Challenge BTT de Portugal 2010 (Salvaterra de Magos)

cgbastos

New Member
Iniciado o tópico sobre este evento que decorreu hoje dia 12/12/2010 em Salvaterra de Magos.

Já sabem as regras do jogo e força aí, porque o que se quer é opiniões, fotos e tudo o mais que tenha a ver com este evento.
 

serjolas

New Member
Boa tarde,

Achei muito bem organizado, bem sinalizado, o percurso sem grandes motivos de interesse....era do genero sempre a dar ao pedal! So tenho um reparo a fazer, poucas mesas de atendimento no secretariado originando aquelas filas enormes bem como lugar de estacionamentos!
Sempre foram perto de 1500 ciclistas!

Fico a aguardar os resultados!
 

OpTiMuS

New Member
é verdade, mas no inicio da partida, houve bastante afunilamento que atrasou muito pois o trilho para mato era muito estreito e so dava para passar de um de cada vez.

Mais para o final é que o chao começou ficar molhado e custou-me muito a rolar mas fora isso, foi ideal, houve massagens e lavagens de bicicleta e chuveiros para quem quisesse tomar banho.

mas no geral, gostei muito.
 

pjdesirat

New Member
Foi só rolar, rolar, mas muito bem organizado.

O único reparo para a credenciação. Podiam ser mais a atender os 1500 bttistas, mas para 1º passeio organizado por esta malta, estava excelente.

Não aproveitei os abastecimentos, nem reparei para o que lá havia, mas presumo que o costume neste tipo de passeios.

Muito bem controlado (adorei o controlo 0) que obrigava a muita malta que normalmente se coloca em ruas após o início dos passeios, para poder ficar logo na frente...

Pouca lama e pouca areia comparado com o passeio dos Trilhos do Toiro do mês passado, por isso não me custou quase nada os 39 Kms.

Era importante saber se a Organização tenciona repetir para os próximos anos, para colocar este passeio na minha agenda.

Deixo aqui o percurso efectuado por mim em registo GPS:

http://connect.garmin.com/activity/59487954
 

ruigodas

New Member
Challenge BTT

Boas, eu e os meus colegas chegamos cedinho, eram 7:45, tratamos dos dorsais de imediato, na altura não havia grande fila. Fomos tomar o pequeno almoço e reparamos que a localidade tem poucos cafés naquela zona mas lá conseguimos tomar um café.
Partida a horas, 9:45 estavam a arrancar os candidatos ao Jersey amarelo, 2 minutos depois da partida lá consegui passar pela própriamente dita linha de partida, tal era o mar de gente.
Infelizmente os 1ºs 8km foram feitos em alcatrão, mas o campo estava alagado segundo a organização... e acredito.
Mais uns kms e um pequeno single onde a coisa teimava em não andar, tudo parado pois só podia passar 1 a 1 e o trilho pelos visto era complicado para alguns. Estradões e estradões durante mais uns 20km com alguma areia. Havia uma zona onde se passavam por cima do caminho tipo campo lavrado de pura areia, ai o pessoal quase todo apeou e deu para deixar alguns mais cuidadosos para trás.
Já a 7km da meta lama, muita lama, ai 1,5km com lama mesmo molinha onde os meus pneus "Captain control" mostraram que são mesmo bons para estes terrenos. Os ultimos 6 km eram de areia molhada que faziam as rodas colarem-se ao chão de uma maneira... parecia que estava a pedalar á beira mar.
Bom e por fim lá chegeui, fiz +- 1h:50m e correu bem, sem furos, sem quedas. Mas mal cheguei as ameaças de chuva que se fizeram sentir antes concretizaram-se... caiu uma carga de água brutal que para minha sorte me apanhou já debaixo de um telheiro... mas os que estavam ainda em prova... apanharam uma valente molha.

Positivo- Local e trilho lindo, marcações, track, organização em geral.
Negativo- eu não tenho nada a apontar, como chego sempre cedo aos locais...

Falta agora ver quando serão disponibilizados os resultados.
Estavam lá vários fotografos pelo percurso, quem são? onde podemos ver as fotos?

Por fim, as fotos da minha equipe:
http://www.facebook.com/album.php?id=1655330300&aid=82587

abraço a todos
 

Nunomlcs

New Member
Fui pela primeira vez a Salvaterra, e vim muito desiludido, para uma organização que tem o aparato desta, e pelo preço da inscrição esperava muito mais.....

1 hora para levantar os dorsais, foi a primeira vez na vida, este ano fui a cerca de 20 eventos e nunca vi uma coisa destas.....
Como consequencia parti para a prova já a partida tinha sido dada à 20 minutos.

Já sei que vão dizer que fosse mais cedo, mas cheguei a Salvaterra eram 8.45, ou seja com uma hora de antecedência para o inicio, o que em condições normais seria mais que suficiente.

Inicio sempre a dar, a passar imensa gente e à entrada do unico ponto de interesse do percurso, paragem de meia hora!!!!!!!! devido ao engarrafamento. Em consequencia, metade do pessoal que estava no local começou a atalhar, para não estar mais tempo parado.

Após isto, fui presenteado com um percurso sem o minimo de interesse, 30 Km de estradões em linha reta. Muito fraco.

Em conclusão,uma prova para não repetir, defenitivamente não voltam a apanhar-me. Na zona à outros eventos mais bem organizados, com percursos muito mais interessantes, e bem mais baratos.

Um abraço.
 

Jon Lord

New Member
Boas

Da minha parte aqui vão tambem alguns comentários deste Challenge BTT de Porttugal, começando pela entregua dos dorsais, muito defiçiente, o que provocou que nem vi a partida, nunca me tinha acontecido, entretanto quando passei pela partida foi feito um controle, julgo que para defenir o meu tempo final e aí melhorou logo a minha impressão aquilo a que estava a assistir, já nos trilhos, se é que se podia chamar trilhos, como já foi dito, foi só dar ao pedal durante os 40 km, com uma molha em cima, mas até divertido, até porque foi feito sempre na conversa e a uma média razoável, onde a unica dificuldade era a lama.
Um passeio acessivél a todos que gostam de andar de bike onde a tecnica era nula excepto uns 100 mts de um trilho muito escorregadio.
Em relação aos reforços, dentro do melhor que se vê por ai, dois nesta distancia é o normal.
Quanto à lavagem de bikes e banhos não me vou pronunciar porque não me servi.
Aguardo pelo meu tempo e classificação, mas só por mera curiosidade, se houver fotos digam onde. Obrigado

Um abraço
CSilva
 

curdius

New Member
Boas!

Eu cheguei a Salvaterra eram 8:15, e para levantar o dorsal a fila sem jersey estava vazia. Felizmente havia cafés abertos para beber café, por exemplo na maratona de Óbidos (10x superior a esta) não havia nada aberto àquela hora.

Quanto à maratona confesso que não gostei e acho que não teve grande historia. Nunca tinha feito uma prova sem subidas (e descidas) confesso, mas há sempre uma primeira vez. Muita areia, muita lama, chuva. Foi quase como andar no rolo mas com lama.

Os abastecimentos não faço ideia como estavam, porque pela primeira não senti necessidade de comer nada e o meu cantil chegou e sobrou para o efeito. Foi também a primeira vez que vi uma maratona sem almoço.

Resumindo: Muito mau e a não repetir. Salva-se o facto de terem avisado no site que a prova não ia ter dificuldade de maior
 

curdius

New Member
Ah, e como é possível serem 19h e ainda não haver resultados?? Ainda por cima estava tudo informatizado com leitores de códigos de barros!
Parece que está alguém com uma caneta a escrever à mão o quadro da classificação (ou então estão ocupados a contar os €s).
 
Olá pessoal, eu cheguei por volta das 9 e pouco e como me levantaram a dorsal não me posso prenunciar sobre isso, mas pelo que vi no momento estava uma fila enorme.. Foi pena.
De resto uma maratona como o curdius diz para a história mas por ter demasiado para rolar:) Nunca tinha feito uma maratona assim, foi a 1º e talvez a ultima:)
Os abastecimentos estavam porreiros, a partida foi feita a horas, boas marcações no terreno.
Talvez para o ano não apareça, só se quiser ir na galhofa com uns amigos e receber outra t-shirt:)
Para terminar, espero que para o ano a organização melhore o percurso e talvez baixe um pouco o preço para o que nos proporciona, é preferivel não ter-se nada e ser-mos brindados com paisagens fantastica.
Abraço pessoal
 

ruigodas

New Member
De facto é uma pena os resultados não estarem ainda online...
Nestas zonas fazer uma prova de 40km com inicio e fim no mesmo sitio são sempre percursos muito parecidos com este, planos e com lama e areia.
Quando houver estes eventos na Leziria já sabem...
 

minhos

New Member
Boa noite, o pessoal ja disse praticamente tudo é um evento para esquecer pois foi muito fraquinho, nem a vila, nem os trilhos nem a organização tem capacidade para 1500ciclistas. Filas de espera enormes e muito demoradas para tudo!

abraço
 
B

brunosantarem

Guest
Ola a todos

a Única coisa boa que teve foi o convÍvio, os trilhos eram muito tristes sÓ estradÕes mais estradÕes, faltou mais percurso tÉcnico, mas ok serve sempre para dar ao pedal.

AbraÇo
 
Olá boa noite a todos

Já quase tudo foi dito, quanto a mim nada tenho de negativo a sinalizar, já se sabe que para aqueles lados o terreno é plano, mas a lezíria é mesmo assim!...por isso aqueles estradões...
areia com fartura e para o fim com aquela água tornou-se mais pesado, mas aí a organização nada podia fazer.

Quanto ao levantamento dos dorsais: Tudo bem, não tive que esperar muito, mas às 08H05 já estava em Salvaterra, sabendo de antemão que iam perto de 1.400 ciclistas não ia ser nenhuma pera doce o estacionamento e o respectivo levantamento do dito dorsal e os que chegaram um pouco mais tarde já sentiram isso.

Venham as clasiificações.

Para o ano lá estarei.
 

desmo13

New Member
Eu que estou habituado a andar na Serra de Valongo, gostei desta nova experiência.
Acho que foi a 1ª vez que dei uma volta por mais curta que fosse e não passei dos 100 metros de acumulado...
A verdade é que aquela areia e lama tambem rebentam pernas.
Tal como disse um colega mais atras, achei mal o facto de não haver almoço... para quem fez 300km's para ir à prova, foi chato ter que ainda andar à procura de um restaurante para ir comer!
Quanto ao resto, acho que a organização esteve 5 estrelas, percurso bem marcado, partida a horas (raro, muito raro), agua quente nos benhos (tambem muito raro)!!!
Foi um dia bem passado.
 

cácá

New Member
Realmente quem vai para a Leziria e espera encontrar grandes Sigles Tracks e grandes Sobes e Desces só pode estar equivocado.

Um Secretariado com mais de 1400 participantes não é nem pode certamente ser rápido, mas QUEM SE FALHA A PREPARAR ESTÁ-SE A PREPARAR PARA FALHAR.

Pessoalmente achei a Maratona muito POSITIVA.~

Venham as CLASSIFICAÇÕES e FOTOS.

Se puder para o próximo ano lá estarei.
 

k203

New Member
Na verdade só tenho 2 coisas a assinalar como menos positivas........1º, o secretariado, muito pouco eficiente para uma quantidade elevada de participantes...2º, a não existência de almoço, principalmente para quem viaja de longe para uma prova destas não ficava mal qualquer coisa no final para enganar o estomago. Quanto ao resto tudo dentro da normalidade....acho engraçado quando falam que tudo foi triste, só estradões e mais estradões......será que na Leziria existem serras???......será que a prova foi assim tão fácil????........ou a areia e a lama não são dificuldades????.........chama-se a isto puro BTT sem descidas nem subidas. Será que a causa para a qual contribuimos não é digna de ser ajudada????...ou será que a rapaziada que participou foi simplesmente para competir e angariar fama????...parece-me que não, porque afinal até nem havia prémios para os vencedores.
Um grande bem haja á organização pelo esforço dispendido.
 

pjdesirat

New Member
Já dei a minha opinião acerca deste evento, no entanto tenho lido neste tópico (estou à espera que alguém coloque fotos) companheiros Bttistas que pelo motivo do trilho não ter qualquer dificuldade técnica nem altimetria, que não voltam a participar (ainda não se sabe se se repetirá).

Bem, quem se inscreveu neste evento, já sabia ao que ía.

Eu também gosto mais de trilhos com dificuldade técnica e muito mais altimetria que este, mas inscrevi-me mais pela "causa", pois muitas famílias como a minha já passaram por situações desta natureza.

Como prova que a malta sabia com o que ía contar..aqui vai a imagem do site "percurso":

BTTChallange.png
 

PeterH

New Member
Isto é uma opinião meramente pessoal.
Em primeiro lugar não achei o secretariado nada ineficiente ou lento. Provávelmente sim para quem tem a mania de chegar em cima da hora. Secretariados ineficientes havia-os quanto eu fazia o campeonato nacional há 10/12 anos trás. Ai sim iam ver o que era. Agora e especialmente porque eram 1500 participantes não achei. Chegassem a tempo.
Segundo, já deveriam saber mais ou menos ao quem iam e sabendo o tempo, era natural que fossem encontrar terreno pesado porque aquela zona toda à semelhança por exemplo da Comporta/Alcácer é só areia. Além do mais podiam ver pela altimetria como ia ser. Eu fiz práticamente 70% da prova em talega.
Há também aí alguém a reclamar da parte técnica, e eu pergunto-me para quê? Para haver ainda mais engarrafamentos? A parte técnica que houve era para meninos e mesmo assim a quantidade de gente a desmontar era impressionante. Como no primeiro "single-track" que nem se pode chamar isso, que tinha no fim uma subida miserável, tudo desmontado. Depois mais à frente, ao pé de um muro, tudo a desmontar, também naõ percebi porquê. Eu comparo com o trânsito na segunda-circular. Aquela m***da pára, não se sabe bem porquê.
Em suma, não foi mau, podia ter sido melhor se não houvesse tanta malta que foi para ali passear. Eu sei que isto não contava para nada, mas não deixa de ser uma competição e irrita-me quem vai para ali subsituir a volta domingueira.
Eu tive que partir de trás porque ia com um grupo de amigos e um deles teve um problema com a suspensão que se teve que resolver antes de começar a prova. Entretanto foram-se ficando e dada altura lá meti o meu ritmo. Foi a minha primeira prova em 10 anos e sinceramente da forma como tudo correu estou com muito com o meu lugar no primeiro terço da tabela.
Agora espero poder vir a participar noutras provas mas se as Maratonas são quase sempre assim com tanta gente é para esquecer, fico-me com pelo XC puro.
Ainda para mais banho quente para quem quisesse, 3 zona de lavagens de bikes, massagens, zonas de vendas de bebidas e comidas energéticas, uma zona de assistência a specialized para afinar e lubrificar a bike no fim e ainda dizem que é mau? É um luxo meus amigos! Estão é muito mal habituados...
Mau mau, é a malta que não respeita as regras, faz corta-mato para não estar no engarrafamento e depois aparece na classificação e ainda por cima lá bem acima, isso é que é mau. Mas aí a culpa não é da organização é da educação de cada um.
 
Top