Converter Scott Scale roda 26 em 27.5

smmsantos

New Member
Pessoal agradeço o vosso contributo para a minha decisão.
Já fiz a conversão, e ontem fiz o primeiro teste, 112km com alguma lama e areia 5*****.
Para o quadro em questão (Scale 20) funciona bem, quem tiver com duvidas como as que tinha pode fazer a conversão sem problemas.
Saudações bttistas
 

jaba

Member
Também me estreei hoje com as minhas. Cerca de 55km, maioria rolantes pois ainda recupero de uma cirurgia ao joelho. A rolar são uma maravilha tal como a descer. A subir como estou em má forma, custou-me um pouco e no fim podiam dar-me soro... :D
A rever com calma.
 

Diogo112

Member
2008viv.jpg
[/URL][/IMG]

Dá 8mm de intervalo como mencionei.
 

calypso_m2

New Member
Boas bttistas eu gostaria de tentar converter a minha mas tb tenho agum receio, eu tenho uma spark 70 de 2012, seria possivel a roda 27.5 mas sem ter problemas!?
 

ORANGE_77

New Member
Na minha opinião não inventes..de que adianta colocar um aro 27,5 e ter de baixar ao diâmetro dos pneus, imagina-te num trilho com lama num pneu 1.9, para isso coloca uns pneus 2.25 numa roda 26 e ficas com um diâmetro aproximado, claro que com um penu assim se perde sobretudo velocidade a rolar... eu tenho uns maxxis ignitor 2.25 e digo no inverno aquilo lavra tudo...mas em estrada é esquecer....
:)
 

Diogo112

Member
Tolibike, já esse artigo faz bastante tempo, mas também posso afirmar, que as geometrias em 26" e 27,5", no caso das Scott Scale não têm diferenças significativas de angulos, pois antes da conversão todos os itens que serviam de argumento para a não conversão foram tidos em conta e estudados, não foi chegar e fazer! O tamanho de roda, o cardado do pneu, a suspensão e o espaço na escora tudo foi ponderado, daí que tive de trocar de suspensão e as medidas de "folga" na escora foram também observadas, inclusivamente o teste que se encontra feito na 1ª fotografia também foi efetuado e garanto que a roda não toca na coroa do tubo de direção, tanto que levei a bike já convertida para teste à Tasca du xico no Pinhal Novo e garanto que com o setting que tenho montado está tudo perfeitamente seguro, mesmo antes de ir à Tasca do xico, no teste prévio foi submetida a condições idênticas às das provas/passeios e pisos em que costumo participar e andar e garanto que quer no escoamento de lama e todos os demais receios que tinha e para os quais fui alertado, a bicicleta em 27,5", passou-os todos sem problemas, portanto desde que dê para fazer a conversão e se estiver-mos dispostos para isso porque não o fazemos!
Deixo aqui 2 links onde constam as diferenças de geometria entre as Scott Scale 640 e a novíssima Scale 740

Atenção que nem todos os quadros scale permitem a conversão, a Scale 80 26" tem o espaçamento da escora mais reduzido que o da minha, tanto na travessa inferior da escora como na superior.

Aqui ficam os links das geometrias de ambos os quadros.

http://www.scott-sports.com/global/en/products/221714/scale-40/
(Scale 40 2012)

http://www.scott-sports.com/global/en/products/232013006/bike-scale-740-mid-season-my13-s/ (Scale 740 2014)
 
O link que o Tolibike disponibilizou, deveria servir para alertar muita gente que fez a troca de tamanho de roda e não anda em segurança, a maior parte por desconhecimento.

A questão não passa pela compatibilidade do quadro mas sim das suspensões que aparentemente servem mas na realidade não é bem assim. Seria importante que quem fez a troca de tamanho de roda retirasse a pressão da suspensão e esgotasse o curso. Acreditem que muitos iriam ficar surpreendidos.

Na semana passada, um amigo teve uma avaria na sua Fox, suspensão que muitos garantem ser perfeita para 27,5. A suspensão perdeu o ar em andamento, se ele tivesse uma roda 27,5 o que se vê na foto teria acontecido.

zyji.jpg


Tive o cuidado de verificar que que a coroa ia mais abaixo que o arco da suspensão, portanto a foto não é invenção!

Se verificaram essa questão nas vossas bikes, força com a 27,5! Se não o fizeram, acho que o deverão fazer rapidamente...

Não pretendo com isto alimentar qualquer tipo de discussão, é-me absolutamente indiferente o tamanho da roda que cada um utiliza desde que o faça em segurança.

Há uns meses parti um aro das minhas SLR, contactei por telefone algumas lojas com o objectivo de pedir orçamentos. Em alguns casos antes de me responderem ao que realmente perguntei, sugeriram-me imediatamente rodas 27,5. A vontade de vender, por vezes, sobrepõe-se a muitas outras questões...
 

Diogo112

Member
No meu caso o pneu que uso é os Rubena Charybdis Tubeless supra 27,5X2,0, peso 550g, o s pneus que usava nas 26 era hutchinson Cobra 26x2,1 com um cardado mais para terra batida.
 

jaba

Member
Este high roller II é um 2.3!!! Enorme! A diferença para os charybidis que uso, e o Diogo112 também, é enorme, tenho até algumas dúvidas que não roce no arco...
 

nelfox

Member
Boa noite eu também converti a minha bike(Berg Vertex carbono 2012) com susp. fox e tenho usado dois tamanhos de pneu, crossmark 2.1 e charybidis 2.0 e posso dizer que o diâmetro dos charybidis tem menos 1,5cm do que os crossmark ou seja quem usa os Rubena acaba por não usar roda 27,5, se eu tiver a ver mal alguém que comente, boa pedaladas.
 

jaba

Member
Usar roda 27,5 usa...podes querer dizer é que se calhar quem tem roda 26 com pneus medida 2.4, exemplo, terá o mesmo diâmetro de roda que alguém que use 27,5 com pneus 2.0...
 

Diogo112

Member
Há aí uma confusão de diâmetro de jante e diâmetro de pneu se no caso do maxxis High Roller II, faz o mesmo diâmetro do charybdis estamos a falar do diâmetro do pneu não diâmetro da jante, as minhas são jantes 27,5 de raiz, o caso do High Roller II é pneu 26", faz que com que a largura 2.3 crie uma grande inercia acontece que vai criar maior arrastamento/atrito devido à superfície de contacto, logo menos rendimento do pedalar, mas maior tracção.

Que me corrija se estiver enganado!
 
Top