Escolha de pneus numa SS

ze_zaskar

New Member
Boas
Á medida que vamos ganhando km's e experiencia, começamos a reparar em cada vez mais diferenças entre as caracteristicas de uma bike normal e de uma SS.
Para alem da questao do volume dos pneus, algo derivado da utilizaçao de forquetas rigidas, outro facto tem-me levantado curiosidade: o piso do pneu. Ora, como utilizadores de bikes com mudanças (ja nao me lembro o que é isso...) estamos habituados a escolher pneus rolantes. Mas sera que numa SS a logica se mantem? O que acontece numa SS é que em plano, onde rolamos de facto, nunca conseguimos atingir velocidades tao altas como com mudanças. Assim, nunca nos vamos sentir tao limitados pelo perfil mais agressivo de um pneu, alem de que isso pode reduzir a sensaçao de ir com uma relaçao demasiado curta. Numa situaçao de subida ingreme temos tambem de considerar que uma falha de tracçao numa SS é muito mais catastrofica do que numa "gearie", ja que perdemos energia preciosa, e se torna muito mais dificil recuperar a pedalada e a tracçao. Logo aqui tambem vejo vantagens na utilizaçao de um pneus mais agressivo do que a tipica borracha de XC. Vejamos entao a ultima situaçao generica, a de uma descida. Como sabemos, numa SS nao temos aquelas relaçoes longas, que nos permitem recuperar velocidade apos uma curva, sendo que numa single a tecnica mais usada é a de travar o menos possivel, obrigando a curvar a maior velocidade tambem. Como vemos aqui uma maior tracçao tambem é muito bem vinda.
Conclusao: penso que depois de analisarmos este problema, podemos, na minha opiniao, considerar que um pneu de rasto mais agressivo se encaixa melhor numa SS do que o tipico pneu de XC ou maratonas. Tendo sido durante muito tempo utilizador de uns bons Phyton, decidi esta semana montar uns Hutchinson Spider na minha montada. Estou ansioso por por à prova a minha teoria, algo que tera de esperar pelo fim de semana.
Comentem, vamos tentar reanimar este nosso canto do Forum!!
:wink:
 

esquilas

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Boas

Concordo com todo o que foi dito, para uma ss os pneus devem ter um rasto com bastante tracçao para as subidas principalmente quando metemos a 2º mudança (leia-se: nos levantamos :mrgreen:) a tracçao eh importantissima e depois porque meter uns pneus bons roladores numa bike que eh uma miseria a rolar (tipo o glorioso a jogar ah bola) eh muita nabice.

Eu neste momento tenho uns kenda ah frente e atras ambos na medida 1.95". Irei mudar o da frente para um 2.1" para ter ainda mais tracçao nas curvas que este kenda na frente eh meio manhoso nas curvas com piso solto :s. Mas atras este kenda eh bastante bom, muito boa tracçao
 

max

Elos Rápidos
A minha experiência ao nivel de pneus é um bocadinho diferente, porque a minha suspensão é uma semi-rigida ou seja de suspensão têm pouco :wink: e por isso tenho uns pneus 1.95.
Já atrás a coisa é um pouco diferente e como já tinha abordado este assunto noutro tópico algures, o que eu noto é realmente a falta de tracção porque os pneus têem pouco piton e no momento da "verdade" eles patinam um bocado, mas nada que não se resolva nem que seja a pé que também faz bem para descansar um bocado. :oops:
 

350plus

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Outro ponto importante na minha opinião é o peso do pneu! Numa singlespeed a inércia é nossa amiga exactamente pelas razões que o Zé descreveu no post acima. Uns pneus pesados e com um rasto bem marcado são uma boa adição a uma singlespeed. Como em SS se anda a velocidade muito constante sem acelerações a todo o momento, não é tão importante ter um pneu leve.

Estou a usar uns pneus bastante pesados, uns Hutchinson Alligator que custaram somente 15 euros o par. Em termos de aderência estou satisfeito com eles. De certeza que uns Larsen TT como tenho na bike de XC não iam encaixar tão bem.

Além do mais na singlespeed há sempre a tendência de passar por cima de tudo, estilo tractor, porque sabemos que não há coisas caras penduradas que podem ser arrancadas fora (leiam-se desviadores :D). Uns pneus robustos e grossos dão uma segurança acrescida para estas aventuras fora do trilho.
 

LSD

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Pois eu na minha SS, uso os Tioga Factory XC, tanto à frente como atrás.
Até ao momento estou satisfeito com a prestação dos mesmos.
São tipo tractor, mas a subir dá muito jeito.

Boas pedaladas
LSD
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Hoje de manha ja deu para por à prova a teoria. Sai com os Hutchinson Spider 2.0 montados em ambas as rodas. A primeira reacçao é algo frustante, ja que tenho de fazer alguma estrada antes de chegar à terra, e nesse piso o esforço suplementar necessario é notorio. Apos umas centenas de metros, chego a um troço de estrada (em paralelo) onde custumo deixar de poder pedalar com conforto, pois a relaçao esgota. O que e aconteceu hoje foi que a relaçao demorou muito mais tempo a esgotar, tornando a pedalada mais activa, dando ate a ilusao de que a relaçao é mais longa. Cheguei entao à reserva ornitologica, onde tem bons trilhos. Ai notei alguma segurança suplementar a curvar, consegui descer mais depressa. Em algumas subidas com areia e terra mais ou menos batida com algumas pedras e cascalho a roda voltou a derrapar. Estava à espera que isto melhorasse muito mais. Percorridos todos os trilhos da reserva, fui a Vila do Conde, onde entrei em alcatrao. Ali o zumbido era obvio, mas depois de nos habituarmos ao rolamento diferente, tudo funciona bem. A conclusao que tiro no fim disto, é que em termos de conometro a coisa nao mudou muito, o que perdi em plano ganhei a descer. Cheguei mais cansado, mas tambem ja nao ando ha mais de uma semana pois estive doente. Por agora vou deixar os Spider, mas o ideal para expeimentar o conceito seriam uns pneus mais largos, 2.2 talvez.
:wink:
 

indy

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Numa das minhas SS sigo a ideia até agora aqui mais defendida: pneus com bons tacos e capazes de passar por cima de tudo. Assim possuo um Hutchinson Coyote 2.1 à frente (parece um pneu de tractor :lol:) e um Hutchinson On the Rocks 1.9 atrás. O pneu traseiro não é muito largo mas é extremamente resistente e com tacos profundos que garantem boa tracção.

Já na outra SS, a Marin, tenho um IRC Mythos à frente e um Michelin Country Trail atrás. Para já estão montados como tubeless numas X-Max (apesar do Country Trail não ser tubeless) mas devem passar a levar câmara ainda esta semana. Nesta bicicleta não tenho tantas preocupações com a tracção em subidas extremas ou em transpor zonas muito degradadas. A ideia é manter a bicicleta leve para fazer longas distâncias. Aliás, será esta que vai tentar chegar ao fim do SRP160 :mrgreen:
 

indy

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:lol: São menos uns kilos de material para fazer deslocar.
Houve alguém que este fds me apresentou argumentos fortes para esclarecer este dilema da escolha da bicicleta.
Que eu saiba, vão estar pelo menos 3 SS nos 160... :)
 

LOKO

Member
Boas;

Em relação aos pneus tb vou montar dois assim para o larguinho, vou montar uns Schwalbe Space 26x2.35.
Tb julgo que é mais importante a aderência já que a vertente maratonista fica logo penalizada a partida.
Quer dizer, para mim claro....

indy said:
:lol: São menos uns kilos de material para fazer deslocar.
Houve alguém que este fds me apresentou argumentos fortes para esclarecer este dilema da escolha da bicicleta.
Que eu saiba, vão estar pelo menos 3 SS nos 160... :)

Tem de ser argumentos muito fortes.

Companheiro boa sorte, gabo a tua coragem.

Abraço
 

jppina

Member
Em relação ao pneus estou muito satisfeito com o último que montei à frente, um Schwalbe Smart Sam. Consegue-se curvar com bastante segurança.

Já atrás tenho um pneu de XC puro, um velhinho Michelin comp S light que se tem portado bem. A tracção não é grande coisa mas se formos a ver bem (e dependendo muito também de onde se anda) só iremos precisar de muita tracção numa percentagem reduzida de subidas... pelo que talvez não seja um aspecto primordial. é um pouco como as bikes de Suspensão Total, só se aproveitam mesmo numa percentagem reduzida do percurso que se faz (também aqui dependendo muito do sítio por onde se anda). se ele lêem isto caem-me já todos em cima!!
 

MrLamb

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Boas pessoal do desporto REI !!!

Eu na minha montada optei por montar ,na frente, um pneu mais gordo,pois utilizo uma forqueta rigida e necessitava de algo que me desse mais segurança e confiança, logo a minha escolha foi o Continental Vertical 2.30 .Atrás optei pelo IRC MythosII xc 1.95 ,pois não necessito tanto de largura mas sim de tracção e este desempenha bem a sua função.

Cumprimentos e larguras.
 

Tchivalo

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Eu uso um Schwalbe Fat Albert 2.25 á frente e um innova 1.95 atrás, que vai ser substítuido por um Schwalbe Litle Albert 2.0.
 
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