[Crónica] Carta para Marvão

fg

New Member
001nxi.jpg


Vila Velha de Ródão, 23 de Maio de 2009

Caro amigo
Espero que esta carta te vá encontrar bem de saúde, assim como a todos os teus. Nos por cá todos bem, felizmente.
Estarás provavelmente admirado com a forma como esta missiva chega até ti, mas não podia deixar de aproveitar a passagem, aqui pela terrinha, de dois carteiros. Não um, mas dois, e de Alhos Vedros, o que me deixa mais confiante relativamente à chegada da dita ao destino.
Para além disso, os carteiros vão bem acompanhados por mais cinco ciclistas (alguns ainda com cara de enjoo devido às curvas, na carrinha, mas isso fica para depois…), o que aumenta a garantia de bom serviço postal. Aliás, o mais velho dos pedalantes pareceu-me pessoa distinta e de boa educação, e com isso também fico mais sossegado.
Indo directamente ao assunto da carta : algo de muito estranho se tem passado comigo ultimamente. Não sei se tem a ver com aquele curso de astrologia que acabei há tempos, se com umas coisas que tenho andado a fumar…. Mas acontece que recentemente tenho tido umas visões. Verdade! Comecei por sonhar que o Benfica perdia o campeonato… acertei, mas não fiquei muito espantado, porque a previsão, diga-se de passagem, não era difícil. Outras se seguiram, mas não vêm agora ao caso.
Preciso então da tua ajuda para confirmar a autenticidade destas minhas novas capacidades. O que te vou contar é o resultado da última dessas transes e peço-te que à chegada dos ciclistas aí a Marvão possas perguntar-lhes acerca da viagem, para termos a certeza que as minhas premonições se confirmaram.

002mgq.jpg


Sei que vieram ontem e que passaram por Vendas Novas, onde “aviaram” umas bifanas, o que só abona a favor deles. Sei também que ficaram a dormir aí perto de Marvão, mais concretamente em casa da D. Francisca e do Sr. João Pinto, boa gente de Alvarrões, concelho de S. Salvador de Aramenha. São pais de um dos carteiros, o que tem uma bicicleta esquisita a que parece faltar qualquer coisa à frente no lado direito… Sei tudo isto, não por artes mágicas, mas porque os encontrei à chegada a Ródão, depois de uma viagem na carrinha do Sr. João. Descarregaram as máquinas aqui mesmo à minha porta e vi que havia de tudo : desde a tal esquisita a uma sem mudanças, passando por uma extravagância de titânio com suspensão total, etc…

003vsp.jpg


004jxs.jpg


005wif.jpg


Enquanto eles preparavam as binas é que eu tive a tal visão. Aproveitei para a escrever nesta carta e lhes pedir para te entregarem. Sem lhes dizer nada, claro. Compreendes?
Concerteza que sim, mas que raio “vi” eu? , perguntarás.
Então aqui vai o meu presságio:
Eles irão sair daqui e parar junto à ponte para observarem a extraordinária beleza das Portas do Ródão. São tipos da cidade, mas não insensíveis às belezas naturais. Seguirão depois ao longo do belo e grande Rio Tejo durante alguns quilómetros e, mais ou menos aos 15km de viagem, encontrarão uma subida qualificada como “impossível” por outros que lá têm passado. Será realmente impossível de subir a pedalar para quase todos… apenas um deles, o homem da bicicleta canadiana branquinha conseguirá ultrapassar este obstáculo. Desconfio, mas não posso garantir, que o facto se deve aos aninhos de treino de halterofilismo do dito pedalante…o homem é estilo frigorífico – baixinho mas forte.

006q.jpg


007ypd.jpg


008cub.jpg


014tkw.jpg


015hxw.jpg


Irão parar em Póvoa e Meadas, para um primeiro “mata-bicho”.

011z.jpg

018x.jpg

019bct.jpg


Já antes tinham passado em Salavessa, mas a larica ainda não apertava, pelo que não interromperam a pedalada, até porque o gajo da bicicleta sem mudanças tem mau feitio e não gosta de paragens. Foi naquele café que já conheces… lembras-te de já lá teres visto várias vezes outros grupos chefiados por um senhor ali dos lados de Carnaxide, Oeiras, onde mora a tua comadre?

009sxy.jpg


010hxc.jpg


012kcm.jpg


013yab.jpg


016hsn.jpg


017wcm.jpg


Não tenho bem a certeza, mas desconfio que depois irão na direcção de Castelo de Vide. Os caminhos são bonitos, a paisagem também e só se forem burros é que não aproveitarão. Pensarás, a esta altura, que poderão perder-se por essas veredas fora, mas fica descansado, os tipos vêm artilhados com um aparelhómetro semelhante àquele que o teu colega Xico usa no carro que está sintonizado com os satélites. Não sei como é que aquilo funciona, mas reparei que são um bocado parecidos com telemóveis…enfim, modernices. Nos meus tempos de tropa, a gente safava-se era com a bússola e as cartas militares, mas isto agora é outra loiça.

020d.jpg


021ltv.jpg


022v.jpg


023e.jpg


024t.jpg


025v.jpg


026w.jpg


A subida para Castelo de Vide há-de causar-lhes algum “empeno” (termo que gostam de utilizar, vá-se lá saber porquê), mas nova paragem para recuperação naquela pastelaria ao pé da Igreja está prevista na minha transe. Inveja tenho eu de lá não estar com eles, até porque um dos moços é de cá da zona e sabe bem que as boleimas são uma especialidade que ninguém desdenha. Um dos ciclistas, o mais betinho, irá comer o bolo com faca e garfo e tudo… gajos de Tercena, é o que é….single speed…. está bem…. O que tu queres sei eu, pá ! (assegura-te que esta carta não chega às mãos dele, é o fotógrafo, pois…)

027ukc.jpg


Lá arrancarão de Castelo de Vide, satisfeitos como que viram, em direcção aí à tua terra. E ficarão deslumbrados com os trilhos. Fetos, carvalhos, calçadas em pedra. Dificuldades que agradarão em especial ao tal fundamentalista da faca e garfo. Mas que algum transtorno físico causarão a todos. Vale-lhes que um é chefe de Bombeiros e que em caso de apuro os poderá socorrer… aqui a minha visão não é muito segura, mas penso que tal não será necessário.

028g.jpg


029p.jpg


030iak.jpg


031b.jpg


032a.jpg


033gel.jpg


034g.jpg


035fii.jpg


036f.jpg


037jma.jpg


Finalmente na tua terra poderás encontrá-los lá no alto, observando a vasta paisagem e degustando um belo gelado (reparo agora que esta malta das bicicletas come e bebe que se farta) numa esplanada do castelo.

Marvão é uma pérola, como sabemos. E eles não discordarão, são gente inteligente, apesar de virem lá dos lados da capital.
Depois de te entregarem esta carta irão continuar a viagem até Alvarrões. De Marvão descerão pela calçada dos esses sucessivos, que irá fazer alguma mossa em especial no artista que trouxe a tal bicicleta sem mudanças nem suspensão. Grande maluco.

038efa.jpg


039p.jpg


Chegados lá abaixo, passarão pela Portagem e adivinho que ficarão admirados com a beleza do local, dos trilhos e da ponte romana. Depois ainda farão uma visitinha à zona das ruínas romanas de Ammaia. Aparentam ser homens de cultura (pelo menos o mais velho, um cavalheiro) e a vida para eles não deve ser só pedalar…

Quando de lá saírem, a chuva que ameaçou durante todo o dia começará finalmente a cair e obrigará o grupo a despachar-se para chegar ao destino. Prevejo que terão sorte, até porque a merecem, e a grande bátega já os apanhará em casa. Cansados mas contentes, terão ainda fôlego para aviar uma grelhada mista que o anfitrião Carlos e os seus simpáticos familiares prepararam para fim de festa. Há tipos com sorte.



Companheiro, termino aqui a minha história, renovando os votos de muita saúde e que os velhos hábitos de comunicação epistolar se reavivem, apesar destas modernices de internetes, e tal. Cumprimentos ao pessoal e até breve!




p.s. vou comprar uma bicicleta.
 

Phalhas

New Member
Re: Carta para Marvão

Finalmente, estes carteiros já não são o que eram...

A carta deve-se ter extraviado pelos lados da linha, ou algum carteiro decidiu não a entregar, tentando manter em segredo essa volta.

Excelente, tal com a dita falada anteriormente.

Abraço grande e até à próxima, "que esta já ninguém nos tira".

Rui


PS. e as outras?? lol
 

miguelromao

New Member
Re: Carta para Marvão

Amigo Fernando .
Parabéns pela magnífica "carta para Marvão". Um hino ao que melhor sabes fazer e nos habituaste, transmitires através da escrita mais um grande dia de Btt do grupo PedrAmarela.
Quanto as fotos, fabulosas parabéns aos fotógrafos .
 

C.Pinto

New Member
Re: Carta para Marvão

caro amigo fernando esta reportagem mostra bem o grande dia que foi, as paisagens, o ambiente, o tempo,etc esteve tudo muito bom mas mesmo muito bom.

5 estrelas. :lol:
 

Bomber

New Member
Re: Carta para Marvão

Viva rapazes !

Antes de mais um grande bem hajam a todos !
Foi realmente um daqueles dias para guardar lá bem no fundo.
Palavras para que ? Tá praticamente tudo dito pelas teclas do F.G.e (quase tudo )
visto pela pela lente do P.M. somente o cheiro da terra e o sabor das boleimas esse seim
ficou para aqueles que lá deixaram o suor e a saudade de voltar.
Quando a companhia é boa é como o codigo postal meus amigos é meio caminho
andado para se chegar o destino sem problemas.
Quanto o percurso propriamente dito os louros vão para esse grande senhor que
diz que anda a escrever um livro com as rodas da sua bicicleta e mais não digo
sobe pena de incorrer em publicidade :mrgreen:

Marco Messias.

PS: rolem muito rapazes.
Mais uma vez obrigado a todos por fazerem parte desta a aventura
 

lobo solitario

New Member
Re: Carta para Marvão

Caro Senhor Fernando
Escrevo em resposta a uma carta que recebi em mãos, de um carteiro vestido de verde e com um nome também começado por F. Vinha num envelope muito amarrotado , cheio de carimbos e rasuras a vermelho e azul marinho. Embora constatasse que tinha chegado a um destinatário diferente do intencionado, senti algo de familiar na missiva e confesso que a abri e a li de fio a pavio. Não sei se incorro em penas severas mas não deverá haver qualquer problema pois a justiça é algo preguiçosa na minha terra. O que mais me fascinou e, de certo modo, me deixou perplexo foi o facto de o Senhor Fernando descrever um acontecimento futuro que eu me lembro (quase como se fosse ontem) de ter vivido várias vezes no passado. Salvo certas diferenças na companhia, o transe decorado com petiscadas em Póvoa e Meadas e subidas romanas bate igual às minhas reminiscências. Curioso, não é? ... ou talvez nem tanto. Suspeito de um bruxo, homem magro e careca, com cerca de seis décadas de idade e várias de actividade no seu culto. Uns dizem que é Engenheiro outros que é guru. Não me lembro bem (a idade...) mas o nome tem algo como Tono da Bina ou algo semelhante. Sei de fonte segura que é extremamente Malvado...
Não quero abusar da sua paciência, mais ainda porque desconheço o verdadeiro destinatário. Irei adicionar esta pequena nota, escrita à pressa num guardanapo de tasca rasca, ao envelope que, entretanto, passei a ferro de modo a que aguente algum transporte extra pelo nosso carteiro que parece estar aí a chegar.
Talvez um dia nos cruzemos por aí para transar alguns caminhos e trocar alguma prosa.
Cumprimentos
Rui
 

Myrage

New Member
Re: Carta para Marvão

Adorei.

Gosto desta nova tendência de crónicas psicadélicas :lol:
Para rigidez totalitária abunda as regras dos mortais.

MY
 

Alf

Active Member
Prometi a mim mesmo (e a outro, em conversa) que quando tivesse tempo vinha aqui ler esta crónica e, como o prometido é devido, cá estou eu, já culturalmente mais rico :lol:

Excelente crónica, uma grande ideia, com piada e sem perder o interesse :)

P.S: Como diz o Leonix, um livro a comprar, sem dúvida :)

Abraço
 
Top