conta km velomann V1.31

BigFoot

New Member
Boa noite,
adquiri recentemente um velomann V1.31 é o topo de gama da marca, muito completo.. diria eu que tem praticamente tudo o que é possivel ter.
Tenho duas duvidas que espero que alguem me possa ajudar.

Queria calibrar o altimetro.. pensei que era facil... mas nao é assim tanto.

Aquilo pede duas cotas.. Actual altimetria e home altimetria. Agora a duvida é o que ponho em cada uma.. e se posso por cotas parecidas, ou seja, em lugares relativamente planos. Se alguem me poder exclarecer agradecia.

E a outra duvida é como meto o total ODO dos km que fiz com o outro conta km.. para isto ficar com os km reais da bicicleta.. pelo que vi, não dá o que não deixa de ser estranho.

Cumps.

Bruno Atalaia
 
Em relação ao odómetro não te consigo ajudar, mas pesquisa no manual, que deves ter lá como o fazer!

Em relação à altimetria, e supondo que é o mesmo principio do meu VDO, altimetria actual é o valor do local onde te encontras, a "home" é do teu local de residência, de onde costumas sair com a bike!

Por exemplo, pegas na bike e vais a um passeio que fica no Cú-de-Judas. Pesquisas qual a altimetria do local de partida e inseres quando lá chegares. Isto é porque os altímetros por vezes "descalibram" em viagem, acho que não igo nenhum disparate, mas se o estiver a fazer, por favor que alguém me corrija!
 

BigFoot

New Member
obrigado aos dois,
sim a chain fica um pouco fora de mão para perguntar. Parece me mesmo que não da para actualizar o ODO, o que é realmente estupido. o manual não diz muita coisa. e o que diz não explica, explica apenas como aceder aos comandos. Caso disso é o altimetro.

Carlos, nos VDO tambem tem para por os dois valores? eu fiz assim: coloquei um valor de um marco no home (por acaso longe da minha zona) e coloquei a actual junto ao mar.


Cumprimentos,

Bruno Atalaia
 
Deslocar-se à loja para instalar um Km's? Para quê? Qualquer um, com 2 dedo de testa e internet consegue facilmente obter as respostas às suas dúvidas, tal como o Bruno está a fazer!

O valor de compra numa loja online não inclui instalação, mas provavelmente poupou uns euritos! Também não vejo qual a dificuldade em instalar um conta-km's!

Estive a ler o manual desse modelo e realmente não vem lá informação que pretendes. Já tentaste tudo? Talvez durante a definição do "wheel size"? Vai testando, às vezes os manuais não são totalmente explícitos!

Relativamente ao altímetro, sim, o meu VDO tem esses 2 valores. Pela minha interpretação, o "home altitude" é o valor "padrão" e é aquele que tens de inserir primeiro. Normalmente a malta mete o valor da sua casa. Este valor convém ser calibrado regularmente, devido às variações barométricas!

O "actual altitude" é o valor do local onde te encontras, por exemplo, se fores pedalar para perto da praia, podes definir esse valor.

Eu não colocaria o valor desse marco como home, mas sim o da tua casa. Consegues um valor bastante aproximado no GMaps, ou se tiveres acesso à Carta Militar da tua zona, tanto melhor!

Espero ter-me explicado bem! :)
 

BigFoot

New Member
sim quanto a altimetria é o que vou fazer, sou de setubal, o home marquei no barreiro perto da faculdade durante uma aula de cartografia, num ponto que sei a cota precisamente!

O problema é neste momento colocar os km que tinha no anterior conta km o que me parece que seja possivel, ja andei as voltas de toda a forma e feitiu e nao da Carlos, inclusive no manual fala se de uma memoria interna que quando se procede a troca da pilha os dados no conta km prevalecem e portanto nao e necessario recolocalos..


Vou exprementar outra coisa.


Cumps.
 
Um amigo meu tem um conta-km's de outra marca qualquer e estranhamento também não dá para editar o odómetro! A confirmar-se que o teu também não dá, não é o único! :p

Faz um registo no mycyclinglog, por exemplo, sempre ficas com algum registo!
 

BigFoot

New Member
o conta km é o topo de gama da marca, ja tras uma pen wireless especifica que liga ao pc com um softwere mt interessante, mas ainda não tive oportunidade de exprementar como deve de ser... chateia me um pouco nao conseguir editar o odometro.
 

BigFoot

New Member
todos os que tive davam. este nao, diz no manual pag 21.
exprementei hoje, gostei bastante. os dados no pc tmb sao interessantes.
o que nao esteve a 100% foi o altimetro, no inicio da cobra tava com -3m e ao pé da doca dos pescadores -30m voltei a calibrar mas isto ainda n esta correcto.
depois dou melhor feedback.
 

Monteiro83

New Member
Boas.

Eu tenho um velomann e dá para actualizar o odometro. Quando estás a configurar a roda num dos passos ele permite-te colocares os kms já percorridos. Sei pois eu tenho um e consegui. Eu tenho o v1.20.
 

Carvalhinho

New Member
@BigFoot

Olha lá, isso não dá para calibrar através do GPS, ou seja, há GPS's que dizem qual a altitude a que estás.
Relativamente aos 2 valores que deves por, julgo que devem ter de ser 2 valores distintos. Um a 0m (na praia) e outro no alto de um monte/montanha/serra, para haver "grandes" variações de pressão.
 

BigFoot

New Member
relembro que o modelo e o V1.31 tem um sistema pouco comum, dando para ligar ao pc via wireless passando automaticamente as voltas, quando se seleciona o tamanho das rodas não dá para por os km já feitos, no manual diz que na troca de pilha ele tem uma memoria interna que quando ligado volta ao que tava guardando alguns detalhes como o tamanho da roda. a minha duvida agora tambem, é se da para fazer algum reset e por todo a 0 por exemplo no caso da compra de uma nova bike.
Quanto ao altimetro a calibração parece me bom o que dizes Carvalhinho, GPS não parece são pouco percisos, penso que sera mais perciso a calibração por barometro como é usado na maioria deles. Vou mandar um mail directamente para a Velomann, já que o importador em Portugal nem aos mail's me respondeu, depois querem vender.. por estas e por outras é que a maior parte dos bttistas em Portugal nem sequer nunca ouviu falar da marca.

Cumprimentos

Bruno Atalaia
 

BigFoot

New Member
Boa noite,
conforme prometido.. vai uma pequena analise apos uns meses de utilização. No geral estou contente com o produto, tive um pequeno problema a umas voltas atras, em que não sei porque mas ao passar para o pc os ultimos 45 segundos, são completamente inrrealistas, a dar me 6000km h e -200ºC e altitudes ridiculas, mas apenas nos ultimos 45 segundos, o erro não foi do conta km mas sim ao passar para o pc, já que no conta km os dados corresponderam à realidade. Parece me que foi um caso isolado, espero que não se repita. Adquiri um segundo sensor (de salientar que os produtos Velomann sao bastante em conta relativamente as outras marcas) para outra bicicleta, tem uma pequena falha que é de não se fazer acompanhar do iman para o pedaleiro, so havendo no mercado o da roda e o suporte (tudo comprado em separado). Ao contrario de uma queixa que soube aqui no forum, não tive qualquer problema em sicronizar com o segundo sensor, e até agora parece me estar tudo ok e a funcionar a 100%. Até agora ainda é cedo para dizer, mas parece me fiavel de boa construção com dados crediveis e um softwere tanto no proprio conta km como no do pc bastante simples e acessivel. Até agora o que me parece um ponto negativo é a fita do pulsometro "comer" pilhas, creio que foi a menos de 2 meses que pos uma nova e já esta a pedir outra. O conta km avisa quando tem falta de pilha de qualquer sensor ou de ele proprio, resta saber se avisa com demasiado tempo de antecendencia ou se a fita consome muito. No anterior que tinha e que ainda tenho 2 no maximo 3 pilhas davam me para um ano inteiro. Alguem mais acontece isto mesmo noutras marcas?

Cumprimentos,

Bruno Atalaia
 
Top