Chave dinamométrica

chave dinanometrica

bom dia pessoal
tenho aqui uma duvida que penso que me possam ajudar, estou a pensar comprar uma daquelas chaves dinanometrica da ritchey com torque até 5nm. a minha duvida é a seguinte, as ponteiras destas chaves são iguais a ponteiras de chaves normais ou são diferentes por serem de uma chave de torque ?
o que eu pretendia era comprar a chave com uma ponteira e depois usar as outras ponteiras que tenho ca por casa
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Vais comprar até apenas até 5Nm?!?! a maior parte dos apertos convém a chave com apertos entre os 2-15Nm
Os "bites" são como já disseram universais
 

nstriker

New Member
Boas,
De vez em quando tens a dita chave á venda no Lidl e a preço muito apelativo... é uma questão de esperar e conseguir comprar antes que esgotem, pois quado aparecem são poucas.

cumps
 

vacalouca

Member
Boas,

Já alguém experimentou a chave à venda na Decathlon?

big_d9fd0a950bf94c37b6b718f8d728a293.jpg

big_e638a14230eb4f9e8c15e60065264a14.jpg


Estou indeciso entre um guiador de alumínio ou um de carbono, e caso escolha o de carbono tenho sempre de comprar uma chave para o montar. Será que esta da Decathlon faz o trabalho em condições?

De salientar que é só mesmo para o guiador e eventualmente para outras coisas pequenas, pelo que o intervalo de torque (1-12Nm) serve perfeitamente.
 

vacalouca

Member
Yep, o conceito é o mesmo.

Ainda por cima indica menos torque que o real, se fosse o contrário ainda se podia contrariar, assim sendo é algo perigoso...

EDIT: Afinal marca é mais torque que o real, mas se o erro não for igual em todas as ferramentas torna-se perigoso ajuizar à mesma.
 
Last edited:

Pedro Barradas

Super Moderador
A minha PROXXON, vem calibrada de fabrica, e asseguram uma margem de erro de +- 4%.


Aquela de alavanca eu não confiaria... Mais vale pagar o dobro e ter uma ferramenta para a"vida" e que realmente funcione.
 
Last edited:

vacalouca

Member
Sim, aquela de alavanca não compro. Como não preciso de uma chave regulável, caso não encontre quem me empreste uma para montar o guiador, compro uma fixa de 5Nm como esta:

7745

Link


Serve para o que quero, e segundo a review eram as mais precisas. Também tem o mecanismo cam-free, em que chegando ao torque pré-definido começa a escorregar, e não permite apertar em demasia em caso de distracção.

Obrigado aos dois pela ajuda.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Acho que fazes mal. A chave dinamometrica serve para apertar componentes de carbono, mas também para o resto. ( avanços, parafusos de pedaleira, parafuso dos discos, porta-bidons, e outras coisas que possam aparecer sem ser de bikes.)
O preço dessa chave fixa, dás mais um pouco e compras uma regulável, que te servirá agora e no futuro...
 

pratoni

Active Member
Eu tenho uma igual a essa da Mighty, mas com outra marca (na review é a "LifeLine Essential"), e no entanto é das que tiveram pior review. Pior mesmo só a da Topeak e outra... :(

Sim tenho sempre esse cuidado de a guardar com a mola no mínimo...
 
Bom dia malta, venho aqui desenterrar este tópico pois quero ver se finalmente compro uma chave dinamométrica.

O que é que se arranja por um bom preço e com uma qualidade aceitável. Queria uma do estilo 1-15Nm ou algo semelhante.
 
Last edited:
Obrigado, mas essas só começam nos 5Nm... queria uma pelo menos a começar nos 3Nm, idealmente nos 1 ou 2Nm (não será só para usar na bike)
 

Pedro Barradas

Super Moderador
tens aqui fartura:

aqui:
 
Top