[Crónica] O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Néz

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Caro Depinho!
Reafirmo o que lhe disse nas primeiras linhas desta sua/tua descrição... senti-me (ao lê-la), presente em tal aventura. Um grande espectáculo.
As fotos estão soberbas, o meu amigo esteve quase sempre muito bem acompanhado!
Espero, ...digo mesmo mais, tenho a certeza que o meu amigo continuará a progredir pelos caminhos desse mundo!
Parabéns, mais uma vez pela voltinha, e pela descrição.
Cá para nós, já estamos combinados para o próximo Agosto, acredito que por aí também já haja algo a borbulhar...lol
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Obrigado Nez, e Agosto é já ali....
....Ao sair do Albergue de Formista, despedi-me do simpatico casal Madrileno e das suas niñas, que estavam atarefados com o pequeno almoço, fotografei as bikes, onde alegremente viajavam, como quem vai passear ao domingo de manhã. num qualquer parque da cidade.
caminhofrances306oa6.jpg

A etapa era muito rolante com o caminho sempre paralelo á estrada, e os primeitos 20 Km, até Carrion de los Condes, foi a passear dando sempre um olá e "bueno camiño" aos companheiros pedestres.
caminhofrances308dg6.jpg
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Em todas as localidades por onde se passava, deixava pena do tempo ser pouco. Há tanto a visitar...

caminhofrances309vo2.jpg


Em Carrion de los Condes, entre outros, o Mosteiro de San Zoilo, ainda fechado.
caminhofrances311qz2.jpg


Passado Carrion, abandona-se novamente a estrada e a planície, com altitudes de 850 metros, apesar de sol, o ar era frio com um vento irritante de frente.
caminhofrances315pk9.jpg

O piso excelente vai seguindo paralelo à estrada em direção a Leon, com horizontes a perder de vista.
 

quimis

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Boas,
Depinho, não continuas o teu relato :?:

Abraço
quimis
 

depinho

New Member
caminhofrances322.jpg
caminhofrances323.jpg


Deixa-se para trás lugares como Calzadilla de la Cueza, chegando-se a Lédigos, onde aproveitei um parque para descansar, comer e pôr a secar a roupa, ainda húmida da lavagem do dia anterior, enquanto apreciava os peregrinos a levantar o pó da picada. O piso excelente vai seguindo paralelo à estrada em direção a Leon, com horizontes a perder de vista.

caminhofrances324.jpg



Mas o tempo corria rápido e apesar do cansaço o tempo fresco não convidava a estar parado. O sol mesmo com as poucas sombras não era suficiente para aquecer e havia mais caminho para percorrer.
Terradillos de los Templários e Moratinos foram as próximas povoações, e como de costume olhadas pelo canto do olho com pena minha parando em San Nicolas del Real Camiño para a foto da Igreja. A província de Palencia iria terminar entre esta localidade e Sahagún, mas passando ainda pela Ermita de La Virgen Del Puente, já na província de Leon.

caminhofrances325.jpg
caminhofrances327.jpg
 

depinho

New Member
caminhofrances332.jpg
caminhofrances333.jpg


caminhofrances338.jpg
caminhofrances335.jpg


Sahagún é uma bela cidade. Mas pela roupa que vestia (grande ideia o levar perneiras :ideia:) dava para perceber do frio. Os habitantes com quem falava, diziam que a baixa temperatura era anormal, mas aquele vento de oeste geladinho, era coisa com que não contava e que não ajudava nada, principalmente nas subidas. Faltavam 315 km como lembrava a indicação pintada. O Caminho ia seguindo monótono atravessando planícies de cereais,

caminhofrances339.jpg
caminhofrances340.jpg
caminhofrances341.jpg


Passa-se rapidamente pela Ermida da Nª Sr.ªde Perales e por um memorial de um peregrino falecido no Caminho.


Depois de passar Bercianos, encontrei perdido no meio de nada, uma construção maciça, espécie de bunker, julgo que recordações da guerra civil Espanhola. Suficientemente cansado de todas as partes do corpo e principalmente do “assento”, cheguei a El Burgo Ranero, parando no primeiro Albergue que encontrei, um albergue particular, com quartos de 4 camas.•( um luxo)

caminhofrances342.jpg
caminhofrances344.jpg
 

depinho

New Member
Depois de instalado, do banho revigorante, da lavagem da roupa utilizada e devidamente colocada numa corda a secar na varanda junto com cuecas e soutiens, saí para uma exploração das redondezas. Isto quer dizer simplesmente, que fui à procura de restaurantes, tascas e afins….
À porta do Albergue municipal, encontrei a bicicleta do Miguel, o meu companheiro do primeiro dia. Entrei e procurei-o. Continuava a seguir pela estrada mas ia terminar a viagem em Leon. O joelho continuava a incomodá-lo, tinha que desistir. Iria completar no ano seguinte, mas sem tanto peso.
Estão percorridos 467 km. A garganta com o frio começou a doer, fui a uma farmácia comprar um anti-infamatório. Não quero desistir também.
Jantei num restaurante próximo do meu Albergue, estava mesmo cansado e dorido, foi um sacrifício aturar uma inglesa que me tocou na mesa do jantar, que falava pelos cotovelos. Mal terminei a refeição despedi-me, fui para o quarto e caí na cama, nem me lembro de quem eram os outros inquilinos….

Fim do 7º dia – 70 km
 

depinho

New Member
8ª Dia – 13 de Setembro


Em El Burgo Ranero acordei muito cedo, ainda o restaurante não estava aberto para o pequeno-almoço, o que me obrigou a esperar, pois pelo mapa não ia ter tão cedo local para comer.
A manhã estava muito fria. O termômetro marcava 5 graus.
Tomado o peque almoço, e ainda noite, fiz-me à estrada.

caminhofrances345.jpg
caminhofrances347.jpg


Os cerca de 20 km que ligam até Mansilla de las Mulas são feitos em terreno plano alternado entre alcatrão e terra batida. Apesar das luvas, o frio gelava-me as mãos, pedalava sem parar e uma hora depois tinha passado Mansilla, depois seguiu-se Puente Villarente e Arcahueja com a sua fonte romana.

caminhofrances352.jpg
caminhofrances356.jpg
 

depinho

New Member
León aproxima-se e a localidade de Valdelafuente é a última a ser passada, como sempre sem oportunidade de parar. O tempo não dá para tudo e há que fazer opções.

caminhofrances358.jpg
caminhofrances360.jpg


Ao entrar na bela cidade de León, passei por uma ponte pedonal, onde o símbolo de Santiago estava cravado no chão. Apesar de serem cerca de 11 horas não havia movimento nas ruas. Um termômetro da farmácia marcava 14 graus, o que não era grande coisa. Belos monumentos deparavam-se na praça principal, no meio desta o meu amigo Miguel. Voltei a encontrá-lo e logo no fim da sua etapa. Fomos juntos ao turismo para carimbar as credenciais. Depois despedimo-nos, trocando endereços. Quem sabe Miguel se não nos voltaremos a cruzar um caminho qualquer.

caminhofrances361.jpg
caminhofrances366.jpg


caminhofrances364.jpg
caminhofrances367.jpg



caminhofrances368.jpg
caminhofrances369.jpg
 

JAL

New Member
Então Depinho. Não me diga que me deixa em ponto de rebuçado!!!!!

Continue, conte tudo, S. Tiago é já ali....não desista.

Aquele abraço.

J. Lopes
 

jfcruz

New Member
Bem.... devo dizer-lhe que para fazer o que fez e preciso ter muita coragem e muita, mas muita força de vontade! :shock:
Estou completamente impressionado! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Eu, que tenho 21 anos, acho que nao me aventurava sozinho a fazer o caminho Frances. Apenas fiz o Portugues e foi uma experiencia incrivel. Tenciono fazer o caminho frances num futuro proximo! :D
Depinho, uma vez mais parabens e força nisso...

:eek:fftopic:

Como já vi que gosta de fazer grandes viagens fica aqui o convite para se juntar a nós na Travessia do Vale do Vouga no dia 11 de Julho. Fica aqui o link do topic http://www.forumbtt.net/index.php/topic,50580.0.html
Boas pedaladas! :yeah:
 

depinho

New Member
Aceitei o convite do JFCruz e lá fiz a travessia do Vouga. Grande empeno de 180 km , mas deu-me muito gozo. Belas paisagens e muita pedra pequena nos trilhos a massajar os pulsos e parte superior do selim :twisted: Ainda cheguei a tempo de tomar banho no poli desportivo que fechava às 21.00 :oops:.

Prometo que esta semana continuo.
 

jfcruz

New Member
Hey Depinho restabelecido da Travessia? Gostava de o ter conhecido mas pelos vistos não houve oportunidade :s
Heheh o pavilhão gimnodesportivo fechava as 21h00 mas na nossa sede havia banhos a partir dessa hora :wink: Foi apenas para que todos tomassem banho de água quente :)
Vá quero ver o resto do relato...
Um abraço :yeah:
 

depinho

New Member
Pois pá . Ou se anda com os marados dos 100 norte nas tascas :mrgreen:, ou se escreve. Aparece que eu conto o resto :lol:.
A sério vou fazer um esforço.
 
Top