como afinar as manetes dos travões XT (2008)

Pedro Marques

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oi pessoal,

comprei à pouco tempo uns travões XT, mas tenho as menetes mto moles, ou seja, axo que têm pouca rigidez e a manetes também vêm muito pa trás.
seria possivél alguêm me mostrar através de fotos como é que se afina isso

boas pedaladas malta :D
 

VascoEX9

New Member
Pedro Marques said:
oi pessoal,

comprei à pouco tempo uns travões XT, mas tenho as menetes mto moles, ou seja, axo que têm pouca rigidez e a manetes também vêm muito pa trás.
seria possivél alguêm me mostrar através de fotos como é que se afina isso

boas pedaladas malta :D

Boas, tambem montei à umas três semanas uns XT 2008, a primeira coisa que disse ao mecanico quando fui buscar a bike, depois de dar uns toques nas manetes foi:

- Como é que eu consigo por isto mais duro?

ao que ele responde de imediato :

- Faz uns Km's com isso que o oleo vai circular nas bombas e cabos, depois se ainda continuar mole passa por cá, mas aviso-te já que vai ficar bem à maneira depois de andares.

Bem dito, bem feito. No 1º dia parecia que os travões eram uma m*****, fiz uma volta de 40 Km's e fiquei desiludido.

Na segunda vez, mais uns 40 Km's e não é que o que parecia ser uma m*****,na realidade é uma autentica maravilha. As pastilhas acamaram, o oleo circulou, e os travões começaram a mostrar o que valem.

Ainda só experimentei regular a distância das manetes às mãos, depois de encontrar a distância ideal considero que fiz a escolha acertada em relação aos travões.

A regulação das pastilhas com o rotor é efectuada no parafuso que tens em cima da manete com umas letrinhas encarnadas à volta, mas ai ainda não mexi, acho que só vou mexer quando as pastilhas estiverem mais gastas e for necessário exercer mais força na manete.
 

Titanium Core

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Viva!

Sábado passado montei uns XT2008 na minha burra, e tal como já foi referido neste tópico fiquei decepcionado com a sua prestação. Achei-os moles e esponjosos, e a manetes tinham simplesmente demasiado curso.

À partida sabia que esta "fraca" performance não se devia a um mau sangramento, portanto atribuí-a ao simples facto de serem novos em folha e ainda não terem a rodagem feita (pastilhas por acamar, rotores virgens, etc) e decidi continuar com o meu andamento normal. Estreei-os nos trilhos de Freeride do Jamor.

A verdade é que passadas 4 ou 5 descidas, a diferença era já notória e apesar de ainda ter demasiado curso nas manetes para meu gosto, a diferença na potência de travagem era brutal. Neste altura senti-me tentado a explorar as regulações das manetes (Free Stroke e Lever Reach), mas como não tinha os manuais à mão, nem tão pouco Internet para consultar fabricante e foruns, deixei-me estar quieto...

Já em casa, apliquei-me a estudar os manuais que os acompanham, e mais importantemente, os foruns da especialidade (nomeadamente o sub-tópico BRAKE TIME dos foruns do MTBR.com, na minha opinião um dos melhores sítios para se consultar em caso de dúvida!) e fui testando na prática os resultados das afinações.

E o que aprendi foi o seguinte:

O Lever Reach - regulaçao no corpo da própria manete na forma de botão rotativo - ajusta a proximidade da manete ao guiador, sem interferir com o curso total que é necessário para travar. Ou seja, quanto mais aproximarmos a manete, mais ela se vai chegar ao guiador para conseguirmos a potência total. Se a deixarmos completamente distendida, temos a sensação que o travão fica menos esponjoso mas isto é uma ilusão, porque o que muda realmente é o ângulo em que a manete fica no fim do seu curso e a distância ao guiador, parecendo que se movimentou menos. Na minha experiência pessoal, descobri que prefiro deixá-la o máximo afastada, por razões que irei descrever na parte do Free Stroke.

O Free Stroke - regulação da relação curso da manete/distância percorrida pelos pistons - ajusta verdadairamente o "feeling" do travão, mexendo directamente com o movimento que os pistons fazem relativamente ao apertar da manete. Pelo que pude compreender, é aqui que surgem as vantagens da tecnologia Servo Wave. Ao desapertarmos o parafuso Free Stroke, reparamos que a manete se aproxima ligeiramente do guiador (à semelhança do ajuste Lever Reach, mas não tão acentuado) e reparamos que o "feeling" da manete perde alguma suavidade no seu movimento (nos foruns há quem descreva esta sensação como que se houvesse até areia no eixo da manete, e eu concordo), mas ao mesmo tempo a manete chega ao ponto máximo de travagem com um curso mais pequeno. Chega mesmo a aproximar-se daquela sensação de "On - Off" dos Avid, por exemplo.

Feitas estas experiências e ajustes, cheguei a algumas conclusões que passo a descrever:

No meu caso pessoal (peso 82kg, tenho uma rígida e faço sobretudo Freeride ligeiro, saltos e passeios ali pelo paredão de Carcavelos), acho que o ideal é o Lever Reach fechado, ou seja, a manete completamente distendida, e o Free Stroke com 2 voltas completas, o que aproxima cerca de 5mm a manete do guiador, e lhe dá uma firmeza no toque muito agradável, mas sem nunca chegar à tal sensação de prisão ou "areia" no eixo, nem aquele "ligado - desligado" de outras marcas. Modulação ideal e potência inalterada. Por outras palavras, PERFECT!!!

Vale a pena salientar que estou a usá-los com os rotores XT2008 de 203mm, frente e trás, e que como todos sabemos o diâmetro do rotor influencia directamente o comportamento dos travões.

Foi uma das melhores compras que já fiz, e com este post espero ter ajudado outros com a mesma dúvida!

Boas pedaladas!
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Ora aqui está uma verdadeira ajuda para compreender a importância da correcta afinação destes travões... e de outros componentes de uma bike!

Se só tivesses experimentado os travões numa oportunidade, a opinião era tudo menos positiva...

Titanium Core said:
(...)
Sábado passado montei uns XT2008 na minha burra, e tal como já foi referido neste tópico fiquei decepcionado com a sua prestação. Achei-os moles e esponjosos, e a manetes tinham simplesmente demasiado curso.
(...)

Mas após a correcta afinação e rodagem dos mesmos...

Titanium Core said:
(...)
Foi uma das melhores compras que já fiz, e com este post espero ter ajudado outros com a mesma dúvida!
(...)

A minha opinião foi logo positiva, pois os discos e pastilhas que usei da 1ª vez eram já os que usava anteriormente, logo não necessitaram de grande rodagem.

Quanto á tua análise... 5***** :clap:
 

Titanium Core

New Member
Obrigado! :D

Acho que é bastante saudável consultar os foruns, em caso de dúvidas técnicas ou outras.

Tenho-o feito inúmeras vezes no passado e encontro sempre alguém que sem saber, me ajuda...

Assim espero contribuir da mesma forma a formar uma comunidade bem informada!

Abraços e boas pedaladas.
 

Pedro Marques

New Member
Agradeço imenso essa explicação fabulosa, vou experimentar nos meus.
pois tenho o problema da manete vir muito para trás quando se trava.

obrigado

boas pedaladas
 

nelsonasp

New Member
Saudações

hà uma cena que não percebo...

Ao mexer no parafuso Free Stroke apenas estamos a ajustar a manete ou também estamos a aproximar as pastilhas ao disco???

Abraço
 

Titanium Core

New Member
Viva!

O Free Stroke não interfere com a pinça nem com os pistons. O que faz na realidade é alterar a posição do eixo da manete na calha, reduzindo o curso total e consequentemente a distância percorrida pela manete até haver contacto das pastilhas com o rotor. Não sei exactamente como isto funciona fisicamente porque esta zona está coberta pela tampa da manete. No entanto vejo diferenças na posição do eixo.

Quanto ao Lever Reach é muito simples: Como está exposto, é possível observar que ao rodarmos o botão de ajuste um parafuso que está no centro do botão, e que encosta no corpo principal da manete, empurra ou aproxima a manete em si. Exactamente da mesma forma que aquele parafuso que temos nos desviadores traseiros e que encosta no dropout, que serve para regular o ângulo do desviador em relação ao quadro.

Boas pedaladas!
 

nelsonasp

New Member
Saudações

A minha dúvida era que ao estar a "mexer" no Free Stroke estivesse tambem a aproximar as pinças ao rotor e depois ao mínimo empeno lá ficava aquilo a roçar...

Mas sendo assim... posso mexer á vontade em busca das minhas preferencias...

Abraço
 

Titanium Core

New Member
Sim, apenas vais estar a mexer fisicamente com o funcionar da manete. Podes confirmar isso reparando nas pastilhas enquanto afinas o parafuso do Free Stroke.

Felizmente as pinças tem uma abertura generosa e dá para ver bem o que se passa.

Vais é perder alguma suavidade no funcionar da manete à medida que desapertas o parafuso (diminuindo o Free Stroke), e vais senti-la ligeiramente mais presa. Por outro lado ficas com menos curso na manete e com uma travagem mais sensível e brusca.

Boas pedaladas
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Isto agora vai lá com tentativas e experiências... mas antes de mexer no Free Stroke queria andar mais uns quilometros para a coisa acamar de vez...

Agradeço as respostas... :yeah:

Abraço
 

paff

New Member
Boas pessoal,

Um amigo meu foi hoje buscar a bike à revisão completa mas notei que os travões XT que ele tem estão a travar mal e encostam a manete ao punho com a força de travagem. É algum problema de regulação ou eles esqueceram-se de afinar como deve ser?

Não consegui abrir o documento que está na primeira página deste tópico, com as dicas para afinação.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado!
 
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