Update à máquina!
Bicicleta incrível. A caminho dos 3000kms, semanas com quase 200km em voltas e voltinhas.
Recentemente decidimos levar as bicicletas ao limite, para ter uma noção do que a bateria aguenta. Ao registo que tenho no primeiro
post adicionamos mais de 50kms. Um engano aqui, outro ali, menos de 1h de luz a 25kms de casa.. não conseguimos cumprir o plano (faz parte) e acabamos por voltar por estrada. Mas a bateria foi a zeros ao final de aproximadamente 76kms com cerca 2 mil de acumulado (modo TOUR até aos 1400 de acumulado, e depois uma maior gestão em ECO no resto do percurso). Nada mau.
A outra máquina é uma
Orbea H30, com motor Shimano 60nm (permite criar perfis limitando o torque máximo em cada modo) e bateria de 540w. Tb acabou com 1% de autonomia. A H30 é, a meu ver, o conceito certa para as bicicletas elétricas. Menor torque, menos bateria, mas 21kg
vs os 25kg aproximados da Cannondale. Bicicletas distintas, mas onde tem passado uma tem passado a outra.
Ainda destaco o convívio
Transestrela 2022 promovido pelo
Estrela E-Bike Center, num ambiente fantástico, vistas sempre surpreendentes, trilhos bem desafiantes e, claro, comida/bebida do melhor. Aquele escape de tudo, menos da bicicleta, é aqui.
Em termos de
upgrades, levou pastilhas atrás e mais recentemente à frente. Os travões são brutais, superiores a tudo o que já tive (Formula The One, Shimano BR M615, Avid Juicy/DB). A Magura oferece
4 pastilhas diferentes. De fábrica vieram as Comfort, que sempre achei brilhantes. Não as encontrei em stock, acabei por ir para as Perfomance. Atrás, a travagem ficou claramente (ainda) melhor, logo após as primeiras travagens. Na frente, ainda não estou convencido.
O pneu atrás, Minion DHR II, levou um corte exterior. Apesar do tubeless ter funcionado, não perder ar, decidi não arriscar (não arriscar mais, porque fiz um porradona de kms antes de me aperceber disto) e colocar um pneu novo. Optei por um Maxxis Agressor 2.5 WT Double Down (peso confirmado de 1,337Kg vs menos de 1kg do Minion DHR II, EXO+). É incrível o
grip bruto que o Minion oferece, mas, sinceramente, penso que saí a ganhar. Até ver, muito satisfeito com a troca.
De resto, apenas os habituais
checks aos parafusos e raios. Ligar o E-MTB e dar ao pedal.
Bom feriado, malta.