como lavam a vossa bike em casa?

Mangueirada... pruduto muc off pra cima, deixar actuar e mangueirada novamente... enchugar com um pano seco...

Alguem usa algum pruduto pra dar brilho...??
 

lucard

Member
Edgar, não uso porque gosto de um acabamento matte, mas já ouvi falar em usar um spray de óleo de silicone, ou algo parecido. Metes num pano e depois passas pelo quadro. Ajuda também a que a porcaria não agarre tão bem.

Polish a longo prazo come/gasta a camada de verniz.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Vejam mas é como se mete o oleo na corrente!!!! uma gota por elo, e na face que ficará emcontacto com as cremalheiras( é dispensavel a luz negra no final para checkar... ;))
 

lucard

Member
Por acaso achei bastante normal como mete na corrente. Aliás eu sempre pensei que assim fosse. Por norma, quando tenho mais tempo (que é raramente) limpo bem a corrente, elo por elo e testo se roda, individualmente. No fim meto o óleo com uma bisnaga tipo a do rapaz do vídeo, só não tenho é um óleo para molhado ou seco é um normal para correntes que comprei. (For the record, o meu shampoo para bike, tem cheirinho, para ela ficar chêrosinha. Pessoalmente, tirando o efeito do cheiro, não sei se faz pior ou melhor, mas como é específico para BTT, penso que não fará mal.)

Apresentei o vídeo para explicar ao colega como dar "brilho" à bina. Spray de oleo de silicone, depois da lavagem. neste caso ele borrifa diretamente no quadro, mas o ideal (por causa de nós termos travões de disco) é colocar num pano e passar o pano.

Nada de polish's, nem massas de polir, nada disso. Por vários motivos. Posso enumerar alguns vindos à cabeça.
1- É preciso andar ali a esfregar que nem 1 desalmado caso não tenhamos uma rotativa e mesmo assim, é preciso saber o que se está a fazer para não queimar o verniz e/ou fazer fantasmas.
2- Gastas o verniz em 3 tempos.
3- O verniz serve para proteger o quadro e, se não me engano, tem propriedades replentes de poeiras. (Passas polish e esfregas, adeus...).
4- A longo prazo fica uma linda porcaria e o tempo total gasto a esfregar é melhor gasto a passá-lo com a família, ou outra coisa qualquer (se demorares 30 mins a esfregar, ao final de 10 dias de esfreganso, são 3 horas. 3 horas da vida que são perdidas a fazer uma coisa parva.

Vantagens do oleo silicone.
1- Rápida aplicação.
2- Cria uma pequena camada que repele poeiras (ou seja, ajuda a camada que já tens).
3- Não é nocivo/corrosivo/agressivo (se vai para o disco/pastilhas do travão, a cantiga já é outra, mas, evita-se bem).
4- Ficas com um brilho bastante duradouro.
5- Não ficas com os braços todos inchados, pois não andas a esfregar como quem esgalha outras coisas.

Experimenta num bocadinho mais escondido do quadro para veres o efeito, se for do teu agrado, aplica ao resto. Senão, numa próxima lavagem metes nessa zona um pouco mais de desengordurante e prestas mais atenção para retirar. Reforço novamente, desaconselho o uso de Polish.
 

fabio viana

Well-Known Member
Mas o óleo de silicone depois de uma lavagem vai a vida certo? Muito pessoal usa isso, mas eu nunca gostei..

Para além de que se o óleo sair com a lavagem, eu não ganhava para comprar spray :D
 

lucard

Member
Sim, depois de uma lavagem sai fora. Caso o efeito não seja do agrado, lava-se a bike com um pouco de mais rigor e com desengordurante e está feito ;)

Eu tenho bastante em casa, quando as borrachas começam a ressequir e a colar (das janelas, do carro, etc...) meto sempre. Pessoalmente não uso na bike porque não gosto do brilho, gosto mais do Matte. E, basta meia dúzia de gotas para a bike toda, aquilo não se gasta muito.
 
Top