distancia dos cranks em relação ao tubo de selim

carreiras

New Member
Tenho me deparado com um problema,isto é: ao montar a minha nova pedaleira e respectivo movimento, as distancias dos cranks em relação ao tubo de selim diferem em cerca de 7mm.
O que fiz foi ir á loja onde comprei o material e pedir para me trocarem o movimento pelo correcto,mas disseram me que pra deore lx é aquela medida sabendo que o quadro tem 68mm (rosca).A partir desta altura e como não sou de ficar~á espera que faça sol,lá andei eu a reparar em todas as bikes que via se a dita distancia diferiria, e a verdade é que existe bastantes que diferem mesmo novas prontas a ir pro cliente.
A minha questão é: acham normal andar-mos a pedalar com uma diferença de 10mm ou mais (em alguns casos) em relação ao quadro?
Desculpem o testamento mas é uma coisa que não me parece bem.agradeço vossas opiniões que certamente irão ajudar muita gente a dar conta do mesmo.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

estás a falar do "Q-Factor", ou seja, a distância entre os cranks transversalmente? Se sim, ela pode variar com a aquisição de novos cranks e de um novo eixo. Por exemplo, em estrada o "Q-Factor" é muito pequeno, porque os quadros são maioritariamente de 68 mm e as pedaleiras são duplas. Parece que se extrair maior rendimendo com um "Q-Factor" baixo. Contudo no BTT é preciso contar com a pedaleira tripla.

Q-Factor:
2_777_8BzHiYWf96-200x.jpg


Com o Hollowtech II a Shimano "congelou" esta medida ao impor a sempre a mesma largura do eixo pedaleiro. Se queres diminuir essa distância podes comprar um eixo mais estreito, isto se ela for para eixos internos. Se a tua LX já é com eixo integrado, então não tens maneira de reduzir o "Q-factor".

Jepas
 

Bravellir

New Member
Acho que ele está a dizer outra coisa


A pedaleira dele está assim:
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e ele acha que devia ser assim
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no fundo um dos cranks está mais próximo do tudo do selim que o outro
 

carreiras

New Member
Pois é Bravelir (tu tens uma Kona blast,disseste me no rojão.. sou o da Kona de tubos "fininhos".
Eu quis me referir pracisamente ao crank esquerdo estar mais proximo do tubo do selim do que o crank da pedaleira.
Não acho que seja viavel esta opção.mas como disse ja me deparei com imensas assim
 

Jepas

Super Moderador
Pois bem, se assim é, gostava mesmo assim de saber de que sistema estamos a falar.

Se for um Hollowtech II é capaz de ser um problema de anilhas, se for um eixo normal, pode estar mal montado, o que é muito pouco provável.

Jepas
 

carreiras

New Member
Jepas said:
Pois bem, se assim é, gostava mesmo assim de saber de que sistema estamos a falar.

Se for um Hollowtech II é capaz de ser um problema de anilhas, se for um eixo normal, pode estar mal montado, o que é muito pouco provável.

Jepas
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É um Hollowtech a pedaleira em causa é um deore lx.
 

valium

New Member
Boas !!!

Carreira segundo as instruções de montagem dos movimentos pedaleiros da shimano, nos quadros com 68mm o lado da pedaleira leva 2 anilhas, e o outro lado apenas uma anilha, ficando como tu dizes.
Também não compreendo o porquê deste montagem assim, pois a pedaleira fica mais afastada, e a linha de corrente não é tão boa, mas é assim que a shimano aconselha.
A única razão que eu vejo para esta montagem de anilhas, é o funcionamento dos desviadores da shimano, pois não vão tão próximos do quadro como os da Sram.

Ah, as 1s pedaleiras da shimano, a deore lx, por ex, vinha nas instruções que nos quadros com 68mm levava uma anilha de cada lado, porém agora nos movimentos pedaleiros mais recentes, comprei um lx/xt a semana passada e já tem nas instruções as 2 anilhas do lado da pedaleira, e uma do outro lado, assim como a pedaleira XTR de 2007 !!!


Cumprimentos
 

carreiras

New Member
No meu caso é um Hollowtech e não o Hollowtech II.São as pedaleiras lx de 2004 sistema de encaixe octalinc..o que quer dizer que não leva anilhas.
 

indy

Member
carreiras said:
No meu caso é um Hollowtech e não o Hollowtech II.São as pedaleiras lx de 2004 sistema de encaixe octalinc..o que quer dizer que não leva anilhas.

Estava à espera que dissesses isso para intervir :mrgreen: É o famoso FC-M572, não é? :D

É que em tempos "quase que tirei um curso" desse pedaleiro para tentar esclarecer as mesmas dúvidas que tu tens.

Na altura fartei-me de tirar medidas às distâncias dos crenques ao quadro em várias bicicletas (até meti isso algures numa folha Excel :| ).

Conclusões?

Quanto ao Q-Factor, encontrei alguma coisa na net mas nunca cheguei a ficar esclarecido sobre se era normal ou não poder haver essas diferenças de distância entre esquerda e direita. Acabei por desistir de me preocupar com isso :evil:

Agora o problema que me levou a investigar o assunto era mais grave: tinha a linha de corrente muito chegada para dentro. Para utilizar os carretos grandes atrás até era fixe :D , o problema eram os carretos pequenos. Só mesmo utilizando a pedaleira grande.

Para compensar isso, a loja onde havia comprado a pedaleira e o eixo havia improvisado uma anilha para chegar o eixo mais para a direita, tentando assim corrigir a linha de corrente. O problema é que isso fazia também chegar o crenque esquerdo para dentro. O eixo em causa era um 68/118.

Tentei eu resolver o problema com um 68/121 mas mesmo assim não resolveu :evil: Foi nessa altura que resolvi começar a estudar o problema mais exaustivamente e ao fim de muito vasculhar no site da Shimano lá encontrei algures uma tabela que indicava que para aquele pedaleiro ficar com a linha de corrente apropriada (julgo que 50mm... já não me lembro bem) tinha de utilizar um eixo de 126mm :shock:

O problema é que a Shimano só fabrica eixos 73/126, não fabrica 68/126 :shock: :shock:

Conclusão: não percebo qual foi a intenção da Shimano ao criar aquela aberração :evil: Modelos Alivio, Deore, XT... nenhum tem aquele problema. Nunca percebi qual era o objectivo deles com o desenho deste LX

Actualmente está motado numa das minhas SS, para aí com um eixo 68/118. Está perfeitamente alinhado e não me causa problemas de linha de corrente pois esse problema resolvi eu ajustando a posição do carreto traseiro :wink:
 

carreiras

New Member
Boas indy,é exactamente ao que te referes que o meu problema persiste,realmente se fosse um 126 ficava alinhado na perfeição.
O que queres dizer é que vou ter de pedalar de lado pra toda a vida :roll:...e se se reclamar a shimano não havera resolução do problema?obrigado
 
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