Dor no joelho!!!

DAVID94

New Member
Boa tarde.
Sou um rapaz de 18 anos que pratica BTT apenas por lazer. Como tive e tenho um problema no joelho, procurei nesta área um tópico sobre alguém que ja tenha tido o mesmo problema que eu e apenas encontrei este. Como não há necessidade de abrir mais um tópico, vou então postar aqui a minha situação e dúvidas.
Há cerca de 3 meses, começei a sentir uma dor no joelho esquerdo e essa dor tem vindo a aumentar. Essa precisa dor apenas acontece quando pedalo de bicicleta. Ao fletir a perna (puxar o pedal para cima), o joelho em questão dá um estalo pequeno mas forte o suficiente para criar alguma dor e afetar-me psicologicamente. No inicio, mal sinto. Mas depois... É insuportável. Falei com o meu pai e ele levou-me a um Osteopata de Évora. Após algumas massagens pelo joelho, o doutor disse-me que tinha líquido "derramado", consequência de uma rutura de qualquer coisa que não consegui memorizar. Fiz 3 sessões de fisioterapia (se é assim que lhe chamam) em que fui entregue às novas tecnologias. Isto é, meteram-me um gel no local do liquido e, com uma máquina, que tinha uma daquelas coisas como as ecografias, foram passando pelo local até passar um X de minutos. Depois, meteram-me duas bandas atadas ao joelho e, ao ligarem a máquina, sentia um formigueiro que ia aumentando e diminuindo durante 15 minutos, se nao estou em erro. E Depois, uma pomada. Emfim... Após as 3 sessões, disseram-me para parar de andar de bicicleta durante umas semana e voltar com calma...
Bem, foi o que fiz. Mas os estalos apareceram novamente há cerca de 1 mês e há quase 3 semana que não ando de bicicleta para não piorar a situação...
Alguém já teve o mesmo problema que eu aqui refiro (estalinhos no joelho ao dobrá-lo) ? O que fizeram ? Sabem esclarecer-me se se tratou mesmo de uma rutura e consequente derrame de liquido ?
Obrigado a todos.
Boas pedaladas.
 

Anshelm

New Member
Não sei qual o problema que padeces nem tão pouco te posso dar um parecer sobre isso, porque não tenho formação nessa área.
Mas depois de ter tido um problema no joelho, vejo que há coisas que devemos dar mais importância. Alongamentos (mas como deve ser) antes e depois da volta, reforço muscular dos quadriceps, e para quem quiser tomar algum suplemento específico para as cartilagens, também fazem efeito. Embora essa suplementação deva ser tomada como preventiva e não numa fase agudizada como é o teu caso.
Quantos aos estalos é porque a rótula não está alinhada e ao fazer a compensação estala. No teu caso sempre estalou, ou só à pouco tempo é que começou a estalar?
De qualquer das formas aconselho-te a fazer 2 a 3 semanas de treinos muito leves e descanso, depois disso deves recomeçar gradualmente os treinos e o reforço muscular dos quadriceps. Tens que ter é paciência.
Isto é só a minha opinião, mas se preferires passar por um Fisioterapeuta é sempre melhor, como é natural.
 

marciorssilva

New Member
Bem sem querer fazer diagnósticos pormenorizados, acho que tiveste ou ainda tens uma tendinite localizada no joelho ou uma micro ruptura do tendão. Já tive esses sintomas e para além de fazer fisioterapia o médico receitou-me um anti-inflamatório para ajudar a recuperar e fazer desaparecer o liquido. A fisioterapia que fizeste foi ultra-sons e estímulos eléctricos para ajudar a cicatrizar a ruptura e fortalecer o tendão. Quanto ao estalo que ouves, pois isso deve-se a mau aquecimento antes de fazeres exercício. Os estalos são normais em quase toda a gente que faz exercícios sem os devidos aquecimentos. Tenta antes de começar a pedalar rodar bem os joelhos e fazer uns bons aquecimentos nestes. Para além disto acho que devias consultar um especialista, tendo em conta a importância dos joelhos...problemas longos neles levam muitas vezes a problemas muito sérios. Abraço
 

DAVID94

New Member
Obrigado pela resposta. Vou aguardar mais opiniões.
Fiquei esclarecido quanto às minhas perguntas. Os estalos podem ter a ver também, para além do aquecimento, com a altura do espião ? Um colega meu disse-me que, ao pedalar, devia ter as pernas esticadas. No entanto, não subi o espigão suficientemente alto para que quando os pedais estão "às 6 horas", a perna fique de tal forma esticada que o meu corpo tenha de balançar para o lado... Achas que devo baixar mais um pouco ?
Obrigado e boas pedaladas.
 

opiorio

New Member
Viva, nao sou especialista, mas pelo que descreves afirmo quaze sem duvidas que que o teu espigão nao está na boa posição!
A perna nao pode estar muito distendida nem demasiado flectida, tendo em conta que a posição do selim deve proporcionar-te uma montada confortavel.
Experimenta baixar um pouco, tipo quando estas em pé ao lado da Bike, o selim deve estar aproximadamente na altura da tua cintura, mais centimetro menos centimetro sendo claro que isto depende sempre de pessoa para pessoa.

P.S: no caso de persistencia nao deves descurar a ideia de voltar a consultar um especialista em ortopedia!


Cumps
 
Last edited:

shuumi

New Member
Consultar um Ortopedista era uma opção sensata.
Para que conste, tens 18 anos, logo redobra os cuidados. Marcas a consulta, se não quiseres marcar tu pedes ao teu Médico de Família que faça o pedido hospitalar (se bem que muitos OrtopedistasPrivados tem honorários mais baixos que muito Osteopata).
Provavelmente a hipótese de teres um erro na posição do selim pode ajudar, mas se continuares a sentir o problema consultar o Médico é a melhor opção.

O reforço do quadricipite femoral é na maioria dos casos necessário, agora com recurso a exercício dirigido ou mesmo electro estimulação é bem mais rápido e isso só mesmo um especialista para te ajudar. O aquecimento e alongamento também é essencial.
Se não quiseres o Ortopedista, vai a uma consulta de um Fisiatra (Medicina Física de Reabilitação) antes de te meteres com mais habilidosos, porque quando a situação piora não vão ser eles a resolver... Isso é uma certeza que te dou!

Mas isto faria eu, se o joelho fosse meu!
 

DAVID94

New Member
Irei então verificar a posição do selim e altura do espigão para ver se melhora. Se nao melhorar, falarei com o meu pai e marcarei uma consulta para um Ortopedista.
Obrigado pelas dicas e respostas.
Cumprimentos e boas pedaladas ;)
 
A

armstrong12

Guest
Sou novo no forum, e estou muito contente com toda a informação postada aqui. Eu também tenho dores no joelho, vou usar as dicas aqui para ver si melhoro. Obrigado por compartilhar e espero poder estar contribuindo informação útil.
 

DAVID94

New Member
Boa tarde.
armstrong12, se pudesse explicar melhor as dores que sente no joelho, poderia alguém ajudá-lo por experiência pessoal.
Cumprimentos.
 

Jocas22

Active Member
epá sofria do mesmo (estalos, dor) e cheguei a fazer exactamente os mesmos tratamentos que descreves na fisioterapia (cera, a cena estilo ecografia,...)

mas a única coisa que fez melhorar (passar totalmente nunca passou, mas agora o que ficou é algo tão residual que nem me lembro) foi muito exercicio, ganhar musculo. Por incrivel que pareça. Eu estava sempre com medo de o esforçar e afinal era exactamente o que ele precisava.
 

DAVID94

New Member
o_O
Que tipo de exercício ?! Pedalar ? Correr ? lool
Medo de esforçar, não tenho. Jogo futebol normalmente sem que sinta dores. Posso andar de bicicleta na mesma. O problema é mesmo os estalos serem cada vez mais fortes após o esforço contínuo na bike. E chega o ponto em que tenho de descançar.
De qualquer forma, vou seguir o conselho de alguns: tenho um spray em casa que me foi recomendado por um médico que consultei precisamente por dores no joelho. Vou passar a utilizar esse spray (ou pomada, que também tenho) todos os dias, duas vezes. E baixar o espigão um bocadinho. Veremos como corre.
As melhoras Jocas22.
Cumprimentos.
 

F Silva

New Member
tenham muito cuidado com os joelhos e se possivel consultem mais que um medico! Eu estou neste momento a recuperar de uma operaçao ao ligamento cruzado anterior e ao menisco externo e so o terceiro medico a que fui é que descubriu o problema todos os outros medico e varios fisioterapeutas a que fui me diziam que era so uma entorse para eu nao me preocupar e depois viu-se o resultado :/
Se possivel peçam ao medico para irem fazer uma rossonancia magnetica por via das duvidas e ficarem com certezas!E para recuperar de lesoes nos joelhos andar de bicicleta e fazer nataçao é muito bom ;)
 

oliana

Active Member
Achei este tópico curioso. Faço btt há 8 anos mais a sério, com algumas maratonas e provas amadoras feitas durante estes anos. Pratico futebol regularmente e corrida de vez em quando. As dores musculares e articulares sempre foram minhas companheiras, porque desgraçadamente tenho a herança familiar de artrite reumatoide. O pescoço, braços, joelhos e pés são a principal queixa. O meu médico já me deu a entender que eu tinha de aprender a viver com a coisa. Sinto-me melhor quando pratico esforço fisico com mais regularidade embora as dores nunca desapareçam na realidade. Apenas mudam de sítio, de uma articulaçâo para outra. Recentemente tive uma ideia. Comprei um suplemento, magnésio, para me ajudar nos ultimos treinos antes de ir ao PTG. E não é que me tenho sentido muito bem. Sinto que elas (as dores) andam por aqui, mas muito mais suaves.
Cada um tem o seu problema e a solução pode ser muito diferente.

Vejam o meu caso e o do silva31.

Cada um tem de procurar a raiz do seu problema.
 

ric2009do

New Member
mais um para a lista negra das lesoes nos joelhos no meu caso e um edema do tecido celular subcutâneo a nivel da regiao pre patelar e uma hiperecogenecidade do tendao rotuliano, recebi hoje o resultado da eco, os sitomas que sentia era uma dor forte no joelho esquerdo quando dava ao pedal a rolar (sem muito esforço) quando era a subir nao me doia, consultei o medico de familia mandou me fazer uma eco que acusou este belo serviço, o medico da eco aconselhou a ser visto por um especialista e sessoes de fisioterapia, agora vamos ver o que o medico de familia vai disser...
as melhoras a todos.
abraço
Ricardo Sousa
 

ric2009do

New Member
o meu acho que nem isso sabe :fpalm: disser asneira do tipo merd.... e caral....... ele sabe e bem, tenho mesmo que la ir mostrar as analises e aproveito mostro a eco.
 

birthmark

New Member
Olá,

Como disse o Jocas22, a melhor coisa que podem fazer para evitar problemas com os joelhos é ganhar músculo! Desde os 14 anos que tenho algumas dores nos joelhos, mas nunca parei de fazer desporto. Há uns 3 anos fiz uma entorse e parei durante tempo demais, até ao ponto de ficar com pouco músculo na perna esquerda e o problema agravou-se bastante até ao ponto de me doer o joelho até a andar.
Depois de muitos maus diagnósticos e muita má fisioterapia decidi ir fazer acumpuctura, uma vez que o meu maior problema até eram (e são) tendinites, podia ser que ajudasse. E pelos vistos ajudou! Desde há 6 meses para cá voltei ao ginásio, voltei a andar de bicicleta e a correr. Claro que recomecei devagar, ao início só andava um bocado e a um ritmo baixo...
O que eu quero dizer é: não parem! o músculo perde-se muito rápido e só piora a situação. Vão andar, façam exercícios leves em casa, evitando sempre a dor, claro.
 
Top