Como mudar uma corrente?

Afanado

New Member
boas... Grande ensinamento!!!

Agora, tenho uma bike com 3 meses, a bike tá um mimo... a uns dias comprei uns elos rapidos da sram de 9 velocidades, assim tem a minha bicla... a corrente é da shimano... há necessidade de lhe colocar já o ela rapido... para qd quiser poder desmontar mais facilmente... ou devo deixar partir um elo... espero que nunca!
E para por o elo rápido tenho de tirar outro elo da corrente?
e tiro qual elo??? o onde se desmancha... ou o ultimo?

lammer das biclas!
 

ruiabreu

New Member
Afanado said:
boas... Grande ensinamento!!!

Agora, tenho uma bike com 3 meses, a bike tá um mimo... a uns dias comprei uns elos rapidos da sram de 9 velocidades, assim tem a minha bicla... a corrente é da shimano... há necessidade de lhe colocar já o ela rapido... para qd quiser poder desmontar mais facilmente... ou devo deixar partir um elo... espero que nunca!
E para por o elo rápido tenho de tirar outro elo da corrente?
e tiro qual elo??? o onde se desmancha... ou o ultimo?

lammer das biclas!

No meu caso coloquei o elo rápido, sem ter partido nenhum, para desmontar mais facilmente para lavagens, etc...

Agora para colocares o elo rápido da SRAM tens de tirar um! Qual? Um qualquer! O primeiro que te aparecer e apetecer...
Se te custar escolher qual deles, deixa partir um! :D

Só uma coisa, se a corrente está montada deixa de existir o "último" elo...
 

JoãoM

New Member
Excelente tópico!
Ainda não necessitei, mas... mas quando a coisa der pró torto, espero não ficar apeado!
Vou é já comprar os elos e as ferramentas! :D
Muito obrigado, aliás... este forum está excelente!
Cumos e boas pedaladas,
João
 

Danielops

New Member
Ola pessoal
Há uns dias tive a dar uma revisao na astro e tirei a corrente para limpar em condições.
Agora quando ando,em subidas ou mudanças mais pesadas a corrente ressalta... :grrr: Isto tambem aumenta com o acidentado do terreno ligeiramente.
Alguem me pode ajudar?? :roll:
 

jccgold

New Member
Tive de ver num site brasileiro. Este tutorial devia ter a informacao mais organizada. A começar por chamar a atencao logo de inicio para nao deixar sair o pino completamente. E so depois meter as fotos.
E depois explicar como fazer a operacao inversa.
 

pintox

Member
E que me aconselham a fazer numa corrente (com poucos kms) onde me faltam 2 elos ??
não sei se compromete a fiabilidade da transmissão a falta de 2 elos :roll:
Existem elos a vender em separado, ou terei que colocar pelo menos um de engate rápido?
 

nmb

Member
obrigado ao Pluma. já aprendi mais qualquer coisa. quando comprei o desviador traseiro, ainda espreitei a corrente com a ferramenta propria mas fiquei com receio de depois nao conseguir montar. acabei por desmontar o rolete do desviador. se fosse agora já sabia como desmontar a corrente. bem ajas ;)
 

AMC

Member
ruiabreu said:
Afanado said:
boas... Grande ensinamento!!!

Agora, tenho uma bike com 3 meses, a bike tá um mimo... a uns dias comprei uns elos rapidos da sram de 9 velocidades, assim tem a minha bicla... a corrente é da shimano... há necessidade de lhe colocar já o ela rapido... para qd quiser poder desmontar mais facilmente... ou devo deixar partir um elo... espero que nunca!
E para por o elo rápido tenho de tirar outro elo da corrente?
e tiro qual elo??? o onde se desmancha... ou o ultimo?

lammer das biclas!




No meu caso coloquei o elo rápido, sem ter partido nenhum, para desmontar mais facilmente para lavagens, etc...

Agora para colocares o elo rápido da SRAM tens de tirar um! Qual? Um qualquer! O primeiro que te aparecer e apetecer...
Se te custar escolher qual deles, deixa partir um! :D

Só uma coisa, se a corrente está montada deixa de existir o "último" elo...


Não me parece que seja um elo qualquer ... Nas correntes (em grande parte) existe um pino diferente dos outros, penso que é nesse pino que se deve abrir. Os outros pinos ao serem retirados ficam bastante debilitados, fragilizando a corrente nesse ponto.
Quanto aos elos rápidos, tb eu optei por colocar um Sram na "bicla" do miudo á experiência (tinha algumas dúvidas da resistência da peça) uma vez que a corrente não abriu nesse ponto, nas mãos de quem "cruzar a corrente" não é problema, ficou aprovado e já fazem parte da "oficina" móvel que anda na bicla.
 

DOPERICEIRA

New Member
Boas


Como o barato sai caro, a minha Rockrider 5.1 lá anda em trabalhos esforçados para as bandas de Mafra e... corrente partida ao fim de dois meses de uso (pouco, sensivelmente 150km). Como não tinha lido este tópico andei à pata uns quantos kms.
Fui trocar a corrente à Dechatlon e realmente eles ensinaram a trocar a corrente. No entanto ainda subsistem umas dúvidas:

Qual a melhor forma de fazer a medição do tamanho da corrente?

Ao retirar em caso de quebra um elo continuaremos a poder esticar a corrente ao pôr as mudanças?

Abraço
 
D

dalves

Guest
Boas,

Sou um novato nestas andanças e sei que a pergunta que vou fazer é mesmo de quem não entende nada disto.

Comprei uma bicicleta nova e esta tem o sistema rápido de retirar as rodas.
Na loja deram-me umas pequenas informações de utilização. E disseram-me que para retirar a roda de traz bastava fazer o seguinte: Colocar as mudanças no 1 (zona dos pedais) e na 7 (zona da roda) por outras palavras nas duas mais pequenas.
No dia que foi dar uma volta (Estrear a bicicleta) fiz exactamente isso e funcionou quando acabou o passeio voltei a fazer o mesmo e voltei a montar tal como me indicaram. Mas acontece o seguinte as mudanças deixaram de funcionar correctamente.
Quando coloco a segunda mudança (zona dos pedais) não entra tenho que ir a terceira e de pois reduzir para ficar na segunda. E na zona da roda a mudança 7 fica na 6.
No manual não fala em nada disto.
E eu tinha a ideia de que a mesma se montava de outra forma. 1 (zona dos pedais) e 1 (zona da roda).
O que será que fiz alguma coisa mal? Alguém pode dar-me uma ajudita?

Obrigado.

PS: Este post de reparação da corrente esta excelente é uma boa dica para reparar a corrente na hora.
 

nunomm

New Member
não sei se ja responderam aisto mas é assim eu ainda não percebi como é que se crava a corrente com o mesmo pino caso ele não tenha saido na totalidade

é à martelada?? :?: :?: :?:
 
Sim convém utilizares uma chave própria para não danificar a corrente com o martelo... quanto a outra questão muito colocada, o que fazer quando o pino sai completamente!? O que faço é pedir ajudo a um amigo ou à minha mãe (como já aconteceu :mrgreen: ) e um agarra o pino com um alicate de pontas e coloca-o em posição enquanto outro o aperta! É claro que malta mais imaginativa pode usar a boca para segurar o alicate e as mãos para apertar a ferramenta, não precisando de ajuda de ninguém! :mrgreen:
 

elv1s

Member
quando isso acontece, há uma maneira simples de resolver sem precisar de ajuda. É usar algo como uma porca que seja quase do diametro do pino para o "apontar".
O martelo, um punção da medida certa, e uma porca fazem o serviço.
 

pepo

New Member
Boas, só por curiosidade, existe grandes inconvenientes em montar um corrente de 10 velocidades numa cassete de 9?
 
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