Dificuldade em montar pneus

CheckerPig

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A questão que aqui vou trazer não é tanta técnica, mas mais de falta dela :p Comprei um par de pneus semi slick para usar em estrada (26x1.75). Vou eu, todo lampeiro, para os montar nos aros da minha BTT e aquela gaita já para enciaxar num dos lados já foi tiro e queda...Meto-lhe a câmara de ar (sim, ainda as uso...) e começo a fechar o pneu no aro e a coisa piora. O pneu revela-se difcil de montar, a borracha é mais compacta que a versão terra e à medida que avanço no ar a coisa é cada vez mais dificil de encaixar. Quando faltava para aí um palmo para fechar o pneu, desisti. Era preciso uma força consideável, os desmontas (em plástico) não estavam a ser grande valia. Conclusão : alguém já sofreu do mesmo mal ou serei um azelha do catano ? Fartei-me de montar e desmontar pneus cardados com flancos de arame e nunca me tinha acontecido tal coisa. Sugestões: alguem tem ? Já me falaram em sabão, outros em deixar os pneus um pouco á torreira do sol antes de montar...Ou vai a murro e pontapé para dentro do aro ? :D
 

wawando

Member
Quando estás a enfiar um dos lados da roda, tenta garantir que o pneu da parte oposta (parte de baixo) está no meio e não encostado ao aro, para te dar folga. Era assim que conseguia montar os UST numas crossride que tive há uns anos.
Mas se queres que te diga, acho que algo não está bem, o primeiro lado do pneu deve entrar sem esforço nenhum...
 

JoãoLopes

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Se é a medida certa da roda tem que ir.. Eu meti uns 1" em roda 26 e custou um pouco, mas entrou! Experimenta sabão no aro para ver se escorrega mais facilmente.
 

tinric

Super Moderador
eu uso normalmente ajax quando é para converter :) aquilo fica "escorregadio" no momento e depois seca depressa sem deixar vestigios... tenho-me dado bem :)

umas borrifadelas no pneu e arro e está a andar...
 

Rider88

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Boas,

Eu montei um pneus specialized, de estrada, nos aros de BTT, medida 1.10 ou qualquer coisa do genero, e tambem tive bastante dificuldade, tendo utilizado a tal técnica do murro e pontapé!

O que fiz foi o seguinte:
1- Coloquei o pneu todo de um lado;
2- Coloquei a camara de ar, com algum (muito pouco) ar, para que a mesma não fique entalada;
3- Coloquei o pneu "até dar";
4- Coloquei a roda no chao e utilizando o desmonta bastante rijo, coloquei o desmonta de modo a fazer com que o pneu nao saisse do aro e fixei com um pé, podes fazer com a ajuda de alguem;
5- Com o outro desmonta fui colocando o pneu aos poucos, espaçamento de 2 a 3 centrimetros de cada vez, até que o pneu fique mesmo esticado e nao consigas meter la o desmonta;
6- Empurrei o restante pneu (cerca de 4 a 6cm) com as mãos ou com o desmonta para dentro do aro.

Tens de ter muita atenção à posição da câmara de ar para que a mesma não fique entalada entre o pneu e o aro, se isso acontecer vais morder a mesma e furá-la.
Esta é uma técnica um bocado hardcore porque o pneu era muito estreito para este tipo de aro, tu provavelmente não precisas de tantos passos mas vai metento o pneu a pouco e pouco e vais ver que consegues ;)

Espero ter ajudado,
Alex
 

Duarte86Dias

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Eu tive o mesmo problema que tu. Um amigo meu deu-me um Schawlbe 1.15 para fazer rolos, parti 3 desmontas com ele para o por e tirar...no entanto comprei outros da mesma medida de uma marca branca e entraram que nem manteiga... é mais uma questão do tipo de flanco que o pneu tem, mas com as dicas anteriores deverás conseguir.
 

CheckerPig

New Member
Pessoal,
Quero agradecer mais uma vez as vossas dicas e para dizer que os ditos cujos já estão montados.
Afinal a coisa era manhosa, mas um gajo tem de ser ainda mais manhoso :) : o "truque" era meter a camara de ar completamente vazia e trabalhar com dois desmontas. Meter 80 psi neles e vai para a estrada. Porreiro ! Mais rolantes, mas mais desconfortáveis (mas ainda assim melhor do que numa "fininha") que até dá para ouvir as molas da suspensão. hehe

Mais uma vez, obrigado !
 
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