as autoridades deviam dar direito a multa.
 
Top