Dúvida sobre guiador e existenciais.

Zukired

New Member
Boa tarde a tod@s.
Aprendi a andar de bicicleta durante a pandemia aos 35 anos. Portanto, é todo um novo mundo e tenho usado muito a internet para aprender umas coisitas.
Tenho uma Riverside 500 e normalmente faço ciclovias, uns estradões de terra batida (caminhos de Fátima) e algumas descidas com terreno mais irregular com algumas pedras que vou encontrando pelo caminho. Por exemplo, a pista do aqueduto em Monsanto.
Sinceramente, não sei bem ao certo que modalidade faço dentro do ciclismo, penso que o mais certo é gravel (?), tenho pegado na bicicleta para fazer exercício e diversão.
Tenho feito uns update na bike sobretudo coisas em 2º mão para dar mais conforto e comprei uns panaracer gravelking 700x38 que dão muito mais confiança que os pneus originais.
Agora estava a pensar em fazer um update no guiador e verifiquei que os guiadores da FUN tinham preços "acessíveis", no entanto, não sei qual seria o mais recomendado e se valia a pena fazer esse update numa riverside. Nas pedaladas mais longas (sobretudo acima dos 50km) tenho sentido as mãos dormentes e vi que podia ser do guiador (como podia ser de outras causas).
O guiador que tenho é de origem - 1,8 mm oversize 660 mm.

Obrigado a tod@s pelas dicas,
Já percebi que vou aprender muito neste forum, mesmo que não faça BTT.
Boas pedaladas.

Deixo uma foto do bicho.
 

Attachments

  • bikee.jpg
    bikee.jpg
    764.4 KB · Views: 9

Pedro Barradas

Super Moderador
A geometria da tua posição na bike pode não ser a mais correcta.
Dormencia, está associada a peso amais nas mãos, compressão do nervo carpo.
Uma das soluções para resolver isso, alem da alteração da posição de condução ( partindo do pressuposto que a bicicleta tem o quadro certo para a tua estatura, será a alteração dos punhos. Para uns com maior capacidade de absorção de vibrações e ainda aumentando a área de contacto. com a palma da mão.
Eu uso Punhos da ERGON, daqueles ergonómicos. tenho a geometria correcta, mas ainda assim tenho de usar os ERGON GX/ GS. ( existem outros mais económicos, similares, a Decathlon tem)
Associado a isso as luvas que uso, são sempre dotadas de gel pads, sempre.

Na bike de estrada, sofria um pouco com isso, mudei angulos do guiador e subi/ desci o guiador,e etc.. luvas com pads na palma, mas só resolvi, em definitivo com a alteração de pneu 23, para 28.
Em resumo, para já não mudaria guiador. não é causa principal. Antes, veres estes pontos que indico, são bem mais importantes.

boas pedaladas.
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Não há nenhum problema em ajustares a posição de condução. Se dás por ti a segurar o guiador nas extremidades, ficando as mãos sem apoio parcial, diria que sim, que podes considerar um guiador maior. Punhos e/ou Luvas tb podem ajudar no conforto, cm já disse o Pedro.

No BTT, diria que a tendência dos últimos anos tem sido avanços mais curtos e guiadores mais largos, a acompanhar tb a evolução de geometrias e tamanhos de roda. Convém é ver a relação avanço com guiador (p.e., avanço de 100mm com guiador de 780mm.. não me parece que faça sentido).
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Já vi que a bike tem uns punhos de origem dos "ergonomicos"... Não tem é grande aspecto ;)
bicicleta-de-trekking-riverside-500-azul-escuro.jpg
 

DriveMe

Active Member
Atenção que a bike é uma riverside...de trekking...
Sim, sim.

Daí eu ter dito "No BTT..".
Os guiadores da FUNN a que se refere presumo que sejam os de BTT. Não teria problema nenhuma em pôr ali um avanço curto e um guiador mais comprido, se achasse que me ia beneficiar. Claro que temos de ter noção de que conforto não significa posição correta.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Se vais mudar de guiador, vê se o guiador tem o diâmetro compativel com esse avanço, isso é de 31,8mm?
Sinceramente, face o problema, não me parece que a solução esteja na alteração de guiador... ou sendo, nunca por uma maior largura, mas sim, passaria por um do tipo Uprise ;) para ires numa posição ainda mais vertical (este tipo de bikes, já tem uma posição relaxada)
 

nmt

Active Member
Por vezes o peso excessivo nas mãos vem da má regulação da inclinação do selim. Verifica se não tens o selim com inclinação para a frente, se sim, tenta nivelá-lo. Se a posição do selim estiver com inclinação para a frente obriga-te a segurares a tua posição com os braços, colocando peso excessivo nas mãos e ombros/trapézio. Atenção, não colocar o selim com inclinação para trás, aí é o "abono de família" que sofre...
 

Zukired

New Member
Obrigado a todos pelas opiniões e dicas.
O tamanho da bike é um M e segundo o vendedor da Decathlon é o tamanho certo para o meu corpo. Mas, na próxima saída com a miúda vou estar mais atento a posição e também vou olhar para a questão do selim.
Boas pedaladas.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Qual é a tua estatura?
A questão que se levanta com o selim, poderá ser um factor (seja a inclinação, seja o avanço / recuo do mesmo) e também a altura do espigão, que é suposto estar também devidamente regulado
 
Top