Esquerda, centro e direita

Boas tardes gostaria de ficar esclarecido sobre o seguinte:
Quando andamos de bike e nos deparamos há nossa frente alguns companheiros do pedal que vao na mesmo sentido e queremos ultrapassar dizemos o seguinte: direita centro ou esquerda., esta palavras sao em relação a nós ou aos companheiros que vao a nossa frente.
Pois ja tive a 2 situações e uma delas ia tendo um acidente
 

Evaristo Frois

New Member
Segundo o pouco que sei tens de dizer consoante o lado que vais passar. Se fores passar pela direita dos que vão á frente dizes direita, se for pela esquerda dizes esquerda e ao centro a mesma coisa, isto segundo o que sei. Mas existem pessoas mais conhecedoras neste forum para te responder a esta questão.
Eu ntambém já tive esse problema e para evitar isso em vez de dizer apenas o lado, costumo dizer," Vou passar pela esquerda" no caso de passar pela esquerda.
Mas também como eu ando sempre nas calmas preciso de dizer isso muito poucas vezes.:D
 

Barão Vermelho

New Member
Se queres ultrapassar alguém pela esquerda, dizes "Esquerda" e ele sabe imediatamente que alguém o vai ultrapassar por esse lado. O mesmo acontece para "Direita". Se for o caso de irem dois ciclistas lado a lado no trilho e a melhor linha de ultrapassagem for pelo meio dos dois, aí dizes "Centro" ou "Meio", e eles ficam a saber que alguém vai surgir pelo meio deles. Atenção que convém sempre avisar ainda uns metros antes de efetuares a ultrapassagem, para que quem vai ser ultrapassado possa ter tempo de se preparar. Espero ter ajudado.
 
Boas pois como dizem e muito bem vamos a passar pela direita centro ou esquerda, só que na altura que ia a ultrapassar o individuo foi para a esquerda e ia levando comigo em cima
 

Kamoes

Active Member
É o sistema mais non-sense que conheço ...

Se fosse padronizado, ainda fazia sentido. Mas uns pensam que é para ir para a esquerda, outros sabem que queremos ultrapassar pela esquerda.




Não será mais fácil dizer: "Amigo, dê aí um jeitinho por favor para passar" ?
 

Nuno Félix

Super Moderador
Kamoes said:
Não será mais fácil dizer: "Amigo, dê aí um jeitinho por favor para passar" ?

Sim, mas por onde?

Daí que esteja mais ou menos instituído que ao se dizer "Esquerda" isso significa que quem vai passar irá fazê-lo pela esquerda do "ultrapassado".

Pelo menos é que a maioria faz.... É o mesmo que dizer "Olha aí a tua esquerda" ou "Olha aí o teu lado esquerdo" ou "Vou passar pela tua esquerda".

:)
 
Normalmente é isso mesmo, esquerda quando querem passar pela esquerda e o mesmo se for direita.

Existem também alguns "iluminados" que em sítios onde só passa um de cada vez, dizem esquerda e querem que o da frente se desvie para fora do trilho para eles passarem.
Nas maratonas que têm muita gente ( várias centenas ) apanham-se inteligentes destes.

Para mi,m também é importante que o da frente não altere a trajectória, precisamente para que o de trás ao passar não tenha problema.
Quer o da frente entenda ou não o lado, se não alterar a trajectória é mais ou menos pacífico o de trás passar, este desvia-se e segue o seu caminho.
 

luis biclas

Elos Rápidos
Eu normalmente digo, e costumo ouvir dizer "atenção á esquerda", significa que vou passar pela esquerda ou vou ser passado pela esquerda.
 

klaser

Well-Known Member
No início pode fazer confusão,mas aprende-se rápido....é linguagem conhecida no meio e significa por aonde vai ser feita a ultrapassagem,embora quem esteja a começar possa legitimamente pensar que é pra onde querem que nos desviem....mas como disse isso aprende-se...desde que não digam "por cima" tá-se bem....
 

mataburacos

New Member
"Quem conhece as regras sabe, so que as vezes aparecem os peseudo ciclistas que nao entendem"

ou que simplesmente não sabem...
o ano passado quando recomecei a andar e fui conhecer os trilhos do trancão passei por isso.

ia na minha vidinha a ver a vista quando oiço um "ESQUERDA" e fiquei à toa.
o instinto foi olhar para trás, acabei por inadvertidamente me desviar do meu caminho e ia levando com o outro em cima.

o homem não tinha culpa e eu ainda menos, mas foi numa das partes largas em que ele podia ter passado um pouco mais ao largo e nem precisava de anunciar a passagem
 

vitor nherf

New Member
Isto é com tudo na vida um pouco de bom senso de ambas as partes e ninguém se magoa, se por um lado existe quem grite por onde vai passar existe também quem não diga nada e depois acontecem acidentes por vezes graves, prefiro que me gritem e fico quieto na linha aonde estou e quem quiser passar que passe, se eu me poder desviar desvio-me se não poder o amigo que vem atrás tem de arranjar outra maneira de passar pois não me ponho em risco nem tenho por habito por os outros em risco, tal como sou ultrapassado também ultrapasso e também grito por onde vou fazer a ultrapassagem, por vezes a malta também ignora os gritos e deixa-se ir a estorvar toda a gente, isto acontece mais nas maratonas, nem todos temos os mesmos andamentos e é aqui que entra o bom senso, se andamos pouco também temos o direito de nos divertir mas devemos dar passagem a quem anda mais rápido, se andamos mais rápido devemos respeitar os mais lentos e ter cuidado ao ultrapassar, e cuidado não é gritar quando já estamos em cima dos outros, é com a maior antecedência que nos for possível, no final de contas o que interessa é chegarmos satisfeitos e direitos a casa.

Abraço e boas pedaladas.
 

rmpcunha

Member
Existem também alguns "iluminados" que em sítios onde só passa um de cada vez, dizem esquerda e querem que o da frente se desvie para fora do trilho para eles passarem.
Nas maratonas que têm muita gente ( várias centenas ) apanham-se inteligentes destes.


:tungas: já me surgiram alguns destes
 

Mach 4

New Member
Se eu vou a pedalar na "descontra" e ouço alguém atrás a gritar "Esquerda!!" significa que eu tenho de me desviar indo para o lado oposto, ou seja, para a direita. Mas também pode sempre acontecer, a alguém mais distraído, ouvir "Esquerda" e, inconscientemente, ir exactamente para onde não deveria - para a esquerda, pois foi essa palavra que o cérebro processou, e quase de forma automática vamos para lá, seguindo o que nos disseram quase como se fosse uma ordem e não um aviso. Penso que é isto que poderá fazer confusão em certas situações.
 

jfreitas

New Member
Eu se estiver a passear de bike e me gritarem "esquerda" meto logo a mão na carteira com receio que venha aí o Socrates ou algum artista do grupo para me roubar.
Se me disserem "direita", nos dias que correm, também já meto a mão na carteira... :p

Agora fora de brincadeiras, acho que todos devemos utilizar esta sistema para as pessoas e outros ciclistas se desviarem. Pode ser que com o hábito toda a gente venha a perceber.
Pelo menos devemos tentar, se a pessoa não perceber, azar, talvez perceba para a próxima.

Mas que dá piada gritar "esquerda" e ver a malta toda atarantada sem saber o que fazer dá!! :D
 

Unknown_Rider

New Member
Eu se estiver a passear de bike e me gritarem "esquerda" meto logo a mão na carteira com receio que venha aí o Socrates ou algum artista do grupo para me roubar.
Se me disserem "direita", nos dias que correm, também já meto a mão na carteira... :p

Eu já não tenho esse problema porque mesmo que levem a carteira não vão encontrar nada la dentro..está vazia :)



Voltando ao tema

Eu para evitar os distraídos, ainda mais rookies quando quero passar digo

"vou pela esquerda /direita"

Assim sabem que é por onde quero ir
 
Top