Boas
Á medida que vamos ganhando km's e experiencia, começamos a reparar em cada vez mais diferenças entre as caracteristicas de uma bike normal e de uma SS.
Para alem da questao do volume dos pneus, algo derivado da utilizaçao de forquetas rigidas, outro facto tem-me levantado curiosidade: o piso do pneu. Ora, como utilizadores de bikes com mudanças (ja nao me lembro o que é isso...) estamos habituados a escolher pneus rolantes. Mas sera que numa SS a logica se mantem? O que acontece numa SS é que em plano, onde rolamos de facto, nunca conseguimos atingir velocidades tao altas como com mudanças. Assim, nunca nos vamos sentir tao limitados pelo perfil mais agressivo de um pneu, alem de que isso pode reduzir a sensaçao de ir com uma relaçao demasiado curta. Numa situaçao de subida ingreme temos tambem de considerar que uma falha de tracçao numa SS é muito mais catastrofica do que numa "gearie", ja que perdemos energia preciosa, e se torna muito mais dificil recuperar a pedalada e a tracçao. Logo aqui tambem vejo vantagens na utilizaçao de um pneus mais agressivo do que a tipica borracha de XC. Vejamos entao a ultima situaçao generica, a de uma descida. Como sabemos, numa SS nao temos aquelas relaçoes longas, que nos permitem recuperar velocidade apos uma curva, sendo que numa single a tecnica mais usada é a de travar o menos possivel, obrigando a curvar a maior velocidade tambem. Como vemos aqui uma maior tracçao tambem é muito bem vinda.
Conclusao: penso que depois de analisarmos este problema, podemos, na minha opiniao, considerar que um pneu de rasto mais agressivo se encaixa melhor numa SS do que o tipico pneu de XC ou maratonas. Tendo sido durante muito tempo utilizador de uns bons Phyton, decidi esta semana montar uns Hutchinson Spider na minha montada. Estou ansioso por por à prova a minha teoria, algo que tera de esperar pelo fim de semana.
Comentem, vamos tentar reanimar este nosso canto do Forum!!
:wink:
Á medida que vamos ganhando km's e experiencia, começamos a reparar em cada vez mais diferenças entre as caracteristicas de uma bike normal e de uma SS.
Para alem da questao do volume dos pneus, algo derivado da utilizaçao de forquetas rigidas, outro facto tem-me levantado curiosidade: o piso do pneu. Ora, como utilizadores de bikes com mudanças (ja nao me lembro o que é isso...) estamos habituados a escolher pneus rolantes. Mas sera que numa SS a logica se mantem? O que acontece numa SS é que em plano, onde rolamos de facto, nunca conseguimos atingir velocidades tao altas como com mudanças. Assim, nunca nos vamos sentir tao limitados pelo perfil mais agressivo de um pneu, alem de que isso pode reduzir a sensaçao de ir com uma relaçao demasiado curta. Numa situaçao de subida ingreme temos tambem de considerar que uma falha de tracçao numa SS é muito mais catastrofica do que numa "gearie", ja que perdemos energia preciosa, e se torna muito mais dificil recuperar a pedalada e a tracçao. Logo aqui tambem vejo vantagens na utilizaçao de um pneus mais agressivo do que a tipica borracha de XC. Vejamos entao a ultima situaçao generica, a de uma descida. Como sabemos, numa SS nao temos aquelas relaçoes longas, que nos permitem recuperar velocidade apos uma curva, sendo que numa single a tecnica mais usada é a de travar o menos possivel, obrigando a curvar a maior velocidade tambem. Como vemos aqui uma maior tracçao tambem é muito bem vinda.
Conclusao: penso que depois de analisarmos este problema, podemos, na minha opiniao, considerar que um pneu de rasto mais agressivo se encaixa melhor numa SS do que o tipico pneu de XC ou maratonas. Tendo sido durante muito tempo utilizador de uns bons Phyton, decidi esta semana montar uns Hutchinson Spider na minha montada. Estou ansioso por por à prova a minha teoria, algo que tera de esperar pelo fim de semana.
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