David Rosa lesionou-se

Cumpre endereçar felicitações de rápido restabelecimento ao atleta e saudar quem teve a sapiência de desobstaculizar tanta burocracia…

Contudo, se me permitem volto a reavivar uma "luta" muito antiga, contra próprios colegas, nomeadamente, a quem escolhe os percursos, sejam maratonas, XC, provas federadas ou clandestinas…

As escolhas dos trilhos recaem, muitas ocasiões (quase sempre), por locais de inóspito acesso às bicicletas (quantas vezes não temos de desmontar ou desviar-nos de galhos, tremendos calhaus, circundar vedações perigosas ou ultrapassar cursos de água com alguma profundidade???) que normalmente apelidamos de "single track's". Outras tantas, obrigam-nos a descer veredas e encostas onde não há pastilhas de travão que não se "queixem", e onde chegamos ao fim e lamentamos o facto de que os menos prudentes ou senhoras menos experientes que se seguirão a nós não terem algum apoio ambulatório que os valha em momentos de apuro.

E nessas mesmas vezes, quantas não são onde circulamos durante km's sem ninguém por perto, isolados até mesmo das comunicações móveis, de elementos organizativos ou de populações locais?

Resumindo, e usando o calão da língua portuguesa: o "David Rosa" apesar de tudo teve muita sorte! E porquê?

Revejo-me sinceramente no sufoco e aflição porque passou quando afirma que "fui levado ao colo durante cerca de 200m até um estradão"… e se fosse num daqueles locais anteriores onde nem sequer num helicóptero se consegue lá chegar???

Muitos concordarão na totalidade e retrocederão na consciência de situações em que também se revêem com os meus comentários, outros nem por isso e porventura, os mais experientes e destemidos, acharão ridículas estas palavras argumentando que se há perigo se circule com maiores precauções…

Mas é mesmo disto que constitui, vive e sobrevive um Fórum – de opiniões, comentários, relatos, divergências, conflitos até, desde que saudáveis…

Assim, reitero a todos os intervenientes de realização de eventos (seja quais forem) que reflictam mais conscienciosamente, sem descurar a qualidade e sobretudo a segurança DE TODOS, por forma a que sejam evitados ao máximo situações das que tem ocorrido a quem mais necessita, representa e se empenha nesta modalidade.

Saúde e "façam o favor de ser felizes"…
 

David R

Member
Ola a todos,

Antes de mais, peço desculpa por não ter dado notícias há muito tempo, mas queria esperar até ter a primeira sessão de fisioterapia, que teve lugar hoje. Isto para conseguir, na medida do possivel, falar com conhecimento de causa.

Duas semanas e dois dias após a queda fui operado no Hospital de Abrantes ao prato superior da tíbia, o sítio onde foi fractura.

Foi decidido ser operado pois não foi necessária anestesia geral, apenas raqui-anestesia e assim encurtei um pouco o tempo de recuperação. Foi necessário esperar todo este tempo para que o enorme golpe que tenho na canela cicatrizasse.

A fractura parece-se mais como uma lasca no sítio onde a tíbia ganha mais volume, ao pé do joelho, do lado externo. Fiquei com 3 parafusos transversais para juntar um pouco mais essa "lasca", aproximando-a mais da tíbia diminuindo assim o tempo de recuperação. O sítio da fractura é bastante complicado, sendo perto do joelho.

O gesso foi logo removido e fiquei 2 dias internado. Apesar de o gesso ter sido removido, não tinha amplitude articular praticamente nenhuma, sendo bastante doloroso mexer a perna. Mas para a ganhar tive de fazer um pouco de tortura em casa. Tive também de esperar até que fossem removidos os agrafos das suturas.

Neste momento ainda não consigo andar sem canadiana (já só uso uma, gentilmente apelidada de “my bitch”).

Posto isto, a minha recuperação passará por 3 fases:

1º- Ganhar amplitude articular total. Pois não consigo ainda esticar a perna toda, nem dobrar. É necessário para voltar a andar normalmente.

2º- Remover o inchaço do joelho e aderência da cicatriz do golpe. A situação da cicatriz é voltar a ter sensibilidade naquela zona afectada. O objectivo aqui é conseguir andar normalmente e poder suportar algum esforço como “alguém normal” para chegar a dia 28 de Janeiro pronto (explicado a seguir)

3º- Consulta dia 28 de Janeiro. Será neste dia que espero ter o aval do médico para voltar a treinar sem “limitações”. As limitações estão entre aspas pois a partir daqui terei de ter muita paciência e não construir uma casa pelo telhado, mas com bases sustentadas. pois estou há muito tempo parado (mesmo parado).

4º- Trabalho de hipertrofia muscular. Com toda esta paragem perdi muita massa muscular, cerca de 6/7cm na coxa esquerda, sem falar na direita pois também não trabalhou, fazendo apenas trabalho de suporte. Em termos de peso posso dizer que a primeira vez que me pesei sem o gesso assustei-me, pois estava a pesar abaixo de 50kg (e não era só 1kg).

A partir de agora terei então 3 sessões semanais de fisioterapia e iniciarei também uns trabalhos de casa para conseguir ganhar amplitude articular.

Um abraço,

David Rosa
 

zanetti

New Member
Jovem ,votos de melhoras ,es um campeao ,vais superar com facilidade este obstaculo ,vai devagar porque primeiro esta a saude e so depois a competiçao ,tenho a certeza que regressas em força ,as sinceras melhoras .
 

Espigão

New Member
Olha o que um passeio de BTT te arranjou... :roll:

Bem... mas está tudo bem encaminhado e votos de boa e rápida recuperação! :wink:

Força David! :yeah:

Abraço!

Hugo Carvalho
 

Rui Carvalho

New Member
Com toda a certeza que vai entrar...
Força David o pior parece ja ter passado, agora resta recuperar e trabalhar para que fiques a 100%

Um abraço
 

David R

Member
Olá a todos, irei colocar aqui os desenvolvimentos desde o último post muito sucintamente.

Então dia 31 de de Dezembro comecei a andar sem canadianas, embora a coxear.

Nesse dia, fiz questão de passar a meia-noite a pedalar nos rolos, sem carga, embora tivesse bastantes dores, era o que queria fazer.

Progressivamente fui ganhando amplitude com as sessões de fisioterapia (Praxis em Leiria, com orientação de Nuno Cordeiro e Sofia Ferreira) e dia 17 de Janeiro dei por mim a deixar de coxear. O coxear era causado maioritariamente por não conseguir desenrolar o pé no chão, pois não tinha força no gémeo suficiente para suportar o peso do corpo).

No dia 20 de Janeiro comecei a pedalar nos rolos, somente a 50w e 20 minutos. 9 dias depois estou a fazer 1 hora a 138W de média.

Ontem tive a consulta pela qual aguardei este tempo todo, com raio-x à perna e pode-se ver que já tinha ganho calo ósseo. A amplitude articular está quase conseguida, extensão praticamente completa e menos de 5 graus na flexão. A data de remoção dos parafusos está agendada para 4 de Março, com muito tempo de antecipação ao prognóstico inicial. Isto é muito bom pois apesar de não ter dores agudas, tenho desconforto particularmente com frio e movimentos laterais. Após isto terei cerca de 10 dias de recuperação (sem paragem total).

Agora passarei a treinar em ginásio (Maxigym) com orientação coordenada com a fisioterapia, para conseguir ganhar massa muscular aqui no "caniço" sem esquecer treino de equilibrio.

Ainda falta muito trabalho pela frente, pelo que não sei quando voltarei à competição.

Deixo aqui um agradecimento especial a todos aqueles que têm demonstrado o seu apoio nesta fase.
 

Espigão

New Member
Grande David! Encara este tempo de paragem como um momento de reflexão, de "carga nas baterias", de planeamento, de construção... e verás que regressarás ainda mais forte!

Boa recuperação e bom regresso!

Abraço!

Hugo "Espigão" Carvalho
 

RaCCeR

New Member
GRANDA DAVID..!!

Força com a tua recuperaçao..!!

Aqui estarei para saber novas noticias..!!

Abraços

Ricardo "RaCCeR" André
 

Kamoes

Active Member
Força Campeão!

Até hoje não tinha dito nada,já sabia do acidente há muito, mas chegou o momento... vejo que estás a recuperar, o que é óptimo.

Bora lá rapaz! Força com isso!

Estou com o Espigão, encara isto como um momento de reflexão! Recupera e aproveita a vida, diverte-te!

Um abraço e voto de rápida recuperação,
Marco Camoes.
 

Master_btt

New Member
Agora passarei a treinar em ginásio (Maxigym) com orientação coordenada com a fisioterapia, para conseguir ganhar massa muscular aqui no "caniço" sem esquecer treino de equilibrio.

O maxiGym é aquela base! ;)
Vais fazer uma excelente recuperação e com um acompanhamento 5*
Força aí! Nós se encontramos pra dar show... xD
Mega Abraço
 

Caruma biker

New Member
estou a ver que esta a recuperar rapido.

agora quero te ver em prova para te fazer o que prometi na prova de resistencia de são mamede.

atirar-te com um bidon na tola :D.

Força ai no caniço
 

bichu du matu

New Member
A vida tem destas coisas, mas quando pensamos que estamos no ponto mais alto é sempre possivel subir mais um pouco, mesmo que se tenha batido no fundo, agora que já voltas-te a "aprender" a andar de bike, está quase na hora de "tirar as rodinhas". Força, é desta fibra q se fazem os GGG campeões. Green.
 

nhunho

New Member
David vai à faca a fim de retirar os 3 parafusos da tíbia.

Com a operação agendada para dia 4 de Março, um estado avançado de regeneração ossea permitiu adiar a cirurgia ainda para esta semana.
Segue-se os 10 dias de recuperação pós operatórios.

Estão também à venda os parafusos em titânio a serem extraidos:

4108420179.jpg


:D
 
Top