eoX240 - 3ª Ultratravessia - V.V. Ficalho > Zambujeira do Mar - 15 Junho 2013

Trilhos Vivos

Administrator
eoxm.jpg


Há uma linha que sep.... Une: Este a oeste! Vem percorrê-la!

Introdução

Uma ultratravessia Este > Oeste, sensivelmente 240Km para ligar Vila Verde de Ficalho, junto à fronteira com Espanha, à Zambujeira do Mar, onde o oceano Atlântico delimita o nosso país.
Pelo meio um imenso Alentejo para conhecer e superar.

Esta prova estreada em 2011, aumentou novamente a fasquia da extensão máxima percorrida num dia em BTT.
Com uma partida às 6h00, e a data próxima do solstício de verão, garantimos que a quantidade de horas solares anda perto do máximo que existe, ainda assim a dureza da prova, quer pela extensão, quer pela diversidade do terreno leva alguns dos participantes a concluí-la já em período nocturno e próximo do limite de 18h regulamentadas.

É a 2ª prova da nossa série de Ultras, mas também é aquela que mais rapidamente tem vindo a conquistar todos os que a têm feito!
A mística do formato travessia, a diversidade de paisagens e terrenos que percorridos, o cruzar o país na horizontal, combinam-se entre si e são os ingredientes perfeitos para um dia de pedaladas épicas e de memórias inesquecíveis.

poster-eoX240.png


Nas duas últimas edições percebemos que muitos são os interessados em fazer esta prova que se vêem impossibilitados de a realizar justamente por causa das dificuldades logísticas que o formato linear acarreta.
Assim, e apesar de estarmos a mais de 6 meses da data de realização da prova, lançamos este tópico para que sirva de debate e troca de ideias para opções que facilitam a logística e reúnam um consenso maioritário.

O website da prova será renovado até ao final do mês, sendo disponibilizada nessa nova versão as informações referentes à 3ª edição da prova. Para já podem consultar o histórico informações das edições anteriores.

Resumo de Informação

Data da eoX240: 15 Junho 2013

Inscrições: 10 de Fevereiro 2013 a 31 de Maio 2013
Métodos de inscrição: Através do website http://www.eox240.com

Valor das inscrições: 70€ ( IVA Incluído à taxa legal em vigor)

Contactos:

931 814 100 - Luís Silva
info@trilhosvivos.com

Extensão: ~ 240km
Desnível acumulado: ~3700m de desnível acumulado

Local de Secretariado: (a designar)
Local de Concentração/Partida: Jardim 25 de Abril ( Vila Verde de Ficalho )
 

thenunopereira

New Member
Logistica Eox240

Eu sou do Porto e procuro participantes da zona norte ou centro do País para poder combinar logistica para fazer esta prova. Se formos um grupo podemos até alugar monovolume para fazer a viagem... ou outras sugestões!
 

tojo22

New Member
Eu tbem sou de Gaia e este ano escolhemos essa prova para fazermos. Claro k um dos problema assenta na logística no fim prova. Ainda n sabemos ktos vamos mas concerteza pessoal do Porto vamos falando
 

tojo22

New Member
eu já fui a serpa à 2 anos por isso só vou ao EOX este ano, vamos falando, eu devo abrir um post no facebook a convidar alguns amigos k andam comigo. se tiveres deixa aqui k eu procuro e adiciono-te ao grupo...
 

Trilhos Vivos

Administrator
Para acertarem os pormenores, recomendamos vivamente que troquem mensagens privadas ou e-mails :wink:

Conforme avançámos anteriormente, o principal objectivo deste tópico é a troca de ideias com quem está interessado em fazer a prova para que consigamos ultrapassar as barreiras logísticas que o formato linear da prova levanta.

Problema: Deslocações do ponto de chegada para o ponto de partida.

Nos últimos anos a maioria dos participantes tem conseguido salvaguardar o acompanhamento de amigos ou familiares em carros de apoio, e resolvem assim as deslocações do ponto de partida para o ponto de chegada.
Continuamos a considerar que esta é a opção mais flexível e mais segura, em caso de algum contra-tempo que obrigue à desistência da prova não ficam condicionados a nada e têm o bónus de uma logística personalizada onde podem ter tudo o que precisam no momento em que chegam aos pontos de assistência.

Todavia, nem todos conseguem garantir esta logística, e por isso temos vindo a explorar as soluções possíveis para esta questão.

À partida, aquela que nos parece mais consensual, é o parqueamento dos carros no ponto de chegada, na 6ª-feira, 14 de Junho, e daí embarcarem num transporte colectivo com destino a Vila Verde de Ficalho.
Esta opção implica algumas limitações:
- Torna-se imperativo que estejam no dia 14 na Zambujeira do Mar o mais tardar por volta das 16h para que possam partir às 17h, pois pela frente terão uma viagem de 2h30m sensivelmente.
- As bicicletas terão de ser parcialmente desmontadas e colocadas em caixas* por forma a serem transportadas nos compartimentos de carga/bagagem do autocarro. (Considerámos a hipótese de transportar as bicicletas não embaladas e num veículo à parte, mas o risco de dano é maior e acarreta custos adicionais)
- Terão de ser escrupulosos na preparação da vossa própria logística pois a quantidade de bagagem que podem levar para Vila Verde de Ficalho terá que ser limitada de modo a ser possível o transporte da bagagem de todos. Aproveitamos para recordar que o que vão precisar apenas na Zambujeira do Mar (muda de roupa, material para o duche, etc.) deve ficar no vosso carro lá.


* Estamos a trabalhar no sentido de garantir um parceiro que nos salvaguarde caixas de cartão para o transporte das bicicletas, todavia isto não está garantido e devem falar com a vossa loja habitual afim de apurarem se vos conseguem salvaguardar nesta questão.
Expectamos ter em Vila Verde de Ficalho apoio mecânico para que ao montarem as bicicletas de novo tudo fique em condições e caso surja algum imprevisto, o mesmo seja solucionado e não vos impossibilite de participar.


Porque não somos alheios à realidade dos dias que vivemos e porque a oferta de alojamento em Vila Verde de Ficalho é extremamente limitada, estamos também a trabalhar numa opção de pernoita de 14 para 15 de Junho em V. V. Ficalho que seja económica (campismo).
Estará também salvaguardado o parque de bicicletas para que na madrugada de sábado tenham a bicicleta por perto e pronta para a longa jornada que vão encontrar pela frente.

Estamos também a equacionar um jantar de grupo na 6ª-feira para os participantes, com uma ementa pré-definida e um pequeno almoço na madrugada de sábado.

Das diversas opções logísticas que estudámos, esta parece ser a mais adequada, mas antes de falarmos aqui das outras opções que considerámos, gostaríamos de obter as vossas opiniões ao que foi exposto e apresentado.
 

thenunopereira

New Member
Olá,

Deixar ficar ocarro na Zambujeira e transporte coletivo para Ficalho era top, eu alinho!
Penso conseguir um caixote no meu "local dealer".
Contem comigo!
 

tojo22

New Member
O pequeno almoço na manha da prova seria interessante, bem como um parque controlado pela organização era ideal. N sei se existe algum local amplo onde kem viesse de longe poderiam acampar em tendas particulares de forma a reduzir custos. Penso k a hora máxima para vir de regresso a partida para quem vem de longe é um pouco cedo e limitativa
 

Trilhos Vivos

Administrator
tojo22 junto à partida existe um jardim público onde de forma "não oficial" muitos dos participantes têm pernoitado nas edições anteriores.
Apesar do campismo selvagem não ser autorizado, o pessoal da GNR não têm implicado :wink: Todavia gostaríamos de oficializar esta situação e usufruir do espaço em plano, além de conseguir a colocação de casas de banho amovíveis (ao género das que são colocadas nas sobras e nos festivais), infelizmente o sentido prático perde-se muitas vezes nas burocracias e complicações.


O horário de partida da Zambujeira do Mar para V. V. de Ficalho é seguramente aquilo que vai causar maior discórdia na opção que apresentámos, mas repare-se:

- A viagem Zambujeira do Mar > V.V. de Ficalho demora 2h30m (possivelmente 2h45m e sugerimos que a aproveitem para descansar), a partir às 17h dá uma chegada às 19:30/45
- Credenciação, carregamento dos tracks gps briefing
- Montagem de tendas
- Montagem/preparação das bicicletas
- Jantar

Com estas tarefas, seguramente não será difícil que ninguém esteja a descansar antes das 22h30
A partida faz-se às 6h00 do dia seguinte, e antes de partirem terão que tratar da logística (arrumar tendas, bagagem), higiene e pequeno almoço.

Assumindo que para o fazerem com calma e sem pressas comprometedoras, que acordam às 4h45min, dá 6h15min de potencial descanso, para quem vai enfrentar 240Km de BTT!!

Será que o horário que estamos a avançar ainda é assim exagerado ou dá assim tanta folga??! :wink:

Para quem vem de longe como é o vosso caso, terão forçosamente que ter toda a 6ª-feira disponível para fazer a viagem para baixo tranquilamente.
Mesmo quem vive mais para sul (Santarém/Lisboa) tem optado por tirar meio dia para a viagem para poder chegar relativamente cedo.
 

PowerMAx

New Member
Também vou estar presente na ultra series, e estou a ver a melhor forma de tratar da logistica no eoX240 por ser partida e chegada em locais distintos, a questão do acampamento de 6ª feira para Sábado é interessante e a questão do pequeno almoço também.
Já agora levanto uma questão podemos receber apoio logistico nos pontos de abastecimento por parte de familiares e amigos??
 

Trilhos Vivos

Administrator
PowerMax sim, podem receber assistência de acompanhantes nos mesmos locais das ZAs.

Entretanto já avançamos com alguns contactos e pedidos de orçamento para empresas de transportes, e estabelecemos um mínimo de 25 pessoas para viabilizar o transporte colectivo Zambujeira > Ficalho, caso contrário ficará muito dispendiosos por pessoa.

Naturalmente o valor é regressivo, e quantas mais pessoas forem (até à lotação de 50 / 55 passageiros do autocarro) mais baixo fica o valor do transporte.

O site da prova está a ser renovado e colocaremos lá estas informações, juntamente com um formulário de pré-registo para esta questão da logística.
 

0MSA0

New Member
Caros,

Se tudo correr bem este ano lá estarei novamente no EOX240, é algo inesquecível....e altamente recomendável.

Como sugestão deixo aqui algumas dicas de transporte e estadia.

Transporte

O ano passado fui na Rede Expressos que termina mesmo em Ficalho o autocarro e muito confortável e de Setúbal paguei cerca de 14€ (a Bike tem que ir dentro de uma caixa ou mala, só não pode ir a vista)

Estadia

Falei para a Junta de Freguesia que me deu alguns contactos de quartos para alugar, aluguei um quarto á Srª Catarina do Café Alves, com casa de banho por 20€, este ano vou lá ficar na mesma, a senhora arranja-nos um quarto com 3 camas ainda tem alguns disponíveis Tel : 284575258.

Em Ficalho há restaurantes e cafés é fácil pedir alguma coisa que comer as pessoas são naturalmente simpáticas, no entanto era muito bom um jantar organizado e em especial o pequeno almoço porque aquela hora não há mesmo nada, levar alguma coisa não da jeito nenhum e começar a comer “empacotados” logo de manhã é também duro.....
 

PowerMAx

New Member
Bom dia,

Estamos precisamente a 1 mês do eoX240 , já verifiquei que existe informação/horários do serviço de transfer de Zambujeira do Mar para Vila Verde de Fincalho.
Levanto aqui uma questão para a qual não vi informação no site, é necessário reservar lugar para o serviço de transfer e de que forma e qual o custo associado?

Obrigado,

Vasco Carvalhal
 

Luis Gil

New Member
Boa tarde Luis

Por favor informa mais detalhes sobre o transfer Zambujeira / Vila Nova porque a malta precisa-se organizar, este ano nao está facil arranjar alguem para dar assistencia logo não temos como dps ir buscar os carros por isso teremos que contar com o vosso apoio
Informa tambem quando vais enviar os detalhes das ZA, distancias etc.., confirma para que ZA's voces podem levar o nosso saco...

Praticamente a 2 semanas e meia ... vamos a isso...

Abraço
Luis
 

Luis Gil

New Member
Só mais uma coisa... sabes se existe algum restaurante em Vila Nova ?
è que o pessoal se for no transfer dps vai comer onde ?
 
Top