Eliminar uma das molas da suspensão. É seguro?

Joseelias

Well-Known Member
Olá a todos!

Esta é a minha primeira mensagem neste fórum e queria desde já agradecer a todos a ajuda que me puderem dar. E desculpem a mensagem longa. :)

Gostaria de saber se poderei eliminar uma das molas que vêm na suspensão da bicicleta da minha mulher.

Para enquadrar melhor esta questão, que pode parecer um pouco radical :), tenho que dizer que a suspensão é uma Suntour XCM e que esta possui uma mola e um elastomero na perna direita, e uma mola na perna esquerda.

O problema é que é bastante rija, mesmo com a pré-compressão no mínimo. A minha mulher pesa cerca de 52kg e quando se senta na bicicleta a suspensão não comprime nada. Isto é, o Sag (ou curso negativo) que deveria de ser cerca de 2cm, pois a suspensão tem 10cm de curso, é inexistente.

Para mais tenho observado o comportamento da suspensão e acho que mal a vejo mexer mesmo em BTT, e tirando uma mocada mais forte que ela mandou e que deve ter comprimido a suspensão em 6cm no máximo, as marcas que o pó deixa nas pernas são sempre na casa dos 2 a 4 centímetros medidos a "olhómetro"... Ela de facto queixa-se que fica com os braços um pouco dormentes mesmo quando andamos só em estrada. E mesmo descontando ela estar a iniciar a modalidade parece-me resultado de uma fraca absorção das vibrações. Sinceramente, a suspensão parece-me pouco mais eficiente que uma forqueta rígida na absorção de pequenos impactos e vibrações.

Aliás, mesmo eu que peso 83kg tenho que forçar um pouquinho para ela comprimir e o Sag que consigo ao sentar-me parado é de cerca de 1cm ou menos.

Entretanto experimentei tirar a mola da perna esquerda e deixar a mola e o elastomero na outra perna. Coloquei a pré-compressão no máximo e quando me sentei consegui um Sag de cerca de 2cm sem problemas. Pressionado a suspensão com todo o peso que consegui uma compressão máxima de 6,5cm. E a sensibilidade às pequenas pressões melhorou muitíssimo.

Considerando a reacção da suspensão no parágrafo anterior em que usei os meus 83kg mesmo que em parado, será que se eliminar uma das molas, deixando apenas a mola e o elastomero numa das pernas para evitar o "Bottom out" a minha mulher poderá andar em segurança considerando que pesa apenas 52kg e o andamento dela não é radical?

Será que ter apenas uma mola num das pernas pode de alguma forma comprometer a estrutura/segurança da suspensão e da minha mulher?

É que a minha própria suspensão (Rock Shox Jett Race/SL) tem apenas uma mola numa das pernas e o hidráulico na outra e em termos de diâmetro das pernas e coroa é bem mais fina que a da minha mulher.

Agradecia imenso se me pudessem ajudar, em particular alguém que saiba de mecânica.

Infelizmente é-nos impossível comprar uma suspensão mais evoluída e mesmo a compra de molas mais moles é-nos difícil tanto economicamente como de encontrar.

Cptos!
José Elias
 

fabio viana

Well-Known Member
boas, eu tenho a minha suspensão a funcionar tambem so com uma mola quase a 1 ano e sinto so algumas vezes a suspensão a bater no fundo.
por mim podes andar assim com a suspensão que não tem risco nenhum
 

Joseelias

Well-Known Member
Olá Fábio! Obrigado pela tua resposta.

A tua suspensão já vinha só com uma mola ou retiraste a segunda? Se retiraste foi com base em alguma informação que te chegou, ou foi naquela de ver quantos quilómetros conseguias andar até rachares a cabeça? :D
 

Lanwolve

New Member
A meu ver não existe problema nenhum em tirar uma mola. A única coisa que poderia acontecer é a suspensão bater no fundo numa pancada mais forte. Se o utilizador pesa 52 kgs e anda maioritariamente em alcatrão não deve ter esse problema, até porque segundo o teu relato, com o teu peso fica com o SAG correcto.
 

oliana

Active Member
Eu aconselho apenas que mantenham num dos lados, a borracha comprida que está no interior de uma das molas, no caso das suntour mais antigas. Vai evitar que ao bater no fundo, seja uma batida seca. A borracha evita isso.
 

Joseelias

Well-Known Member
"A meu ver não existe problema nenhum em tirar uma mola. A única coisa que poderia acontecer é a suspensão bater no fundo numa pancada mais forte. Se o utilizador pesa 52 kgs e anda maioritariamente em alcatrão não deve ter esse problema, até porque segundo o teu relato, com o teu peso fica com o SAG correcto."

Obrigado pela resposta. Pessoalmente também me parece que não há problema, mas a minha mulher está um bocado receosa. O elastomero que está no interior da mola acho que previne o bater no fundo da suspensão especialmente com o peso dela.
 

Joseelias

Well-Known Member
"boas, oliana qual e o tamanho dessa borracha, e porque eu queria meter na minha?" -fabio viana

No caso da Suntour XCM 100mm, o elastomero tem +-20cm (pelo que me recordo) e está colocado no interior da mola pelo que deve de ter um diâmetro de cerca de 1cm.

É de cor preta o que poderá significar a sua dureza já que muitas vezes é a cor dos elastomeros que o assinala. Mas há formas de se jogar com a acção e a dureza dos elastomeros seja juntando elastomeros de diferentes densidades (muito comum nas Rock Shox de meados dos anos 90) ou cortando ou acrescentando comprimento.
 

Joseelias

Well-Known Member
"Eu aconselho apenas que mantenham num dos lados, a borracha comprida que está no interior de uma das molas, no caso das suntour mais antigas. Vai evitar que ao bater no fundo, seja uma batida seca. A borracha evita isso." - oliana

Também penso o mesmo. A minha dúvida é se o facto de ter apenas elementos de suspensão/apoio numa das pernas não poderá criar torções e desequilíbrios já que há resistência num dos lados e o outro vai oco.

Sei que há (e havia) muitas suspensões que funcionam assim, mas fazendo de advogado do diabo, não teriam elas alguma estrutura diferente para compensar isso? Está é a minha única verdadeira dúvida.
 
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