Como identificar o modelo de rodas certo para o meu quadro?

SPimenta

New Member
Boa noite a todos...

Andei uns bons anos afastado do mundo do BTT. Quando deixei de praticar, o mercado estava inundado de rodas 26" e começava a guerra se o melhor seria mudar para 27,5" ou 29".
Retomei a prática à cerca de 3 meses com a minha velhinha Mondraker 26", mas apareceu uma oportunidade de negócio para adquirir uma roda 29" e comprei uma Coluer Poison CR.
O meu 1º upgrade terá de ser obrigatoriamente umas rodas tubeless; é gritante a falta de rigidez das rodas que estão montadas na bike e basta umas pedaladas de pé para ouvir o roçar dos discos nas pastilhas a cada pedalada.

Aqui começa as minhas dúvidas e vejo o quanto ando desatualizado deste mundo. Sei que o meu quatro terá de ser para umas rodas de chaveta e não para aquele sistema tubular, mas vejo pessoas a chamar o sistema tubular de "sistema boost" e já vi vídeos que dizem que o "sistema boost" tanto pode existir em aperto de chaveta ou em sistema tubular.
Depois leio que o cepo das rodas pode ser para 9, 10 ou 11 velocidades...
Vejo também que as rodas podem ser para discos centerlook ou não...
Também há a questão da roda ser tubeless ou tubeless ready e não entendo a diferença...
Há ainda ser de largura Xmm ou Ymm...

Resumindo: queria procurar umas rodas no mercado de usados para a minha bicicleta e quanto mais tento entender, mais dúvidas me surgem...

Alguém me pode dar umas luzes de como identificar umas rodas que sirvam exatamente para o meu quadro e para a minha transmissão?


Obrigado
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Qual é o modelo/ ano dessa bike?
Mete ai umas fotos das rodas.
Vamos por partes:
Rodas:
Tipo de eixo -Se são do tipo QR, os eixos/ cubos são: frente100x5mm e atrás 135mmx5mm. ( não podes comprar rodas tipo boost, não vao caber no quadro ou na suspensão).
Tubeless ready - São rodas (aro) que permitem montar pneus tubeless (TL)/ tubeless ready (TLR). Aconselho-te a usares pneus TL/TLR . Qq roda de uma gama boa, é TL ready.
Largura do aro - quanto mais largo, maior a largura de pneu que poderás montar. Eu não uso mais do que 2.25, pelo que aros com largura interna de 19/20mm, seria considerado como o mínimo.

Sistema de fixação dos discos de travagem:
Sistema IS, ou centerlock (CL). como são fixos os discos nas rodas? Se for parafusos (6), são tipo IS, se é uma "roda de aperto", é CL.
Ambos os sistemas são passiveis de ser utilizados com sistema diferente, basta comprar e instalar os adaptadores ( IS>CL, ou CL>IS)

Cepo:
O cepo troca-se ( para poderes meter 12V, verdadeiro, a começar nos 10 dentes), mas o que precisas é de um cepo tipo Shimano HG. Dá para meteres cassetes de 9, 10, 11 e até de 12V ( limitado a 11 dentes)

Afinal que transmissão tens aí?

Roçar os discos:
Podem estar empenados, podes ter as axilas dos travões mal centradas...

Penso que respondo a todas as tuas dúvidas. Boa sorte.
 
Last edited:

SPimenta

New Member
Qual é o modelo/ ano dessa bike?
Mete ai umas fotos das rodas.
Vamos por partes:
Rodas:
Tipo de eixo -Se são do tipo QR, os eixos/ cubos são: frente100x5mm e atrás 135mmx5mm. ( não podes comprar rodas tipo boost, não vao caber no quadro ou na suspensão).
Tubeless ready - São rodas (aro) que permitem montar pneus tubeless (TL)/ tubeless ready (TLR). Aconselho-te a usares pneus TL/TLR . Qq roda de uma gama boa, é TL ready.
Largura do aro - quanto mais largo, maior a largura de pneu que poderás montar. Eu não uso mais do que 2.25, pelo que aros com largura interna de 19/20mm, seria considerado como o mínimo.

Sistema de fixação dos discos de travagem:
Sistema IS, ou centerlock (CL). como são fixos os discos nas rodas? Se for parafusos (6), são tipo IS, se é uma "roda de aperto", é CL.
Ambos os sistemas são passiveis de ser utilizados com sistema diferente, basta comprar e instalar os adaptadores ( IS>CL, ou CL>IS)

Cepo:
O cepo troca-se ( para poderes meter 12V, verdadeiro, a começar nos 10 dentes), mas o que precisas é de um cepo tipo Shimano HG. Dá para meteres cassetes de 9, 10, 11 e até de 12V ( limitado a 11 dentes)

Afinal que transmissão tens aí?

Roçar os discos:
Podem estar empenados, podes ter as axilas dos travões mal centradas...

Penso que respondo a todas as tuas dúvidas. Boa sorte.
Obrigado Pedro Barradas pela ajuda...

O ano da bike não o consigo identificar, comprei-a usada. Desconheço até se tem a sua montagem de origem...

Posso adiantar que tem andamentos de 2x10 e aqui surge a 1ª dúvida:
-
Estarei sempre limitado a estes andamentos ou é possível colocar a funcionar com 2x11 ou 2x12 sem trocar de desviador e manípulos?
Esta é mesmo uma mera curiosidade, pois acho os andamentos mais que suficientes para aquilo que faço.

Irei colocar umas imagens que tirei da bicicleta, de forma a que me possas ajudar principalmente a identificar que discrição tenho de procurar numas rodas para com confiança poder fazer uma compra no OLX (por ex,) sem receio de que no final não sirvam para o meu quadro.

Se entendi a tua anterior explicação, já identifiquei que tenho sistema de disco IS, mas no entanto não é impeditivo de comprar umas rodas CL, desde que também adquira um adaptador; certo?

Aqui vão as imagens e uma vez mais, obrigado!

Ar2PtsE.jpg

2UhsTuJ.jpg

wW90XOC.jpg

zD3ux5c.jpg

IN0JxbV.jpg
 
Obrigado Pedro Barradas pela ajuda...

O ano da bike não o consigo identificar, comprei-a usada. Desconheço até se tem a sua montagem de origem...

Posso adiantar que tem andamentos de 2x10 e aqui surge a 1ª dúvida:
-
Estarei sempre limitado a estes andamentos ou é possível colocar a funcionar com 2x11 ou 2x12 sem trocar de desviador e manípulos?
Esta é mesmo uma mera curiosidade, pois acho os andamentos mais que suficientes para aquilo que faço.

Irei colocar umas imagens que tirei da bicicleta, de forma a que me possas ajudar principalmente a identificar que discrição tenho de procurar numas rodas para com confiança poder fazer uma compra no OLX (por ex,) sem receio de que no final não sirvam para o meu quadro.

Se entendi a tua anterior explicação, já identifiquei que tenho sistema de disco IS, mas no entanto não é impeditivo de comprar umas rodas CL, desde que também adquira um adaptador; certo?

Aqui vão as imagens e uma vez mais, obrigado!

Ar2PtsE.jpg

2UhsTuJ.jpg

wW90XOC.jpg

zD3ux5c.jpg

IN0JxbV.jpg
vamos por partes:

se é 2x10, podes por até 12 velocidades atrás (com essas rodas e esse cepo HG) até 11 dentes no carreto mais pequeno. No entanto.. Caso alteres as 10 velocidades que tens, deves alterar manípulo + desviador + corrente + cassete para que a coisa funcione bem

A forqueta + quadro que tens são: 100x5mm à frente; 135mmx5mm atrás. Compra algo com essas dimensões.

Quanto a comprares umas rodas CL, se quiseres manter os discos que tens, deves comprar um adaptador CL -> IS. Dado o custo + estado desse material, e serem uns discos vulgares, compra logo uns discos novos CL (caso as rodas que compres não tragas, o que se fores comprar usado não costuma acontecer) e resolves o assunto sem adaptadores.
 

SPimenta

New Member
vamos por partes:

se é 2x10, podes por até 12 velocidades atrás (com essas rodas e esse cepo HG) até 11 dentes no carreto mais pequeno. No entanto.. Caso alteres as 10 velocidades que tens, deves alterar manípulo + desviador + corrente + cassete para que a coisa funcione bem

A forqueta + quadro que tens são: 100x5mm à frente; 135mmx5mm atrás. Compra algo com essas dimensões.

Quanto a comprares umas rodas CL, se quiseres manter os discos que tens, deves comprar um adaptador CL -> IS. Dado o custo + estado desse material, e serem uns discos vulgares, compra logo uns discos novos CL (caso as rodas que compres não tragas, o que se fores comprar usado não costuma acontecer) e resolves o assunto sem adaptadores.
Uma vez mais, muito obrigado.

Em relação às velocidades, não vejo nenhum motivo para mudar, sinto-me bem com elas. Quando tiver de mudar k7, mudo por outra igual.

A minha urgência está nas rodas e a seu tempo pedaleiro.

Uma última questão:
- Como identificaste essas medidas "100x5mm à frente; 135mmx5mm atrás"?
É a experiência e basta olhar, ou qualquer roda com este tipo de aperto tem essas medidas?

Obrigado
 
Uma vez mais, muito obrigado.

Em relação às velocidades, não vejo nenhum motivo para mudar, sinto-me bem com elas. Quando tiver de mudar k7, mudo por outra igual.

A minha urgência está nas rodas e a seu tempo pedaleiro.

Uma última questão:
- Como identificaste essas medidas "100x5mm à frente; 135mmx5mm atrás"?
É a experiência e basta olhar, ou qualquer roda com este tipo de aperto tem essas medidas?

Obrigado
O aperto das rodas no quadro é feito através de uma chaveta do tipo quick release.
Essas chavetas têm essas medidas.
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Ainda encontras, tipo estas.
On the practical side, the front hub can fit 15x100 mm thru axles as well as 9x100 mm QR axles and the rear hub fits 10x135mm (QR) frames.

Estas são 15x100 na frente mas parece-me que trazem adaptador. Penso que boa parte das 12x142 tb consegues um adaptador.
Diria que é por aqui. Desta forma, no caso de upgrade da suspensão, ficas com mais opções no que toca ao eixo.

Edit: Não é preciso ir tão longe para o modelo que indiquei na bike24.
Até tem os adaptadores, caso optes por outro modelo Mavic.
 
Last edited:

Pedro Barradas

Well-Known Member
como nota, eu, nas bikes com rodas 100 e135mm tenho os QR, convertidos de 5mm em eixos passantes de 9mm na frente e 10mm na traseira, pois os cubos DTswiss permitem isso e nota-se uma rigidez muito superior em relação ao QR. so site que te inidquei acima, também é possivel ter esse tipo de Eixos TB9 e TB10mm. Esses eixos são compatíveis com o quadro e suspensão actuais. Tens é de arranjar os eixos também.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Aqui , nesta bike, 26, podes ver as diferenças. do eixo. Rodas, discos e eixos diferente, mas a mesma bike/ suspensão. Os discos desta são CL.image832_1.jpg
 
Ainda tens Mavic Crossride no mercado bem mais baratas do que as colocadas pelo Pedro Barradas.
As Mavic têm já um adaptador para quick release.
 
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