Cremalheira 20 dentes BCD64

Nozes

Active Member
Boas pessoal!

Como nem todos temos (felizmente) de fazer as coisas da mesma maneira,eu,que até sou um bocado do contra,tenho andado há algum tempo a procurar uma altenativa para aligeirar o peso na transmissão sem gastar uma fortuna em cassetes com pouca durabilidade ou optar pelo "setup 2x9",visto que dificilmente me acostumaria a relações de transmissão mais pesadas (pedalo em rotação,maioritariamente).

20err400pxopt1.jpg


Cremalheira 20 dentes Stambecco,da http://http://www.mountain-goat.de/

Em alumínio (20 gramas) ou aço,preços a rondar os 35€.

Uma cremalheira destas permitiria,no meu entender,a montagem de uma cassete SLX 11-28,que ronda o peso de uma XTR,e tem a mesma durabilidade de uma XT.
Não fiz até agora cálculos de ganhos de peso,mas no meu caso (cassete XT,pedaleira Truvativ OCT) não passará dos 50 gramas,se vier a optar por esta montagem.Para quem a fizer de raíz,poderá poupar ao usar um desviador de caixa curta,e/ou gastar mais uns trocos numa cassete 11-27 de estrada,poupando aí sim bastante (e mantendo a tal durabilidade).

Finalmente,existe um "pormenor" a que é necessário ter atenção na montagem desta cremalheira,bem explicado neste video: [video=vimeo;7203326]http://vimeo.com/7203326[/video]

Espero pelo menos ter despertado a consciência a algumas pessoas para que não é preciso fazermos tudo da mesma maneira... ;)

Boas pedaladas
 
Last edited:

Sapateira

New Member
Boas
ontem li este topico e fiquei a pensar, de facto com essa alteração poupamos na cremalheira, poupamos na casete no desviador e a corrente, e assim á partida até me pareceu muito boa opcção, afinal de contas se passar-mos de uma relação 24x32 0.75, para uma 20x28 0.714, a diferença da relação minima não vai ser quase nenhuma, e depois continuamos a ter boas opcções para rolar, pois as outras vão continuar iguais( ou praticamente ), mas na pratica resultou bem??essa cremalheira não tem um preço um bocado exagerado??

cumprimentos
 

Nozes

Active Member
Ainda não recebi a cremalheira,quando a tiver logo tiro as conclusões,e partilho aqui.
A relação 20x28 é equivalente a uma 22-30,e o uso da cassete 11-28 traduz-se numa maior suvidade na passagem de mudanças e menor diferença entre andamentos,sendo mais fácil encontrar o ritmo,por exemplo.

Entretanto,estive a ver de perto os apoios dos parafusos,que no video têem de ser ligeiramente limados,no meu caso penso que nem será necessário,o meu pedaleiro (Truvativ Stylo OCT) tem os apoios mais baixos que um Shimano.

Vou arriscar,alguém havia de ser o primeiro! :D
 
Top