Este tópico vai dar que falar...
P.M. said:
Aliás à 2 meses atrás saiu um teste à mesma bike na solobici, e é bem, mas bem superior...
Nem vale a pena comparar, não é!? Toda a gente está "careca" de saber que muitos
dos artigos da Bike, são cópias traduzidas e resumidas das revistas Espanholas e não só.
Mas mais uma vêz eu digo; não comecem a bater já no "zézinho" (Bike).
Pensem em quantos importadores estão dispostos a colocar uma bike,de um valor onsiderável,
nas mão de um piloto de testes (sim porque não é o jornalista que tem obrigação
de perceber de bikes a fundo, embora os da Bike até percebam qualquer coisa,
pelo menos andam de bicicleta), para ele explorar exaustivamente durante umas semanas
e depois apresentar à revista as suas conclusões?
E depois, quem é que compra essa bike? A loja? Mas a seguir tem de a vender
muito mais barata porque está "usada", e perde dinheiro.
Começam a aparecer alguns importadores com visão que praticam esta politica, mas a maioria, nem pensar.
Ainda há poucas semanas fui andar com um amigo, que levou uma bike
de perto de 3000 euros gentilmente cedida por uma loja para ele experimentar.
A impressão que ficou, da loja e da marca, foi muito boa e ele, se calhar,
quando pensar trocar a sua bike, já sabe o que e onde é que vai comprar.
Mas isto afasta-se um pouco do assunto principal, a revista Bike.
Apenas falo nisto para que não se coloquem todas as culpas na revista.
Mas também não quero passar a bola para os importadores.
Muitos não têm esta atitude porque também as marcas não facilitam nada.
Tem tudo a ver com os volumes de vendas, e lembrem-se que Portugal é muito pequenino
(principalmente nas mentalidades).
É bem provável que a marca X disponibilize uma, duas ou dez bikes a um revista
Francesa, Inglesa, ou Espanhola para esta ser testada, mas para Portugal...zero.
É que muito provávelmente cá venderam-se 1/5 das bikes que se venderam nos outros paàses.
(E já que estou numa de escrever, cá vai outro OT) :
Lembrem-se disto quando compram as vossas coisinhas uns trocos mais baratas nos sites
internacionais. O paàs de origem é que vende e assim aumenta o seu volume junto do fabricante.
É normal que depois quando toca a fazer ofertas, promoções, apresentações de novos modelos,
bikes para "test drives" etc....as marcas elejam os paàses que vendem mais.
Não me interpretem mal, eu também lá vou, mas como costuma dizer a minha avó:
"Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão."
Voltando à Bike Mag. já foi quase tudo dito enquanto eu escrevi este testamento.
Resumindo, tem pernas para andar, mas um caminho muito longo para percorrer.
Acho que muita coisa pode ser feita, haja vontade.
Gostei da parte do:
P.M. said:
E aquela sensação do "olha este passeio era fixe... se não tivesse sido na semana passada..."
É bem verdade, mas já te perguntas-te qundo é que a informação chegou à redação,
e que dificuldades têm para colocar a revista nas bancas antes do final de cada mês?
Embora eu ache que a Bike, fazendo parte de um grupo editorial como a Motorpress,
não tem desculpa.
Enfim, é o que temos. Pedalem mais e leiam menos.