Deixar de Fumar

G

Gongask8

Guest
Boas,

Tou com um pequeno grando problema... Fumo, sei que fas mal, mas nao sei como parar :s

Perciso de dicas.

Obrigado
 

JDizzyking

New Member
bastante vontade e a chave, e se começares a andar de bicicleta começas a ver que tens mesmo deixar de fumar para conseguires acompanhar melhor as outras pessoas, boa sorte
 

bguerreiro

New Member
Gongask8 said:
Boas,

Tou com um pequeno grando problema... Fumo, sei que fas mal, mas nao sei como parar :s

Perciso de dicas.

Obrigado
Boas.
Podes fazer como eu...
"A partir de 1 de Julho não fumo mais!!!" (isto foi em 2003)
Não poso dizer que foi fácil. Fumava qs 2 maços por dia. Mas não é impossivel.
O que é preciso mesmo é força de vontade e pronto.

Cumps.
BG
 

nuno do vez

New Member
Boas Gongask
Como eu te compreendo..apesar de nao ser fumador.
1º Muitissima força de vontade, mesmo MUITA
2ºMarca uma data para deixares de fumar
3º e se vires que sem uma ajuda extra não consegues podes sempre tentar co a ajuda de um amigo meu, que faz hipnose e com cerca de 3 sessoes deixas de fumar, é verdade , e sem medicação , que ainda é melhor.

Espero ter te ajudado
Cumprimentos e Força nessa tua grande decisão
 

otalivan

New Member
Acho que o mais importante é a motivação. É querer deixar-se, e isso já pareces ter!

De resto o que te aconselho a fazer (pela minha experiência de quem "deixou" há 4 meses) é o seguinte:
1. marcar uma data
2. até lá, tentar ir reduzindo
3. se achas que podes precisar de uma ajuda, um acompanhamento médico pode ajudar bastante, no aconselhamento sobre pastilhas de nicotina / pensos, ou outras medicações
4. a partir do momento em que se "deixa", qualquer coisa "fumável" é para evitar a 100%, isto inclui p. ex. cigarrilhas, charutos, etc... são um precedente para se voltar. No caso de seres daqueles que fumam mais quando saem com os amigos e bebem umas cervejas, muito cuidado com estas situações porque vão ser os maiores desafios!
5. procurar reforços positivos: para mim o que mais resultou foi precisamente apostar no desporto - corrida e BTT, que é o que eu faço. A melhor recompensa que podemos ter é notarmos a evolução da forma física! Isso e as dezenas de Euros que sobram ao fim do mês!

A melhor das sortes, e força nisso, não é fácil mas é definitivamente possível!!!
 
G

Gongask8

Guest
Obrigadao pessoal. :D

Espero ver progressos da minha parte. :D

Cumprimentos a todos e mais uma ves obrigado.

Abraço, Gongask8
 

BlueSkies

New Member
Motivação e força de vontade :wink:

Eu posso-te dizer que aproveitei uma pequena gripe e aleado ao facto de a partir de 1 de Jan 2008 ser proibido fumar numa data de sítios e uma pequena aposta com o meu pequeno de 5 anos, deixei de fumar!

Já lá vão quase 2 anos e sinto-me outro! Começei a fazer BTT há 2 meses e se ainda fumasse, já deveria ter ficado apeado, em várias situações, a meio do monte!

A única coisa que te posso dizer é que não é fácil deixar de fumar, mas se conseguires aguentar 1 semana, a dependencia fisica passa e a partir daí é só ter força de vontade e não pegar num cigarro, NUNCA!

Força nisso!
 

gabrieljla

New Member
Viva, ando a pensar nisso de deixar de fumar...
aproveitar mudanças nas nossas rotinas (como mudar de local de trabalho por ex) sao sempre boas oportunidadespara tentar deixar de fumar.
Gongask8, ja deixaste os cigarritos?
muita força
 

ginbraiba

New Member
depois de 15 anos a fumar deixei de vez no dia 1 de maio de 2009..isto após 2 tentativas falhadas.
a bike ajudou sem dúvida..a 1ªtentativa usei selos c nicotina..ajudou pouco ...n aguentei 15 dias..
a 2ª aguentei um mês e já sem tratamentos..só com força de vontade..custou-me um pouco e após uma noite de copos estraguei tudo. Consegui reduzir para meio maço diário.
um ano após deixei de vez já lá vão 5meses..força de vontade amigo..só isso! nem tratamentos nem nada..tens q decidir o que queres mesmo para ti..eu pensava assim:
"Porra mas o que é mais forte o cigarro ou eu? pá tenho de ser eu.. "

se aguentares 1 mês é meio caminho andado--mas NUNCA caias na tentação de fumar um cigarro apenas ..por mais q te apeteça n faças isso pq vais pensar q consegues fumar esporádicamente e não vais conseguir.
quem é fumador viciado n consegue passar a ser fumador ocasional ..
qd parares tens de parar de vez ponto final.
agora posso meter-me nos copos estar com pessoal a fumar q n me incomoda nada.
tb ajudou ter namorada n fumadora pq senão acho q n conseguiria .
usar umas pastilhas elásticas ajuda a n pensar no cigarro..e aquela sensação de qd sais à noite e n estás a fazer nada com as mãos...esquece..isso passa rápido
 

Alv@rinho

New Member
Boas
Só quero deixar aqui o meu testemunho e esperar que ele seja útil para quem quer deixar de fumar.
Fez ontem 1 mês que parei de fumar após 19 anos de vicio e fez +/- 2 meses que comecei a andar de bike, como consegui?
Como já foi dito o melhor tratamento é a nossa cabeça força de vontade e maissssss força de vontade!!!!!
Um belo sábado á noite tinha eu 4 cigarros no maço e um na boca deu-me um grande ataque de tosse e o maço voou pela janela fora, desde aí não mais voltou.
Não está a ser fácil apetece-me fumar todos os dias, mas tem vindo a diminuir essa vontade e quando me lembro que agora trepo uma "parede" c/ a bike e não fico a arfar como um cão passa-me logo alguma vontade de fumar que ainda me sobra.

A todos os que querem deixar de fumar FORÇA DEIXEM!!!!!!

Um abraço
 

BNeto

New Member
Boa noite,

Posso deixar o meu testemunho,

Já a algum tempo que andava com muita tosse e tempos a tempos dava-me aquele mal-estar provocado pelo tabaco. Um dia agarrei no maço de tabaco e deitei-o no lixo e disse para mim que não fumava mais um c** de um cigarro. Isto foi à 7 meses atrás e nunca mais fumei. Passados 7 meses a dependência física já não existe, mas a psicológica ainda cá anda e 7 meses depois de deixar de fumar é que a estou mais a sentir a mesma. Por isso é necessário estar sempre atento. Para quem pensa deixar de fumar, deixo alguns conselhos e um pouco da minha experiência:

Juntem à vontade de deixar de fumar a vontade de evoluir na prática do BTT, pois vai ajudar a pensarem no cigarro como algo que é incompatível com esta prática;
No meu caso foram muitas as tentativas. Pelas minhas contas à 3 anos que andava a tentar deixar e acho que as tentativas e falhas fazem parte do processo;
Não deixem de fumar na véspera de um acontecimento social (a chamada "festarola") no meu caso não resultou;
No meu caso o cigarro era para mim como um amigo e que sem ele ia me sentir sozinho, as vezes ainda penso nisso, mas conforme o tempo vai passando vão ver que isso não tem importância nenhuma;
Eu fumei durante 16 anos e uma coisa que recuperei foi o olfacto. Por exemplo, vou a conduzir o meu carro e consigo sentir e distinguir odores vindos do exterior, coisa que antes não conseguia;
No primeiro mês evitem situações complicadas (saídas à noite, jantaradas com os amigos, etc). Se quiserem ir evitem ficar junto dos fumadores. Eu procurava fazer isto e não falar muito da situação para não pensar na mesma;

Isto é um processo que requer muita motivação para não cair na tentação. É só fumar um cigarrito ou uma cigarrilha num momento qualquer que chamamos de especial e já fomos…passado um mês já estamos a fumar 1 maço por dia.

Passado este tempo ainda tenho que lutar contra a dependência psicológica do tabaco. Agora é que sinto a coisa mais apertada, por isso todo a motivação inicial agora tem que agora vir ao de cima.

Boas pedaladas e muita motivação.
 

ginbraiba

New Member
Bneto é curioso que ainda lutes psicológicamente tão arduamente..é claro que cada caso é um caso..mas confesso que já só me lembro do cigarro ocasionalmente e principalmente qd estou sozinho..lá está a tal companhia..agora com esta chuva e tal e naqueles momentos mortos realmente lembra-se-me o cigarrito..
mas se eu estiver com fumadores o fumo deles começa a irritar-me após pouco tempo ( e eu já estive do outro lado ), isto mesmo qd eles me perguntam se podem fumar já q sabem q estou a tentar deixar o vício há já 5meses.
Um dos conselhos que deste tb o sigo à risca..que o cigarro não é compatível com o BTT..se bem q todos nós conhecemos adeptos do BTT que são fumadores e andam de caralh&%$ eu conheço uns poucos e sobem a partir tudo..imagino eu se eles n fossem fumadores e eram uns campeões..
mas tb penso assim..pá posso tar todo partidinho mas se continuasse a fumar nem a meio do que fiz chegava.
Notaste aumento de peso? Nestes 5 meses eu engordei 4 kg e já perdi 2 pq tenho feito bastante desporto..mas ainda tenho de perder mais 4
 

bastos

Member
ginbraiba said:
Bneto é curioso que ainda lutes psicológicamente tão arduamente
Curiosamente, sempre ouvi dizer que as recaídas tinham lugar ao fim de 6-7 meses. Não sei se será um mito?!
 

Ladas112

New Member
Que bicicleta tens neste momento??? :?: :?:

Não gostava de ter um SCOTT ou uma SPECIALIZED toda XPTO! :?: :?: :?:

Mas é cara nao é?.... talvez a possas comprar com a ajuda do dinheiro que irás poupar se não o gastares em tabaco.

Eu fi-lo.

Penso que de todas as teorias e conselhos, o melhor que posso dar é para procurares uma consulta de Apoio ao Fumador no Centro Saúde ou Hospital da tua àrea.
Há que fazê-lo mas sempre com a supervisão de um profissional.

Força!
 

BNeto

New Member
Notaste aumento de peso? Nestes 5 meses eu engordei 4 kg e já perdi 2 pq tenho feito bastante desporto..mas ainda tenho de perder mais 4

Que bicicleta tens neste momento???

Não gostava de ter um SCOTT ou uma SPECIALIZED toda XPTO!

Boa tarde,

O meu caso foi diferente. Quando deixei de fumar foi na altura que troquei de bicicleta. Eu andava com uma bike do lisboa bike tour de 2007 na qual troquei as mudanças, travões e mais um periféricos. Foi a minha montada durante quase tres anos. Tenho agora um Scott Scale 50 de 2009. Os 80€ por mês que gastava em tabaco, já deram para pagar todos os acessórios que já comprei para o BTT.

Em relação ao peso também foi diferente, pois em Março tinha 83kg e quando deixei de fumar em Abril começei a andar de BTT mais a sério e a comer mais peixinho, perdi 5Kg. Cheguei aos 78Kg. Agora pareçe que ando com mais apetite e estou nos 79Kg. Quero ver se consigo chegar aos 77Kg e manter o peso. Vamos ver...
 

iElysio

New Member
A melhor coisa que uma pessoa pode fazer, se nao consegue psicologicamente, é ir aos chineses espetar uns alfinetes! isso resolve muitas doenças uma delas deixar de fumar, ja fui la porque me queixava smp do joelho esquerdo k doi-a, quando corria e isso fui aos hospitais espcializados e eles disseram que nao tinha nada, mas doi-a-me sempre e depois lembrei-me fui aos "chines" expliquei a situação e ele disse deita-te e começou a espetar la umas agulhas tive meia hora ali depois tirou-me senti a perna meia dormente mas depois tudo porreiro! ja passaram dois anos e nao se passa nada, o meu pai aproveitou o lanço fez uma terapia dessas acho que foi duas secções e ja nao fuma á 2aninhos ;) sem qqr recaida nem vontade, fuma de vez em quando naqueles jantares especiais... por isso amigos se alguem quiser procure ai uma clinica de "akumpuntura" (acho que esta mal) informe-se bem e acredito mais do que qualquer medicamento ou medico que ande ai que eles sao muito bons!
 

jplacebo

New Member
Hehe, eu devo ser um caso especial :)
Não fumo muito, é verdade, "apenas" uns 4 ou 5 cigarritos por dia principalmente quando estou sozinho mas sem a namorada por perto :mrgreen:
No entanto nunca me sinto dependente do cigarro, não me sinto preso. Às vezes apetece mesmo um, cada vez que bebo uma cervejola sabia bem um fuminho para acompanhar! O interessante é que aos fins de semana e nas férias não pego num único cigarro e aguento bem. Já passei 3 meses sem pegar num cigarro.
Gostava que os cigarros não fizessem mal à saúde... assim continuaria a fumar como tenho fumado para meu prazer pessoal e não me preocuparia. Mas mais tarde ou mais cedo provavelmente terei de deixar de vez, pelo menos enquanto praticar desporto e quiser um maior rendimento.

Cumps
 

iElysio

New Member
jplacebo said:
Hehe, eu devo ser um caso especial :)
Não fumo muito, é verdade, "apenas" uns 4 ou 5 cigarritos por dia principalmente quando estou sozinho mas sem a namorada por perto :mrgreen:
No entanto nunca me sinto dependente do cigarro, não me sinto preso. Às vezes apetece mesmo um, cada vez que bebo uma cervejola sabia bem um fuminho para acompanhar! O interessante é que aos fins de semana e nas férias não pego num único cigarro e aguento bem. Já passei 3 meses sem pegar num cigarro.
Gostava que os cigarros não fizessem mal à saúde... assim continuaria a fumar como tenho fumado para meu prazer pessoal e não me preocuparia. Mas mais tarde ou mais cedo provavelmente terei de deixar de vez, pelo menos enquanto praticar desporto e quiser um maior rendimento.

Cumps

Quem me dera fumar so assim como tu. as vzs sinto-me um agarrado! ja desde muito novo sinto vontade de fumar! depois foi as companhias na escola que agravou a situação por estupidez minha claro quer armar-me em heroi á frente das malukas a fumar á frente delas!! k cena! k figurinha! gost de fumar a acompanhar uma cerveja depois da refeiçao ai da-me prazer, depois é so vicio!!!

somos ca uns parolos nós fumadores!!!
 

Sam Sam

New Member
:mrsock: Da minha parte foi como quem se zanga...determinei e deixei. Não foi facil e deu-me muita vontade de voltar a traz. Mas determinei que era assim e foi assim.

Já lá vão quase 13 anos (dois maços comprados por mim e mais alguns que cravava aqui e ali).
 
Top