Decatlhlon Rockrider 5.XC

Jo

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Boas,

Isto não é uma bem uma análise, é mais um dar a conhecer esta bicicleta, ofereci uma igual ao meu filho que tem 10 anos no Natal e ele anda delirante com a bicicleta nova.

asset_3240577.jpg


Bem, como diria um nosso conhecido destas lides :mrgreen: "Então é assim..."

Quadro:
- Aluminio 6061 T4 T6
- Sloping
- Barras reforçadas

Suspensão:
- Rockrider XCR Lockout 100 mm (SR Suntour)

Transmissão:
- Pedaleira Suntour XCM 302 22x32x42
- Manipulos SRAM X7 9 v.
- Desviador dianteiro Shimano C050.
- Desviador traseiro SRAM SX5
- Corrente SRAM PC951
- Cassete SRAM ESP 5.0 11x32 9 v.

Rodas:
- Aros Rigida Sphinx 32
- Pneus Michelin Country Mud 26x2.0
- Cubos Formula DC19/DC22 (preparados para discos)
- Raios Mach1 inox 2mm

Travões:
- V-Brake Vuelta 8000
- Manetes Tektro TS360

Outros componentes:
- Guiador Rockrider oversize 600/640 mm (JD)
- Avanço Rockrider oversize 6º (JD)
- Espigão Rockrider (JD)
- Selim Rockrider Viper (Selle Royal)
- Pedais Wellgo LU-C3
- Caixa de direcção Cane Creek

Peso: 12,9 kg (S)

Preço: 299,00 €

Pelo bocadinho em que o meu filho acedeu a emprestar-ma, e atendendo às limitações impostas pelo tamanho do quadro (S), posso dizer que a achei bastante maneavel devido à geometria sloping do quadro, a suspensão achei-a muito mole (talvez por estar habituado à minha Fox) pareceu-me que ia quase, se não mesmo até ao limite nos buracos maiores (situação que não vai acontecer com os 30 e alguns Kg do meu filho :D), as mudanças gostei das passagens a trás, rápidas e precisas, não gostei (mesmo nada) do funcionamento do desviador da frente, penso troca-lo em breve, talvez por um Deore, a travagem apesar de não ser aquela a que estou habituado, consegui sempre parar em segurança (com um pouco de hablidade às vezes), o selim também o achei muito mole.
Não posso deixar de referir que o bloqueio da suspenção funciona mesmo, utilizei-o várias vezes a subir em força e nada a apontar.

Em conclusão penso que seja uma boa bicicleta para criança e mesmo para quem se inicia no BTT sem querer gastar muito dinheiro.

Abraço

NOTA: Depois de escrever estas linhas consultei o site da Decathlon e o preço era 399,00 €, não percebi se era gralha do site ou se a bicicleta aumentou 100,00€ (situação a verificar numa próxima deslocação a uma loja).
 

pratoni

Active Member
Jo said:
NOTA: Depois de escrever estas linhas consultei o site da Decathlon e o preço era 399,00 €, não percebi se era gralha do site ou se a bicicleta aumentou 100,00€ (situação a verificar numa próxima deslocação a uma loja).

Pelo que ouvi o preço original era 399€ mas com uma promoção que houve (ou ainda há) ficou em 299€ :wink:
 

G_g

New Member
Desculpem estar a desenterrar este tópico mas é preferível a criar um novo.

Depois de um ano com a bike chegou a altura de uma review (é a primeira que faço, se a qualidade for fraca já sabem).

Aproveito a lista de componentes acima referida e faço uma análise componente a componente (a bicicleta ainda não sofreu alterações):

Quadro:

Nada a apontar de grande importância, reistente, um pouco pesado ( o que esperavam desta gama? :twisted: ). O meu quadro é ligeiramente diferente do da fotografia, dado ser L. A pintura revela-se fraca face às pedradas; a zona do aperto rápido tem a pintura desgastada, assim como a zona do suporte para o disco.


Suspensão:

Estranhamente, o melhor da bicicleta. No início era rija e a regulação não fazia nada. Uma tarde (segunda-feira, dia 17) volvida com um amigo meu de 100 kg em cima e amoleceu bastante e consigo regulá-la, assim vale a pena, no princípio nem usava 10% do curso. Precisa de ser maltratada para melhorar, o bloqueio funciona mas não é 100% eficiente, a suspensão ainda trabalha um POUCO com o bloqueio ligado.


Transmissão:
Manípulos:

Outro dos pontos positivos, resistentes e sempre dispostos a trabalhar. Parti um deles numa queda em que duvidei que se aproveitasse grande coisa (falarei da queda mais tarde, sendo de notar que dado o funcionamento da garantia e o estado da bicicleta foi mandada para garantia e recebi uma nova, dado terem admitido ter defeito de montagem/ fabrico, sendo que eu é que sofri com isso, sorte a minha ter levado carolo), o manípulo partiu numa das peças que empurramos para fazer passar de mudança (não sei o nome técnico).

Pedaleira:

Enquadrada com a gama da bicicleta, pouco resistentes os dentes do prato maior, visto que se partiram dois dentes do prato maior, ultimamente tem feito algum barulho, tenho que arranjar ferramentas e dar-lhe um aperto; pouco susceptível a riscos.

Desviador dianteiro:

Funciona mal desde o início, afineio segundo um tópico do forum e funcionou, nas primeiras duas voltas, teima em desafinar.

Desviador traseiro:

Fiável e trabalha bem, acumula muito lixo, está a precisar de uma afinação, mas é normal ao fim de um ano.

Corrente:

1000kms volvidos aproximadamente e faz barulho em dois elos seguidos, não consigo dar uso ao elo de ligação dourado sram, tenho de chamar alguem do culturismo para me dar uma mão.

Cassete:

Não sei ao certo analisar uma cassete, está a fucionat bem, tem dois dentes desgastados, correspondentes ao 4 e 5 carreto.


Travões:

Manetes:

Difíceis de ajustar, as suas regulações não fazem nada, sendo estas: regulação do comprimento do cao e um parafuso que, deveria ajudar a alterar a dureza de tacto, compressão da manete, algo que o valha.

V-Brake:

Difíceis de ajustar pois assim que os dou como prontos e pressiono a manete não voltam a ficar 100% iguaos ao que estavam :s

Rodas: ( valeram-me a tal queda, a rolar em plano o aro empenou e eu parti-me todo, a decathlon admitiu defeito de fabrico, ficou com a bicicleta e trouxe uma igual)
Os raios começaram a ganhar alguma folga, tenho mesmo de comprar um kit de ferramentas para bikes.

Aros:

Bastante empenados, mesmo antes de levarem qualquer tipo de mau tratamento, não piorram nada depois de uma sessão no Outeiro da Vela ( acabam por ser o pior da bike dado a um aro defeituoso e a dois com vários empenos ligeiros, notórios para quem tem v-brake).


Cubos:

Rolantes, rígidos, de tempos a tempos o de traz chia um pouco mas cala-se na volta seguinte, ainda não levaram manutenção.


Pneus:

Fraca aderência e tracção em lama, areia fina e agulhas de pinheiro (costumo andar num pinhal), elevado desgaste atrás, transmitem boa tracção confiança, etc em piso seco onde se sentem melhor apesar do nome, tambem se dão bem em pedra. Quanto a pisos molhados são moderados.

Câmaras-de-ar:

Fartam-se de furar. É tudo. Resolvi com um spray pós-furo de mota e até agora os furos diminuiram bastante, no natal leva umas camâras com recheio verde.


Componentes:

Avanço, Guiador e Espigão de selim:

Marca da casa, resistentes quanto baste,um tudo nada demasiado pesados, mas cumprem bem a sua função para os não viciados no peso (não levem a mal, eu também quero ma bike leve, mas os €€ não abundam)

Pedais:

Aderência razoável, os reflectores nem duraram duas voltas, têmm de ser constantemente apertados pois tendem a soltar-se (são construídos em duas peças, um eixo central e todo um rebordo recortado onde assentam os pés, tudo isto fixado com parafusos que devem ser reapertados de 2 em 2 voltas)

Selim:

Mau nas duas primeiras voltas, agora está bastante melhor, ao fim de uma hora e meia já deixa marca no utilizador, a trocar por um BG.

Punhos:

Pouco confortáveis após 15 min, deterioráveis com suor e não utilizam tampas, rapidamente rasgam nos topos, novamente a trocar por BG.

Caixa de direcção:

Funcional, não precisou de manutenção, apenas uma anilha de plástico- borracha está um pouco larga, nada de perigo.

Eixo pedaleiro:

Não sei avaliar bem, em situações de pedalada com mais força verga um pouco ( não verificado por mim, mas por esse meu amigo de 100 kg), antes dessa viagem já rangia de tempos a tempos.


Aqui termina o testamento, espero ter contribuído e no final de contas ajudar com uma review que a bike merecia, posteriormente posto fotos, peso componentes, altero punhos , pedais, selim e passo o pneu da frente para trás, compro um pneu para a frente e câmaras com "slime" ou equivalente.

Penso ser tudo, cumps

G_g
 

G_g

New Member
Já posso analisar umas peças novas.

Aqui vai:

Corrente+ Cassete+ Desviador Traseiro+ Manípulo direito: Tudo Deore

O desviador antigo partiu... Disse ao meu pai para a levar à garantia e ele resolveu por numa loja de bikes, onde só vendem Shimano e disseram não ser compatível com Sram e por isso mudaram tudo, disse ao meu pai que queria como estava e comprava um desviador novo X5 ou X7. O meu pai resolveu pagar tudo, caso tivesse feito o que eu disse tinha poupado uns €€.

Pneu trás: Tioga Factory XC 1.95

Curiosamente é mais largo do que o Michelin Contry Mud 2.0. É ligeiramente melhor a rolar, tem menos tracção e desgasta-se menos, trava um pouco melhor e fura menos. Recomendo a quem quiser um pneu barato.

Avanço Specialized Mobius (penso ser este o nome): Ainda em teste, é mais curto e mais resistente, dá mais confiança

Guiador Easton EA 50, penso eu: Só tem 2 dias de uso

Câmaras-de-ar com líquido: Uma delas é Dr. Sludge, a outra tenho de confirmar a marca. Funcionaram plenamente até agora, apenas notei duas pequenas perdas de pressão, já devem ter evitado voltar a pé para casa duas vezes. Recomendo vivamente a adesão a este sistema.
 
F

Frigo

Guest
eu tenho uma 5.XC e na minha há ai coisas que não concordo nada:

suspensão: o bloqueio funciona às mil maravilhas. não bomba nada.

manetes: o parafuso para regular o comprimento do cabo funciona lindamente.

V-brake: ajstam-se como outros. é preciso é paciência.

rodas: as minhas estão direitinhas e com 1 ano e muitos kms...deve ser azar, ou andas a dar saltos que não são para este tipo de bikes e para esta gama.

pneus: fraca aderência em lama? depois diz-me se os tioga se dão melhor. duvido. e vê lá se não tinhas o pneu a rolar ao contrario, uma vez ao mudar a camara pus trocado por olhar so para o front...depois de uma volta é que reparei.

quanto aos furos, estou contigo...os pneus são muito finos...também tenho de comprar umas camaras sportinguistas :mrgreen:
 

G_g

New Member
Frigo

A suspensão bombeia um pouco, como disse anteriormente, experimenta colocar um zip tie e sobe com o bloqueio, nota-se que usou 5mm +-, pelo menos foi o que me deu a mim. :wink:

O parafuso das manetes é de difícil acesso, com o manípulo deore, mas não faz lá grande coisa, agora que aprendi a afinar convenientemente os travões não preciso dele.

Os v-brake não gostam de lama, depois da volta de ontem tnham tanta lama que tive de os desmontar, os calços roçavam no pneu por ter lama seca a prender uma das pontes do travão, resultando no calço do lado oposto a roçar.

As rodas, levaram saltos, sim, mas não pioraram aí, antes disso já não estavam bem. Empenaram ao passar num pinhal, cheia de pinhas no chão, em curva, saíram pinhas por debaixo da roda da frente e empenaram-me o aro traseiro. A da frente foi em escadas. Tenho de comprar a mala da Decathlon com todas as ferramentas para a bike e reaperto os raios.

Ontem fui para a lima, e caí, ia a saltar numa mesa com 50 cm de altura e as madeiras laterais rebentaram na aterragem.

Tinha ido verificar e estava tudo ok, apenas uma poça a meio da mesa...

Os pneus... Tinha pneus de 3.0 slicks com tanta lama... A lama era tanta que bloqueou o travão da frente e ainda, entre a roda de trás, o quadro e o desviador da frente, a acumulação na parte traseira foi até meio do tubo de selim e a roda ficou presa com tanta lama. Tive de parar para tirar um pouco.


( a lama é muito espessa, parece m***a, não escoa por nada)

Até chegar ao mato caí duas vezes em alcatrão molhado, em curva, das duas vezes a frente da bike fugiu, enquanto a traseira agarrou bem.

O Tioga em asfalto molhado é melhor que o Michelin, Para retirar a lama em casa foi mais fácil no Tioga, em lama normal deve escoar melhor. Devo mudar o pneu da frente dentro de tempos, a aposta deve ir para um Weiwolf, um verdadeiro all-around.

Os equivalentes do slime funcionaram a 100%, já or duas vezes ouvi um estalo e senti perder pressão, em situação normal tinha furado. Quando tirar o pneu conto quantas vezes tinha furado. Recomendo este sistema, e pneus resistentes, para os mais extremos, uma fita de kevlar ou carbono entre a câmara e o pneu.
 

Ptorres

New Member
Ola pessoal:

Eu tb tenho uma 5.XC talvez com ano e meio e como voces dizem ha material k nao se aguenta com a pressao mas pelo preço nao se pode pedir mt,com o tempo vou melhorando alguns dos componentes.

Com 1 mês tive o primeiro incidente o desviador traseiro ainda nao habituado ao esforço partiu-se no meio do monte, a viagem para casa tornou-se uma longa historia.
Felizmente na Decathlon nao puseram quaisquer problemas e trocaram o desviador, o novo nunca deu problemas trabalha lindamente sempre muito certinho, possivelmente o outro trazia algum defeito de fabrico.

A meio da epoca das chuvas e cansado de afinar os travoes e trocar calços talvez por serem muito macios(a lama parece que os come) travavam muito bem mas a cada 2 voltas na lama tinha que trocar os calços, salvo erro aproveitei a ida a revisão, e mandei montar uns Hayes MX2 mecanicos, perfeitos, aconselharam-me a montar hidraulicos mas foi uma decisão do momento e na altura os Euros nao davam pra mais, e estou muito satisfeito nao penso troca-los.

Quem precisa de Dentista é a pedaleira que ja tem 4 dentes com caries enormes fica em lista de espera.
Na mesma altura seria para trocar o desviador dianteiro que de vez em quando desafina, e montar um Deore (G_g tens certeza k Shimano nao é compativel com Sram??) tenho k confirmar essa informação pois não me apetecia trocar os manipolos X7 estou muito feliz com eles, nesse caso terei que procurar outra solução, uns desviadores compativeis.

Tambem troquei os pedais por uns Shimano de encaixe que ja deram historias engraçadas :( com todo o grupo a parar e eu teimoso a querer manter-me na bike entre outras, mas nada de grave.

Neste ultimo upgrade foi onde no cimo do meu 1,82M perdi a cabeça, talvez devido aos meus 83Kg nas descidas mais sinuosas e tecnicas ficava sem curso na suspenção e esta ia sempre a bater no fundo, resultado no final das descidas mais longas era uma dor nos pulsos da força dos impactos.
Entao arranjei um mealheiro e com a ajuda do subsidio de natal comprei uma prenda antecipada a MIM :lol:
RockShox Recon 351 SoloAir, ja tive a opurtunidade de a experimentar e é INCRIVEL, parece que conhece o terreno e molda-se a todas as irregularidades estou super satisfeito.

Por agora vou ficar por aqui, ate acabar o mealheiro para a pedaleira depois logo se vê, no conjunto tou satisfeito, muitos olham e dizem é uma Decathlon mas ja provou a alguns que as suas bikes de topo nao os levou ao topo da colina, e devagarinho a 5.XC lá chegou, as pernas tambem contam, por vezes doi mas nao se pode desistir temos de provar a nos proprios que somos capazes.

até breve
1 abraço
 

pratoni

Active Member
que eu saiba a incompatibilidade sram/shimano acontece apenas nos desviadores traseiros. Nos dianteiros é tudo compatível...
 

Ptorres

New Member
Boas

Obrigado pratoni pela informação, desconhecia que atrás nao eram compativeis mas na frente eu estranhei um pouco pois o desviador é da Shimano, quando li no tópico que não eram compativeis pensei k o mau funcionamento se deve-se a isso

Até breve
Boas pedaladas
 

pedro113

New Member
desculpem estar a mudar o tema da conversa neste tópico mas para nao abrir outro resolvi esvcrever neste

o que aichao da Decatlhlon Rockrider 8.2 mais presizamente o quadro o que aichao??
alguem tem um?
ou se nao teem o que dizem?
alguem me sabe dizer o peso ao serto??

cumps

pedro martins
 

edias

New Member
pedro113 said:
desculpem estar a mudar o tema da conversa neste tópico mas para nao abrir outro resolvi esvcrever neste

o que aichao da Decatlhlon Rockrider 8.2 mais presizamente o quadro o que aichao??
alguem tem um?
ou se nao teem o que dizem?
alguem me sabe dizer o peso ao serto??

cumps

pedro martins

Em relação à 8.2 é uma boa bicicleta.

Agora pedia-te era para teres cuidado com o português. Já não via um texto com tantos erros há muito tempo.
 

pedro113

New Member
realmente só agora é que reparei com os erros que cometi :oops:

desculpem :grrr: :grrr:

tenho que ler antes de "enviar" :|


já agora é um bom quadro mas nao me sabem dizer mais nada sobre ele??? :s
 

Pegasuss

New Member
Boas..tenho uma xc a cerca de ano e meio com cerca de 1000km quase todos em estradas muito beras e não me queixo dela.

se bem que agora esta com alguma folga nos travões.

De inicio a suspensão ficou marada...mas trocaram logo por uma nova.

Ela bloqueia...mas fica sempre com alguma folga, para não ser muito rixa.

MAs de qualquer maneira esta bke serve bem para iniciar umas voltas.....resistente e responde bem...contudo precisa de tempos a tempos de afinação claro
 
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