Conversão 1x12v

#1
Boas tardes malta.
Estou a precisar de trocar a minha transmissão que é a mesma desde 2013 devido a uma longa paragem.
Retomei os treinos à uns meses, e ultimamente reparei que a transmissao ja nao é a mesma e que precisa de reforma, que secalhar já precisava quando parei, lol.

Como nos dias de hj os preços dos groupsets baixou consideravelmente pretendia fazer a conversão da minha bike de roda 29" para 1x12v se possivel ou entao para 1x11v.
Atualmente está com 3x10v e precisa de revisão entao queria fazer o upgrade. Mas é aqui que fico na duvida sobre o que é ou nao compativel com a bike.

O material atual é:
- Pedaleiro SLX M672 40-30-22
- Cassete HG62-10 11-36
- Cubo Deore M615-CL

Posso Manter o cepo para colocar a k7 de 12v neste eixo com o cepo atual? É que já vi videos no youtube sobre os novos groupset da shimano e que precisa de levar um cepo micro spline e fiquei com dúvidas sobre isso.

O groupset a colocar seria o shimano ou o SLX ou o XT.
 

edununo

Well-Known Member
#2
Podes colocar a o groupset, menos a cassete. Uma cassete para cepo microspline não dá nesse cepo HG que tens.
Podes contudo colocar uma cassete de 12v mas a começar com carreto de 11 dentes. Tens da SRAM, SunRace etc...
 
#3
Podes colocar a o groupset, menos a cassete. Uma cassete para cepo microspline não dá nesse cepo HG que tens.
Podes contudo colocar uma cassete de 12v mas a começar com carreto de 11 dentes. Tens da SRAM, SunRace etc...
Entao o groupset da shimano já nao tem ou nc teve uma k7 de 12v com o minimo 11T?

Poderei entao optar em comprar todo o material isoladoxt e a k7 ter que ser de outra marca desde que obdeça ao cepo HG com a roda minima de 11T.

Nao poderei fazer tb o upgrade ao cepo ou é praticamente impossivel?
 

edununo

Well-Known Member
#7
pois estou a ver que hj em dia é quase tudo, senao tudo rolamentos...
Mas trocar o cubo ou rodas já começa a ser mesmo mt €€€ para o que estava previsto gastar.
Não troques o cepo ou roda.
Usa uma cassete 11-50 ou 11-51 e prato 34.
 
#10
Malta uma questão que achei estranha.
Já não é a primeira vez que tropeço em videos que indicam que os sets de 12v possui uma caracteristica no minimo estranha.
quando estamos em repouso e com a corrente no dente maior se rodarmos os pes para tras que a possibilidade da corrente saltar para os dentes mais pequenos é grande.

podem confirmar se realmente é mesmo assim? Compreendo porque a corrente esta um pouco cruzada, mas se mutios sistemas possuem esta caracteristica nao é estranho continuarem a investir neste sistema?
 

dashskullsasq

Well-Known Member
#11
Sim, se rodares depressa (com vigor) salta, ja tinha visto isso na minha. A questão é: porque é que o havias de fazer? Rodas devagar que isso ja nao acontece. Porque é que haveriam de deixar de investir nesse sistema se em funcionamento tudo corre bem como é suposto?
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#12
podem confirmar se realmente é mesmo assim? Compreendo porque a corrente esta um pouco cruzada, mas se mutios sistemas possuem esta caracteristica nao é estranho continuarem a investir neste sistema?
Nunca me afectou tal fenómeno... a minha bike com 1x12V já tem mais de 4500km.
 
#13
Malta uma questão que achei estranha.
Já não é a primeira vez que tropeço em videos que indicam que os sets de 12v possui uma caracteristica no minimo estranha.
quando estamos em repouso e com a corrente no dente maior se rodarmos os pes para tras que a possibilidade da corrente saltar para os dentes mais pequenos é grande.

podem confirmar se realmente é mesmo assim? Compreendo porque a corrente esta um pouco cruzada, mas se mutios sistemas possuem esta caracteristica nao é estranho continuarem a investir neste sistema?
E por que razão haverias tu de querer rodar os pedais para trás a meio de uma subida em que precisas de ir no carreto maior?? Nem nunca tinha ouvido falar disso
 
#14
E por que razão haverias tu de querer rodar os pedais para trás a meio de uma subida em que precisas de ir no carreto maior?? Nem nunca tinha ouvido falar disso
Eu sei que isto acontece mas so questionei por curiosidade, porque se acontece apenas a rodar com vigor então aceito, agora se fosse apenas para alinhar os pedais é que ja era mesmo estranho!.
 
#15
Sim, se rodares depressa (com vigor) salta, ja tinha visto isso na minha. A questão é: porque é que o havias de fazer? Rodas devagar que isso ja nao acontece. Porque é que haveriam de deixar de investir nesse sistema se em funcionamento tudo corre bem como é suposto?
Eu ano digo que nao funcione só achei estranho, se para acertar os pedais tinha que mudar a corretente de roda.
Qual é o teu sistema?
 

dashskullsasq

Well-Known Member
#16
E por que razão haverias tu de querer rodar os pedais para trás a meio de uma subida em que precisas de ir no carreto maior?? Nem nunca tinha ouvido falar disso
Eu acho que ele se refere a por exemplo a lubrificar a corrente e se roda no sentido contrário os pedais. Se tiver na mudança maior, pode saltar para os pratos intermédios.. Mas se se rodar devagar, nao acontece nada. E mesmo que acontecesse, não representaria problema algum. Pedalando no sentido correto, tudo funciona como deve ser, nao ha saltos
 

dashskullsasq

Well-Known Member
#18
Eu ano digo que nao funcione só achei estranho, se para acertar os pedais tinha que mudar a corretente de roda.
Qual é o teu sistema?
Shimano XT
Acertar os pedais nunca foi um problema, pelo menos para mim. Se não for o caso que falei acima, não há stress em rodar para trás