[DUVIDA] Especificações bike da marca SIRLA

BrunoLp

New Member
Boas pessoal, eu sou novo nesta area das bicicletas, por isso não sou grande "espingarda" nisto xD, ainda andei na net ver da marca da minha (visto que na bicicleta so la estava escrito "sirla bike"), mas tudo o q encontrei foi a noticia aqui neste forum que a fabrica ia fechar porta(ou neste caso, fechou msm :/ )... então vou os deixar umas fotos e se n houver problema, gostava que me dissessem se é bike de montanha, estrada a marca etc...

FOTOS (ta em album):

http://imgur.com/a/babUs#0

PS: Basicamente quero comecar a andar de bicicleta, e por precisava de saber as vossas dicas , em que zonas devo andar etc.. xD
PS1: Recebi a bike como prenda, por isso nao sei nada sobre ela.

Cumps. Brunolp
 
Last edited:

demorider

Active Member
Boas,

A bike é de montanha mas como não tem suspensão vai ser muito desconfortável para andar em trilhos mais tecnicos.. Para começar a dar umas pedaladas em estrada e estradôes em terra serve, para trilhos mais tecnicos será complicado..
 

BrunoLp

New Member
Pois, ja andei em alguns trilhos cheios de pedras , terra e areia e aserio q é mt desconfortante, pois tenho de abrandar bastantepara conseguir passar.... as proximas pedaladas a dar , sera em estrada ou terra lisa, pelo menos ate arranjar as tais suspensoes que falaste ;)

Obrigado,

cumps, BrunoLp.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Boas, esquece isso!!! faz-lhe a manutenção, estima-a e rola com ela em percursos pouco exigentes. Capacita-te que essa bike, é apenas para "passeio". Desfruta-a!!! ;)

Pensar em upgrades para essa bike, é dinheiro deitado fora, qualquer material que lá metas terá sempre de ser de gamas muito fraquinhas e/ou antigas ( isto partindo do pressuposto que consegues material compatível com as especificações do quadro e componentes montados).
 

Joseelias

Well-Known Member
Concordo com o Pedro Barradas. As coisas mais importantes que podes fazer nessa bicicleta é colocar o selim à altura correcta consoante o teu comprimento de perna. E fazer uma boa manutenção, mesmo os cubos, caixa de direcção e até o eixo pedaleiro se não for de cartucho e conseguires aceder aos rolamentos.

De resto, estares a montar aí uma suspensão levanta algumas questões. Primeiro, qualquer suspensão que aí metas vai valer mais que toda a bicicleta várias vezes. Segundo, implica comprar uma caixa de direcção e um avanço se o quadro for de 1 1/8". Se for de 1" nem sei se ainda há suspensões para essa medida de quadro. E terceiro, tenho algumas dúvidas que esse quadro tenha sido pensado para levar uma suspensão, o que a colocares uma fará com a frente suba muito e altere muito a geometria da bicicleta.

A única coisa que consideraria mudar são os manípulos das mudanças. Se as mudanças forem da Shimano podes comprar uns manípulos rotativos ou de gatilho da gama mais barata da Shimano. Sempre te vai ajudar muito a meter as mudanças e a desfrutar da bicicleta.

De resto, evitaria de todo meter-me a fazer Btt com ela, pois podes correr riscos para a tua segurança. Usa em estrada ou em terrenos de terra batida de bom piso e se achares depois que vale a pena podes comprar uns pneus mais apropriados para esse tipo de piso.
 

BrunoLp

New Member
Então para ver se percebi, nesta bike, a unica cena que posso mexer/mudar a bike é os manipulos das mudanças, e para poder andar com ela á vontade é em estrada e terra batida de piso leve , certo? Recentemente comecei a usar o Sportstracker no tlm e um outro site para fazer os trilhos, a maioria deles eram em terra mesmo complicado , com subidas etc... agora vou eliminar esses trilhos e criar uns so de estrada.
 

Fated

New Member
Boas, também comecei há uns dias a ganhar novamente o gosto pela bicicleta, e também tenho uma Sirla, apesar de ter 21 anos e ter estado parada 15, o que resolvi fazer foi andar com ela até me colocar em forma e consoante as minhas necessidades vejo se troco ou não. Tens bicicletas muito superiores a essa tua por um valor baixo, exemplo: Rockrider 340 (179€).
Mas vai fazendo uns trilhos mais suaves de terra batida, e também estrada, depois logo decides.
 

Joseelias

Well-Known Member
Então para ver se percebi, nesta bike, a unica cena que posso mexer/mudar a bike é os manipulos das mudanças, e para poder andar com ela á vontade é em estrada e terra batida de piso leve , certo? Recentemente comecei a usar o Sportstracker no tlm e um outro site para fazer os trilhos, a maioria deles eram em terra mesmo complicado , com subidas etc... agora vou eliminar esses trilhos e criar uns so de estrada.

A questão não é exactamente o que podes mexer, pois consegues meter aí uma boa quantidade de componentes modernos.

É mais, o que vale a pena mexer. Mesmo que invistas em um ou dois componentes todos os outros não têm resistência/aptidão para praticares Btt. E se a quisesses evoluir, mesmo em dois ou três componentes, ias gastar no mínimo centenas de euros e aí mais valia comprar uma bicicleta nova da Decathlon ou da Berg que são quem tem bons modelos a começar em preços acessiveis.

Mencionei os manípulos das mudanças pois é algo que te vai ajudar bastante no uso da bicicleta mesmo que apenas em estrada ou para uso quotidiano. Se as mudanças forem Shimano, ou compatíveis com Shimano, és capaz de comprar uns manípulos por 15 ou 20€. Se na loja te começarem a tentar convencer a pôr mais velocidades não aceites pois vai ser uma despesa grande.

E relembro a questão da segurança. Se fizeres Btt com essa bicicleta corres riscos para a tua segurança. As probabilidades das rodas, direcção e travões falharem numa descida em velocidade, ou num ressalto são elevadas.
 

Fated

New Member
Já não consegui editar o meu post, pelas fotos acho que não tens punhos... compra uns, sem punhos deve ser muito desconfortável, e concordo com o que disseram aqui, ajusta a altura do selim e se arranjares baratos usados troca os manipulos das mudanças, se esses não derem para afinar bem, tem é atenção ao número de velocidades que a bicicleta tem, se não estou em erro pelas fotos é de 18 velocidades.
 

BrunoLp

New Member
Sim, não tenho os punhos, para dizer verdade, nem me lembro o que fiz a eles ou onde estao xD ahah e sim, sao um pouco desconfortaveis, mas nunca tive tempo para ir a uma loja de bikes e comprar uns novos....

Amanha vou dar umas voltas de bike na estrada (uns 9 ou 10km) e aproveito para ir a uma loja de bicicletas, para ver os preços do que é preciso por na minha bike .. xD
 
Last edited:
Top