Dor no joelho!!!

osodrac

New Member
André Pereira said:
Tenho estado com uma dor no joelho, na parte de cima, ou seja, no Quadriceps Tendon - tendão de quadrícipes (ver imagem). A dor ocorre ao fim duns 25-30km, e da seguinte maneira: no acto de pedalar, quando a perna se encontra esticada, tudo bem; quando a perna vem acima e atinge o máximo de altura (na pedalada) sinto a dor no tendão. Será da má posição na bicicleta? Já tentei avançar 5mm o selim... Será de outro tipo de "afinação"? Avanço comprido, problema de posição nos cleats, etc? Agradecia muito a vossa ajuda pois torna-se desconfortável pedalar longas distâncias...

19506.jpg


Abraços


boas pessoal! pelos vistos é quase sempre no esquerdo?? mas porquê?? a mim recentemente começou-me a aparecer exactamente esta dor que o André Pereira referiu, quando o joelho vem acima na pedalada, sinto umas dores algo incomodativas nesta zona no joelho esquerdo na zona da Patella, Ligamento Patellar , como na foto! gostaria de saber como resolver isto! Agradeço toda a ajuda abraço!
 

André Pereira

New Member
Encontrei num forum ingles que a dor no tendão do quadricipe deve-se ou ao selim se encontrar muito atras, ou ao selim estar muito alto ou ma posição dos cleats.

http://forums.roadbikereview.com/archive/index.php/t-87124.html :-K este e o link donde retirei a informação.

Quote

Posterior part of the knee
Reasons:
hamstring/gastrocnemius
neurovacular bundle

Causes:
saddle too high or too far back
too much pedal float
leg length discrepancy with no correction for shorter leg

Possible solutions:
lower seat (in small increments) or move seat forward
limit float to 6 - 8 degrees
set seat for longer, not shorter, leg with correction for the shorter leg


Vejam mesmo aquele link, tem tudo o que precisam ler sobre dores nos joelhos
 

alcides

New Member
Na última volta que dei, apareceu-me uma dor incomodativa no joelho direito mas propriamente no lado de fora. Não cai nem bati em nenhum lado ultimamente. De acordo com o desenho acima será - "meniscus or collateral ligament tears and arthritis". Como me parece que a dor vem do osso diria que possivelmente será menisco.

Já alguém teve um problema assim?
Deve-se a alguma incorrecção na posição na bike?
Que pomadas é que usaram?

Obrigado
 

NetWarrior

New Member
Ora viva!

Infelizmente estou a deixar os meus cêntimos neste fórum porque estou a viver uma lesão no joelho.

A dor apareceu a pedalar não existiu qualquer tipo de trauma.

O que fiz e recomendo a todos os que se sentem com algum problema no joelho foi procurar ajuda de um ortopedista, e até tive bastante sorte pois foram só 4h de espera (serviço nacional de saude) e fui visto por um ortopedista.

também me fizeram Raio X.

Não foi detectada nenhuma anomalia, muito esforço, será que atingi os limites do joelho? conversa de que tudo o que é demais faz mal .... parar obrigatoriamente.

E assim foi, anti-inflamatório ... recuperar... descansar. :| Perder o trabalho de vários meses, faltar a provas do calendário nacional.

Pelo que eu entendi de certeza que se trata de uma Condromalácia patelar (ou rotular que vem de rótula mas também lhe chamam de patela), claro que só pode ser diagnosticada com uma resonancia magnética. Mas parece que não são comparticipadas pelo estado e infelizmente não me é possível fazer uma por minha conta.

Quanto ao treino em si, não sei quando posso voltar a treinar, já estou a pedalar com muita calma (parei 15 dias totalmente da bike) antes fiz uma semana de descanso com uma sessão ou outra de bike e passada uma semana pensei que ja estava praticamente curado e a dor voltou. Por isso quero deixar o conselho de assim que tiverem problemas como tenham cabeça fria e parem....

As vezes as paragens servem para reflectir para ver coisas que até então não tínhamos reparado. Tentem tirar lição ;)

Se existirem mais pessoas com experiências em condromalácias era bom serem divulgadas.
Como já referi é um dor que surge tipo do nada, doi detrás da rotula e surge quando se faz força com a perna dobrada tipo a empurrar para baixo, nota-se mais principalmente a pedalar (de pé nos pedais) e a subir escadas.

Podem saber mais sobre este assunto no link que tenho ai mais em cima.

Trata-se em primeira fase de um amolecimento da cartilagem detrás da rotula, já agora pergunto se alguém sabe mais ou menos quanto tempo demoram as cartilagens de esta zona a regenerar ou se alguma vez regeneram ?

Boas pedaladas (livres de problemas nos joelhos)

NG
 

vigário

New Member
Boas

Eu ultimamente quando faço um passeio de cerca de 30/40 km´s no fim de arrefecer começa-me a doer os joelhos onde noto mais é a descer escadas, mas passado uns dias (+/- 2 dias) esta dor passa, eu gostava de saber se alguém já teve esse problema, ou se é lesão ou apenas cansaço depois de um esforço.


Cumprimentos
 

nfh

Member
Eu penso que também sofro do "síndrome dos 30Km" :). Estou a falar da dor de que o andrextr falou e que se manifesta no joelho direito ao fim de algum esforço continuado.

Depois de ver a descrição do NetWarrior fico na dúvida se não terei mesmo a lesão de que fala. Nunca bati com o joelho em lado algum, a dor surgiu dum momento para o outro.
Ao princípio pensei que fossem os cleats... mudei-os de posição e aparentemente a dor lá desapareceu. No entanto volta e meia lá se manifesta outra vez, ainda que me pareça que tem vindo a melhorar.
 

Songo

New Member
Eu prai há um ano lixei o joelho a jogar a bola na praia (no outro dia mal conseguia descer as escadas)

Ja fiz fisioterapia algum tempo, e agora so me doi quando dou algum mau jeito (não csg esticar o joelho tanto como o outro..se vou correr ou assim fica ainda com menos extensão)

Felizmente a andar de bicicleta não me doi, foi-me recomendada uma joelheira elastica (para jogar tenis) mas quando perguntei sobre andar de bike/correr disseram-me que não era grande ideia pq aquilo serve é para prevenir movimentos mais bruscos.

As melhoras a todos os que não tao a 100%
 

GETmoney

New Member
Também tinha uma dor no Joelho, pensava que era dos cleats, fui ajustando e nada era mais uma impressão do que uma dor forte.
Até que comprei uns bons sapatos da specialized et voilá, nunca mais tive essa impressão, segundo a specialized tem um sistema BG que impede a rotação do joelho.

Cump.
 

Kitos

New Member
andrextr said:
Pessoal, eu também ando com uma dor no joelho há uns meses para cá.

A minha dor localiza-se sempre no joelho DIREITO, nesta zona:
semttulojw0.jpg


Não é uma dor forte, e só aparece após 30 Km a andar de bike.
Se eu carregar nessa zona sinto que está dorida. Entretanto, passado um dia ou dois, fica normal e não sinto nada.

Se calhar ando com o selim um pouco baixo.
Já se falou dos cleats dos sapatos, inclusive um artigo de Novembro 04 da BikeMagazine a falar sobre o mesmo.

Ninguem me arranja esse artigo?
Obrigado.

É igualzinha à minha mas a minha advem de uma rotação manhosa que fiz no joelho
 

swilsonsantos

New Member
olá pessoal sou novo no fórum... apesar de ainda não praticar btt (está para breve) já tive um problema no joelho esquerdo (pois é sempre no esquerdo... lol) enquanto fazia educação física... andei em medicos quase um ano e so praticamente um ano depois é que estou bem... tudo começou com um estoiro que o meu joelho mandou enquanto jogava futebol, tive uma entorse no joelho... como eu conseguia caminhar, apesar de com mts dores, associei isso a um mau jeito que tinha dado ao joelho, mas passado 15 dias sem fazer desporto estava a fazer uns passes para uns colegas meus e o joelho voltou a estoirar... fui a medicos, fiz ressonancias, raio x, e mais uma carrada de exames durante aproximadamente 4 meses... para o medico me dizer que isso é um pequeno problema na massa ossea, que ganhou algum desgaste e provoca entorses... tudo bem vim para casa, passado 3 meses quando começaram as aulas voltou a estoirar o joelho, fui a um medico particular amigo e ele disse para ser analisado por um ortopedista que era um grande amigo dele... fui lá disse-me logo que tinha de fazer uma artroscopia, fiz e mesmo fazendo essa carrada de exames tinha um corpo livre no joelho que se entalava na rotula e provocava entorses... pronto agora ja tou fino e ja consigo fazer desporto, apesar de devez em quando haver pequenas entorses, mas nada que me consiga parar, devido ao desgaste provocado por 3 entorses em menos de 6 meses

por isso caso tenham algum problema vao a medicos porque o que aparentemente parece simples pode ser mt complicado... alterem a posiçao das vossas maquinas pode haver um pequeno desajuste para o vosso estilo de conduçao

abraços e boas pedaladas
 

Kitos

New Member
Bem... já vou sabendo o que se passa... E como é logico o segredo da coisa é ter juizo e parar... fui tirar uma chapa e diz o seguinte:
"... Discreta entesopatia da inserção do tendão quadricipital na vertente superior da rotula..."

Em bom português tenho uma inflamação na parte terminal do tendão junto à rotula... gelo anti-inflamatório e juizo :roll: Agora vou ao ortopedista para afinar pormenores :? Pelos vistos ainda não é desta :(
 

Kamoes

Active Member
boas,
encontrei este tópico mesmo por acaso, espero que respondam...
é o seguinte: eu desde que comecei a andar, há quase um ano, faço sempre entre 40 a 70 km...nas voltas mais pequenas o joelho não me dói, mas quando por exemplo abuso, falo de 60 e tal ou 70 km,mais para o fim da volta, o joelho esquerdo manda uns estalos,secos, quando começo a subir, mas que depois passam, já pensei em ir ao médico, mas são dores mesmo momentâneas, também alterei a posição do selim, avancei-o um pouco mais(nunca passei aquela coisa do alinhamento com o eixo dos pedais que provoca dores), os cleats volta e não volta retiro-os e volto a pô-los no mesmo sitio...
sinceramente se alguém tem dores deste tipo que o diga aqui e que me ajude...
muito obrigado.
 

Kitos

New Member
Muito sinceramente eu acho que deves ir a um ortopedista... já :!: Isto de joelhos e costas como deves ter visto é só empenados :mrgreen: e antes de começares a ser um dos "nossos" vi ao medico e não fiques à espera que alguem tenha uma dor igual à tua. Um abraço :wink:
 
J

jorl

Guest
ola mauta eu sou nova en btt, comecei a gostar do desporto a 4 meses atras , ando todos os dias 12km e ao domingo 45km ou 50km, e fiz uma meia maratoma 3:11horas, estava a correr tudo bem no fim de semana passado fui dar uma balta mais longa fiz 87km correu todo bem, estava a ir de balta parra casa e a minha esposa apareceu , e eu carreguei a bike no carro, depois e que veio o pior uma dor no joelho direito, foi  a farmacia ele receitou anti-flamatorios e uma pomada para deitar, queria pedir a boca ajuda
 

Pedro_xpto

New Member
jorl said:
ola mauta eu sou nova en btt, comecei a gostar do desporto a 4 meses atras , ando todos os dias 12km e ao domingo 45km ou 50km, e fiz uma meia maratoma 3:11horas, estava a correr tudo bem no fim de semana passado fui dar uma balta mais longa fiz 87km correu todo bem, estava a ir de balta parra casa e a minha esposa apareceu , e eu carreguei a bike no carro, depois e que veio o pior uma dor no joelho direito, foi a farmacia ele receitou anti-flamatorios e uma pomada para deitar, queria pedir a boca ajuda

Se escreveres em PORTUGUÊS ou Inglês talvez a malta ajude!!! Nessa lingua é complicado... :oops: :oops:
 

Ivo_Azenha

New Member
Boas...
Eu sempre tive uma dor no joelho!!! Ela acabava por manifestar-se sempre que andava de bike!!! Fui ao médico e ele disse que era do crescimento(15 anos), lá fui eu para casa... Passado 5 meses a dor apareceu e mais forte, fiz um Raio-X, e raio.... não tinha nada... O médico perguntou me se eu praticava algum desporto e eu falei-lhe do BTT, e aì perguntou me logo se eu aquecia em condições antes de cada treinito, e eu disse não... A partir daqui é sempre um aquecimento mais localizado nos joelhos e a dor é raríssimo aparecer. Ah... !! E comecei a tomar mais [size=10pt]CÁLCIO!!!!!![/size](leite, iogurtes, queijo).
Até agora a dor nunca mais se manifestou!!! :D :D :D :mrgreen:
 

fitty77

New Member
Pois eu ando a ver que o joelho direito qualquer dia vai à faca. Estou a comelar a excluir todas as possibilidades (desajuste da posição do selim, cleats, cansaço, enfim tudo) e não consigo tirar a dor do joelho.... Estou a ver que sim, que tenho que ir ao doutor....
 

Kitos

New Member
fitty77 said:
Pois eu ando a ver que o joelho direito qualquer dia vai à faca. Estou a comelar a excluir todas as possibilidades (desajuste da posição do selim, cleats, cansaço, enfim tudo) e não consigo tirar a dor do joelho.... Estou a ver que sim, que tenho que ir ao doutor....

Já pensaste numa tendinite? :s
 

fitty77

New Member
Kitos said:
fitty77 said:
Pois eu ando a ver que o joelho direito qualquer dia vai à faca. Estou a comelar a excluir todas as possibilidades (desajuste da posição do selim, cleats, cansaço, enfim tudo) e não consigo tirar a dor do joelho.... Estou a ver que sim, que tenho que ir ao doutor....

Já pensaste numa tendinite? :s

Sei lá.... Sei que estive de férias durante uma semana, parei de pedalar cerca de 13 dias, mas durante esses dias, a dor manteve-se muito fraquinha mas estava lá. Ontem fui dar umas pedaladas, e a dor manteve-se fraca, mas está lá, sendo que eu não apertei nem nada, foi uma volta calma. Estou com medo de, quando apertar um pouco, ela volte em força. Já andei com anti-inflamatórios, o joelho não tem qualquer tipo de inchaço nem nada, mas se por exemplo me sentar no chão e cruzar as pernas, dói-me...... Vamos ver. Pode ser uma tendinite, mas com o periodo de descanso e os anti-inflamatórios, penso que deveria ter passado. Agora vêm lá as 12 horas de Proença e estou para ver como é que me vou safar.... Ainda por cima a solo. Alguma coisa se há-de arranjar
 
Top