Diferenças nas ligas de aluminio? 7005 ? 6061 ?

D

Drill

Guest
Gostaria que me explicasse a diferença em termos de rigidez, resistência e peso entre os quadros de Aluminio 7005, Aluminio 6061 e Aluminio A1 Premium (vi esta ultima designacao na serie Hardrock da Specialized).

Qual o mais leve ?
Qual o mais resistente ?

Obrigado.
 

Peso-Pluma

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O mais leve é o 7005, depois vem o 6061.....
O mais rigido é o 7005(bastante mais desconfortavel que o 6061) e depois vem o 6061.

Eu tenho o 6061 na minha Giant e é espectacular, mais confortavel que o 7005, absorve mais as pancadas...muito bom.

Quanto ao a1premium não sei de nada.

abraços

peso-pluma
 

Leonix

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Segundo li sobre isso, pq ainda a pouco tempo tive a mesma duvida:

7005 é mais leve e mais rijo

tens aqui um site que pode exclarecer isso e mt mais, tais como outras duvidas que eu tinha, sobre o que era um aluminio 7075 T6.

T6 T significa o tratamento de calor que leva.
Neste caso T6 - solution heat treated and artificially aged

Para os mais curiosos aqui fica o site:
http://www.ae.msstate.edu/vlsm/materials/alloys/aluminum.htm

Leonix
 

marioconde

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Drill, estás a pensar em dedicar-te a construir kadros de bikes?

Se ñ estás isso de saber o k é um tipo de aluminio em relação a outro pouco te vai importar, o k importa mm é a forma como um kadro é feito, um kadro de Al 7005, apesar de construido com aluminio de menor densidade normalmente é mais pesado, e menos confortável, parece um contra senso, mas na realidade o al 6061, tal como os 6068 são mto mais dificeis de trabalhar, não obstante kando a tecnologia é suficiente para se trabalhar com aluminios de liga mais apertada o trabalho daí resultante é por norma muito mais elaborado.

O exemplo vem das grandes marcas, os topos de gama são sempre construidos em ligas k ñ de Al 7005, o 6061 é usado por Giant, Spclzd,entre outras, os easton, e os dedeciai por outras tantas marcas, o Al 7005 tem no entanto a seu favor a facilidade de ser trabalhado, estando as tubagens nessa liga altamente industriializadas em Taiwan, e na China, daí a sua excelente relação preço kalidade nas gamas média baixa e média.
 

Leonix

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Mario não querendo estar aqui a corrigir ninguem... Acho que estás um bocado confundido em relação aos aluminios :roll:
Antes de mais vou mostrar dados que encontrei numa pesquisa sobre esses aluminios, para depois comentar:
AA6061
Composition

Element Weight %
Al 97.9
Si 0.60
Cu 0.28
Mg 1.0
Cr 0.20

PROPRIEDADES:
Density (×1000 kg/m3) 2.7
Poisson's Ratio 0.33
Elastic Modulus (GPa) 70-80
Tensile Strength (Mpa) 115
Yield Strength (Mpa) 48
Elongation (%) 25
Hardness (HB500) 30
Shear Strength (MPa) 83
Fatigue Strength (MPa) 62

AA7005
Element Weight %
Al 93.3
Mn 0.45
Mg 1.4
Cr 0.13
Zn 4.5
Ti 0.04
Zr 0.14

PORPRIEDADES:
Density (×1000 kg/m3) 2.6-2.8
Poisson's Ratio 0.33
Elastic Modulus (GPa) 70-80
Tensile Strength (Mpa) 193
Yield Strength (Mpa) 83
Elongation (%) 20
Shear Strength (MPa) 117
Fatigue Strength (MPa) 140

Posto isto é possivel fazer as seguintes leituras:
1. densidade é mt identica/igual
2. Tensile Strength (Mpa) 115 -> 6061 e 193 ->7005
3. Fatigue Strength (MPa) 62 -> 6061 e 140 -> 7005
só para comparar os dados destas 2 forças de um e outro.
4. O alum 7005 é mais dificil e mais demorado de ser trabalhado do que 6061, não devido à densidade, mas sim devido aos elementos de que são compostos, que no caso do 7005 o tornam mais rigido, além de também ser mais demorado o "tempero" do 7005 cerca de 3x mais tempo que no 6061.
5.Os alum que são utilizados pela Giant são na maior parte o 6061 e 6013, sendo o 6061 utilizado nos quadros de 05 nas gamas baixas XTC3 e 4 e o alum 6013 nas gamas medias, superiores XTC2,1 e XTC0.
6. Ser um mais confortável que outro, também não me parece que seja perceptivel a andar na bike :roll: O Alum da minha bike é 6061 e não absorve, nem dobra nenhuns buracos acho que isso é mais psicologico...

Espero ter contribuido para dissipar algumas duvidas, pois eu também já tive estas mesmas duvidas.
Depois de algumas pesquisas já não tenho duvidas :wink:

Cumpts
Leonix
 

Leonix

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Já agora deixo aqui mais uns dados que encontrei de outras 2 ligas de aluminios que são bastante usados em acessórios de bikes, por exemplo, avanços, handlebars (guiadores ou volantes...não sei como se diz em pt) e espigões de bancos.
Alum 2014 & 7075
Tensile Strength (Mpa) 185 & 220
Fatigue Strength (MPa) 90 & 160
Hardness (HB500) 45 & 60

Aqui fica a explicação do 7075 ser na maior parte dos acessórios mais caro :idea:

Leonix
 

marioconde

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Tal como no passeio de Btt ñ é o caminho k torna o paseio dificil, mas sim o ritmo imposto.

A massificação da produção de quadros em Al 7005 fez com k a produção nesse tipo de aluminio se tornasse banal e daí mais fácil, mas trabalhando correctamente o 6061 e aproveitando a sua melhor propriedade de estiramento o resultado é superior ao conseguido pelas ligas muitas das vezes utilizadas inclusive em monoespessura nos kadros de 7005.

Um bom exemplo disso tens com o hidroforming, tecnica extensamente aplicada nos kadros de 6061 e k agora dá os primeiros passos noutras ligas.

Mas importante mm são as sensações, e se alguem se sentir bem num kadro de tubos de canalização, conkanto ñ ponha em causa a sua integridade fisica, é nesse k deve andar.

Eu por mim já andei de cromoly, de alu 7005, de 6061, de alcoa billet, e nenhum me deixou ficar mal, prefiro escolher o trilho a escolher o aluminioo do kadro!
 

Leonix

New Member
:twisted: Eu tenho uma Scott Yecora gama performance com alum6061 nem é bom nem é mau como diz o outro :twisted: E tb é Alum 6061 as Yz da Scott desde 300€.
Na gama racing extinta, agora Scale são em alum7005 e nas gamas altas Carbono.
Agora que é verdade que cada um gosta do que gosta e a mais não é obrigado...
Ninguem põe em causa a durabilidade dos quadros, tanto em cromoly, como alum xpto, a questão é rigidez e peso. Parece que o peso tem sido um aspecto relevante no mundo das Bikes. :roll:
E nesse campo o AL7005 é as 2 coisas, mais rigido e mais leve que o 6061.

Peso-Pluma sendo tu um adepto da Giant, deves estar atento e sabes que é o alum6061 que em 2005 utilizam nas gamas Baixas como por exemplo XTC4 com deore e alivio...

P.S:Eu também tenho um PIII800Mhz topo de gama, na altura que o comprei... agora parece que já fica um bocado longe do PIV 3,2Mhz.
Assim como um dos amigos que anda comigo, tem uma Giant que em 94 custou 150cts :shock: wow granda maquina :shock: na altura :wink: O meu 1º pc tb custou 300cts em 93 e agora nem 5cts vale...
Assim como os pc's também as bikes, os carros, etc... evoluem constantemente

Cumpts
Leonix
 

Peso-Pluma

New Member
Leonix said:
:
Peso-Pluma sendo tu um adepto da Giant, deves estar atento e sabes que é o alum6061 que em 2005 utilizam nas gamas Baixas como por exemplo XTC4 com deore e alivio...


Cumpts
Leonix

Atenção que eu não sou adepto da Giant 'de gamas baixas' pois não gosto delas...então das de 2005 bela porcaria...
Mas eu sabia que essas eram feitas de al6061.

abraços e beijinhos

peso-pluma
 

brotasbtt

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Bom dia,

Gostaria de fazer a seguinte pergunta.
Qual a diferença entre os Quadros de Aluminio 7005 e 6061 já que numas lojas são melhores uns noutras são melhores os outros.

se alguem me conseguir esclarecer agradecia.

Boas Pedaladas.
 
Sem entrar em grandes termos e explicaçoes cientificas.. é o seguinte:

Aluminio 7005 é mais rijo, MUITO dificil de se soldar e precisa dum tratamento mais dispendioso para a montagem
Aluminio 6061 é mais "mole", ou seja e mais flexivel.. o q nao ker dizer q seja menos resistente, é mais facil de se trabalhar e soldar!

Um quadro em Alu 7005 tende a ser mais "duro" e menos confortavel, pois e um gama de aluminio mais dura, por outro lado permite uma menor perda de força de arranke!
Um quadro em Alu 6061 tende em ser mais confortavel, pois tem um certo grau de flexibilidade (nao e nada de extre, afinal de contas é aluminio, nao e borracha..), mas essa flexibilidade (supostamente) tira poder de arranke!

Qual o melhor? Sao identicos a nivel de resistencia e difrentes a nivel de "filosofia" chamemos-lhe assim!
 

brotasbtt

New Member
Olá,

Muito obrigado pela explicação.
Isso quer dizer que os dois tipos de quadros são identicosem termos de durabilidade.
E qual é o mais caro?

Boas pedaladas
 
Sim sao identicos.. os mais caros tendem a ser os de aluminio 7005 , por ter um tratamento mais dispendioso na sua motagem! Mas na realidade.. o q se paga é a marca por isso... nao e por aí!
Se fores a Taiwan ves quadros Specialized, Trek, Mondraker e afins a serem vendidos como OEM (sem marca), por 30 dolars!
 

tpereira

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A diferenca entre os dois esta principalmente na composicao, nao se pode dizer que um e melhor que outro. A qualidade depende mais na pureza das materias primas empregues.
O 6061 e composto maioritariamente de Magnesio e silicio.
O 7005 e composto maioritariamente de Zinco.
 

ICH

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Freakzoide eu acho que estás errado, o alumínio que exige um tratamento dispendioso depois da solda é o da série 6000 e o da série 7000 recupera as suas propriedades em contacto com o ar.
Esta era a ideia que eu tinha depois de ter procurado alguma informação aquando da compra da minha bike e que agora confirmei ao seguir o primeiro dos links que aqui colocaste.
Quanto ao resto penso que estás certo.
 
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