Dor no joelho!!!

jrosa

New Member
olá pessoal.

Pois eu vos vou contar a minha história de dor dos dois joelhos, eu fazia btt uns 250kms por semana de manhã, na hora do almoço faço musculação, e no dia que não fazia bicicleta dava uma corridinha de 10kms umas 2 vezes por semana, o que me acontece em Abril Maio começa a me doer os joelhos, mas como ia á maratona de Ronda, a seguir parei com as corridas, bike e pernas no ginásio e os malditos joelhos não paravam de me doer, só de me agachar e querer me levantar tinha umas dores brutais, fui ao médico ortopedista com os exames que me receitou, e tenho rótulas desviadas para fora as duas, o médico me indicou para parar o desporto, mas parado estou eu há meses!!!!
Andei a ler e reler montes informação, e não devia ter parado nada mas sim fazer treinos muitos soft, recomecei a fazer os treinos há duas semanas atrás e digo-vos que já não me dói quase nada e vou aumentando aos poucos o ritmo.

Com cumprimentos

João Rosa
 

Un4s33n

New Member
Eu volta e meia tenho também dor no joelho, essencialmente atrás do joelho, no tendão de dentro. Acontece-me quando puxo demasiado e não o faço com treinos progressivos. Porque às vezes estou uma semana parado e depois vou logo para uma prova com 30/40km sempre a fundo.

Acontece também mais em mato, uma vez que ai faço mais força no sentido de puxar o pedal comparativamente à força empurrar o pedal, face à heterogeneidade do terreno e também das inclinações mais agressivas.

Abusar requer que tenhamos preparação e treino ;)
 

city_hunter

New Member
Infelizmente vou colocar mais um testemunho neste tópico "doloroso" (!), o meu... Ontem, durante uma saída solitária e após percorridos cerca de 20km, senti uma dor forte no lado externo do joelho esquerdo. Já senti algumas vezes dores no joelho, mas nunca como ontem..ao esforçar, até perdia as forças na perna, tal era a dor.
Já sei que provavelmente duma consulta no médico não me safo, mas alguém poderá dar um palpite do que seja? Ah, ao levantar-me do sofá, cadeira, etc, se apoiar na perna esquerda lá vem a dor.. A caminhar não sinto nada.
Após tanto tempo em que pouco andei, agora que andava novamente motivado, pimba..!!!
 

FMCurto

Active Member
@ city_hunter

Não sou médico nem tenho conhecimentos médicos.Só a minha experiência com uma situação similar,mas...
Nessa zona o mais provável é ser menisco.Partindo do principio que não foi excesso de esforço (20km) as causas reais é que podem ser muitas: cleats mal alinhados, banco demasiado alto ou baixo, banco demasiado a frente ou atras e outras do género que passam pela postura.

Ainda estou a recuperar de uma dessas em que um dia à cerca de ano e meio abusei a valer e continuei a pedalar em esforço com dor, se no principio depois disso sempre que ia pedalar doia-me no mesmo dia e seguinte tb a levantar-me,subir escadas (mas não a andar) acabou por melhorar.Contribui-o não ter abusado no esforço mas tb não ter parado,fazer umas voltas mais soft e parar ao minimo sinal de que estas a esforçar,pelo menos os primeiros meses.Com o tempo começas a perceber quando é que a coisa começa a descambar e dá para antecipar bastante tempo antes que o joelho vai começar a doer se esforçares.Desmontas nas subidas mas dificeis em que um esforço repentino pode esticar a corda demasiado.Tb tenho feito praticamente todos os dias alguma ginástica que me disseram ser indicada,perdes 5 minutos e fazes umas flexões com as pontas dos pés num degrau, ir lentamente com os calcanhares bem acima e abaixo de degrau em 2as series de 10 para começar.
Ainda me doi em voltas longas (60km para cima) quando o cansaço começa a instalar-se mas não ao ponto de ter de parar.Nessas alturas paro um bocado,faço uns alongamentos e por vezes um bocado de agua fria e a coisa melhora.Chego a casa depois do banho passo bastante agua fria e massajo com um creme genérico anti-inflamatório (do tipo voltaren) e geralmente deixo de ter queixas no próprio dia.

De qualquer maneira muito provavelmente em breve irei fazer uma ressonância magnética, o ortopedista que me viu mandou-me lá voltar quando tivesse com dores mas o galo é que estas desaparecem sempre no dia seguinte :) tenho de arranjar tempo para fazer uma volta grande de manha num dia em que ele esteja a trabalhar à tarde.
se tens possibilidade é a única coisa que te vai dar um diagnóstico certo e que pode encurtar a tua recuperação com tratamento especifico.
 

FMCurto

Active Member
Já não dá para editar,esqueci-me do mais importante:

Aquilo que mais diferença faz e que antigamente ignorava:fazer aquecimento sobretudo com alongamentos e flexões dos joelhos antes de dar uma volta,quer seja de 10,50 ou 100km.
Foi apartir de começar a fazer aquecimento prévio que as dores começaram a aparecer mais tarde e nunca de intensidade que obrigasse a parar.
 
Last edited:

Chaves

New Member
Recomendo a quem se queixa dos joelhos (e não só) a falarem com o vosso medico e questionarem sobre esta injecção,

http://www.synvisc.com.br/synviscone/patients/about.aspx

Não tem corticoides, já é a segunda vez que sou tratado com este medicamento, tenho uma tendinite calcica no calcanhar o que me dava dor horríveis especialmente de manha e a ao fim do dia, posso dizer que depois da injecção ando cerca de um ano sem dores e sem limitações, mas cada caso é um caso contactem o vosso medico e falem nisto, não é barato! Mas só de aliviar as dores vale o dinheiro.

No meu caso de qualquer das maneiras terei de ser operado pois a calcificação continua a aumentar, isto quer dizer que o mal continua lá, só alivia as dores e da mais "qualidade" de vida.
 

commendatore

New Member
Eu tenho uma perna mais arqueada que a outra o que faz com que a minha rótula direita esteja mais virada para dentro.
Já sofri muito com dores em miudo e adolescente mas com a idade passou. Raramente tenho e qd tenho é uma dor qundo estou a caminhar.

Recomendo que façam o seguinte. Em pé, coloquem os vossos pés em paralelo. De seguida, agachem-se e vejam se algum dos joelhos tem tendencia a ir para "dentro" quando os dobram.
Se sim, o cleat do sapato corresnpondente tem de ser montado na diagonal (nem que tenham que alterar os furos dos sapatos). Essa é a razão de muitos se queixarem de dores.
Os pés vão presos e por isso não vão na posição confortavel que espontaneamente nums pedais normais o vosso corpo procuraria.
 

city_hunter

New Member
Já me lembrei que fosse dos cleats, que de facto os mudei há poucos meses. Mas os anteriores estavam "gravados" na sola do sapato, e portanto, os novos ficaram montados no mesmo sítio. Visto de cima, as pernas ao pedalar parecem perfeitamente alinhadas, ou seja, relativamente à anca, o joelho e o pé estão alinhadinhos...mas do parecer ao ser..! Vou tentar ajustar a altura do selim (que subi ligeiramente depois de quase não aguentar as dores, mas que não aliviou em nada). Lembro-me de em miudo, voltas maiores, ficava sempre com algumas dores, mas que não me limitavam a força; ontem é que a coisa estava negra!!
As causas para mim foram: pouco aquecimento, Temperatura a rondar os 3ºC e em certas zonas havia ainda "gelo" e os 1ºs 5km foram sempre em subida, não muito acentuado, mas os esforço é sempre maior...
Já arranjei uns exercícios de fortalecimento, vou tentar que se tornem rotineiros, para evitar estes episódios!

FMCurto obrigado pelas dicas ;)
 

ruben n

New Member
boas
ja ha uns tempos que se passa o seguinte:
quando ando de bike e o corpo ta quente nao sinto nada mas quando paro e o corpo "arrefece" aparecem logo dores no joelho especialmente no direito na parte da frente do joelho,ja fiz uma ecografia as partes moles e dizem que eu nao tenho nada mas o que e certo e que as dores tao ca
 

ernez

Active Member
Aconteceu-me exatamente o mesmo, quando andava com o selim alto demais, baixei uns mm, e deixei de ter essas dores!
 

ruben n

New Member
eu ja baixei e continua, alias quando tava alto demais as dores eram na parte de tras do joelho mas as dores na parte da frente tao ja ha algum tempo e continuam
 

mlouro

New Member
Na parte da frente do joelho pode ser tendinite rotuliana.. se fizeres um agachamento tens dores ao levantar? Exprimenta pressionar com os dados na zona por baixo da rótula, se doer é provavel que seja isso, mas o melhor é consultares um especialista.
 

city_hunter

New Member
Hoje já fiz um treino com a bike em rolo e não tive quaisquer dores. Estou a fazer antinflamatório e bom aquecimento dos joelhos!! Que acho que foi o que me faltou no sábado passado!
 

Vhl

New Member
Bom dia
o meu testemunho.
Ha uns anos atrás tive um tendinite rotuliana, no joelho direito. Fiz uma eco, e o médico, disse-me que necessitava de aumentar a massa muscular dos quadricipes, para que não forcassem o joelho.
Entretanto fiz ginásio, fazia certos exercícios após os treinos e provas para não ter mais dores no joelho.
Após uns anos, e pensando que estaria em forma, iniciei umas corridas para complementar o desporto das bikes.

Abreviando, senti umas dores no joelho esquerdo. Resultado. Uma pequena fissura no menisco.
Mas o principal problema é a ciática.
Devido ao trabalho de escritório de estar muito tempo sentado, andar de bike, quer fininha quer Btt, não ajuda em nada (palavras dos médicos)

Agora, tratar deste menisco, que caso não melhore com fisioterapia, terei de fazer uma ressonância magnética e tratar das costas ou ciática.

Espero daqui a uns meses voltar a pedalar com a frequência que pedalava, eram cerca de 800/1000 km por mês.
 

city_hunter

New Member
Ontem, após a Maratona de Mira senti-me lindamente, sem quaisquer dores...durante a tarde e após um valente estágio no sofá, quando me fui a levantar..ai ai... Cá anda a dorzita, mas nada comparável com a da outra semana, que aí foi durante o treino. Tenho feito os exercícios (alguns) de fortalecimento e vou ter que continuar.
Quando fazia ginásio não me lembro de ter dores nos joelhos, ou se tinha, eram muito ligeiras. É um facto que tenho um pouco menos de massa muscular que tinha há uns anos, devido ao quase abandono que fiz da prática do BTT, e portanto, vou ter que voltar a ganhá-la, dê por onde der!!! (claro que com juízo!!!)
 

FMCurto

Active Member
city_hunter said:
Estou a fazer antinflamatório e bom aquecimento dos joelhos!! Que acho que foi o que me faltou no sábado passado!

Casa roubada trancas à porta...

Eu que o diga, nunca mais começei à maluca sem um bom aquecimento,pq se não sem dar por ela dá para arranjar uma chatice que demora meses ou anos a resolver, se ficar resolvida.

@VHL
O médico que me viu tb me disse isso da massa muscular nos quadriceps, era a melhor maneira de evitar problemas nos joelhos sobretudo para quem se inicia tarde no btt e não ganhou os músculos "certos" de pequeno.
 

Carlos_G

New Member
Boas malta

agora é a minha vez, de a uns tempos pra cá tbm me começa a doer o joelho direito ai a partir dos 35, 40 km, não fiz alterações na bike, ando 1 ou 2 vezes por semana, quando ando é até "rebentar" a tal dor aparece principalmente em subidas com maior esforço, no joelho direito na parte interior do joelho, mas apenas no direito... a perna esquerda parece que ñ é minha!!! n me doi nada joelho musculo nada de nada
e estas ultimas vezes tenho andado em estrada

agradecia a vossa opiniao

abraço
 

FMCurto

Active Member
E aquecimento?Fizes-te?

Apesar de não ter ainda ido fazer um ressonancia magnetica já mais ou menos aprendi a conviver com a coisa, se houve alturas à coisa de dois anos em que tive de parar, ponto final, sem conseguir pedalar 100m que seja hoje continuo a sentir uma pequena dor mas perfeitamente suportável.No fds passado e no outro anterior fiquei super contente pq consegui acabar por duas vezes percursos de 100km, começei a sentir que ia doer em ambas por volta dos 50km mas parei,fiz uns alongamentos,aqueci bem e continuei sem grandes stresses...já no final de uma das voltas a voltar a casa "piquei-me" com outro tipo e consegui fazer uns 5km (Sta Apolonia-Expo)sempre a rasgar.Depois de tomar banho,passar agua fria e por um bocado de Voltaren era como se nunca tivesse doido.

Exprimenta fazer um bom aquecimento, e se por algum motivo parares por uns minutos insiste mais um bocado no aquecimento pelo menos comigo funciona (mas não sou médico nem tenho nenhuma experiência na área).
 

Carlos_G

New Member
ola

obrigado pela ajuda
Não tenho o habito de fazer aquecimento antes das voltas, mas tbm não começo logo a bruta... vou aumentando a intensidade gradualmente, faço voltas de pelo menos 2.5/3 horas, começo a puxar mais ai a partir dos 30/40 min
no fim sim, alongamentos, banho quente, a parte do agua fria ainda n esperimentei...
mas na proxima volta vou aquecer bem antes, para ver se será disso, espero que seja, e se não passar nas proximas voltas vou ter que consultar um medico.

cumprimentos
 
Top