Clientes de 2ª

Bom dia.
Um desabafo de quem já por diversas vezes se sentiu lesado, mal atendido e até por vezes ignorado por diversas lojas de renome.

Sou proprietário de uma Specialized Hardrock Sport 2011, uma bicicleta de baixa gama, mas que não deixa de ser bicicleta por isso.
Cada um a meu ver, deve de aquirir a bicicleta a seu gosto, conforme as suas possibilidades, e principalmente, uma bicicleta adequada ás suas necessidades. Estes três pontos levaram-me a escolher esta.

Não sei se acontece convosco, mas comigo acontece por diversas vezes (comprovado!), numa loja, qualquer que seja, sou cliente de 1ª antes de dizer o modelo da bicicleta, e sou cliente de 2ª após dizer o modelo propriamente dito.
Desde a "o melhor será deitares essa bibicleta para o lixo e comprares uma nova", até "é normal não conseguires fazer boa figura nos passeios com essa bicicleta", já ouvi de tudo. Até "PFFFFF 8 velocidades? isso é mesmo rasco..." ouvi! Sei que há diferença, mas será a diferença de uma ou duas velocidades que trás a simpatia/bem trato ás pessoas?
Será que hoje em dia é o gasto do cliente que compra a simpatia e a boa cara de quem está atrás do balcão/email/telefone?
Quantas vezes não sou ignorado quando envio emails a pedir orçamento para esta bicicleta? Digo isto porque envio logo outro de outra conta a pedir orçamentos para peças de alta gama e respondem na hora!
Chegou ao cumulo de ir a uma loja, estava ao lado de um cliente que estava a comprar uma scott scale, vir um funcionário cumprimentar a pessoa ao meu lado (pela conversa nunca tinha sido cliente e estava a comprar a primeira bicicleta, nem conhecidos eram), e a mim, cliente habitual, virar a cara e nem bom dia me disse!

Muito sinceramente não sei o que esperar mais desta situação, provavelmente terei de comprar uma bicicleta de média/alta gama para um dia ter algum respeito. Pensei que fossem coisas na minha cabeça, mas um ano depois de ter aquirido a bicicleta começei a juntar as coisas e deu neste desabafo.
Peço desculpa pelo desabafo, mas tinha de partilhar aqui esta situação.
 
Um esclarecimento para não haver mal entendidos: Comprei a bicicleta na Movefree, e tanto o vendedor como o mecânico, 5 estrelas! Normalmente estas situações passam-se na concorrencia, pelo que hoje, prefiro pagar mais e ir à loja onde comprei a bicicleta, do que ser cliente de 2ª.
 

vasculho

New Member
Boas Ricardo,

Isso é mesmo assim, pois eu ando a pensar iniciar-me no btt, e claro o orçamento tem de ser curto (500 euros para bike), pois posso vir a não gostar muito, e depois tenho a bike parada, e isso não importa.

Mas o interessante, é que há duas semanas, enviei emails a 13 lojas de bikes (9 delas, bem conceituadas), a pedir orçamentos para bike e equipamentos, possiveis descontos e condições de pagamento.

De todas as 13 lojas, só obtive respostas de 4 lojas, e as outras nada me disseram, mas na semana passada, consegui passar em algumas das que não me responderam, e fiquei com essa clara ideia, que tenho de comprar bike de mais de 1.000 euros para não fazer figura de parvo, e para ficar com uma bike decente, que as outras não valem nada, apesar de as terem lá á venda.

Mas o cumulo de uma loja e do dito vendedor, foi dizer-me que se fosse á loja depois e ele não tivesse na loja, no site deles, tinha lá o nome dele e nº de tlm, ele que era o responsável de loja, e me fazia ainda mais uma atenção................. e eu então disse-lhe: ...... vê o email que te enviei, e enquanto não me responderes a esse email, não passo mais por aqui.(á noite tinha email de resposta desse individuo, mas uma resposta muito fraca, pois pareceu me que já não estava tão interessado em vender a bike, como estava á tarde, quando já me falava em bikes de 1.300 euros, tendo eu entrado lá a dizer que queria ver bikes até 600 euros....

lolol

É assim este o País que temos.

:d
 

Spaceboy

Member
Digo-te já que esse tipo de comentários é muito mau, e quanto a mim, desincentivava uma compra nessa loja!

Na Movefree também nunca tive qualquer problema. Comprei uma Canyon no ano passado, mas antes tinha uma Rockrider toda podre.
Sempre que fui com ela à Movefree de Mafra ou de Torres Vedras, nunca ouvi nenhum comentário desse género, antes pelo contrário.

Nunca fui a mais nenhuma loja, mas se sentisse que sou um cliente de "2ª", não voltava lá! Isso era como ires com um renault clio de 2000 a uma oficina e eles dizerem que o carro é uma bosta!

O meu conselho é se a bicicleta te satisfaz, não ligues a esses comentários e não voltes a essas lojas! Um cliente é para angariar, tenha uma bicicleta de 500€ ou de 5000€. Eles é que perdem!

Mas só para teres uma noção do que são alguns vendedores, um amigo meu foi à Movefree do Forum Sintra para comprar uma 29er, eles disseram que as 29ers que tinham eram grandes demais para ele (ele tem 1,82). :S
Aconselharam-no a ir para uma 26. O meu amigou ficou tão espantado que acabou por comprar uma KTM 29er noutra loja.... Não percebo, parece que não se importavam em não fazer uma venda!


Abraço
 
Last edited:

nukez0r

Member
Qualquer loja onde fui, fui sempre bem atendido.
Mesmo tendo o charuto que tenho.
Também nunca fui a lojas sem ser MoveFree (nomeadamente Dolce Vita Tejo ou Forum Sintra).
No passado fim-de-semana, fui atendido pelo mecânico, porque tinha um parafuso do dropout que tinha saltado e fiquei um pouco apreensivo e além disso tinha o travão de trás desafinado. O sr. mesmo não tendo tempo, pelo que me apercebi e depois ele me confirmou, aprontou-se logo a resolver-me os problemas. Foram apenas 5 minutos e estava a ir-me embora.
Mas sim, se isso me acontecesse, acho que não voltava lá a ir.
 

Chaves

New Member
A pressao do consumismo é tal que so leva a estaa situacoes...
Amigo c@g@ nessaa bocas e pedala como se nao existisse amanhã, esses galifoes esquecem-se que os maiores bttistas nasceram do vbrake quadros de aco e e suspensaoes que de suspensoes so tinham o nome
 

klaser

Well-Known Member
Lojas são como as gajas..tens de ir tentando até achares uma que te agrade e satisfaça...Ou então faz o serviço tu mesmo em casa...
 

ruipiu

Member
Lojas são como as gajas..tens de ir tentando até achares uma que te agrade e satisfaça...Ou então faz o serviço tu mesmo em casa...

"Gajas..te agrade e satisfaça..Faz tu o serviço!" :rolleyes:

Mas agora mais a serio... Eu quando não gosto do atendimento, seja onde for, não volto!
 

Jose RR5.2

New Member
eles ganham dinheiro, é com quem tem dinheiro para gastar, se uma pessoa vai a dizer que não pode gastar muito eles topam logo e já nem se dao ao trabalho com tesos
 
Obrigado pelas respostas.
Digo e volto a dizer, da Movefree quase nada a apontar! e o que há, é um pouco de impatia da parte de alguns funcionários. Mas quando eles lá estão,simplesmente não entro.

Uma das razões de fazer tudo/quase tudo em casa é mesmo essa, por vezes arrisco um pouco, mas vale a pena...
Pelo que vejo, são muitas as queixas, mas deixa ver ate onde isto vai... Quando passar a febre, logo veremos quem se aguenta...
 
Eu costumo dizer o seguinte:

- Um gajo pode ser um teso do caraças e ter um baixo poder de compra, mas ao fim de uma vida, esse baixo poder de compra representa muito dinheiro, muito mesmo (se efectuares compras de baixo valor num estabelecimento comercial, muitas vezes por ano, durante décadas)!

Se és discriminado ou maltratado de forma gratuita num certo estabelecimento, em razão do teu baixo poder de compra, simplesmente nunca mais lá ponhas os pés, se tiveres alternativas viáveis.
 

JoãoLopes

New Member
Engraçado que estás contente numa loja onde os preços são elevados face a outras alternativas. Mas se o atendimento agrada, compreendo... Poucas vezes vou a lojas, mas já senti ser o "cliente de 2a" mesmo gastando acima da minha necessidade real e a solução foi fácil, não voltei mais.
 

tonyV

New Member
Como já disseram é ir experimentando várias lojas até encontrar uma que agrade. É assim em qualquer parte do mundo. A minha busca acabou na terceira loja que procurei. A primeira falhou no tratamento (crítica estúpida e em tom de gozo à minha selecção dos raios num conjunto de rodas que tinha....estão habituados a estradões com lombitas e depois sai asneira), a segunda falhou na montagem de um avanço (mais de metade do avanço ficou sem apoio do tubo da suspensão. Falhou ao não avisar), a terceira não falhou em nada até agora.
 

edumad

Member
O ciclismo de estrada e o btt tem tido um boom tão grande que os vendedores devem estar a esfregar as mãos todos contentes. Ainda bem para eles, precisamos de negócios que escapem um pouco à crise.

Nós também somos culpados pois, para além do consumismo, somos e incutimos a mentalidade "gear head" uns aos outros. Queremos mais e mais muitas vezes sem razão.

Vendedores desses estão tramados quando o mercado apertar.

A preferência devia ser por clientes que usem muito. Os aficionados mesmo com material barato, vão usar e gastar, depois vão precisar de concertar e substituir. Todos estes clientes têm de ser preservados pois são mais os que podem gastar < de 1000 euros numa bike do que aqueles que gastam 2000 e mais...

Se a tua Specialized é chaço, a minha BH de 2007/8 é o quê? Eu não preciso de ir bonitinho pró passeio, quero é ter material suficientemente bom para que sejam as minhas fracas skills o limite e não a bike. Felizmente nas lojas a que fui já recebi recomendações de upgrade, mas nunca foi tratado com desdem. Álias já me recomendaram a continuar a usar até não dar mesmo, em vez de substituir logo.

Façam como eu faço, ponham perguntas sobre as quais já investigaram um pouco e testem os vendedores em termos de know-how e filosofia de vendas. Assim percebe-se mais rapidamente se podemos esperar um bom serviço ou não.
 
eu sei o que é o tratamento de 2ª...
devido ao facto de ter uma rockrider 8.1 ...

eles esquecem é que o cliente de 20€ hoje, pode ser o cliente de 2000€ amanhã...

actualmente tenho 2500€ para gastar em duas bicicletas (btt e estrada) adivinhem onde nem penso gastá-los....
 

abelha2

Active Member
A loja onde costumo ir o dono diz que "mais depressa não pagam os que compram bikes topo de gama (algumas a crédito) do que os que só gastam o que podem"
 
Top