Como mudar os rolamentos do quadro??

pratoni

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Estive a fazer uma pesquisa e não encontrei nada. Caso já exista algum tópico, juntem este post a ele.

A minha dúvida é exactamente o que está no título.

Alguém tem/conhece um tutorial, de preferência em video, de como tirar/mudar os rolamentos/casquilhos, etc... de um quadro?

É que estava a olhar para o meu quadro e, pelo menos, os parafusos que unem o amortecedor ao quadro estão todos ferrugentos e, como a bike vai fazer 5 anos, estava a pensar ver se dava para mudá-los, porque deve estar na altura e tudo.

Na loja já me "apertaram" duas vezes os rolamentos e disseram que da próxima terá que levar mesmo uns novos...

Nessa altura falaram-me à volta dos 100€... :s

Se pudesse ser eu a fazê-lo poupava, pelo menos na mão de obra.

É preciso algum tipo de ferramenta especial ou é só chaves sextavadas?

Os rolamentos, em princípio, encontrar-se-ão numa casa de rolamentos, certo?

O quadro é de uma mondraker pensacola de 2004.

Já falei directamente com a mondraker e disponibilizam os rolamentos e casquilhos, mas tem que ser através de uma loja e não sei qual será o preço... :roll:
 

SURFAS

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Não te aconselho a fazeres por ti, leva a uma loja (posso-te aconselhar a Loja das Bicicletas de Benfica).

É uma tarefa que se não for bem feita lixas tudo!!!
 

Rider88

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Boas,

Tambem gostava de saber como isto se faz!

Nao acho que seja muito dificil, os casquilhos saem com chave de bocas e depois acho que é tirar o rolamento, mas era porreiro que alguem que ja tenha feito explica-s como se faz... :wink:

Mudei a pouco tempo os rolamentos da bike bike (Epic 2006), numa loja e ficou bastante caro, cerca de 125€, 100€ de rolamentos e 25€ de montagem.
Se comprasse os rolamentos uma casa de rolamentos poupava bastante acho que se arranja com facilidade!

Cumps
 

SURFAS

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Primeiro a mudança depende de quadro para quadro, nem sempre o procedimento é igual e muitas vezes é necessário material especifico para isso !!

À quem o faça à martelada mas não é a maneira correcta.

Por exemplo aqui podem ver como se muda os rolamentos na minha BLT http://www.santacruzmtb.com/tech/blurlt2_bearing.php

E aqui numa Superlight http://www.santacruzmtb.com/tech/superheck_bearings.php
e como podem contactar há ferramentas diferentes e especificas para retirar os rolamentos.
 

oliana

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100 euros para mudar uns rolamentos ? :|

Faz pouco tempo que desmontei os da minha bike (8) um por um e foi tudo lubrificado, casquilhos e caixas.
É tudo muito mais fácil do que parece. Nem é preciso desmontar tudo ao mesmo tempo, em algumas bikes.

Para tirar o amortecedor é só tirar o ar do mesmo e desapertar os parafusos. Normalmente, um jogo de chaves sestavadas dá para desmontar todos os casquilhos, suportes e veios dos rolamentos de todo o sistema de uma suspensão total.

Pesquisa bem por aqui, e poupa uns euros como eu fiz.

Boa sorte. :wink:
 

pratoni

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Pois, eu queria era instruções de como fazer isso, principalmente casquilhos e os rolamentos propriamente ditos... :roll:
 

Mcalhau

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Boas

Não sei se posso postar este link, mas caso não seja possivel, posso manda-lo por msg pessoal. Mudei os meus rolamentos antigos da minha Trance com estes tutoriais, embora sejam para as Trance também dão para outras marcas. Tem atenção ao facto de veres se as casas dos rolamentos no quadro não estão ovalizadas.
Também pus rolamentos Enduro e nunca mais tive problemas (no caso das primeiras Trance os rolamentos eram foleiros)

http://forums.mtbr.com/showthread.php?p=2413761&page=2

Boas pedaladas
 

JoaoMartins

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1. Quanto à parte de retirar os rolamentos de um quadro norma (refiro-me a normal um Four-Bar Linkage...) podem usar aqui a ideia deste magano:

http://www.youtube.com/watch?v=7TqWTSaHpbA

2. Depois é ir à loja de rolamentos (à muitas em todas as terras ... em Faro posso ajudar-vos...) e pedir o material certo tendo em atenção à referncia que normalmente vem inscrita na lateral...
3. A seguir é colocar o material lá para dentro... usando a tecnica do gajo do ponto 1.

p.s.: proximo fim de semana vou mudar os rolamentos na minha mula nº1...
 

RickySiMo

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Boas, estou neste preciso momento em processo de substituição dos rolamentos da minha epic 2006 S-Works. O video que aqui é indicado é uma boa opção, para visualizar uma alternativa, a quem não tem saca-rolamentos. Para quem tem, já sabe como fazer. Em relação à compra dos rolamentos, o que acontece é que em Portugal os rolamentos são extremamente caros! Podem ir ao ebay a um revendedor com alto rating e comprar. Ou então, podem sempre ver em sites tipo este ou este. Depois, é só o processo inverso que, recomendo, na hora do aperto, usarem uma chave dinamométrica, para medir o torque aplicado. Aí sim, a porca pode torcer o rabo. Quanto aos rolamentos, o pior que pode acontecer é serem de um aço ranhoso (se não optarem pelos cerâmicos) e, ter um desgaste mais rápido. Mas como a vida útil dos rolamentos normalmente é milhares de horas ou ciclos de trabalho, é só uma questão de ir sabendo cuidar deles e escutar o seu "cantar" :D

Abraço,
Ricky
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Eu já andei a mexer nuns rolamentos de uma specialized XC (aliás duas...) e foi tirar, lubrificar e voltar a colocar. Em ambos os casos os que estavam em pior estado eram os junto ao eixo da pedaleira, apanham mais lama, mais agua. Eu não substitui nenhum embora numa dos casos talvez fosse melhor, mas... a bike não era minha e era só para ajudar.
Mas para aquilo que os rolamentos fazem... acho que ficou mt bom, o trabalhar do rolamento é muito curto achei que não valia a pena substiruir até porque todos (excepto um ou dois) ficaram a rolar bem e livres.
Quanto muito poderiam vir a fazer barulhos...
E tb não sei se será facil arranjar rolamentos para uma Specialized, será que há ? Gostava de saber... não vá eu precisar um dia...

Um abraço
jmcdpereira
 

ruisas

Member
Boas

Com algum cuidado e jeito é possível fazer a mudança ou lubrificação dos casquilhos e rolamentos.
Para comprar os rolamentos é melhor comprar lá fora, aqui os preços são exorbitantes (dizem que é por causa dos impostos, nos outros países ninguém deve pagar impostos).
Por exemplo, um kit de parafusos para a spec Enduro cá custa €56 em Inglaterra custa €28.

Edit: Pois parece que já tinham referido este site, mas como estava "este" não dei por ele :)

Para a Specialized :
edinburghbicycle
 
Last edited:

golias

Member
...

no caso, quer de casquilhos quer de rolamentos, mudar só quando se vir ou ouvir desgaste!!
caso contrário é deixar andar até ao fim de vida útil dos mesmos.
claro que os vendedores e mecânicos têm outra visão da coisa...

...
 

vald

Member
E eu que o diga, acabei de pagar 180 euros para substituir a m$%&# dos rolamentos. Até doeu. Sinceramente é melhor pensar em trocar de quadro e acabou...
 

Sonic Reducer

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relativamente a isso, eu troquei ah pouco tempo o casquilho na zona do amorteçedor na minha cannondale e levaram-me 5€ , o ideall é pedir orçamento antes, mas como não sou muito dotado na mecÂnica , axo que tutorials para isto é complicado, porque não dá para andar para trás se fizermos asneira, entre 100€ e 1000€ de um quadro novo :S , prefiro pagar os 100€
 

RickySiMo

New Member
...

no caso, quer de casquilhos quer de rolamentos, mudar só quando se vir ou ouvir desgaste!!
caso contrário é deixar andar até ao fim de vida útil dos mesmos.
claro que os vendedores e mecânicos têm outra visão da coisa...

...

leia-se desgaste=folgas que conduzem a perda de performance e podem incorrer em custos mais elevados de futuro

é importante ter a noção que as folgas conduzem a perdas de performance e, em última análise a tensão a que ficam sujeitos os casquilhos em zonas de particular carga de trabalho, podem inclusvé, causar fissuras nos quadros. Mas cada um sabe da sua carteira :D

Para a Specialized o site que indiquei tem, ou procurem no ebay pelo airborne10101. Há mais, mas este tem um bom ranking de opiniões. Assim que cheguem os meus, posto aqui fotos para verem.

Ricky
 

oliana

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Os rolamentos até podem ser standard e qualquer loja da especialidade os ter. Neste caso o preço irá baixar de certeza absoluta. É o caso dos rolamentos da wheeler, no meu caso. Depois é preciso as ferramentas, necessárias. Um saca é indispensável. Depois há que analizar se os rolamentos são colados ou não, com uma cola específica. E depois é como qualquer colocação de rolamento noutras aplicações. Com cuidado para não haver erros. E ter tambem alguns conhecimentos como fazer.

Com tudo isto só custa a primeira vez.
 

100do

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Eu fui obrigado a mandar mudar os rolamentos do meu Trek Fuel EX5.
Paguei 36€.
O que me disseram é que os rolamentos estavam descolados do quadro.

No caso deste quadro penso que é preciso usar uma chave indicada. Depois também é preciso utilisar uma cola própria para colar os rolamentos ao quadro.

Ainda procurei no ebay, mas para este quadro não encontrei nada.
 
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