Challenge Series - A Fuga dos Soldados - 30/01/10 Vouzela

Johnny17

Member
btt2-12-07%20117.jpg

Em 711, sob o comando do próprio Tárique, tropas muçulmanas atravessaram o Estreito de Gibraltar com o objectivo de conquistar a península ibérica. Abdulaziz (ou Abdul-el-Aziz) subjugou a Lusitânia e a Cartaginense, saqueando as cidades do Norte que lhe abriam as portas e atacando aqueles que lhe tentaram resistir.

Às suas investidas escapou, porém, uma parte das Astúrias, no Norte, onde se refugiou um grupo de visigodos sob o comando de Pelágio. Uma caverna nas montanhas servia simultaneamente de paço ao rei e de templo de Cristo. Por vezes, Pelágio e seus companheiros desciam das montanhas em surtidas para atacar os acampamentos islâmicos ou as aldeias despovoadas de cristãos. Um desses ataques, historiograficamente designado de batalha de Covadonga (722), marcou, segundo muitos historiadores, o início do longo processo de retomada dos territórios ocupados, ao qual se deu o nome de Reconquista.

A Reconquista durou por toda a Idade Média e só terminou no início da Idade Moderna, em 1492. Passando também por terras de Lafões. A torre de Alcofra situada no concelho de Vouzela foi utilizada pelos cristãos de forma a defenderem-se dos mouros. E uma lenda local afirma que esta torre possui um túnel que vai até ao Monte Gralheiro e que terá acoitado os soldados cristãos em luta com os mouros. Sendo assim a única fuga que os soldados cristãos tinham contra os ataques dos mouros.
O percurso irá passar pela torre de Alcofra e subir em direcção ao monte do Gralheiro de forma a reviver esta lenda.

Descrição:

Alimetria do Percurso:
Challenge%20Series%20Fuga%20dos%20Soldados.JPG


Percurso e os respectivos LogOff's:

Captura%20de%20ecr%C3%A3%20total%2024-01-2010%20203136.jpg

Regulamento da Prova:
Poderão vê-lo aqui: http://www.challenge-series.com/?page_id=6

Secretariado e Ponto de Encontro:

A prova realizar-se-á no dia 30 de Janeiro de 2010, com partida real às 08.00. O secretáriado estará aberto desde as 07.00 para entrega de dorsais e posto de informações. O local de partida e de chegada, bem como o do secretariado, será nas Piscinas Municipais de Vouzela, em frente à Câmara Municipal da vila.

Prova:
A prova será autónoma, não havendo por isso qualquer tipo de marcação. Será necessário GPS ou seguir um grupo que possua um.
O trilho, com uma distância total de 100 Km, irá ser maioritariamente estradões das eólicas e caminhos de terra batida. Possui alguns trilhos técnicos, mas muito divertidos (singles que percorrem os pequenos recantos da serra do Caramulo).

O percurso tem algum desnível acumulado significativo (2800 metros), tendo algumas picadas a subir para a serra do Caramulo e para a serra de Farves. Para o final do percurso, ficou decidido fazer a antiga linha de comboio, visto que provavelmente a essa hora já será de noite e assim facilitará a chegada ao fim da prova (esta parte do trilho não apresenta grande dificuldade técnica). A parte mais dificil será logo no início, na subida para o Caramulo que é bastante dura e muito inclinada. Todos os participantes podem contar com uma prova de dificulade física 5/5 e dificuldade técnica 3/5.

Almoço Durante o Percurso
Há um restaurante no Km 42, onde o preço da refeição varia entre os €5 e os €6 e inclui sopa, prato do dia, sobremesa e café.
Para efectuar reserva no restaurante, devem aceder a www.bttvouzela.com/Pages/eventos/Insert.aspx e seleccionar a opção de "Almoço Challenge Series"). O pagamento do almoço será feito no dia e no restaurante. O Restaurante está um bocadinho fora do percurso, mas no link onde tem os Log-Off's e o Track está disponível o Log-Off para o restaurante.

Track e Log-Off's:
https://docs.google.com/leaf?id=0B4S2csICgDP4NzUwMzA1ZmUtOGMzZi00N2RmLThiMWItM2FhYTJlNGE2OWIx&hl=en Neste link tem os Log-Off's e o respectivo Track do percurso.

Banhos:

Haverá banho quente para os betetistas e banho para a bike no final da prova, nas piscinas municipais.

Pontos de água:
Km: 16 - Na subida para Adsamo. Vão passar mesmo ao lado de um tanque com água.
Km: 17,18 - Na aldeia de Adsamo, haverá algumas fontes com água.
Km: 27,28 - Num parque de Merendas que existe no meio da serra. O ponto de água é uma torneira que está localizada numa pedra ao alto.
Km: 43 - Numa rua de paralelos ao vosso lado direito encontrarão um tanque com água.
Km: 48,49 - É um pouco difícil descobrir este ponto com àgua. No estradão desta serra (Farves) se tiverem atentos, verão ao vosso lado esquerdo uma linha de água. Deixam as bicicletas no estradão e terão que percorrer um bocado a pé essa linha de água, para encontrar o local apropriado para se beber. É uma pequena nascente, mas vale a pena descançar lá e apreciar a paisagem à vossa volta.
Km: 52,53 - Ao fim da descida técnica dos Loendros ao vosso lado direito encontrarão um tanque com água.
Km: 58,59 - Após uma subida em alcatrão haverá um cruzamento e à vossa frente verão uma fonte com água.
Km: 61 - Nesta parte irão fazer um bocado por estrada, e quando chegarem a um entroncamento ao vosso lado direito haverá uma café e uma pequena mercearia.
Km: 64,65 - No meio da aldeia haverá uma fonte com água.
Km: 85 - Haverá um tanque com àgua.
Km: 91 - Passarão pela vila de Oliveira de Frades onde encontrarão muitos cafés e mini mercados.

Em caso de acidente:
Em caso de algum acidente ou alguma queda poderão contactar os seguintes Bombeiros. O ideal será nunca andar sozinho.
Bombeiros Voluntários de Vouzela: 232 772 096
Bombeiros Voluntários de Vouzela - Secção Campia: 232 751 444
Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades: 232760230
Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades - Seccão de Arca e Varzielas: 232866101

Dormida:
Quanto ao alojamento, todos os betetistas e acompanhantes possuem duas opções: gratuito ou pago.
Se optarem pelo alojamento gratuito, este será no parque de campismo e devem trazer tenda própria. Terão direito às noites de 29 para 30 e de 30 para 31 de Janeiro. Quando chegarem ao parque de campismo devem informar que estão a participar na prova de BTT e, no final da prova, devem pedir uma declaração à organização para entregar no parque de campismo.
Localização do parque de Campismo:
http://maps.google.pt/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-PT&msa=0&msid=111471575931291723590.00047d46c8cfe45d301cc&ll=40.71851,-8.092461&spn=0.008099,0.01929&t=h&z=16

Quem optar pelo alojamento pago, ficam os sites de unidades hoteleiras da vila disponíveis:
http://www.casamuseu.com/
http://www.casadefatauncos.com/
http://www.estalagemquintadovale.com/main.aspx
http://www.quintadefaraz.com/turismo_rural/

Jantar convívio:
Como no final todos vão estar com vontade de ir para casa, apenas se houver muitos interessados facilmente se arranjará um local para o convívio. Caso não seja combinado nada, fica uma sugestão: Restaurante "O Regalinho", que fica a uns meros metros onde terminará a prova.

Para inscrições na prova, devem aceder a www.bttvouzela.com/Pages/eventos/Insert.aspx, e seleccionar a opção "Challenge Series". A data limite para efectuar a inscrição é dia 24 de Janeiro de 2010.
www.bttvouzela.com
 
Last edited:

José Batista

Administrator
Recomendo a colocação das informações em falta.
Nomeadamente:

Data limite de inscrições
Contactos da organização

SAUDAÇÕES BETETISTAS
 

F.MARQUES

New Member
Boas Malta,

Se este Challenge Series passa nos mesmos trilhos da 10ª Up and Down vai ser bonito e se tiver o mesmo tempo então nem se fala.

A minha bike nunca mais foi a mesma, lollol. Este ano talvez não, as pernas ainda são poucas mas para o ano quem sabe.

Abraço e Santo Natal a todos.

Filipe MARQUES
 

kreatorz

New Member
Parabéns pela iniciativa, espero estar presente neste grande desafio (passagem por Drave e Regoufe é que era :wink:)

Bom Natal e fortes pedaladas para 2010.

Evaristo
 

B. Morais

New Member
Boas....

Ir a este evento...era uma boa forma de começar o ano, com um grande desafio...

Vou tentar desafiar os meus colegas, para esta fuga..

Abraços e bom trabalho
 

afonso

New Member
boas


Este ano as hostilidades abrem mais cedo :mrgreen:
Lá estaremos para mais um dia épico :mrgreen:
Lá teremos que ir treinando :cheers:

um abraço
afonso
 

cagaréu

New Member
Oh Bastos, não te esqueças de levar projectores, 100 km's dificuldade alta, nesta altura do campeonato anoitece relativamente cedo têm de dar ao pedal :lol:
 

cagaréu

New Member
se continuar a correr bem conto ainda este mês dar umas pedaladas mas em estrada, para já vou dando umas corridas para tentar manter a forma :lol:
 

rucaf3

New Member
Os Jersey´s é k nem vêlos... Nem os Jersey´s nem o guito... Já la vai uma série de meses e népia... Nunca pensei ... :s
 

tofarma

New Member
rucaf3 said:
Os Jersey´s é k nem vêlos... Nem os Jersey´s nem o guito... Já la vai uma série de meses e népia... Nunca pensei ... :s

Já somos 2 amigo rucaf3!!!!Mas há mais.....
E até já estou cansado de enviar mail's a pedir informações e nem resposta!!!! :roll:
Até nem é pelo valor mas acho que fica mal....muito mal.....
É que nem "oh burro queres água"!!!!
Podiam e deviam informar a malta que pagou o que se está a passar e definir prazos!!!Um mês ainda se aceita agora já lá vão 3 meses!!!!
 

rucaf3

New Member
E tenho um amigo k já falou pessoalmente com pessoal de lá e k prometeu k iam enviar e nada... Tu é á 3 meses e eu é á 6.. Desde Julho...
 
Top