Dor e ardência no rabo

Ilidiofaria

New Member
Tenho uma Radon Skeen 120 9.0 com Amortecedor traseiro RS Monarch RT3, selim Selle Italia Flite MG, Bib short Mavic ou GSG (60 a 80€) e em XCM de 5 ou mais horas o rabo continua a doer e arder apesar de já ter calo. Conselhos? Abraço
 

Joseelias

Well-Known Member
Não será uma questão de ajuste da bicicleta?

É que isso pode ser consequência de te estares constantemente a mexer de forma a regressares à posição base. Imagina que tens o selim demasiado próximo do guiador e que estás sempre a escorregar para trás. Ou o oposto, o selim estar muito atrasado e estares sempre a chegar-te para a frente sem dares conta criando fricção. Cada vez que há um ressalto o teu corpo pode ir cair naturalmente no local que a tua anatomia tem tendência e depois tens que estar sempre a compensar.

Por exemplo, o selim também pode não ser o adequado para ti e necessitares de um selim com mais 1cm de largura para te apoiar melhor. Cada pessoa tem um esqueleto diferente e há quem tenha a bacia mais larga, e se tiveres um selim demasiado estreito vais fazer com que não tenhas o apoio necessário e a tua bacia rode de um lado para o outro criando fricção e dor por estar apoiada fora dos ossos que deviam estar no selim.

Ou que em vez de ser um selim plano devesse ser um daqueles modelos que sobe ligeiramente atrás, para evitar que escorregues. Pelo que tenho lido sobre Bike-Fits, a escolha do selim é feita tendo muito em consideração a flexibilidade da coluna. Quem consegue arquear a coluna pode dar-se bem com um selim plano (visto lateralmente), mas quem não arqueia muito a coluna pode precisar dos modelos que sobem atrás para evitar que escorreguem ao dar-lhes apoio.

Vê um exemplo um bocado radical do que digo com este SMP, e que por acaso sempre que leio alguém a falar deles só diz maravilhas. Há outras marcas que têm modelos com um perfil semelhante como este mas menos exagerado.




Sei que há distribuidores da Specialized que têm forma de testar qual o selim ideal para cada pessoa através do programa Body Geometry. Se calhar não fazias mal em procurar um desses locais para ver se o selim que tens é o ideal. E se não quiseres fazer um Bike-Fit tenta perceber se te costumas mexer muito no selim para corrigir a posição ou se sente pouco apoio nos ossos da bacia. Em último caso pede um selim com características diferentes emprestado a alguém que conheças e testa outras larguras, e perfis.

Eu também tinham um selim caro da Selle Italia mas que não me sentia bem nele. Um dia experimentei um com um perfil bastante diferente (plano visto lateralmente), com mais 1cm de largura (14cm) e plano visto de trás (o outro era arredondado) e foi uma mudança radical. Nunca mais senti o desconforto que sentia antes.
 
Last edited:

Ilidiofaria

New Member
José Elias,

Tenho sérias dúvidas que seja do selim, pois já tive outro numa outra bicicleta e o mal era o mesmo ou pior, utilizando o mesmo tipo de equipamento.

Abraço
 

camponubla

Well-Known Member
Também sou da opinião de apontares para o tipo e forma do selim que usas. A largura do selim tem de ser a idónea para a largura dos teus isquios. Faz o teste nalguma loja que tenham essa "almofada" de teste como já te disseram.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

já disse isto em vários tópicos, e volto a fazê-lo (isto pq também tive esse problema). Pode usar os melhores calções, o melhor selim, o melhor creme, etc... etc.... mas, se, o conjunto: Altura, recuo/avanço do selim, ajuste dos cleats, não estiver na posição adequada, meu caro, já mais resolverás o problema. ;)

....assim de repente, apostaria na altura de selim (está ligeiramente alto). Ao pedalar, não se pode movimentar a bacia lateralmente a cada pedalada..... caso contrario, a constante fricção é inevitável (esfolas o dito cujo pela certa). Para perceber isso, um dia destes, ao pedalar de costas para o sol, observa com atenção a tua sombra.....se de facto "danças" a cada pedalada, será bem percetivel. ;)
 

Joseelias

Well-Known Member
Ilidiofaria

A menos que tenhas alguma questão física, como pele muito sensível e onde o creme sugerido pelo edununo será uma ajuda, a única opção é teres um selim desadequado ou um mau ajuste na forma como a bicicleta está afinada. E no caso das dores não há creme que te vá ajudar.

Vou-te falar da minha experiência própria. Um dos selins que me recordo de ter foi um Bontrager que era um modelo especial do Selle San Marco M. Devia de ter uns 12cm de largura ou coisa parecida. Primeiro que acertasse com ele vi-me lixado. Tive que o rodar para uma posição menos convencional para me sentir bem Como tinha uma forma com a traseira a subir sempre apoiava em comprimento aquilo que lhe faltava em largura. Mas não era um bom selim para mim. É o destas fotos embora não seja exactamente igual ao meu.




Mais tarde, comprei um Selle Italia TriMatic, que foi caro e supostamente era confortável. Elastómeros nos carris, protecções em Kevlar. Todo xpto. Penso que tinha 13cm de largura e uma forma mais tradicional que o Bontrager. Mas visto de trás era arredondado e o local onde os ossos apoiavam não era plano. Foi um autentico pesadelo. Nunca me adaptei à forma. Sempre com dores e dormências. Acabei por o vender. Mas embora neste caso o ajuste que tinha na bicicleta pode ter tido a sua parte da culpa, por essa internet fora muitos tinham o mesmo problema que eu. É o das fotos seguintes (também não é exactamente igual ao que tinha).




Por fim, acabei por experimentar há poucos anos um Sportourer X Race (marca da Selle Italia) que era o anterior modelo Selle Italia XO com 14cm de largura, bastante plano tanto lateralmente como visto de trás. Só te posso dizer que a mudança foi incrível. E nem teve a ver com este ser mais macio que os outros. Eu até gostava que fosse mais firme. Tem tudo a ver com a forma dele, seja a largura ou o design. Apenas fiz mais de 5 horas nele uma vez, mas não senti qualquer problema, excepto o cansaço. Não menosprezes a forma do selim, nem o ajuste que tens na bicicleta.

 
A anatomia de cada é sempre diferente. A dificuldade está em encontrar um selim para cada um dos rabos. Comprei um no Lidl (o último modelo que venderam) e estou-me a dar bem com ele, selim. também tive de ajustar a posição, altura e inclinação. custou cerca de 9 € ...
 

Ilidiofaria

New Member
Medroso,

Bike Fit feito por profissionais a régua e esquadro.

Repara que só me queixo em rides superiores a 5h. Sei o que é andar com uma bicicleta mal ajustada, já me custou caro!

Abraço
 

edununo

Well-Known Member
Em voltas grandes é normal acontecer o que descreves, mesmo com tudo afinado. O cansaço também ajuda.
Por isso é que recomendei o creme da Assos.
Costumo usar nesse género de voltas. Tipo idas à Santiago e afins.
 

Jocas22

Active Member
ja disseram quase tudo.

Chamois +

bom selim (varia de pessoa pra pessoa. Pra mim esses muito alcochoados sao piores que as "tabuas") +

bons calcoes
(boa carneira e justos, podem ser bons mas estar largos e a carneira nao ficar no sitio) +

boa posicao em cima da bike (e nem todos os bike fit sao bem feitos, podes estar a insistir numa asneira de posicao só porque um guru dos bikefit te vendeu banha da cobra a preço de camarao de mocambique, ja nao era a primeira vez que acontecia. E pode ser tanto o selim muito alto como muito baixo, muito pra frente como pra tras, como pode ser a posicao na bike em geral)

maneira de pedalar (muita gente pedala por exemplo com os joelhos abertos, ou colocam-se muito na borda do selim seja á frente ou atras,...). Pede a alguem com uma camara ou um telemovel que te filme a pedalar, basta ir atras de ti um pouco.

mas tambem podes ter algum problema de saude.

Não creio é que seja normal, nao devias insistir num erro, mesmo com o tal "bikefit". Eu chego a fazer o dobro disso sem doer nada.
 
Last edited:

Ilidiofaria

New Member
Jocas,

O dobro são 10 a 12h em cima de uma bike :)

Para já vou experimentar o Chamois mas dos bons!

Segundo passo vai ser comprar uns calções ainda melhores (Castelli ou Assos).

Sobre a posição na bike como já referi, é a régua e esquadro, e sinto-me muito bem a pedalar assim.

Selim, só testando numa volta muito longa, mas na loja não me recomendam trocar de selim.

Abraço
 
Costumo a usar em voltas de 5/6 horas para proteger e evitar a fricção : Creme Assos Chamois ou o Barral Creme Gordo.
Quando já tens "assaduras" aí opta pelo famoso halibut e em poucas horas ficas novo!

Depois como já foi escrito..um bom calção..e um bom selim
 
Top