Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

duchene

New Member
Ora vamos lá animar isto com mais um emocionante ponto de situação. (not!)

Nos últimos dias chegou algum material interessante que perfaz quase todas as necessidades imediatas no que respeita à montagem da singlespeed.

Como nunca fui muito bafejado pela sorte de principiante, a corrente não colaborou, e não adquire uma tensão correcta com nenhuma das combinações de transmissão que me interessavam: leia-se, de 16 dentes para baixo.

O teste para já foi feito com a roda de trás da minha multispeed, porque ainda não consegui uma cassete velha para desmontar e fazer as coisas como deve de ser.

Como a centragem não é perfeita, a corrente tenta galgar para a roda dentada superior. Acaba-se a folga na corrente e o mecanismo bloqueia... A bela da mecânica a funcionar melhor do que devia!

Amanha vou dar uma volta pelas lojas na esperança de encontrar ou um kit single speed ou uma cassete velhota. De qualquer forma vou mandar vir um conjunto singlespeed da fizzibikes em breve.

Outra questão que vou ter de resolver é o esticador. Gostei do engenho da solução da roda de PVC da Rua do Almada e, caso não encontre nada já feito que me agrade, vou desenhar aqui uma geringonça semelhante.

Entretanto, já tenho as soldas todas com o acabamento final, e portanto antes de perder mais tempo, vou andar a descer uns passeios e fazer umas rampas para aferir da resistência do material. Pelo menos não partiu quando me puz aos saltos em cima dos pedais... :roll:

Ignorem a tralha em segundo plano :oops::

acquadross08kh8.jpg
 

indy

Member
Parabéns pelo trabalho e obrigado por partilhares.
Quanto ao kit que vais mandar vir da fizz, referes-te ao esticador? É que aquilo é um bocado desajeitado.
És capaz de encontrar coisa melhor nalgumas lojas aqui da zona (julgo que moras na zona norte, certo?).
Se precisares de ajuda manda-me uma MP.
 

duchene

New Member
Da Fizz mandaria vir este kit: http://www.fizzbikes.com/?topic=listing&cat=174&product=811

Eu sei que dá para fazer uma coisa artesanal similar, e é o que pretendo fazer para já nestes tempos de teste, mas depois na montagem final quero colocar uma coisa com uns acabamentos mais porreiros. :D

O esticador já tinha visto que não era grande coisa, obriga à corrente longa desnecessariamente e, além do mais, qualquer coisa que aperte no olhal do desviador traseiro está fora de questão porque esse olhal... não existe :D

Terá de ser fixo à escora, ao aperto rápido ou ao tubo do eixo pedaleiro.

Para já, manda a economia que tenham de ser soluções comedidas :D
 

JorgeSantos

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Ena, ena........está a ficar uma SS bem "bonita" :mrgreen:

Força nisso, e caso necessites de algo, estou como o Indy.................apita. Afinal somos quase vizinhos :mrgreen:


Abraço
 

350plus

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duchene said:
O esticador já tinha visto que não era grande coisa, obriga à corrente longa desnecessariamente e, além do mais, qualquer coisa que aperte no olhal do desviador traseiro está fora de questão porque esse olhal... não existe :D

Realmente aí estás então um bocado apertado, porque penso que todos os esticadores de corrente à venda ou prendem só no dropout ou então no dropout e aperto rápido simultaneamente. A solução para ti pode ser um esticador de dowhill ou dirt-jump.

dmrchainreactermk2iscgvu1.jpg


Além do mais, já que estás numa de "do it yourself" penso que dá para fazer uma coisa semelhante com algum tempo e pouco investimento.

Mas se quiseres ver coisas realmente malucas, vais aqui a esta página dos forums do MTBR:

http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=226049

Alguem construiu um esticador com uma colher de sopa! :D

211909574_bc74eabba9.jpg


Tal como o Josant, também sou da Maia. Um dia quando isso tiver pronto ainda se marca aqui outro encontro SS do Norte (ou da Morte se for o Indy a escolher o percurso! :D)
 

duchene

New Member
Diria que esse esticador de colher é a minha cara :D

Já magiquei aqui algumas soluções mas esse é capaz de ficar uma coisa interessante :D

O desenrasque primário nos fóruns por aí é o desviador esventrado, que pessoalmente não gosto porque mais uma vez contradiz o espírito da coisa. Mas de facto há soluções interessantes. Outro ponto assente é o facto de só querer utilizar uma roda tensora.

De qualquer forma ainda tenho esperança de encontrar uma roda de 17 ou 15 dentes que não obrigue a utilizar o tensor.

Quanto aos encontros, o meu quadro não é certificado para TT e o dono também não! :mrgreen: :mrgreen:

Mas se quiserem rolar algures numa ciclovia à beira mar plantada contem lá com o je!
 

duchene

New Member
E pronto! Continuando na senda monopolizadora deste tópico, tenho a dizer que a minha sigle speed versão beta 0.2 já rolou!

Como ainda não tinha oportunidade de voltar à civilização em busca de um espaçador conveniente, tinha o projecto um pouco em stand by. Mas eis que... umas arrumações na oficina trouxeram até mim um rolo de teflon, daquele utilizado para isolar as roscas das peças de canalização. A tampa do rolo afigurou-se de imediato como a candidata ideal para dar continuidade ao projecto.

E o resultado foi...
acquadross09ih2.jpg


Na fotografia não dá para reparar, mas com 3mm de alumínio a menos no dropout e para já o esticador fica na loja!

Apesar de a corrente bater na escora em pisos mais irregulares, consigo viver com isso. Mal ponho o pé no pedal, ela estica.

A relação que escolhi foi 32x15 sendo que o carreto de trás tem um dente partido... :oops: Já tenho prometida uma outra cassete e portanto ficará esse problema resolvido. Se bem se lembram da descrição original, o objectivo é uma máquina de estrada para treino em frequência e para ir ao pão, daí esta desmultiplicação menos favorável ás subidas :mrgreen:

Montados os pneus, o guiador sem punhos e apenas o travão da frente, já deu para descer uns passeios. Efectivamente faz lembrar os bons velhos tempos da BMX :) É preciso comer a sopa toda para fazer a bicicleta ganhar inércia, mas depois rola relativamente bem. Já desci uns valentes passeios, fazendo questão de imprimir a minha centena de quilos na aterragem por forma a forçar o quadro. Para já, não há efeitos colaterais visíveis... o que não quer dizer nada, mas pelo menos incentiva-me a pensar nas compras seguintes...

Entretanto hoje de manha já fui ao AKI e comprei 2 terminações de tubo 40mm, bem mais económicas (90 cent.) do que comprar o tubo mais pequeno que havia (2,5 eur.). Como um dos topos é tapado, quando aberto com uma serra craneana dispensará o uso de uma anilha junto ao aperto da cassete.

Comprei também um kit de polimento para metal, com 2 barras de polimento, adaptador de berbequim e 2 boinas: uma de sisal e outra de pano. Vamos ver se os resultados aprovam!

Mais logo faço novo report
 

Bomber

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Boas !

Ora ai esta uma GT de tubos fininhos bem catita !
Vamos embora a dar forma a esses projetos pessoal .
O encontro de ss esta ai a porta :mrgreen:

Força nisso duchene !


Vamos a elas !
 
P

pedrocunha

Guest
ola´...já agora....ajudem-me...gostava de montar uma ss...ando a pensar nisso ha algum tempo...queria um quadro crmoly?nao queria gastar mt....voodoo..nao sei....abraços
 

duchene

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Tive de fazer uma pausa do pó de alumínio, dos dedos doridos e gretados...

acquadross12rv5.jpg


A ver se amanha fica pronto...

Depois falta só encher os furos que andam espalhados pelo quadro, nomeadamente onde apertavam os passa cabos e o veio de segurança dos cantilevers.

E voltará a rolar até merecer ser anodizado :D
 

Conguito

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Boas malta das SS também iniciei um projecto deste tipo, com a minha confersil quadro de aço, que o meu pai me comprou por ter passado do 8º ano po 9º sem negativas :D. Na altura custou 22100 escudos, vinha equipada com shimano sis, e um incrível pedaleiro de 4 pratos :mrgreen:, tinha 24 mudanças. Já iniciei a desmontagem neste momento está a espera de uma polidela no quadro, para lhe dar um cheirinho de tinta para depois montar.

O objectivo deste projecto é de vir de bicicleta po trabalho, pois como devem perceber não deixo a epic abandonada a porta do trabalho :mrgreen:

Logo aqui deixo umas fotos.
 

DriveMe

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Boas.

Seguindo as ideias do pessoal lá cheguei a um resultado:
k7if5.jpg


O tubo é em plástico. Comprei numa loja especializada em tubagens. O vendedor garantiu-me resistência da peça, e até se colocou em cima do mesmo para o demonstrar. O diâmetro interior permite um encaixe perfeito. Foi medir (mal), e cortar (com uma faca de cozinha.. trabalhos).. e repetir o processo. :wink:

Já que estava de volta da ginga, decidi limpar o material que vou usar e fazer um inventário do que tenho e do que me falta. Fica uma amostra: os velhinhos XT para a travagem, com manetes LX (ambos de 97), a pedaleira STX-RC (de 96) que vem de origem com a GT, e uma Judy (de 99 ou 00), comprada à uns meses por uns trocos. O resultado, até agora, é este. Falta-me um guiador, punhos, tensor, cablagem para os travões e uns parafusos/anilhas. Se tiver tempo fica pronta esta semana.

:wink:
 

duchene

New Member
Era uma judy dessas que eu queria, mas parece que não há ninguém com elas encostadas a um canto... :cry:

Os travões XT que tens são deveras mais bonitos que os actuais ou mesmo que os de 2007...

(inveja, inveja..) :oops:

Combinados com o quadro e tens os elementos para fazer uma bela SS clássica!
 

DriveMe

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Boas.

Tb andei uns tempos atrás de uma Judy. Fica atento ao ebay alemão ou britânico. Costumam aparecer algumas. Esta consegui compra-la em PT. Ficou-me a 40 euros com portes. Precisa de uma pintura, e de uns botões reguladores, já para não falar de uma revisão. A brincadeira não sai barata e, sendo assim, acho que não lhe mexo. Feitas as contas mais valia comprar outra suspensão nova.

Como esta a minha primeira SS tento não gastar muito papel. Até podia ter ficado com a forquilha rígida, mas prefiro mto o aspecto de uma suspensão, já para não falar do funcionamento (apesar de que para o uso que vai ter ser dispensável). De qq maneira, se levar isto mais a sério logo penso numas rodas novas e noutra suspensão. :wink:
 

Chinês

New Member
ehhehe eu tenho aqui uma judy tt100 para a minha single speed :mrgreen:

Depois de ler exaustivamente este topico e como estou em vias de montar uma single speed, continuo na duvida de qual o melhor sistema para a corrente, se um tensor ou um guia de corrente!

vou tentar fazer um foto/report enquanto montar a single speed para obter o feedback do pessoal :mrgreen:

Já agora o que acham desta peça da PRO? Chain Tension Device (Não percebo como é que esta peça faz de tensor :s)
cahintensiondevicelt6.jpg

http://www.pro-bikegear.com/publish/content/pro_site/sbx/Pro_Landing/EN/Products.html
 

pratoni

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Essa peça acho que é para quando se tira a roda de trás e não se quer ficar com a corrente pendurada, simulando que está engrenada num carreto...

Ou seja, nada a ver com singlespeed's... :wink:
 

DriveMe

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02032008al8.jpg

02032008002te5.jpg


E pronto. Desencantei os punhos punhos originais da GT no sótão lá de casa, um amigo orientou-me o tensor a bom preço, a loja ali ao fundo safou-me com os parafusos e anilhas que me faltavam.. e é esse o resultado.

Desgosto um pouco do avanço, penso que não se enquadra bem ali. Até já olhei para o anterior que tenho ali de lado.. logo se vê. O guiador estranho-o por ser estreito. Talvez o troque por algo "alternativo", cm dizem por aí num tópico. :mrgreen:

A transmissão tem uma relação 32x15. Já a experimentei. Em rectas desliza, a subir é para desmontar. Para o uso que vai ter (rectas perto da praia) penso que vai chegar. De qq maneira, qdo tiver tempo experimento outro prato atrás.
 
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