DtSwiss 240 EXP / falha no engate

joseruivo

Well-Known Member
#21
José Ruivo - sobre extensão de garantia nada foi adiantado pela DtSwiss, portanto parto do pressuposto que... não. Penso ser impossível reverter um sistema EXP para o anterior, visto que um dos ratchets que tinha uma mola é agora fixo. O kit consiste na troca de algumas peças que supostamente qualquer um pode fazer em casa; em muitos países enviam o kit directamente para o utilizador e uma guia para devolver as peças antigas. Noutros países, como Portugal, temos de passar pelo distribuidor que tem de enviar a roda em garantia. A diferença de resolveres a questão num par de horas vs ficares 3 semanas sem roda!

Dashskullsasq - o número de série está na lateral do cubo; consegues espreitar junto aos raios.
Há quanto tempo tens os 240? O novo modelo EXP tem um ano e picos... é o modelo é que o ratchet central é fixo e apenas o que fica do lado da cassete tem uma mola. Nesta foto (se eu a conseguir colocar aqui :)) podes ver o número de série e a designação exp

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Considerando que o kit de correção nem sempre corrige, os clientes arriscam-se a chegar ao fim da garantia sem terem o problema resolvido, e terem de entrar em despesas...
Confiam em clientes individuais noutros países para fazerem a troca, e no nosso caso nem sequer no importador/representante confiam ?? :mad:
 

Nande

Well-Known Member
#22
Já agora, só para baralhar um pouco mais: nos EUA, preenches o formulário online e 48h depois tens as peças em casa para fazeres a troca.
Em Portugal são cerca de 3 semanas sem roda :eek:
Independentemente de qual é o melhor procedimento, o que me choca é a disparidade de critérios de país para país. Não faz sentido.
Cada vez sinto-me mais tentado a não enviar a minha roda (que está funcional) até ver o que isto dá, já que algumas das reparações não corrigem nada.
 

Nande

Well-Known Member
#23
Update para não nos sentirmos na cauda :): No Canada demoram mais de 2 meses a resolver este problema :eek:
Esta discussão no fórum internacional vai em 399 posts com 83 participantes e 45.000 visualizações, o que não é uma boa notícia; muitos ciclistas com este problema.
 

joseruivo

Well-Known Member
#24
Já agora, só para baralhar um pouco mais: nos EUA, preenches o formulário online e 48h depois tens as peças em casa para fazeres a troca.
Em Portugal são cerca de 3 semanas sem roda :eek:
Independentemente de qual é o melhor procedimento, o que me choca é a disparidade de critérios de país para país. Não faz sentido.
São políticas comerciais, não sei se obrigação legal. Os americanos se não forem bem tratados da próxima vez compram outra coisa qualquer, nunca mais a marca os apanha.
Quanto às obrigações legais de direitos de consumidores, tenho a dizer-te que variam *muito* de um continente para outro. Lembraste do Diesel Gate - acho que foi esse o nome - com os motores a gasóleo da Volkswagen? Nos EUA tiverem de receber o carro de volta e devolver o dinheiro aos clientes :eek: Na Europa apenas foram obrigados a substituir o material "culpado", sendo que muitos carros depois perderam a fiabilidade que tinham :mad:

Cada vez sinto-me mais tentado a não enviar a minha roda (que está funcional) até ver o que isto dá, já que algumas das reparações não corrigem nada.
If it's not broken don't fix it! Aguenta-te até perto do fim da garantia da roda, aí então pedes a troca
 

joseruivo

Well-Known Member
#25
Update para não nos sentirmos na cauda :): No Canada demoram mais de 2 meses a resolver este problema :eek:
Absolutamente anormal! Bastava enviar para lá um contentor de peças e o importador que trocasse as peças. Acho que nunca mais vão voltar a vender rodas de substituição/upgrade nessa parte da América
 

Nande

Well-Known Member
#26
Actualização infeliz a este tópico:
Hoje as minhas rodas Roval Carbon SL, que têm DtSwiss 180 EXP (neste caso número de série com 1, portanto teoricamente lote bom), falharam repetidamente o engate durante o passeio. Exactamente o mesmo problema: tirar a roda, puxar a cassete e libertar a mola que fica presa.

O problema da DtSwiss não está resolvido!
Para já, sugiro que não gastem dinheiro nestes hubs. Eu já gastei demasiado…
 

joseruivo

Well-Known Member
#27
Actualização infeliz a este tópico:
Hoje as minhas rodas Roval Carbon SL, que têm DtSwiss 180 EXP (neste caso número de série com 1, portanto teoricamente lote bom), falharam repetidamente o engate durante o passeio. Exactamente o mesmo problema: tirar a roda, puxar a cassete e libertar a mola que fica presa.

O problema da DtSwiss não está resolvido!
Para já, sugiro que não gastem dinheiro nestes hubs. Eu já gastei demasiado…
Uma vez conheci quem me dissesse para nunca comprar um modelo de carro nos primeiros anos dele sair para o mercado - é preciso dar-lhe tempo para se descobrir os defeitos e a marca os resolver (ou não...)
Melhor sorte, é o que te desejo!
 

Daemon

Active Member
#28
Actualização infeliz a este tópico:
Hoje as minhas rodas Roval Carbon SL, que têm DtSwiss 180 EXP (neste caso número de série com 1, portanto teoricamente lote bom), falharam repetidamente o engate durante o passeio. Exactamente o mesmo problema: tirar a roda, puxar a cassete e libertar a mola que fica presa.

O problema da DtSwiss não está resolvido!
Para já, sugiro que não gastem dinheiro nestes hubs. Eu já gastei demasiado…
Exactamente o que eu temia.
As minhas vão agora com 4000km, e não têm falhado. Isto é, eu noto de muito a muito longe que o engate falha por uma fração de segundo quando faço um "slow engate", mas a mola deve soltar-se de imediato e lá sigo.

Se a minha situação se mantiver assim 99% estável, só vou acionar a garantia quando estiver perto do fim.
 

Nande

Well-Known Member
#29
Actualização:
Fiquei 4 semanas sem as rodas. A Specialized decidiu enviar a minha roda para o centro europeu da DtSwiss para reparação.
Chegaram ontem.
Hoje fizeram 10 metros e voltou a acontecer exactamente o mesmo. Problema não está resolvido. :mad:
Incompetência da DtSwiss em tratar este assunto que conhecem bem.
Incompetência da Specialized ao passar o assunto para a DtSwiss em vez de me darem uma roda nova (avariou com pouco mais de 1 mês de uso)

Não comprem DtSwiss EXP :(
 

joseruivo

Well-Known Member
#31
Actualização:
Fiquei 4 semanas sem as rodas. A Specialized decidiu enviar a minha roda para o centro europeu da DtSwiss para reparação.
Chegaram ontem.
Hoje fizeram 10 metros e voltou a acontecer exactamente o mesmo. Problema não está resolvido. :mad:
Incompetência da DtSwiss em tratar este assunto que conhecem bem.
Incompetência da Specialized ao passar o assunto para a DtSwiss em vez de me darem uma roda nova (avariou com pouco mais de 1 mês de uso)

Não comprem DtSwiss EXP :(
Esta tua história ainda vai dar uma série do Netflix
 

Daemon

Active Member
#33
O meu cubo não tem falhado.
Um amigo meu com umas rodas exatamente iguais, tinha tido o mesmo problema nos últimos 3/4 meses, agora não tem tido.

Achamos que pode ser isto:
- com algum possível desgaste do ratchet, ao fim de um tempo o problema deixa de acontecer
ou
- ao meu amigo deixou de acontecer precisamente quando veio o frio/chuva, o que nos leva a pensar que com o calor o ratchet pode dilatar e consequentemente "encravar" com mais facilidade

Tanto as minhas rodas como as dele têm 4000/4500km.
 

joseruivo

Well-Known Member
#34
Actualização:
Fiquei 4 semanas sem as rodas. A Specialized decidiu enviar a minha roda para o centro europeu da DtSwiss para reparação.
Chegaram ontem.
Hoje fizeram 10 metros e voltou a acontecer exactamente o mesmo. Problema não está resolvido. :mad:
Incompetência da DtSwiss em tratar este assunto que conhecem bem.
Incompetência da Specialized ao passar o assunto para a DtSwiss em vez de me darem uma roda nova (avariou com pouco mais de 1 mês de uso)

Não comprem DtSwiss EXP :(
Portanto temos comportamento repreensivel não só da Dt Swiss como também da Specialized. Se bem entendi, tu compraste a bicicleta Specialized ja com essas rodas de origem?
 

Nande

Well-Known Member
#35
Olá José Ruivo
Comprei as rodas a 27 de Agosto (comprei-as como um upgrade às minhas rodas existentes).
Falharam a 8 de Outubro.
O fornecedor das rodas é obviamente a Specialized (Roval) e não a DtSwiss que fornece um dos componentes à Specialized para que esta o monte nas rodas…
Entendo que a Specialized tenha pedido responsabilidades à DtSwiss; só que eu nada a tenho a ver com isso. Comprei um produto premium e estou há mais de 1 mês a ver navios.
Já agora, as rodas voltaram para a DtSwiss (seja isso bom ou mau) e o meu mecânico viu e fotografou um desgaste acentuado em ambos os ratchet… MUITO CURIOSO pois a DtSwiss disse que tinha trocado todos os componentes danificados!
Se já é absurdo os ratchets mostrarem um desgaste acentuado com pouco mais de 1 mês de uso, é totalmente impossível que se tenham desgastado em 10 metros!! Ou seja, não trocaram pevide!
Agora que a roda vai para lá por uma 2ª vez, veremos o que de lá virá… :(
 

Nande

Well-Known Member
#36
Para quem precise:
Sou eventualmente o único detentor em Portugal de um kit de ferramentas para os DtSwiss 180 e 240 EXP (mandei vir o último disponível online).
Se alguém estiver à rasca a precisar de uma manutenção - entre em contacto comigo pois precisará das minhas ferramentas.
 

Nande

Well-Known Member
#38
Bem… para já… não.
O primeiro 240 EXP que tive - com o número de série “0” portanto do batch com problemas - deu problemas e já o vendi.
O último cubo DtSwiss 240 EXP que comprei - com o número de série “0” portanto do batch com problemas - tem agora 7.688km. Trocaram agora os rolamentos (aproveitei e pus cerâmicos) e têm funcionado 5 *
Rezo para que continuem assim!

O cubo DtSwiss 180 EXP que equipa a minha roda Roval - com o número de série “1” portanto sem problemas a não ser quando tem problemas - continua na DtSwiss… está em garantia portanto caberá a eles resolverem isto… rápido como se quer de marcas como a Specialized e a DtSwiss: usei a roda durante 6 semanas e estou há 6 semanas e meia à espera de solução… :mad:
 

joseruivo

Well-Known Member
#39
Bem… para já… não.
O primeiro 240 EXP que tive - com o número de série “0” portanto do batch com problemas - deu problemas e já o vendi.
O último cubo DtSwiss 240 EXP que comprei - com o número de série “0” portanto do batch com problemas - tem agora 7.688km. Trocaram agora os rolamentos (aproveitei e pus cerâmicos) e têm funcionado 5 *
Rezo para que continuem assim!

O cubo DtSwiss 180 EXP que equipa a minha roda Roval - com o número de série “1” portanto sem problemas a não ser quando tem problemas - continua na DtSwiss… está em garantia portanto caberá a eles resolverem isto… rápido como se quer de marcas como a Specialized e a DtSwiss: usei a roda durante 6 semanas e estou há 6 semanas e meia à espera de solução… :mad:
Parece a teimosia da Shimano em dizer que certas séries de cranques Ultegra e Dura-Ace não têm nenhum problema de conceção - excepto quando partem!
 
#40
Bem… para já… não.
O primeiro 240 EXP que tive - com o número de série “0” portanto do batch com problemas - deu problemas e já o vendi.
O último cubo DtSwiss 240 EXP que comprei - com o número de série “0” portanto do batch com problemas - tem agora 7.688km. Trocaram agora os rolamentos (aproveitei e pus cerâmicos) e têm funcionado 5 *
Rezo para que continuem assim!

O cubo DtSwiss 180 EXP que equipa a minha roda Roval - com o número de série “1” portanto sem problemas a não ser quando tem problemas - continua na DtSwiss… está em garantia portanto caberá a eles resolverem isto… rápido como se quer de marcas como a Specialized e a DtSwiss: usei a roda durante 6 semanas e estou há 6 semanas e meia à espera de solução… :mad:
São de 54? É que os de 54 andam a dar problemas.

Parece-me que as garantias têm de funcionar até 30 dias.
Edit: Artigo 4º, nº2 da Lei do consumidor

Penso que passado este tempo tens o direito de reaver um novo equipamento igual ou equivalente, nota de crédito na loja ou o dinheiro, sendo a escolha feita pelo consumidor.
 
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