Como é a chave necessária para abrir os cubos dt Swiss 240

Paulo.Cabanas

New Member
Boa tarde.

Como nunca vi a chave em questão que serve para ter acesso a mudar os rolamentos, alguém poderia por favor colocar aqui foto da dita cuja?

Desde já agradeço.

Cumpts

Paulo Silva
 

Miguel31

New Member
Boas, vê se é isto
scaled.php
 

Paulo.Cabanas

New Member
Boas Miguel.

Desde já agradeço a resposta.

Não sei se aquela chave mais escura é para desapertar algo. Já tinha visto também essa chave em alguns kits. O resto são batentes para retirar os rolamentos.

Obrigado.

Cumpts
Paulo Silva
 

danielsilva

New Member
Não precisas de desapertar nada, é retirar o cepo para fora ( só puxar com a mão ) e os rolamentos estão fixos puramente por fricção, é só usar os punções/batentes correctos e tirar os velhos.

Aquela chave preta serve para retirar uma das peças necessária à remoçao do eixo, quando tiras a star ratchet irá logo ver onde encaixa.
 

fitty77

New Member
Danielsilva, permite-me discordar. Para abrir o cubo traseiro DT 240, é necessária aquela chave escura. O resto é dispensável e dá para desenrascar com algum jeito, mas a chave escura é a que retira a coroa dentada que está apertada no cubo (e que faz a ligação com uma das duas peças que criam a tracção do cepo). Se não a desapertares, não tens acesso ao rolamento do lado direito da roda traseira. O cepo, sim, sai dessa forma que dizes, mas para abrir o cubo todo, é precisa a tal chave. Já agora, só a chave, custa, se bem me lembro, à volta de 50€. Por isso, o que fiz foi ir a uma casa onde ela existisse (e digo-vos já que nem todas a têm disponivel) e paguei apenas para desapertarem a tal peça. Claro que paguei caro (10€, correspondendo a 30min de mão de obra APENAS para desapertar a peça, sendo que tudo o resto já ia desmontado), mas ainda assim, ficou bem mais barato que comprar a ferramenta... Para montar não há problema, uma vez que basta apertar com a mão até onde der, e depois a própria tracção imposta na pedalada se encarrega de a apertar.
 

fitty77

New Member
O tool kit significa estas peças todas da foto. A peça que tu precisas mesmo, é vendida à parte. Ainda assim, é cara... Também ajuda se conseguires colocar a chave num torno... Sem ele também se faz, mas se deixas escapar a chave danificas as estrias...
 

danielsilva

New Member
Para abrir o cubo traseiro DT 240, é necessária aquela chave escura. O resto é dispensável e dá para desenrascar com algum jeito, mas a chave escura é a que retira a coroa dentada que está apertada no cubo (e que faz a ligação com uma das duas peças que criam a tracção do cepo).

Se leres bem foi isso mesmo que eu disse .... Tirar o cepo e depois de retirar a star ratchet vai ficar visivel a peça que tem de desenroscar ...

Se procurares no eBay encontras os kits completos mais baratos que os originais da DT, mas claro, ainda assim são carotes.
 

fitty77

New Member
Por acaso não dei atençãoà segunda parte do teu texto. Mas na primeira dizes que os rolamentos estão todos presos por fricção, e isso é verdade para todos, excepto para o rolamento do cubo traseiro do lado direito... Foi isso que ficou na minha mente. Desculpa o mal entendido ;)
 

tinric

Super Moderador
A beleza do forum...

Por vezes esquecemo-nos e e vamos procurar noutros sítios.... estive a fazer a manutenção das minhas rodas e vejo que o rolamento da roda de trás do lado do cepo já apresenta algum atrito, pelo que é limpar e meter massa.... mas estava um bicho de 7 cabeças ver como raio saia de lá o rolamento...

Manuais, videos, etc... nada. ...

e lá me lembrei... forum com a dúvida... e cá está...

A ver se arranjo a chave ou se alguma das lojas/oficinas cá da zona a têm...

pois em tanto rolamento... tinha logo que ser o que não tenho acesso, a precisar de manutenção :mrsock: ... é sempre assim
 
Viva,
Eu tenho cubos DT Swiss 240 nas duas bikes de BTT (26 e 29) e gosto de fazer as manutenções
Coloco aqui uma questão a tal chave preta poderá ser substituída por uma star ratchet modificada à qual se soldou uma guia para a comandar do exterior do cubo (para a fixar num torno p.ex.)
A questão é arranjar um 240 estragado para aproveitar as duas star ratchet, o que não deve ser coisa fácil ;)
 

Jepas

Super Moderador
a tal chave preta poderá ser substituída por uma star ratchet modificada à qual se soldou uma guia para a comandar do exterior do cubo

Eu creio que sim, mas o trabalho que se tem a encontrar as peças mais a soldadura... acho que compensa procurar no eBay e adquirir a referida ferramenta, que do Kit original, parece ser mesmo a única indispensável.
 
Top