como lavam a vossa bike em casa?

fjm83

Member
Quem vive em apartamentos só tem 2 maneiras, ou banheira ou nas estações de serviço, eu pessoalmente opto pela 2ª. Só a lavei uma vez na banheira e foi só pó, e com o compressor sequei a bike, mas o trabalho que dá e o estado que fica a banheira, nem quero imaginar quando elas vem com 5 kg de lama em cima...
 

bttsempre

Member
Limpo a transmissão e a forqueta no fim de cada volta na garagem comum. Coloco papeis para não sujar o chão.
Na forqueta limpo as baínhas com umas meias velhas macias. Antes de saír para as voltas lubrifico com um spray com silicone de tablier de automóvel.
Na transmissão passo com uma escova de sapatos, escova de dentes e pincel para tirar o pó e terra. A seguir estou a desengordurar com o spry da Decathlon "Tudo em 1" e lubrífico com óleo. A cada 1000 km troco de corrente e desengorduro com petróleo ou similar. Com a rotação de 3 correntes já vou nos 7500 km com a mesma transmissão.
Quando a bicicleta está imunda, passo numa estação de serviço ou lavo a bicla na rampa de acesso à garagem com um balde com água e detergente da loiça, uma esponja e 2 garrafões de água no fim para tirar o sabão. Sacudo bem a bicla e passo com um pano seco. Depois de seca é lubrificada.
Quando quero a bicla muito bem lavada, levo-a a uma loja que por 5 € a deixa impecável!
Boas pedaladas!
 
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zdjota

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gosto muito das vossas ideias, a questao que se prende nomeu caso sera, que tipo de cera utilizar pra lama nao ficar agarrada ao quadro da bike? visto que nao pode ser uma cera qualquer presumo
 

zdjota

Member
Spray para limpar os tabliers dos carros!

Quando andava de mota, usava oleo multi usos nos guarda lamas!

pois, mas o meu nao deve servir porque o meu tablier e todo em couro, e o produto e pra hidratar tambem o couro pra alem de abrilhantar de dar um perfume agradavel
 

Alvito

Member
Para quem vive em apartamento, mas tem um jardim na rua ou uma zona calma, pode usar um Pulverizador do Aki (+-10€) e desenrasca bem.


[video=youtube;2DLYLztM5Ds]http://www.youtube.com/watch?v=2DLYLztM5Ds[/video]
 
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fabio viana

Well-Known Member
Para mim é passar um pouco de agua, depois lavo bem com uma vassoura de lavar carros com liquido de loiça, e passar agua outra vez.

A bicicleta fica totalmente limpa e é extremamente barato :yeah:

PS: Todas as bicicletas que tenho são lavadas assim e nunca tive problemas :)
 
Qualquer um serve! A ideia é criar uma "película" entre a lama e o quadro para depois ao lavar a bicicleta seja mais fácil a sujidade sair!

Agora sabia lá eu que o teu carro tinha o tablier em pele....
 

Alvito

Member
Eu tenho um pulverizador destes, aquilo tem o modo pulverizar e o modo jacto. A bike de facto não estava cheia de lama, mas lavou bem, se tiver lama seca, deve ser mais complicado, mas fiquei com a ideia que em modo jacto faz uma pressão razoável.

Por norma lavo com magueira em baixa pressão porque em Lisboa tenho um pequeno jardim, mas no Algarve já lavei 2 vezes com o pulverizador e desenrascou. Convém ter é uma garrafão de 5 litros de água extra.

Lavo em modo jacto.
Meto num recipiente um pouco de detergente da loiça misturado com água e passo a esponja na bike.
Enxaguo em modo pulverizar.
Passo um pano seco.
Lubrifico.
 

zdjota

Member
Qualquer um serve! A ideia é criar uma "película" entre a lama e o quadro para depois ao lavar a bicicleta seja mais fácil a sujidade sair!

Agora sabia lá eu que o teu carro tinha o tablier em pele....

nao serve, posso comprovar-te com uma foto, coloquei o do meu tablier e a lama ficou grudada no quadro



2pzmmih.jpg
 
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A lama fica lá na mesma! A ideia dos sprays é ficar lá o menos lama possível, para pesar menos e para ser também mais fácil lavar!
 
Concordo com o RMDVENTURA, desde que comecei a fazer btt que limpo o quadro com spray á base de silicone, colocando num pano e esfrego a pintura até ficar com muito pouco gordura (espalho bem) e resulta muito bem porque a lama depois de secar é muito difícil de retirar sem riscar a pintura.
 
Como não tenho grande tempo para as "cocegas" lavo com jato ...depois lubrifico bem os componentes e antes das voltas volto a lubrificar...siga para os trilhos...sei que não se devo, ou pelo menos fazer cuidado com o jatos de àgua na transmissão
 

fabio viana

Well-Known Member
Simplesmente não vejo vantagem em usar spray's para não agarrar muita lama.. no fundo basta lavar a bicicleta logo depois de andar e não deixar que a lama seque..
 
Eu não lavo a btt. De vez em quando limpo a molhado ou a seco mas não lavo com mangeira porque não tenho, nem com jacto de pressão porque não. Quando chove lava ao natural quando não chove o pó não adere. Os produtos que têm capacidade hidrofugante são muito utilizados da madeira ao betão, mas não há muita gente a fazê-lo nas bicicletas, porque desconhecem ou não sabem.
 

lucard

Member
Essa da banheira!! Mas que genial! Eu por acaso vivo num apartamento, sem elevador, assim meio apertado, é sempre uma tarefa engraçada tentar levar a bike para casa, sem cagar paredes, escadas... sem escorregar/fazer muito barulho com as sapatilhas de encaixe (a minha mãe costuma dizer que pareço um cavalo a subir as escadas). (o pior é sair de casa às 7 da manhã sem acordar o prédio todo). Quando chego a casa, toca a levar a bike para o terraço, que é outra tarefa de esforço, ela tem rodas 29, e o caminho pela cozinha é estreito e algumas vezes lá deixo cair o raio da bike no tapete, vem logo o Hitler berrar comigo. Mas essa da banheira, resolve tudo, vou eu, vai ela, vai ela mais eu, nos dois juntos... Num banho do amor, eu esfrego as costas dela e ela... caga-me a casa toda...

Ok, chega, eu pessoalmente meto-a na parede do terraço, depois da ginástica toda, abro a torneira, mangueirada nela toda, com shampoos e essas coisa todas. Ao fim passo um pano para a secar, e depois um bocadito de óleo na corrente. Tento sempre, bem ou mal passar um pano "novo/seco" nos discos dos travões, para evitar que óleos os contaminem. No fim rodo as rodas e dou umas travadelas. (isto tudo depois de comer para tentar cumprir com os 30 minutos pós treino).
 
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