Como converter rodas convencionais em UST - Home made

Boas,
Como tinha previsto acabei mesmo por comprar um par Ignitor/Larsen kevlar. Agora tenho um problema daqueles que enerva, não consigo encher os pneus, limpei as rodas com álcool, coloquei a sabonária nas laterais dos pneus, passei uma tarde nas bombas de gasolina e nada. O que me deixa confuso é que fiz o mesmo processo à uns dias com um Rubena Charybdis e encheu à primeira. Alguém me consegue dar alguma dica para montar os pneus? Também tiveram esta dificuldade? As rodas em questão são umas XT.

Cumps
 

piranha

Member
Ou deixa o pneu cheio durante uns fias com camara e depois começa de novo
Ou usa fita de papel para tapar o sitio por onde se escapa o ar
 

jolinho

Member
Boas pessoal.
Ja li quase 40 paginas e fiquei convencido vou tentar a conversao.
A minha pergunta é. Qual o selante que devo usar?
Sera melhor metodo a fita ou a camara cortada a meio?
Se for a camara para roda 29 qual o diametro da camara que compro?
Os kits tubless por 24 euros nao sera melhor?
Ja agora como tenho de comprar 2 pneus 29er bons e baratos o que me aconcelham?
Obrigado amigos e boas pedaladas
 
Last edited:
Boas pessoal,
Desde já obrigado pelas rápidas respostas. A técnica de encostar o pneu com o desmonta deu os seus frutos, ao fim de algumas tentativas finalmente os pneus encheram, de reparar que o Larsen "agarrou" mais rápido que o Ignitor, sendo mais fino o primeiro, pensei que me fosse dar bem mais luta mas não. Agora é dar-lhes pó.
Abraço.

Cumps
 

jolinho

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Boas pessoal novamente .
Sem querer ser chato e como a maioria de vcs percebe ,se tiver que ler 170 paginas saio daqui aos 60 anos.
Vejam la a minha pergunta a dois topicos a cima .
Peço desde ja as minhas desculpas pela minha insistencia.
Obrigado mais uma x
 

luistdi

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Ola Jolinho,

respondendo às tuas questões.

Qual o selante que devo usar? Eu uso o Stan's NoTubes e não podia estar mais contente. Selam muito bem e na minha opinião têm uma boa relação qualidade-preço (arranjas facilmente a 18€ a garrafa de 478ml em lojas físicas)

Sera melhor metodo a fita ou a camara cortada a meio? Eu utilizo jantes UST, mas tenho alguns amigos que utilizam fita e não têm tido problemas... Agora, o método da câmara é mais barato e pelo que leio na internet é igualmente eficaz. No entanto, a longo prazo é algo que sai mais caro porque cada vez que trocas de pneus, tens de utilizar uma câmara nova e fazer a montagem toda de novo (cortar a câmara etc etc)

Se for a camara para roda 29 qual o diametro da camara que comprar? Não te sei dizer, mas já montei câmaras 26" em roda 29", e a câmara esticou um pedaço. Neste caso de conversão tubeless, e em proporção roda 26" com câmara 20", acho que câmara 24" deverá fazer o efeito

Os kits tubless por 24 euros nao sera melhor? Não sei que kit's são esses, o melhor seria dizeres a marca dos mesmos...

Ja agora como tenho de comprar 2 pneus 29er bons e baratos o que me aconselhar? Não uso roda 29", mas a escolha dos pneus tem que se lhe diga. Tudo depende do uso que vais dar (tipo de terreno, tipo de bike, estilo de condução etc etc). Se disseres essas informações, torna-se mais fácil indicar qual o pneu indicado

Espero que tenha ajudado
 

jolinho

Member
Desde ja o Meu obrigado ao luistd pelo esclarecimento fantástico e permenorizado.
O kit de conversão é da rubena esta ha venda no olx.
Os pneus são para misto muita lama muita agua muita pedra solta e um pouco de alcatrao e baratinho claro pq ha poucos euros.
Mais uma x obrigado
 

jolinho

Member
Desde ja o Meu obrigado ao luistd pelo esclarecimento fantástico e permenorizado.
O kit de conversão é da rubena esta ha venda no olx.
Os pneus são para misto muita lama muita agua muita pedra solta e um pouco de alcatrao e baratinho claro pq ha poucos euros.
Mais uma x obrigado
 
Luistdi e jolinho, para quê complicar quando se pode colocar powertape à volta do aro, e esquecemos kits de conversão, gastos com câmaras...

Com powertape, é limpar aro, colocar a fita, colocar pneu, colocar liquido, e esquecer... Querem colocar outro pneu? Retiram o velho, colocam pneu, liquido, e esquecer...

Em relação a ser mais barato com câmara, estou totalmente em desacordo.
Powertape do LIDL: 1.99€
Camara: cada uma, minimo 1.50€

É fazer contas....
 
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FMCurto

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Ricardo__Martins said:
Em relação a ser mais barato com câmara, estou totalmente em desacordo.
Powertape do LIDL: 1.99€
Camara: cada uma, minimo 1.50€

É fazer contas....

Não advogo nenhum metodo em especial mas nessas contas faltam as válvulas, na câmara-de-ar já está incluída.
 

luistdi

Member
Ricardo_Martins, eu disse que o método da câmara era mais barato "inicialmente" sendo que a longo-prazo fica mais caro pq tem de se refazer sempre que se troca de pneu (a palavra "inicialmente" não consta no que escrevi mas está subentendida face ao que é dito posteriormente).
Quanto ao método do powertape, é outro método de fazer a conversão para tubeless em que implica comprar uma válvula preparada para tubeless (por exemplo da Notubes) em que cada uma custa 5~6€ (com o método da câmara até se podem utilizar câmaras usadas desde que não estejam furadas do "lado da válvula"...). Por isso a questão do custo é relativa, tudo depende do que cada um pretende gastar, utilização (se vai andar a trocar os pneus de tempos a tempos ou se é só montar e andar até o pneu estar todo gasto) etc etc
 

luistdi

Member
Jolinho, para esse tipo de uso (muita lama, agua e pedra solta) e visto que estamos a falar de roda 29", eu não iria para pneus tão largos como 2.4... vê mesmo se precisas de um pneu tão largo como 2.4 (em roda 26" um pneu 2.4 já é bem grande, em roda 29" são uma besta). No caso dos mountain king II o preço de 16€ é de facto bom mas tem um problema são a versão arame (deve ser muito mais difícil para converter em tubeless... pelo menos já verifiquei isso mesmo com pneus de outras marcas, não sei se nos continental não será a mesma coisa), não são a versão com Black Chili Compound (segundo parece esta borracha faz diferença em piso molhado... a melhor opção para ti seriam os Protection porque ja têm esta borracha "especial" e são mais resistentes a pedras etc)

Experimenta procurar noutras lojas online pneus folding (maleáveis), procura pelos Continental Mountain King II (parece-me que são indicados para aquilo que vais fazer), Schwalbe Hans Dampf ou Nobby Nic (para serem baratos terão de ser na versão Performance, sendo que o Nobby Nic é um pneu muito polivalente e um pouco mais rolante que o MK II), ... depois tens outras marcas mas que, nas versões maleáveis, vão para preços mais elevados (acima de 23€ por pneu), como o Maxxis Minion DHF ou o High Roller II
 
Last edited:
Luistdi, peço desculpa, esqueci-me desse pormenor. Eu nesse aspecto poupo, visto usar válvulas cortadas das muitas câmaras furadas (schwalbe c/ porca) que utilizei em tempos, dai o custo zero.
 
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