E lá vou eu de Lisboa a Santiago em autonomia

jmoniz

New Member
Esta crónica pode ilustrar um pouco os locais por onde passou o "nosso" Miguel, a partir de Viana do Castelo.

Vejam aqui:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,62875.0.html

Que inveja não estar contigo meu caro amigo.

JM

orb2 said:
"Onde está o Miguel?"

Ao longo do dia o percurso foi dos mais deslumbrantes e ricos na história de um verdadeiro peregrino.
Na passagem pela Quinta de Cabanas,Casa de Pedro Homem de Melo,um local integro e relevante.
Não é fácil descrever algo quando não estamos lá,deixo o melhor para o Miguel vos descrever,logo que lhe seja possível.
 

jcrodrigues

New Member
Sub-crónica "Uma etapa do Caminho com o Miguel".


Estou a passar uns dias de férias com a família em Valença, ora como o ilustre peregrino Miguel iria passar pela zona, na sua especial peregrinação a Santiago de Compostela pela “Via da Costa”, (especial por diversas razões que os caros leitores se aperceberão ao longo destes posts), decidi juntar-me a ele na etapa de 4ª-feira 26 de Agosto, oferecendo-lhe a minha companhia e hospitalidade.

Sabia que o Miguel tinha pernoitado em Esposende e iria passar por Viana do Castelo cerca de 2,5 horas depois de partir de Esposende. Considerando que costuma sair às 08:00, achei que a melhor hipótese seria fazer a etapa desde Viana do Castelo até Valença. Assim, apanhei o comboio com partida de Valença às 09:51 e chegada a Viana às 10:34.
Eram precisamente 10:37 já estava a ligar ao Miguel a saber por onde andava. Ele tinha acabado de atravessar o Lima pela ponte Eiffel e estava a tomar um pequeno-almoço de reforço no café que existe mesmo à saída da ponte quem vira à esquerda.

Em minutos alcancei-o e como estava acompanhado dum elemento da direcção da AAC-Viana - Associação dos Amigos do Caminho - delegação de Viana, ainda ali ficamos numa animada cavaqueira por mais de uma hora.

Subitamente à hora da partida apareceu um amigo aqui do fórum, o Oscarfilipegmbh, a desejar-lhe um bom caminho e a perspectivar novas aventuras em BTT.

O dia estava muito nublado, chuviscou um pouco enquanto estivemos parados em Viana, mas estava uma temperatura muito agradável para dar ao pedal. Seguimos as marcações das setas amarelas, que só aparecem depois da Sé Catedral, pois, ao que nos foi dito, a autarquia não autorizou a pintura na zona histórica!
Está em estudo a marcação oficial talvez recorrendo a placas ou azulejos e contam com o levantamento já efectuado pela AAC-Viana. Espera-se para breve a conclusão. Da nossa parte (peregrinos) esperamos que as várias associações e os municípios por onde passa esta via se "organizem", juntando esforços para a sua divulgação, pois todos sabemos que esse investimento trará com certeza dividendos do turismo para essas comunidades.

Prosseguimos o caminho, percorrendo os locais por onde este nos levou e rapidamente estávamos fora da cidade a passar por zonas rurais muito bonitas. Talvez por não ser tão conhecido, portanto menos percorrido, existem pequenos troços do caminho que necessitam de alguma atenção quanto a limpeza e corte das silvas (lá se foi uma camisola de Lycra que era novinha!!!).
A paisagem, vista do caminho, é espectacular com o oceano Atlântico e as leiras cultivadas à nossa esquerda e a montanha (Serra de Sta. Luzia) do lado direito, havendo locais que são muito panorâmicos.

Podeis ficar com uma melhor ideia abrindo o ficheiro em anexo no Google Earth.

Mais a norte em Caminha faz-se a transição do oceano para o rio Minho, passando este a fazer-nos companhia do lado esquerdo. Maravilha! Como é bonito o Minho...

Na passagem pelos diversos povoados encontramos inúmeros monumentos e casas senhoriais, que demonstram a importância histórica destes locais e explica a existência desta via, que foi percorrida inclusivamente pela realeza.
Curiosamente passamos até pelo quintal duma propriedade! Infelizmente não encontramos neste caminho outros peregrinos… espero que a situação se inverta no futuro.

Como é seu costume, o Miguel trazia o caminho muito bem estudado ao pormenor e fez questão de visitar todas as igrejas, capelas e monumentos alusivos a S. Tiago que fazem parte do roteiro desta via, o caminho da costa. Também talvez pela curiosidade e simpatia despertadas pela notícia desta peregrinação, recebeu durante toda a etapa inúmeras chamadas telefónicas de amigos que pretendiam saber novidades e desejar-lhe um bom caminho. Durante o percurso procurou sempre que possível carimbar a credencial (já vai na segunda, pois a primeira esgotou o espaço até Esposende!), tarefa que por vezes se manifestou complicada, pois havia entidades (algumas oficiais!), que não tinham carimbo e outras que até desconheciam o facto da existência da credencial do peregrino (mesmo com as setas pintadas mesmo em frente!).
Por tudo isto obrigou a que para se fazer os cerca de 65 km da etapa gastássemos cerca de 8 horas, com a chegada a Valença cerca das 20:30 já ao por do sol.

Algumas fotos que tirei podem ser encontradas aqui: http://img366.imageshack.us/gal.php?g=pic285.jpg

Deixo para o Miguel o relato pormenorizado desta etapa, pois estou certo que terá muito que escrever sobre a sua história.

A alegria, satisfação e entusiasmo que o Miguel imprime na sua peregrinação foram uma constante que contagia qualquer um que o acompanhe. É a prova que está a prosseguir com os seus objectivos e a superar todas as expectativas. Pessoalmente adorei este trajecto e fica na “calha” para uma futura reedição quiçá mais alargada.

Resumo da etapa:


Mapa da etapa:


Altimetria:


Abraço,
 

orb2

New Member
"Onde está o Miguel?"

O Miguel,chegou a Santiago de Compostela,eram 18 h em Portugal,quando o Guerreiro" deu as ultimas pedaladas junto à Catedral. :#1:
Só mesmo as palavras do Miguel nos podem descrever o grande momento.

Segundo as suas palavras de ontem,ele não tencionava chegar hoje,não pela distancia,mas sim pela forma como queria viver o CAMINHO",pernoitou em Pontevedra,num hotel escolhido pela coincidência, do momento.tudo correu bem,recuperando de tal ordem que resolveu chegar hoje. :D

PARABÉNS, Miguel,sei que todos estão contigo,e a esta hora já sentiste toda essa grande força.

Obrigada a todos,vós
 

jorgegt

New Member
Parabens Miguel :#1: :clap: :clap:
Vai ser engraçado quando fizere o relato da sua aventura, já foi tudo relatado :D
Deve ter sido a primeira crónica onde o protagonista antes de relatar o que fez já toda gente lhe felicita pelo feito, deve ser uma sensação muito boa saber que conseguimos e que nunca estivemos sozinhos, não é assim meu caro amigo Miguel?? :D :wink:
1 abraço
Jorge GT
 

Rodasepedal

New Member
:yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap:
:clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah:
PARABENS MIGUEL, ÉS GRANDE.

Cumps
RODAS
 
Olá a todos,
Fico contente ao saber que o Miguel chegou sem incidentes a Santiago; Do contacto que tive com o Miguel na sua passagem por Esposende, queria aqui destacar, a forma como o Miguel "foi para O Caminho";
Em primeiro lugar o Miguel tinha tempo; tinha sim um plano para o caminho, sabia em que dia queria estar em cada sítio, mas não permitia que esse plano fosse mais importante que O Seu Caminho;
Um exemplo disso foi a sua passagem por Esposende, cujo plano inicial era chegar nesse dia a Viana do Castelo, contudo, tendo-se proporcionado uma interessante conversa com o presidente da Junta de Freguesia de Esposende acerca de caminhos antigos, esta só foi terminada com o carimbo da Junta de Freguesia na caderneta do Miguel, já passava das 18:00 horas; mas, apesar do sol já perto do mar, ainda ouve tempo, sim, porque no Caminho do Miguel há tempo para tudo, ainda foi carimbar a caderneta ao Padre Avelino, na paróquia de Marinhas, freguesia onde pornoitou, como ja foi dito.

Concluindo, com este episódio, quero deixar aqui a seguinte mensagem:
Mais importante que FAZER O CAMINHO é ESTAR NO CAMINHO; Mas essa é uma coisa que só se pode aprender no caminho, ao fim de muitos kms.

Abraço a todos e Parabéns ao Miguel,

MM
 

orb2

New Member
Como nos diz Paulo Coelho"


«Leva na tua memória,para o resto da vida,as coisas boas que surgiram nas dificuldades.
Elas serão uma prova da tua capacidade,dar-te-ão confiança diante de qualquer obstáculo.»


«Um guerreiro da luz compartilha com os outros o que sabe do CAMINHO"»

Bom regresso a casa Miguel
 

netwolf

New Member
O Miguel é um vencedor. No início do projecto teve algumas vozes a tentarem tirar-lhe as ideias, ele , rumando contra isso foi em frente, tornando as críticas em forças para provar que estavam errados.
Parabéns Miguel.

Um abraço.
Artur Fonseca
 

orb2

New Member
"Onde está o Miguel?"

Esta noite,o GUERREIRO" já dormiu em casa,decerto que com ele chegaram muitas mais coisas do que quando partiu.
A todos vós que também o acompanharam,aguardem o que que também ele preparou para todos nós.


«Na verdade,todo o problema - depois de resolvido - parece muito simples.A grande vitória que hoje parece fácil,foi o resultado de uma série de pequenas vitórias que passaram despercebidas»
 
Ola Confraria :xau: :xau: :xau:



E cá cheguei do Caminho de Lisboa a Santiago, no sábado ás 2.30 da manhã a casa.

Estou é completamente atónico com o que leio aqui no fórum. Nunca pensei ter tantas mensagens. Continuo a dizer que obrigado é pouco para vos agradecer o vosso carinho nesta minha aventura/viagem/caminho.

Cheguei na 6ª feira à Praça do Obradoiro por volta das 19 horas hora espanhola e com a praça só para mim, apenas meia dúzia de pessoas circulava ali.

Digo-vos que estive ali sozinho cerca de 15 minutos sentado no chão com a "Marina" ao meu lado e tudo, mas mesmo tudo passou pela minha cabeça e não consegui resistir a algumas lágrimas.

Agora vou preparar o restante das cronicas para colocar aqui e vamos lá ver se desta vez elas ficam submetidas porque eu já tinha feito 3 delas e, não é que o meu espanto que não tinham entrado aqui no fórum. Mas não há problema que voltarei a fazer, com todo o gosto.

Mais uma vez obrigado

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

superlight

New Member
Parabéns Confrade Miguel !!
E agora, vamos partir para a volta ao Mundo fora de estrada? Uns 3 anos e 50.000 Km a pedalar :roll:
abraço,
Henrique
 

zebroclinas

New Member
É bom saber que chegas-te de saúde, pois eu não resisti a mandar um "alô" antes de começar a escrever a crónica da nossa aventura "via de la Pata" lol lol
Desejo-te boas pedaladas e muita Saúdinha da boa! :arrow: :wink:
 
Top