Como converter rodas convencionais em UST - Home made

car_jorge

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EU meti 3 tampas de geax num gato 26X1.7 e ao fim de 3 dias e depois de muitas voltas para espalhar o liquido, o pneu continua a largar ar pelas paredes laterais.
A unica explicação que encontro é o liquido nao funcionar par ter colocado o pneu húmido pois lavei para tirar a lama.
 
Car_jorge, 3 tampas, parece-me ser pouco.
Um frasco deu-me para 2 pneus, apenas me sobrou +- duas tampas. (mas os meus eram 2.1).

Em relação ao pneu húmido, não ia por ai.
Há quem coloque agua e sabão para facilitar o enchimento, portanto, dessa parte acho que deves de estar descansado.

Colocas-te fita, câmara ou alguma coisa própria? Se colocas-te fita, qual a largura? tapas-te o interior todo, ou apenas uma faixa?
 

car_jorge

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Eu coloquei as 3 tampas porque na embalagem recomendavam 2 tampas, nao quis colocar mais.
Em relação a fita coloquei 2 voltas de fita americana e uma de fita isoladora.
Mas depois de ver que o pneu perdia ar coloquei sabonete das mãos na parte exterior do pneu e jante e confirmei que o ar saia pela paredes laterais do pneu. Por isso é que me parece que o problema é o pneu ou o liquido.
 
A meu ver, é falta de liquido. Quanto é que te sobrou?
Quando comprei o meu, diz na embalagem que dá para 2 a três pneus (posso fazer confusão mas...)

Pensa o seguinte:
Das 3 tampas que colocas, retira o que sai de fora na conversão (sai sempre qualquer coisa,mesmo com cuidado).
Agora espalha esse liquido pelo pneu, para formar uma pelicula de 0.5 a 1mm. Achas suficiente?

O pneu pode ter algum defeito, que era visível, mas para mim, é simplesmente falta de liquido.

Outras questões pertinentes:
Abanas-te bem a embalagem?
O pneu estalou quando enches-te?
O pneu está bem encaixado? Estará dentro da ranhura do aro? Se o rolares, o movimento é uniforme ou têm barriga?
 

gteles

Member
Vcs quando convertem abanam o pneu, como se fosse a agitar em vez de rodar apenas? Existe um video numa apgina anterior que a conversao é feita com camara de ar em vez da fita e o modo como ele abana a jante e o pneu é o correcto.
 

commendatore

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O ideal logo a seguir à conversão é ir dar uma volta de bicicleta.
Como disseram e bem antes, há sempre líquido que se perde, seja para vedar, seja para tapar pequenos microfuros que todos os pneus têm.

O agitar deve ser não só no sentido de rotação da roda, como lateralmente, sendo até boa ideia pousarem a roda na horizontal uns minutos, depois virar ao contrário. Só assim garantem que o líquido se espalha e atinge todas partes do aro e pneu.
Tudo isto se subsitui facilmente através de um volta de bicicleta para "acamar" o serviço.
 

dand25

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No meu caso para a semana vai levar mais liquido e como ate parece vai tar algum sol vai ter de fazer mais uns kms para ir ao sitio.
 

car_jorge

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Eu penso que coloquei o liquido suficiente, mas nao sei ao certo quanto sobrou pois ainda tem muito liquido, so usei num pneu e na embalagem vem a indicação que da para 4 pneus.
Nao cheguei a andar com o pneu alterado mas agitei bastante pois como disse anteriormente o pneu esteve 3 dias com pressao. Durante a noite deixei o pneu deitado para ver se o eliminava as fugas laterais.
No proximo vou voltar a tentar mas no pneu de tras usando um michelin mais largo.
Depois dou feedback.
 
car_jorge, uma vez mais insisto, é pouco liquido.
Nos meus coloquei toda a embalagem nos 2 pneus, e mesmo assim ao fim de 1/2 meses já precisava de mais.
Agora se quiseres, segue as instruções na embalagem... Para mim, essa quantidade é suficiente, quando se vai repor o liquido, nunca para a primeira utilização.
 

dand25

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Pessoal isto é normal ou é motivo para me preocupar?

este nobby nic tem-me dado muita luta para nao perder ar apos a conversao



Se eu passar o dedo naquele respingado o dedo fica humido
 
Boa noite,

para não estar abrir um novo tópico, tenho umas rodas dt swiss 1700, penso que não são tubeless, e tenho um conjunto de pneus tubeless ready para montar, que material necessito para ficar com rodas tubeless?
grato pela atenção/ajuda?
 

maddog

Member
necessitas de um kit conversao tube less

ou caso queiras, uma conversao home made que é disso que aqui se trata.

retiras as fitas originais das jantes, passas duas voltas de fita americana (power tape/ duck tape), fazes os furos para as valvulas, colocas 2 valvulas para tubeless, montas o pneu, liquido lá dentro, fechas tudo, e dá lhe ar À pressao, com um compressor ou numa bomba de gasolina.
abana bem as rodas para o liquido se espalhar por toda a area, se possivel monta na bike e roda um pouco, durante os primeiros dias verifica a pressao.

et voilá!!!
 
Boas,
Alguém me sabe dizer se um par Ignitor/Larsen, versão "normal" em kevlar (60tpi), aguenta bem uma montagem tubeless e se fica suficientemente resistente a rasgos/furos/perdas de ar pela parede lateral?

Cumps
 

afonso

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boas
o Ignitor é meter e encher, muito resistente, garantia 100%
O Larsen já usei as 3 versões,garantia 100%.
boa sorte
 

NFurtado

New Member
Alguém me sabe dizer se um par Ignitor/Larsen, versão "normal" em kevlar (60tpi), aguenta bem uma montagem tubeless e se fica suficientemente resistente a rasgos/furos/perdas de ar pela parede lateral?

Tenho um Larsen TT traseiro acabado de converter, ghetto style a bombar sem quaisquer perdas. Passo a explicar o ghetto style:

Material usado:
Fita 3M powertape;
Câmara de ar de 20´;
Liquido selante Stan`s No Tubes (para mim superior ao Joe´s);
Roda Mavic Crossride
Pneu Larsen Kevlar, versão normal

Técnica:
Limpeza da jante com álcool;
Corte da fita à medida das fitas de proteção da jante (que são retiradas); 2 voltas com a fita esticada e sem bolhas;abertura de furo para a válvula;
Colocação da câmara de ar de 20´;
Corte central da câmara de ar com uma tesoura;
Montagem do pneu - usar a conhecida sabonária para ajudar a vedar;
2 medidas de liquido para selar o conjunto;
Enchimento de pneu com a pressão máxima;
Agitar o pneu antes e depois do enchimento para garantir a selagem completa;
Com um X-ato podemos cortar o excesso de câmara de ar;
Há videos ilustrativos no You Tube para o caso de dúvidas.

Próximo projeto será o High Roller dianteiro

Boas conversões!!!
 
Obrigado Afonso e NFurtado pelas dicas, acho que vou mesmo avançar para essa dupla.
NFurtado, as rodas são umas XT, logo já são tubeless, a minha preocupação é mesmo se o pneu aguenta bem o tubeless sem comprometer, mas pelos vistos acho que sim
 
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