Cirurgia: Quisto Pilonidal ou Quisto Dermóide (Cisto)

jatedisseonome

New Member
Deste lado mais uma vítima do quisto.

Foi tudo dentro da normalidade até agora: senti um inchaço, fui ao centro de saúde, drenaram. Voltei lá e a médica de família disse-me que tinha de ser operado. Fui operado no dia 29 de Novembro, quase a fazer um mês, portanto.
Ao início foi do pior: "ganhei" uma alergia, fiquei com tudo assado, incluindo a região das virilhas e perto. Além do normal (dores, não conseguir sentar, etc).

Nesta última semana as enfermeiras têm dito que isto está quase a cicatrizar. Eu tou desconfiado porque me parece ser cedo, e pode não tar a cicatrizar bem (dentro para fora). Dia 4 de Janeiro volto ao hospital, espero que o médico esteja de acordo com as enfermeiras e me diga que isto tá mesmo a cicatrizar bem e perto de fechar. Era um alívio.
 

a20001018

New Member
Fui operado há uma semana e pelo método fechado (o quisto era pequeno, do tamanho de um feijão), vou retirar os pontos daqui a uma semana, ou seja, 15 dias após a cirurgia. Até hoje e aparentemente está a cicatrizar bem. O médico disse que passado +-3 dias após a retirada de pontos que podia correr e andar de bicicleta, contudo, hoje perguntei à enfermeira e ela disse que só posso fazer exercício físico passado 2 semanas após a retirada dos pontos. O que é que acham?
 

Broly

New Member
Eu preferia o concelho da enfermeira.. pelo meons tinha a certeza que estava a 100% e como o pessoal de enfermagem esta mais habituado a ver feridas e tratar delas, deve saber do que fala... ou nao :p
 

jatedisseonome

New Member
Alguém daqui foi por método aberto? Acham que 1 mês após a operação é normal isto estar já a cicatrizar tão rápido? Não curtia nada ter de ser aberto novamente porque fechou mal
 
X

xpsycho

Guest
boas sou o Fabio e tenho 22 anos , vivo em vila nova de gaia . ja tinha visitado este forum antes da primeira operacao o que me ajudou um pouco a percber como iria ser a operacao e recuperacao.
Vamos la contar o meu episodio.
Ganhei o primeiro quisto prai a um ano atras , tal como muitos pensei que seria uma espinha....fui ao hospital e eles disseram que tinha que ser operado. Aguardei e acabei por ir a um festival de verao antes da operacao, cheguei do festival e fui logo operado ainda com efeitos de alcool e outras coisas que pronto... a operacao correu lindamente no hospital de Espinho.... acordei da operacao 'anetesia geral' e resolvi ir a w.c com o cu de fora xD enquanto outros pacientes se riam de mim , mas como ainda estava meio cego nem quis saber lol. Fiz os curativos e retirei os pontos ... durou quase 4 meses e fiquei com um buraquito aberto que me diziam sempre que ia acabar por fechar coisa que nunca aconteceu,... este mes a zona da cicatriz rebentou um buraco que saiu muito sangue.... enfim pensei logo que seria outro quisto... resolvi ir a medica de familia ...
A doutooraaaaa disse que era mais um e eu fiquei logo danado porque nao me apetece passar por tudo de novo, tenho feito curativos e sinceramente isto parece estar a ficar normal , amanha vou saber se tenho mesmo um quisto ou nao...
Portanto ...vou tentar so dizer mais umas coisitas ... quem for operado que tenha paciencia que isto doi bastante , tentem tomar a medicacao certinha e nao faltar a curativos , nada de sexo porque nao da jeito e nao ajuda nada .... e quem bater mal com as dores antes de dormir nada melhor que um calmante e um cha para acalmar....boa sorte para todos e pf arraquem os malditos pelos todos que e' o que eu vou fazer apos isto terminar.
melhores cumprimentos . bom ano novo.
 
Last edited by a moderator:
X

xpsycho

Guest
jate ,o meu foi fechado mas conheco quem ficou aberto. sim e normal ja ter fechado ...depende do organismo da pessoa e de quem nos cura....atencao que por dentro ainda pode estar tudo solto e pode voltar abrir , tenta ter cuidado com esforcos . As melhoras
 

jatedisseonome

New Member
entretanto fui ao médico no dia 4 e ele disse que estava a ir bem, ainda aberto mas já posso fazer desporto e a vida praticamente normal. Já deixei de fazer pensos, faço em casa a troca de compressa. volto lá pra semana, na sexta.. É importante que isto feche bem.

Hoje o meu pai viu isto, e disse que a ferida estava com dois buracos, ou seja, a cicatrizar ao meio.. é mau sinal? :(
 

Bmiguelpaiva

New Member
Tal como disse um membro do forum mais acima,cada caso e um caso,eu estou neste momento em recuperação da cirurgia a um quisto dermoide,fui operado ontem,e ainda tou internado,mas ate agora tudo 5 estrelas.....nunca pensei que a recuperação fosse tao boa.
 
E

EduardoValente

Guest
boas
pessoal desculpem trazer este tópico ao de cima mas eu fui no inicio deste ano operado a este mesmo problema e gostaria de saber quanto tempo é que demoraram até ir para cima da bicicleta outra vez..já agora algum de voces teve o problema de fechar e passado algum tempo abrir novamente é que nem vem com sangue nem nada é um pequeno buracinho ainda mais pequeno que um bocado de um agulha pequena segundo me disseram isto já está bastante cicatrizado está duro ao forçar na deita liquido mas tenho aquele medo
e que foi mesmo terrivel ter que ficar este tempo todo sem poder fazer nada..abraços ;)
 
Last edited by a moderator:
O

omicron

Guest
Olá a todos,

Por volta de 2008-2009 notei um papo no fundo das costas / inicio das nádegas e não fazia a mínima ideia que se tratava de um quisto. Como aquilo era um corpo estranho tentei-o arrancar com as minhas próprias mãos mas só saía sangue e obviamente não consegui até porque o quisto está bem mais para dentro e este papo era apenas a ferida/abertura. Levou algum tempo até este papo desaparecer mas eu sempre ignorei a sua existência... lol

Em 2012 decidi ir ao médico de família falar do assunto e ele encaminhou-me para o hospital para verem o que se podia fazer. No hospital a médica disse-me que teria que ser operado. Na altura não me dava jeito nenhum ser operado e infelizmente ainda hoje não me dá jeito (trabalhador independente = não há baixa para ninguém) mas a médica disse-me que não haveria pressa em ser operado pois o problema que poderia acontecer seria o quisto fazer um abcesso e ter que ser manualmente drenado. Desde então o quisto sempre conseguiu drenar pus por ele sem ter que intervir mas na altura a coisa estava feia pois a ferida abria a cada 1-2 semanas e drenava uma quantidade significativa de pus. Nunca tive demasiadas dores, apenas ao estar sentado se tivesse a roçar na cadeira ou assim.

Obviamente pesquisei bastante sobre o assunto e encontrei historias de pessoas que são operadas múltiplas vezes por causa de uma porcaria tão simples como um quisto e as suas vidas transformam-se num inferno pois o quisto está sempre a aparecer.

Hoje ainda tenho o quisto pois infelizmente não me posso dar ao luxo de estar 1 mês sem trabalhar pois as contas não se pagam sozinhas mas atenuei o problema ao ponto de isto ter deixado de ser preocupante para mim como era antes. Encontrei este tópico neste fórum porque estava a pesquisar sobre uma lesão no joelho com que me deparo actualmente e encontrei neste fórum alguma informação útil sobre o assunto e na lista de tópicos desta secção do fórum reparei neste tópico e achei curioso ver o que o pessoal andava por aqui a escrever.

O que eu fiz que atenuou bastante a agressividade do meu quisto foi essencialmente:

. Uma limpeza diária cuidada da zona. Por incrivel que pareça nem o medico de familia nem a medica no hospital me aconselharam isto. Todos os dias no chuveiro coloco especial atenção na zona que lavo abundantemente tentando remover pelos e outras porcarias que por lá andem.

. Alterações na minha dieta para uma dieta mais alcalina e menos acidica. Pela informação que recolhi, uma infecção prospera em ambiente acidico mas morre em ambiente alcalino, portanto, tornando o meu corpo mais alcalino poderia estar a reduzir a agressividade da infecção gerada pela presença do quisto. Até a agua que bebemos pode ser bastante acidica. Existem aguas no mercado com pH abaixo de 5.0 o que é ridiculo.

. Exercício físico diário. A minha vida sempre foi super sedentária mas no final de 2012 saltei para o outro extremo... agora vou ao ginásio todos os dias. Li algures durante as minhas pesquisas que pessoas obesas (não era o meu caso! lol) estão mais propensas a este tipo de quistos.

Nenhum destes 3 pontos que mencionei acima foram recomendados por algum medico. São 3 pontos que não tinham nenhuma contra-indicação e me pareciam ser favoráveis, portanto, implementei-os no meu quotidiano e os resultados alteraram-se. Como disse anteriormente o quisto agora já não me preocupa tanto como antes, actualmente passo meses sem dar por ele e quando a ferida abre a quantidade de pus que sai é ridícula e imediatamente volta a fechar.

Deixo aqui alguns links interessantes:

http://www.pilonidalcystcure.com/#!about
(vejam o video)

http://youtu.be/Hbo811cQ9mU
(não encontrei o video que queria mas este é parecido)

Assim que a minha situação financeira me permitir vou tirar um tempinho para tentar resolver isto definitivamente mas até lá vou domesticando o bicho desta forma. Espero que este meu post possa ajudar alguém que esteja na mesma situação que eu.

Abraços.
 
Last edited by a moderator:
J

jrcm

Guest
Boa tarde

Nesta última semana dei-me conta de um inchaço no cóxix que penso ser um quisto (não tenho a certeza pois ainda não fui ao hospital) mas acerca de um ano o meu pai teve um de muito difícil recuperação no mesmo local, sei que quanto mais tempo deixar passar vai ser pior pois parece-me além de não ter dores que tem crescido nos últimos dias.

O meu problema aqui é: eu sou estudante e este ano estou no programa Erasmus (para quem não sabe é estudar um ano fora do país) na Roménia, agora não sei o que fazer pois tenho medo que uma coisa que a partida fosse simples em Portugal aqui ajam complicações pois o sistema de saúde público é muito mau aqui e quanto ao privado não faço ideia como é.

Ainda não falei com os meus pais pois não os quero preocupar, mas estou num dilema e não sei que lado da ponte escolher, se arrisco no privado aqui ou se gasto mais 2 bilhetes de avião aos meus pais e resolva isto em portugal... se alguém souber alguma coisa sobre o sistema de saúde privado na Roménia agradecia...

As melhoras para todos.
 
Boas,

Infelizmente já tive este problema e fui operado duas vezes, mas desconfio que isto ainda não ficou a 100% porque de vez em quando ainda incha e sai "lixo", mas como depois passa não me tenho chateado muito.
Deixei de andar de bicicleta a sério a 3 anos e agora queria voltar, acham que o btt prejudica ou seja acelera o aparecimento do sinus pilonidal?
 
K

kiss_my_axe

Guest
Olá, gostaria a quem passou por este problema que me esclarecesse uma dúvida. Infelizmente também tenho o quisto e queria saber se aquando da recuperação é obrigatório estar o dia todo na cama de rabo para o ar ou posso me ir levantando de vez em quando. Por exemplo, estar uma hora deitado e depois estar meia hora ou 45 mins de pé. Mais uma questão, acham que devo fazer a depilação a laser antes da cirurgia ou depois?
 
Top