E lá vou eu de Lisboa a Santiago em autonomia

Alguma coisa de muinto mal se passa por aqui,não se compreende que o autor de um tópico que tem um elevado numero de visitas,e de comentários,tenha tomado esta atitude.Quando o topico em causatransmite cultura e saber,que até serve de preparação para outros utilisadores,no meio de outros topicos,que não tem utilidade para o coelhinho da páscoa quanto mais para o pai natal,este é uma fonte de informação,em que não hã falsos heroismos,nem tão pouco vaidade.Nota-se um cuidado nos relatos para que a informação,sirva para outros utilisadores.
Tambem noto a falta,de um sitio onde possa estar reunida a informação dos caminhos de santiago.pois cada vez essa informação serve para os milhares de pessoas que começão a optar pelas longas viagens.
se nos privam de uma pessoa que respeitamos e admiramos sem se quer a conhecer,(e isso poucos conseguem),que sentido tem este forum.Sr.moderadores deixem-se de tretas,e comecem a ser tolerantes,pois sem a atenção de quem está do lado de cá,este forum não tem sentido nenhum,e se o vosso forum tem suceso ,muinto nos devem a nós que ao longo do tempo vos vamos acompanhando.
quanto ao Miguel Sampaio não deixe de viver o btt com a sabedoria de quem sabe para onde vai,e como lá pretende chegar.pois se não o conseguirmos acompanhar por cá,outros sitios e formasexistiram.
no dia em que passou em Esposende eu também andava nos caminhos de santiago numa ss,com otempo que é preciso para ver os caminhos,mas oMiranda,o João Maria e o sr.rocha acompanharam-lho muinto bem.
um grande abraço
 
Last edited:

katitaContessa

New Member
Eu ainda estou chocada com a situação.

O Miguel é um SENHOR no BTT, para quem o conhece pessoalmente como eu, sabe ao que me estou a referir.

Este ano vou fazer os Caminhos de Santiago com um grupo de Castelo Branco, e o Miguel tem sido e vai continuar a ser uma peça fundamental para nos ajudar. E concordo com as restantes opiniões, pela quantidade de informação, deveria existir um tópico para informações e outro para as crónicas, isto é meramente sugestivo.

Todas as nossas atitudes devem ser reflectidas, seja para o bem como para o mal.
 

cagaréu

New Member
Miguel!!
precisamos de saber quem foi o responsavel pela tua decisão, não me digas que os moderadores já estão como o Socrates :)
 

jmoniz

New Member
Confraria

Este vai ser o meu ultimo post aqui no forum BTT.
Depois de ter recebido umas considerações do moderador deste forum do qual não gostei ponho um ponto final nas minhas intervenções.
Espero ter ajudado todos aqueles que vão fazer as suas peregrinações e bem hajam.
Até sempre

Miguel Sampaio

Conheço pessoalmente o Miguel K2 Sampaio, e à muitos anos, individuo pacifico, cortez, resumindo, boa praça.
Não merecia este tipo de tratamento, por alguém que largou as rodinhas á meia dúzia de dias.
A moderação devia estar atenta a este caso.

JMoniz
 

CP

New Member
Confraria
Este vai ser o meu ultimo post aqui no forum BTT.
Depois de ter recebido umas considerações do moderador deste forum do qual não gostei ponho um ponto final nas minhas intervenções.
Espero ter ajudado todos aqueles que vão fazer as suas peregrinações e bem hajam.
Até sempre
Miguel Sampaio

Amigo, lamento imenso a tua decisão.
Agora que eu me começava a entusiasmar com a ideia.
Grande abraço e obrigado,
CP
 

*sun*

New Member
Não me tinha apercebido do desfecho desta historia.
Conheci o Miguel no PedalaDelas do Entroncamento, o Miguel e a Sua El Comandante. Ficou de imediato uma grande admiração pelos dois.
Apenas posso dizer que vou sentir a sua falta...
Beta
 

miguelm3

New Member
Confraria

Este vai ser o meu ultimo post aqui no forum BTT.
Depois de ter recebido umas considerações do moderador deste forum do qual não gostei ponho um ponto final nas minhas intervenções.
Espero ter ajudado todos aqueles que vão fazer as suas peregrinações e bem hajam.
Até sempre

Miguel Sampaio
boas
eu nao conheço o miguel k2 nem nunca tive qualquer dialgo com este senhor mas sempre gostei de ler as suas cronicas, pois aprendo sempre algo com elas
mas agora com a sua ausencia aqui no forum sinto que isto vai ficar mais pobre, nao desconsiderando nada nem ninguem
caro M.k2 espero poder continuar a ler as suas cronicas nem que seja num site chines ;)
pois acredito que nao é por nao escrever mais aqui no forum que va deixar de pedalar
 
Last edited:

proque

Member
Muito estranha toda esta situação.

Ora, conhecendo eu o Miguel há uns anos e sabendo que, sendo mais baixo que eu, a sua estatura intelectual e moral é a de um gigante, parece-me, salvo melhor opinião, que existirão alguns "pigmeus fundamentalistas" a meterem a pata na poça...

É pena pois assim este forum empobrece e de que maneira.

Qualquer dia ficamos limitados, por aqui, limitados aos relatos de maratona, plenos de erros ortográficos e em que o aspecto mais cultural que se releva é o calibre das sandes de carne assada...
 

jcrodrigues

New Member
Viva,
Alguém sabe dizer-nos o que se passou?
O que ofendeu o nosso estimado Amigo K2?
Seja lá o que tivesse sido, tenho a certeza de ele não ser merecedor de tal tratamento.
Muitos de nós que por aqui passamos, uns mais activos que outros é certo, temos no Miguel um exemplo de camaradagem e de boa disposição.
O Miguel tem sido uma referência para muitos de nós que o acompanhamos, quer no mundo real, quer neste virtual. Tem sido sempre um Amigo pronto a ajudar os outros sem qualquer interesse pessoal. Eu próprio testemunhei isto que vos digo várias vezes e ao vivo.

Miguel,
Esperamos que a situação possa ser reversível e possamos continuar a contar com os teus relatos e a tua característica boa disposição, pois caso contrário este forum ficará a perder...

Volta Miguel!
Perdoa-lhes pois eles não sabem o que dizem..................!
 
Last edited:

zebroclinas

New Member
Primeiro uma declaração de interesse: 1º Tornei-me amigo do Miguel K2, no final da minha ultima peregrinação (Via da La Plata, em Agosto de 2009) 2º Normalmente para poder tomar uma decisão ou julgamento de valores, preciso de ter um termo de comparação, porque em minha opinião o raciocinio não é mais do que um exercicio de comparação e para isso preciso de ouvir o contraditório. 3º E o mais importante é que ainda ninguem do fórum veio a terreiro esclarecer os utilizadores sobre o que realmente se passou para que o K2 tivesse tomado tal decisão, portanto tal como diz o povo (quem cala consente) tudo me leva a crer, que ouve quem realmente se tivesse (equivocado) e não tivesse a hombridade de engolir o orgulho, por forma a retratar-se e a fazer com que o bom nome do forum permanecesse intacto e o Miguel voltasse atrás com a sua decisão.
100_289

Se calhar foi por o miguel não ter dividido o" Keijo por tres" e comer depressa demais que se zangaram com ele, e arranjaram maneira de mexer com os valores morais e éticos de um Homem que tem partilhado muitos dos seus conhecimentos não só técnicos como teológicos e morais em prol dos amantes do desporto ou entretenimento que todos nós gostamos de praticar.
Por isso, e só por isso tenho de demonstrar aqui a minha total solidariedade para com o K2 e dizer que é minha intenção deixar de colaborar aqui no forum, caso não haja uma explicação factual para que se possa compreender o que realmente se passa, porque é de todo o interesse que esclarecer quem faz o forum, que são os utilizadores.

Vai daqui um abraço a todos sem excepção com o desejo de muita saudinha da boa!
 

cagaréu

New Member
tudo me leva a crer, que ouve quem realmente se tivesse (equivocado) e não tivesse a hombridade de engolir o orgulho, por forma a retratar-se

eu penso que foi um tal "Super" e se realmente foi esse para alem do orgulho tem de "engolir" tambem a arrogância e a prepotência, e sei do que estou a falar e ele tambem sabe :mrgreen:
 

RPires

Member
...porque é de todo o interesse que esclarecer quem faz o forum, que são os utilizadores.

Os utilizadores dão-lhe dimensão, no entanto a "linha de rumo" é definida por quem administra e é esta que confere ou não transparência e qualidade a este espaço...


RPires
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Não é meu apanágio fomentar mexeriquices, inclusive na resposta que aqui deixo, que espero que de alguma forma sirva de esclarecimento aos mais curiosos, não deixando assim espaços para suposições, teorias da conspiração nem boatos.
"Conheço" o Miguel destas lides virtuais há uns anos, dos tempos da mailing list da v@, na altura tive uma pequena crispação com ele, num episódio que hoje recordo sempre com um riso, de tão caricata que foi a situação. Confesso que no momento levei a coisa um pouco a peito, e seguramente não terei tido a melhor reacção (como nunca tenho quando levo algumas coisas a peito).

Não estando apto a descrever-vos de forma exaustiva o que aconteceu entre o Miguel e um membro da moderação, o que posso dizer é que este espaço se rege por regras, e aparte dos níveis intelectuais de cada um, porque aquilo que nos traz aqui é a paixão pelas bikes, há que entender essas regras e segui-las, mesmo quando estas possam não ser do nosso agrado, a vida em sociedade assim o exige e o fórum não é assim tão diferente do mundo lá fora.

O resto tem que ver com eloquência, ou a falta dela e poder de encaixe. Há dias e dias, e a função de moderação é bastante desgastante e exigente para podermos andar bem dispostos e simpáticos todos os dias. Ninguém faltou ao respeito a ninguém.

Houvesse uma maior tolerância (talvez de parte a parte), e isto teria sido um caso igual a tantos outros que se passam aqui no fórum: regras infringidas, chamadas de atenção.
Não se justifica que o Miguel se tenha sentido tão melindrado ao ponto de ter a reacção que teve.

Aos comentários que se generalizaram no tópico, claramente a pender para um lado da balança, tenho a dizer que há sempre várias perspectivas da mesma história, e como já me ensinaram aqui no fórum "Assumptions are the mother of all fuck ups".
Ninguém da moderação tira prazer em fazer o papel de mau da fita, ou a ocupar o seu tempo a fazer chamadas de atenção aos utilizadores.

De resto hombridade e humildade são requisitos que as pessoas que ao longo dos tempos tenho convidado a integrar a equipa devem ter. Estamos sempre a aprender, seja a nossa estatura intelectual/cultural do tamanho das torres megalómanas do dubai ou de um anão, houvesse a tal hombridade e humildade, e haveria disponibilidade para entender que foi um mal entendido, e que o que aqui se adquire (conhecimentos, amigos, etc) vale bem respirar fundo, contar até 100 e por algumas coisas para trás das costas.

Por último mas não menos importante:

...porque é de todo o interesse que esclarecer quem faz o forum, que são os utilizadores.

Algo em que acredito desde que fundei este espaço em 2004, o fórum, é aquilo que os utilizadores fizerem dele.

Dito isto, e com tantos apelos de regresso, fica ao critério do Miguel, se deve ou não regressar ;)

Para ele deixo a private joke: Qual e a ementa?

Boas pedaladas a todos ;)
 

JMNS

New Member
Caro Ludos

"Não estando apto a descrever-vos de forma exaustiva o que aconteceu entre o Miguel e um membro da moderação".
Nem exaustiva nem resumida porque acho que todos continuam sem perceber o que se passou.
Talvez por isso os comentários pendem para um lado da balança.
De qualquer forma também não acho que seja necessário ser a moderação a dar pormenores sobre "o caso". O Miguel também o poderia (pode ainda se quiser) fazer.
Oxalá ele reconsidere, para que quem como eu gosta das suas intervenções, possa sair defraudado por uma situação pelos vistos ultrapassável.
 

Néz

New Member
Boas,
Pegando nas palavras do interveniente que me antecedeu, devo completar que: - Realmente continuamos sem saber, o porquê!!!
Mas há uma ilação (lição) que se deve retirar de todo este processo (…pelo que tenho ouvido/lido, já não é caso virgem…), é que para se ser Moderador de alguma coisa, e para se levar essa moderação a terreiro de uma forma LEGÍTIMA, tem que se ter um sentido de tolerância e análise, muito mais maturados do que o “simples” interveniente nos tópicos.
…E que as tomadas de atitude de determinado moderador podem ser interpretadas pela generalidade dos leitores de um fórum, como sendo a forma de pensar e agir desse espaço. Há portanto que cuidar bem as acções que se tomam e não julgar de forma extemporânea e leve.
Como é óbvio, há sempre comentários de cariz depreciativo ou que passam ao lado da cordialidade e bom senso (não é por certo, o caso) que nos fazem ter menos vontade de os ler. Mas aí surge o nosso livre arbítrio e a possibilidade que temos de as ler …ou não…
- Pergunta! – Não há a hipótese de um criador do tópico poder excluir as mensagens que considere inadequadas? – Se não, devia haver!
Em resumo: - A possível perda de um elemento como o Miguel, é, para este fórum, certamente muito mais lastimável, do que essas “regras” que possam ter sido quebradas… Quais regras? Onde é que estão legisladas? …foram extravasadas? Quando? Onde?
Não percebem que atrás do possível afastamento deste precioso elemento, irão outros “fazedores de tópicos”… e que é assim que se inicia a decadência de um “império”?
Não tirando o mérito (que também o tem) ao fórum, a situação privilegiada que ocupa no nosso parco mercado, é devida essencialmente ao facto de ter sido dos primeiros, e por isso ter tido o “boom” que todos constatamos. Não se esqueçam que quanto maior é a escada, maior será a queda…
Está na altura de Alguém se retratar de forma pública e tentar reparar este dano. Sob pena de se perder um grupo de leitores, e elementos esclarecidos no que ao separador “crónicas” diz respeito…
Além de que estas situações falam-se, conversam-se, e de uma forma bastante desagradável e crescente têm acontecido, muito frequentemente…
Atenciosamente,
João Galvão
 

jmoniz

New Member
Sem nenhum tipo de ironia, faço minhas as palavras do João Galvão, penso exactamente da mesma maneira.

JMoniz
 
Last edited by a moderator:

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
João, "deste lado" e com acesso a mais umas quantas ferramentas do que os utilizadores no geral, continuam a estar pessoas e não máquinas a seguir parâmetros pré-programados e directrizes. Pessoas que como qualquer outra sofrem influências de factores externos, que consequentemente influenciam a disposição com que são feitos os contactos.

Eu por exemplo evito vir aqui em dias que acordo com os pés de fora da cama, para não ter que ficar chateado ou responder torto quando alguém pergunta num tom questionável (defeito da escrita na internet, carece de interpretação pessoal), onde estão legisladas as regras...

Na minha intervenção anterior procurei ser suficientemente esclarecedor ao ponto de não andarem a a divagar e extrapolar em torno do assunto. A situação é tão simples quanto o acontecimento de um comportamento errado, acção de moderação, reiteração do comportamento errado, nova acção de moderação acompanhada de chamada de atenção.

Se o Miguel se sentiu melindrado, paciência. Foi alvo de um procedimento igual a muitas outras centenas de utilizadores cujas acções ocorreram em circunstâncias semelhantes. Aqui não há utilizadores de 1ª e 2ª. Ilegítimo seria avaliar personalidades e ser mais ou menos intolerante em função da sua capacidade intelectual (sim, esta ficou-me atravessada, quem me conhece sabe que repudio profundamente o snobismo de alguém se poder achar superior em função de graus académicos ou conhecimentos).

De resto meus caros, a minha convicção é que está aqui um conjunto de pessoas, com o dom da eloquência, a fazerem uso dessa mesma capacidade, para empolar um caso perfeitamente normal e corrente, uma tentativa de fazer uma tempestade num copo de água, para a qual não disponho de tempo.

Uma última nota para evidenciar que não há insubstituíveis, os cemitérios estão cheios deles, e esta mesma ideia aplica-se a este fórum. Não compreendo o porquê mas há a ideia generalizada de que nós (moderação) devemos ter cuidado para que o "império" não entre em "ruina e decadência", o que seria válido se isto fosse a profissão de alguém, ou pusesse o pão na mesa a a alguém, mas como não se aplica, confesso que não entendo mesmo o porquê de tanto alertarem para isso. Todos somos importantes, como disse atrás, todos nós fazemos do fórum aquilo que ele é. Se "fazedores de tópicos" desaparecem e outros vão atrás, ou se eu amanhã morro de acidente e desligam o servidor, são dois dos infinitos cenários possíveis para o fim deste sitio, o importante é o que se adquiriu nos entretantos, um dia de cada vez, e como diriam no Matrix: Tudo o que tem um principio, tem um fim.

Para mim, este é o fim desta discussão ;) O desfecho fica ao critério do Miguel, conforme já tinha dito anteriormente.

Um abraço, e um quêjo de Serpa :p

Boas pedaladas
 

jcrodrigues

New Member
Viva,
Concordo com o "néz" (João Galvão), por me rever em tudo o que ele disse e pensar da mesma forma. Obrigado por partilhar o "nosso" ponto de vista.

Aceito de bom grado a explicação do "Ludos", bastante lucida e clara, de quem mantém o servidor em funcionamento e que, na minha leitura, funciona como um acto de contrição.

Agora, da minha parte, espero que o nosso amigo Miguel reconsidere e possa voltar a fazer-nos companhia com os seus sempre humorados e bem dispostos posts.

Volta Miguel, fazes cá mais falta que o tal "super moderador", e, saber perdoar é uma grande virtude que enobrece quem foi ofendido!

Boas pedaladas
 

JorgeSantos

New Member
Apenas conheço o mencionado/visado de "vista", por isso estou à vontade para falar e opinar sobre o assunto.

Foi um "caso" como muitos outros que acontecem diariamente, houve uma "infracção" das regras, seguida de uma, duas, três...... chamadas de atenção por mensagem pessoal (e aqui acredito que o tom tenha sido sempre cordeal, pelo menos da parte da moderação), e houve uma não aceitação dessas mesmas chamadas de atenção. Simples e claro. Ninguém deste lado puniu ninguém, ninguém sepultou ninguém. Resumindo: Chamou-se a atenção, a mensagem foi recebida pelo visado, não concordou, tomou uma decisão. Temos pena.
No entanto deixo desde já o "convite" para que repense a sua decisão e volte. Felizmente o PEC ainda aqui não chegou e ainda não optamos pela regra da Função Pública (por cada 3 que saiam entra 1), bem pelo contrário! As estatísticas dizem-nos que por cada 1 que sai entram 3. ;)

Sobre o assunto nada mais tenho a dizer. Não posso deixar passar em claro são as afirmações de alguns pseudo-intelectuais que antevêem um fim trágico para este espaço baseados numa catapulta de acontecimentos que vão surgindo diariamente e que anseiam desesperadamente pelo final em apocalipse de forma a festejarem o seu fim.

O que interessa mesmo no meio destas palavras é para lembrar aos “últimos guerreiros que ainda se encontram no campo de batalha que em tempos planearam, sentiram, juraram, investiram, prometeram, amaram as suas princesas, - ainda estão a tempo de salvar o vosso reino. (Josant)



Por isso subscrevo as palavras abaixo:
Uma última nota para evidenciar que não há insubstituíveis, os cemitérios estão cheios deles, e esta mesma ideia aplica-se a este fórum. Não compreendo o porquê mas há a ideia generalizada de que nós (moderação) devemos ter cuidado para que o "império" não entre em "ruína e decadência", o que seria válido se isto fosse a profissão de alguém, ou pusesse o pão na mesa a a alguém, mas como não se aplica, confesso que não entendo mesmo o porquê de tanto alertarem para isso. Todos somos importantes, como disse atrás, todos nós fazemos do fórum aquilo que ele é. Se "fazedores de tópicos" desaparecem e outros vão atrás, ou se eu amanhã morro de acidente e desligam o servidor, são dois dos infinitos cenários possíveis para o fim deste sitio, o importante é o que se adquiriu nos entretantos, um dia de cada vez, e como diriam no Matrix: Tudo o que tem um principio, tem um fim.


Um abraço e um cálice de vinho do Porto ;)

Josant
 
Top