Conchita Yan-Li Francisca

victor68

New Member
CONCHITA YAN-LI FRANCISCA



INTRODUÇÃO​


Caros Amigos, venho apresentar-lhes o meu segundo projecto que, tal como o primeiro - Esmelra Francisca Foi ao Talon - parte de algumas premissas fundamentais, a saber :

- Terá que ser um projecto " low Cost ". Não sou patrocinado por nenhuma loja nem tenho desconto promocional pelo que, todo o material adquirido " sai-me do bolso ", o que exige uma pesquisa aturada para conseguir os melhores negócios de material novo/usado. Não sendo rico , mas tendo este vicio das bikes, vou tentar que a cara metade não me ponha as malas à porta.....

- Vou tentar manter uma regra, nunca pagar um euro ou mais por grama reduzido. Aqui não vai ser facil e, pontualmente, podem acontecer deslizes mas vamos tentar...

- O material é para ser utilizado sem reservas, não é para exposição, nem para andar só em estrada/estradões, pelo que, material ultra-mega hiper " exótico ", quer pelo peso, quer pelo preço, aqui não tem lugar.

- Tal como sempre, a vossa ajuda é fundamentalmente bem vinda. Critiquem à vontade, mandem bitaites, sugestões, digam do que gostam ou não gostam mas, acima de tudo, sejam sinceros e honestos...



Durante a última metade deste ano, fui amadurecendo a ideia de, finalmente, me converter aos quadros em carbono. Decisão tomada, comecei o processo de pesquisa da melhor relação preço/qualidade. Quadros de " marca " foram rápidamente colocados fora de hipotese pelos preços exorbitantes que são pedidos. Os quadros das marcas " low cost " - Canyon, Focus, Cube, BeOne e outras - estiveram em cima da mesa para apreciação mas, ainda assim ficavam um pouco caros. Outra hipotese, seriam os quadros " Made in China ", que, mais baratos que os restantes, são uma incógnita em termos de qualidade.
Um factor pesou bastante na balança, o risco assumido de quebra do quadro. Estive atento a vários episódios de marcas mais ou menos conceituados a esquivarem-se de forma " Terceiro Mundista " a assumirem as garantias que tanto apregoam. Posta isto, a solução teria que passar por um quadro que, fosse ao mesmo tempo robusto, com qualidade, com " garantia " e relativamente barato para poder ser considerado " descartável ". Duas hipoteses se perfilaram para escolha ; Cube Reaction GTC SL e este Quadro da Merida. O quadro da Cube, é mais avançado, passagem interna dos cabos, estéticamente é discutivel, tem a caixa cónica e eixo PressFit e é mais pesado, obrigando ainda, a adaptações ao nivel da caixa e do eixo pedaleiro para aproveitar a suspensão existente ( Magura ) e pedaleiro XT. Por tudo isto, por ser mais leve, não necessitar de adaptações, por ser mais bonito, a escolha recaiu sobre o Merida.


Ora bem, este projecto terá como objectivo o Sub9. Não será facil, mas utilizando material que estava na Esmelra, com material adquirido ao longo das últimas semanas e outro sugerido por vós, espero entrar em 2012 com uma Conchita Yan-Li Francisca a pesar menos de 9 Kg.

A base da Conchita será um quadro Merida FLX 1000-D de 2009? que adquiri por uns - Acho eu - simpáticos 419 Euros( já com caixa direcção).

img6833b.jpg



Peso em Tamanho 16" com Aperto Espigão Merida, Dropout e parafusos grade bidão
img6823s.jpg


Continua.......

Abraço,

Victor F.
 

victor68

New Member
Continuação......

Tal como já referi, nesta montagem vai ser utilizado parte do material que compunha a Esmelra Francisca e outro que vai/foi sendo adquirido.

A suspensão irá ser a Magura Durin 100R que já equipava a Esmelra, mas que, fruto das novas cores da Conchita, precisou de ser " tunada " para ficar bem na nova fotografia.

Se se recordam, esta suspensão foi adquirida usada, por um bom valor mas, tinha algo de que não gostava, os apoios para V-brakes. Pensei bem e, já que me tinha decidido a pintar a suspensão, fora com os apoios..........ai ai.......;)

Devo dizer que foi uma " Estreia Mundial " com a Dremel e com o material de pintura, mas vistas as coisas, não ficou nada mal, e sempre se poupou uns trocos entre a pintura e revisão que optei por faze-la também. Ainda não está completa, falta os autocolantes do IdFrancis, mas, possivelmente na Segunda ou Terça já coloco fotos do processo terminado.

Fotos do Processo :

Antes
img6792n.jpg


Durante :fpalm::fpalm::(
img6817x.jpg


Durante :p:p
img6819h.jpg


Já pintada, a aguardar os autocolantes :eek::eek:
foto0030tz.jpg


Material utilizado na pintura :rolleyes::rolleyes:
foto0029dk.jpg



Tratada a suspensão, é altura de apresentar alguns novos componentes :

TRAVÃO FRENTE:
img6827q.jpg


TRAVÃO TRASEIRO ( com adaptador 160 e parafusos )
img6826j.jpg



AVANÇO RITCHEY C260 WCS 80mm
img6824y.jpg



Continua....

Abraço,

Victor F.
 

victor68

New Member
Continuação...


Mais três novos componentes :

Selim Selle Italia SLR ( ainda não chegou ):
kgrhqrhjbee63st9m3lbo2v.jpg


Caixa Direcção FSA :
img6830wa.jpg


Top Cap carbono/Parafuso Aluminio ( ainda não chegou):
kgrhqvhjdee7bcvh8fobo0m.jpg




Continua...

Abraço,

Victor F.
 

stuka666

Member
Arranja umas fotos melhores de como ficou a magura

Cheira-me que vai ficar "bem" abaixo dos 9 kg :D

Abraço e continuação de bom trabalho
 

victor68

New Member
Boas,

Rider 33 - Obrigado :yeah:

C.Orelhas - Ficou bem melhor do que pensava. Está um trabalho 4.95 Estrelas :rotfl: Obrigado :yeah:

stuka666 - Foi tirada com o telm. Também é só para abrir o apetite;), logo coloco a final com os autocolantes. Quando chegarem vou coloca-los e depois dar mais uma ou duas camadas de verniz. Bem abaixo do 9Kg não creio, se ficar já na fronteira dou-me por muito contente. Obrigado :yeah:


Aproveito para pedir uma opinião sobre shifters e cabos. Tenho este setup ( XT sem mostradores, cabos e espias BBB ), que depois de pesado me deixou a pensar.....

img6842t.jpg


Aceito propostas razoáveis para baixar entre 50 a 100g, passando possivelmente por uns Sram Attack que consigo a bom preço ( 37 Euros ), cabos e espias é que não faço ideia.....

Abraço,

Victor F.
 

Kamoes

Active Member
Attack para manter Shimano, X0 para mudar atrás também.
Eu, tendo em conta a contenção de custos ... comprava só os Attack.
 

tinric

Super Moderador
Sim senhor... projecto a acompanhar... já ai estão dois componentes que me fazem inveja.. e isso é coisa feia :)

Estes R1 pretinhos e a Durin,... agora meti na cabeça que quero uma... estou tramado que em preto a preços decentes so arranjo a X e para aumentar peso, deixo estar a minha fox que veio hoje de revisão... está nova.

Mas assim que lhe meter os patins... vem uma dessas, nem que seja em branco e lhe faça o mesmo que tu :)
 
Pelo trabalho (excelente) feito na Magura, que deveria servir de exemplo para muito pessoal que anda com quadros com os apoios dos V Brakes e usa travões de disco, diria que eras capaz de modificar o teu desviador traseiro Shimano por forma a funcionar com os X0 rotativos...
 

victor68

New Member
Boas,

Mais dois componentes a caminho :

Twisters Sram Attack :
35133441278b53a47008.jpg



Roldanas KCNC :
img0048la4.jpg


Com estes dois componentes, espero retirar cerca de 125g ao setup existente.

Cheguei a pensar em substituir o desviador traseiro por XTR ou X0 mas, com a substituição das roldanas o actual XT fica com 205g ( XTR e X0 rondam as 195g ) e sempre poupo perto de 100 Euros.

jose_m e Kamoes - Obrigado. Segui o vosso conselho e já estão encomendados. :yeah:

NUNOPB - Grande até não é, é um tamanho 16" :eek: mas Obrigado, espero que fique uma coisita jeitosa, vamos ver.....:yeah:

tinric - Obrigado, e força, só custa mentalizarmo-nos para fazer. Se, ainda por cima a que comprares não tiver os apoios, já poupas muito trabalho, é " só " lixar. :yeah:

Mecanico do Paladar Obrigado pelo elogio, mas sou um aprendiz ao pé de ti - sim, porque tenho seguido com muita atenção o teu projecto Mondraker. Quanto à modificação do XT, é possivel, só necessitava de ver o procedimento - é a forma que utilizo para tudo o que faço na bike. O youtube é um manancial de informação mas, de qualquer forma, com os Attack também fico bem servido.... :yeah:

Um Abraço,

Victor F.
 
Last edited:

victor68

New Member
Boas,

( isto de não dar para editar os post é uma grande M......)

Faltou apresentar mais um componente :

Guiador KCNC SC BONE :
foto0192y.jpg


Abraço,

Victor F.
 

HR

New Member
Estou a gostar e vou acompanhar!

Fiquei com bastante expectativa para ver o resultado final da suspensão!

Muitas e boas montagens!
HR
 
Top